You are on page 1of 18

TRANS 2012

1 Fase Conhecimentos Gerais (31/07/2011)

HH
BOX 005 005/005

EXAME DE TRA E ANSFER RNCIA - 2012

H U M A N A S
31/07/2011 1
A prova consta de 34 q a questes de Lngu Portug ua guesa, 12 queste de 2 es Lngua Inglesa, 3 quest de Cu 34 es ultura Con ntempornea, em f forma de teste tipla escolha, com 5 (cinco) a alternativa sendo correta ap as, penas um ma. de mlt

Instrues S abra este caderno, quando o fiscal au e utorizar. Pre eencha completam mente o a alvolo na folha d respos a de stas, utiliz zando nec cessariam mente caneta esfero ogrfica (c com tinta azul ou preta). No deixe qu uestes e branco na folha de respos . em o stas Du urao da prova: 4h O candi h. idato deve controlar o tempo disponvel. e o N haver tempo ad o dicional pa transcrio de g ara gabarito. No final da p o prova, pod der ser le evado som mente o g gabarito de respost tas. A devoluo do cader de questes, no final da prova, o d o rno o obrigatria a.

A RELA AO DE CANDIDAT TOS CONV VOCADOS PARA A SEGUNDA ETAPA SER A DIVULGA ADA NO S SITE DA F FUVEST (w www.fuvest t.br), NO D DIA 12 DE AGOSTO OS E O. CONVOC CADOS PA ARA A SE EGUNDA E ETAPA DE PROVAS DEVEM ENTREGAR OS E S DOCUME ENTOS SO OLICITADOS PELA ES S SCOLA NOS DIAS 18 E 19 DE AG S GOSTO.

TURA DO CA ANDIDATO: ASSINAT

PAG 01/18 H
Caderno Reserva

PORTUGUS Texto para as questes de 01 a 05

01 A irritao manifestada pela garota em sua ltima


fala deveu-se mais diretamente a) linguagem utilizada por ela no segundo quadrinho, para descrever o garoto. b) ao desinteresse demonstrado pelo garoto no primeiro quadrinho. c) ao incmodo causado pela inflamao alegada. d) desconfiana de que no fora levada a srio. e) ao comportamento impassvel do garoto durante o dilogo.

05 Entre a primeira e a segunda fala da garota,


estabelece-se uma relao lgica de a) b) c) d) e) contraposio. condio. causa. concesso. conformidade. Texto para as questes de 06 a 10 Leia o seguinte trecho de uma entrevista dada pelo escritor Joo Antnio: Talvez eu seja uma vocao espria de escritor. Quem sabe no passe de um msico frustrado, de quem afastaram os instrumentos na primeira infncia. Meu pai um choro e seresteiro. Toca todos os instrumentos musicais de corda, inclusive alguns renascentistas. Ele me colocou um instrumento musical na mo logo aos oito anos de idade: um bandolim. E eu cheguei a tirar de ouvido, sem saber uma nota, alguns trechos de choros difceis como o Apanhei-te, cavaquinho. Quem me afastou da msica foi o senso protetor de minha me, que jamais pde compreender a viabilidade prtica da profisso musical. Achava ela que os msicos eram, em geral, dissimuladores e que se valiam do fato musical para acobertar as suas farras, porres, bomias e, principalmente, pluralidade de mulheres. E, assim, em nome de um valor no qual eu nunca acreditei, ou seja, a monogamia para ambos os sexos , acabei desembocando na literatura. Ca na literatura, que parece ter, aps um amor que j dura mais de vinte anos, todos os ingredientes do risco e da paixo que tanto me fascinam. Mal sabia minha me que, se eu me tivesse dedicado msica popular, hoje seria um homem talvez mais bem situado, em termos de status, do que geralmente o escritor no Brasil.
Edla van Steen, Viver & Escrever. Adaptado.

02 Na primeira fala da personagem, a locuo verbal,


precedida de jamais, expressa a) b) c) d) e) consequncia de uma ao no premeditada. impossibilidade de realizao de uma hiptese. condio para a ocorrncia de um fato improvvel. incerteza sobre uma tomada de posio recente. conjectura sobre algo irrealizvel num futuro prximo.

10

03 Sobre

o emprego das palavras alegoria (2 quadrinho) e metforas (3 quadrinho), correto afirmar que a) a primeira deveria estar tambm no plural, j que, no contexto, sinnima da segunda. b) a inteno do autor, colocando-as em dois quadrinhos seguidos, foi construir uma anttese. c) a primeira no envolve o nvel semntico da linguagem, ao contrrio do que ocorre com a segunda. d) alegoria est no singular, porque deve ser entendida como uma sequncia de metforas. e) alegoria refere-se linguagem visual; metforas, linguagem verbal.

15

20

06 Conforme as declaraes do entrevistado, sua 04 O verbo passar adquire, no segundo quadrinho, o


mesmo sentido com que foi empregado em: a) b) c) d) e) Passava de um assunto a outro sem aviso. H pouco tempo, passou de capito a major. bem provvel que no passe de hoje. No passaria de novo por esse vexame. Se agir assim, no passar de um canalha. opo pela literatura foi resultado de uma vocao a) b) c) d) e) precoce. imposta. mal sucedida. no genuna. espontnea.

PAG 02/18 H
Caderno Reserva

07 O autor declara que sua me procurou influencilo, porque ela achava que a) os msicos costumam ter um comportamento reprovvel. b) a msica menos rentvel do que a literatura. c) a profisso de escritor era a mais indicada para o filho. d) uma profisso no deve ser escolhida apenas porque d mais dinheiro. e) a literatura mais atraente do que a msica.

Texto para as questes de 11 a 17 H uma lngua sendo gestada no Brasil que no se pretende correta, autntica ou mesmo eficiente. apenas novidadeira trendy ou fashion, como ela prpria se definiria. Nessa nova lngua, no se diz mais que tal ou qual coisa antiga, vinda do passado. Diz-se que vintage embora vintage (ao p da letra, vindima) se aplique, em ingls, ao que pertence a uma dada safra, ao que vem autenticamente de uma poca. Mas sempre assim, no? Por leveza ou ligeireza dos usurios, certas palavras, ao serem transplantadas fora de uma lngua para outra, podem ter o seu sentido original alterado. Da que, na nova lngua que se pratica aqui, e mais ainda no mundo da moda, algo corriqueiro, vulgar, normal, que no se afasta dos padres estabelecidos, agora chamado de mainstream. Em ingls, mainstream o curso dgua ou corrente principal e se refere a um rio, mas pode se aplicar tambm a um estilo dominante na literatura, na msica, no cinema. Entre ns, meio que vem substituir o que, at h pouco, costumava se chamar de como era mesmo? bsico. A secretria de um mdico acaba de me telefonar marcando um apontamento para a semana. Isso era algo que, no passado, dizamos de farra: Vou te dar um anel para marcar um apontamento. Quis rir, mas me contive a tempo. A moa estava falando a srio.
Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 09/10/2010. Adaptado.

10

08 Justificam o emprego de aspas em choro (L. 4) e


em status (L. 24), respectivamente, os seguintes motivos: a) b) c) d) e) nfase e conotao. inteno crtica e linguagem popular. ironia e jargo literrio. eufemismo e neologismo. especificao de sentido e latinismo.

15

20

25

09 Das substituies propostas abaixo, consideradas


no contexto, a nica que mantm o sentido do texto e a correo gramatical : a) de quem afastaram os instrumentos. (L. 2 e 3) = cujo acesso dos instrumentos lhe foi negado. b) que se valiam do fato musical. (L. 13 e 14) = que valorizavam o evento musical. c) no qual eu nunca acreditei. (L. 16 e 17) = em que jamais cri. d) que tanto me fascinam. (L. 21) = dos quais eu era to fascinado. e) Mal sabia minha me. (L. 21) = minha me entendia de maneira errada.

11 De acordo com o texto, a definio de novidadeira


para a nova lngua justifica-se, principalmente, pela constante a) substituio de palavras da lngua original por expresses estrangeiras recentes. b) aquisio de um vocabulrio que h pouco tempo se considerava ultrapassado. c) atribuio de sentidos inusitados a palavras e expresses importadas de outra lngua. d) mudana do significado de vocbulos em determinadas situaes de uso da lngua. e) prtica de inventar modismos para a denominao de acontecimentos do dia a dia.

10 No trecho Ca na literatura, que parece ter, aps um amor que j dura mais de vinte anos (L. 18 a 20), o emprego de vrgula apenas antes do primeiro que pode ser assim explicado: Ambas as oraes sublinhadas so adjetivas, porm a primeira contm ideia de explicao e a segunda, de
a) b) c) d) e) aposio. generalizao. inverso. restrio. condio.

12 No texto, o processo de interao autor/leitor se


manifesta de forma mais direta em: a) H uma lngua sendo gestada no Brasil (L. 1) e no se diz mais que tal ou qual coisa antiga. (L. 5 e 6) b) Mas sempre assim, no? (L. 9 e 10) e como era mesmo? bsico. (L. 22 e 23) c) ao p da letra, vindima (L. 7) e Da que, na nova lngua que se pratica aqui. (L. 14) d) acaba de me telefonar (L. 24) e Vou te dar um anel para marcar um apontamento. (L. 26 e 27) e) no passado, dizamos de farra (L. 26) e A moa estava falando a srio. (L. 28)

13 Tendo em vista o gnero em que se enquadra esse


texto, o autor se permite o uso de expresses prprias da linguagem informal. o que ocorre em: a) b) c) d) e) ao que pertence a uma dada safra. (L. 8) Por leveza ou ligeireza dos usurios. (L. 10) e mais ainda no mundo da moda. (L 14 e 15) meio que vem substituir. (L. 21) Quis rir, mas me contive a tempo. (L. 27 e 28)

PAG 03/18 H
Caderno Reserva

14 Um dos recursos lingusticos para indicar a


indeterminao do sujeito a partcula se. No texto, esse recurso foi utilizado na seguinte frase: a) que no se pretende correta. (L. 1 e 2) b) no se diz mais que tal ou qual coisa antiga. (L. 5 e 6) c) embora vintage (...) se aplique. (L. 7) d) que no se afasta dos padres estabelecidos. (L. 16) e) e se refere a um rio. (L. 18 e 19)

Texto para as questes de 18 a 21 Lixo Extraordinrio emociona em Paulnia Parceria de uma produtora inglesa e da O2 Filmes, Lixo Extraordinrio visava registrar a obra do artista plstico Vik Muniz, o brasileiro mais badalado no universo das galerias e leiles mundo afora. Por achar filmes de artistas chatos, Muniz usou seu espao na frente das cmeras para documentar um novo projeto social. Em 1996, ele havia ido ao Caribe fotografar crianas que trabalhavam em lavouras de cana-de-acar e, de volta a seu estdio, recriou as imagens apenas com, veja s, acar. O trabalho deu origem srie Sugar Children e foi um sucesso. A ideia, ento, era repetir o experimento, agora com pessoas que viviam literalmente no lixo, esquecidas pelo mundo, e reverter o dinheiro para as comunidades locais. O Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caixas, o maior aterro sanitrio do mundo, destino de 70% do lixo do Rio de Janeiro e 100% de quatro outras cidades. Tudo ao redor gira em torno do negcio, de galpes para recolher material reciclvel a uma favela onde vivem boa parte dos 3 mil catadores que trabalham ali. Lixo, alis, uma palavra proibida: se aprende logo que o correto dizer resduos slidos, j que algo que gera dinheiro no pode ser chamado de lixo, por ter utilidade a algum e tambm ajudar a preservar o meio ambiente. Se engana quem acha que o filme s sobre os catadores. Acima de tudo, sobre o artista. Claro que as histrias humanas de luta e superao comovem, mas Lixo Extraordinrio, desde o incio, se prope a ser um veculo para Muniz, mesmo que com cara de cinema social. Esse conflito fica evidente em um breve momento, no qual o artista, ao afirmar estar se desapegando de bens materiais, reflete at que ponto seu gesto de generosidade no uma faca de dois gumes, uma vez que ele tambm se beneficia do projeto. Constri-se a uma sinuosa figura de heri. Enquanto documentrio, o filme tradicional, correto, quase um vdeo institucional. A impresso de ensaio e roteiro patente. Mesmo assim, Lixo Extraordinrio tem sua importncia como documento dessa etapa da carreira de Muniz e tambm do aterro, que ser fechado em 2012. Sem deslumbramento, pode ser um modo de conhecer melhor essa realidade paralela.
Marco Tomazzoni, http://ultimosegundo.ig.com.br, 22/07/2010. Adaptado.

10

15 Considere as seguintes afirmaes a respeito das


expresses verbais grifadas: acaba de me telefonar e marcando (L. 24 e 25) expressam, respectivamente, iminncia do fato e habitualidade da ao. II. Vou te dar (L. 26) equivale a dar-te-ei. III. ao serem transplantadas (L. 11) e agora chamado de mainstream (L. 16 e 17) esto empregadas na voz passiva. Est correto apenas o que se afirma em a) b) c) d) e) I. II. III. I e II. II e III. I.

15

20

25

30

16 A expresso que permite transformar em um s os


dois ltimos perodos do texto (Quis rir, mas me contive a tempo. A moa estava falando a srio.), sem alterar o sentido, a) b) c) d) e) no entanto. uma vez que. se bem que. tanto que. por conseguinte.

35

40

45

17 O trecho em que a opo pela prclise tornou-se


obrigatria, tambm devido ao tempo do verbo com que o pronome se articula, : a) b) c) d) e) como ela prpria se definiria. (L. 3 e 4) Diz-se que vintage. (L. 6) costumava se chamar. (L. 22) Vou te dar um anel. (L. 26 e 27) mas me contive a tempo. (L. 27 e 28)

18 Levando em conta as relaes de sentido


presentes no texto, considere as afirmaes sobre as palavras sublinhadas nos fragmentos abaixo. pessoas que viviam literalmente no lixo (L. 13): indica que os termos a que se refere foram empregados em sentido figurado. II. at que ponto seu gesto de generosidade no uma faca de dois gumes (L. 34 a 36): refora a ideia contida na palavra conflito. (L. 32) III. A impresso de ensaio e roteiro patente (L. 39 e 40): indica que algo est oculto, no aparente. Est correto apenas o que se afirma em a) b) c) d) e) I. II. III. I e II. II e III. I.

PAG 04/18 H
Caderno Reserva

19 Em sua resenha, o autor relativiza os resultados do


documentrio, tendo em vista a inteno de Vick Muniz de documentar um novo projeto social. o que d a entender o seguinte trecho: a) histrias humanas de luta e superao comovem. (L. 29) b) mesmo que com cara de cinema social. (L. 31 e 32) c) quase um vdeo institucional. (L. 39) d) A impresso de ensaio e roteiro patente. (L. 39 e 40) e) pode ser um modo de conhecer melhor essa realidade paralela. (L. 43 a 45)

Texto para as questes 22 e 23 Quando hoje acordei, ainda fazia escuro (Embora a manh j estivesse avanada). Chovia. Chovia uma triste chuva de resignao Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite. Ento me levantei, Bebi o caf que eu mesmo preparei, Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando... Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.
Manuel Bandeira, Poema s para Jaime Ovalle.

22 Pode-se afirmar que h, no poema, a inteno de 20 Tendo em vista a funo que as palavras abaixo
tm no texto, o nico comentrio correto : a) ento (L. 12): trata-se de um expletivo com finalidade de nfase. b) agora (L. 12): d ideia de presente em relao ao ato comunicativo do autor da resenha. c) onde (L. 21): deveria ser substitudo por aonde, de acordo com a norma culta. d) mesmo que (L. 31): introduz uma orao com ideia de concesso. e) enquanto (L. 38): uma conjuno temporal, indicando simultaneidade. a) b) c) d) e) os acontecimentos mais simples do cotidiano. o desalento diante de uma situao adversa. a subservincia natureza impondervel. as reaes imprevistas provocadas pelo mau tempo. a busca da compreenso das vicissitudes da vida. valorizar

23 O poeta se vale de um recurso estilstico no quarto


verso e de outro, no quinto, que se baseiam, respectivamente, em a) b) c) d) e) ambiguidade e inverso. omisso e abrandamento. redundncia e reiterao sonora. derivao imprpria e intensificao. derivao regressiva e pressuposio.

21 Considere as seguintes afirmaes sobre aspectos


sintticos do texto: I. Devido estrutura do sujeito da frase onde vivem boa parte dos 3 mil catadores (L. 21), o verbo poderia ter sido usado no singular. II. Na frase Lixo Extraordinrio visava registrar a obra do artista plstico... (L. 2 e 3), estaria correto usar a preposio a depois de visava; j no trecho se prope a ser um veculo para Muniz (L. 30 e 31), a mesma preposio poderia ter sido eliminada. III. Apesar de sua extenso, o primeiro pargrafo constitudo apenas de um perodo simples. Est correto o que se afirma em a) b) c) d) e) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

24 No texto de uma propaganda de remdio contra


azia e m digesto, l-se: NO PORQUE O CARNAVAL ACABA EM CINZAS QUE VOC TEM QUE SOFRER COM A QUEIMAO. A mensagem dessa frase est preservada em: a) Conquanto o carnaval acabe em cinzas, voc no deve sofrer com a queimao. b) Voc no precisa sofrer com a queimao, se o carnaval acabar em cinzas. c) Mesmo que o carnaval no acabe em cinzas, voc sofrer com a queimao. d) Na medida em que o carnaval termina em cinzas, voc acaba sofrendo com a queimao. e) Voc pode sofrer com a queimao, porquanto o carnaval termina em cinzas.

PAG 05/18 H
Caderno Reserva

Texto para as questes de 25 a 28 Fora o introdutor do automvel naquelas estradas, e se o municpio agora se orgulhava de ser um dos maiores produtores de mel, o devia ao velho Joaquim Prestes, primeiro a se lembrar de criar abelhas ali. Falando o alemo (uma das suas iniciativas goradas na zona) tinha uma verdadeira biblioteca sobre abelhas. Joaquim Prestes era assim. Caprichosssimo, mais cioso de mando que de justia, tinha a idolatria da autoridade. Pra comprar o seu primeiro carro fora Europa, naqueles tempos em que os automveis eram mais europeus que americanos. Viera uma autoridade no assunto. E o mesmo com as abelhas de que sabia tudo. Um tempo at lhe dera de reeducar as abelhas nacionais, essas porcas que misturavam o mel com a samora*. Gastou anos e dinheiro bom nisso, inventou ninhos artificiais, cruzou as raas, at fez vir abelhas amaznicas. Mas se mandava nos homens e todos obedeciam, se viu obrigado a obedecer s abelhas que no se educaram um isto. E agora que ningum falasse perto dele numa inocente jete*, Joaquim Prestes xingava. Tempo de florada no cafezal ou nas fruteiras do pomar maravilhoso, nunca mais foi feliz. Lhe amargavam penosamente aquelas mandassaias*, mandaguaris*, bijuris* que vinham lhe roubar o mel da Apis Mellifica*.
Mrio de Andrade, O poo. *Glossrio: samora= resduo amarelo e amargo, proveniente do plen das abelhas; jete, mandassaias, mandaguaris, bijuris= nomes de espcies diversas de abelhas; Apis Mellifica= abelha de origem europeia, produtora de mel.

28 De acordo com o texto, o referente do termo grifado


est corretamente explicitado em: a) o devia ao velho Joaquim Prestes (L. 3 e 4) = a introduo do automvel na regio. b) E o mesmo com as abelhas L. 12) = o domnio autoritrio sobre as abelhas. c) Um tempo at lhe dera (L. 13) = a reeducao das abelhas. d) Gastou anos e dinheiro bom nisso (L. 15) = a inveno de ninhos artificiais. e) de que sabia tudo (L. 12 e 13) = as abelhas.

10

Texto para as questes de 29 a 34 E se o poeta entender que a viagem distante sia no tem como interesse maior a explorao geogrfica de outro canto do planeta ou o conhecimento dos muitos povos exticos? E se ela se apresentar antes como estrada real para o exlio na pennsula de Macau e condio sine qua non para a explorao sentimental e amorosa do potencial de vida cortado rente raiz pela foice da Lusitnia natal? E se a lngua chinesa, aprendida pelo poeta e por ele adotada no cotidiano, lhe servir para neutralizar o poder imposto pela dico potica lusitana, inspirada na tradio greco-latina? A viagem a Macau ser, ento, porto de desembarque. No espao do exlio, o poeta estica o elstico da coerncia ntima e secreta, experimenta a liberdade absoluta e inventa a prpria e original dico potica. Longe da ptria, o poeta se v estimulado a avanar com proveito e prazer a vida sentimental e amorosa que, a latejar no obscuro do desejo, deve ser a sua, a sua, legitimamente. Poemas do exlio podem no ser poemas do l. No pas onde o poeta nasce e onde deveria viver at a morte, l, ele no pode levar a cabo a vida que julga plena para si. L, no est sua ptria; l, sua ptria no .
Silviano Santiago. O Estado de S. Paulo, 19/02/2011.

15

20

25

10

15

25 As caractersticas do personagem que se


contrapem no texto esto representadas em: a) introdutor do automvel naquelas estradas X viera uma autoridade no assunto. b) Caprichosssimo X mais cioso de mando que de justia. c) tinha a idolatria da autoridade X obrigado a obedecer s abelhas. d) primeiro a se lembrar de criar abelhas ali X uma das suas iniciativas goradas na zona. e) com as abelhas de que sabia tudo X dera de reeducar as abelhas nacionais.

20

29 O l, mencionado no final do texto, refere-se a um


espao que tambm designado pela expresso a) b) c) d) e) distante sia. (L. 1) outro canto do planeta. (L. 3) pennsula de Macau. (L. 5) Lusitnia natal. (L. 8) espao do exlio. (L. 13)

26 A palavra que adquire sentido figurado no texto


a) b) c) d) e) alemo. (L. 5) cioso. (L. 8) autoridade. (L. 9) obedeciam. (L. 18) amargavam. (L. 23)

30 Sobre os verbos assinalados nos trechos a sua,


legitimamente (L. 19) e sua ptria no (L. 23), podese afirmar, corretamente, que ambos a) b) c) d) e) funcionam como verbos de ligao. exprimem o mesmo significado. traduzem fatos pontuais. assumem, no contexto, diferentes acepes. esto no presente, mas tm valor de futuro.

27 Os parnteses (L. 5 e 6) foram usados no texto


para a) introduzir um pensamento do personagem sobre sua prpria iniciativa. b) explicar o valor significativo da ao anteriormente mencionada. c) realar o sentido da palavra que se apresenta destacada entre aspas. d) intercalar uma opinio do narrador sobre o personagem. e) expor uma informao que sugere outra possibilidade de reflexo.

31 A expresso latina sine qua non (L. 6) costuma


ser usada em textos argumentativos, referindo-se a uma condio a) b) c) d) e) suprflua. inusitada. secundria. exclusiva. indispensvel.

PAG 06/18 H
Caderno Reserva

32 A sequncia de frases interrogativas que forma o


primeiro pargrafo deve ser entendida como a) b) c) d) e) tpicos para pesquisa. estratgia argumentativa. hipteses no comprovadas. dvidas de carter biogrfico. concluso antecipada do segundo pargrafo.

Leia tambm o seguinte poema de Camilo Pessanha, para responder s questes 33 e 34. Viola Chinesa Ao longo da viola morosa Vai adormecendo a parlenda* Sem que amadornado* eu atenda A lenga-lenga fastidiosa. Sem que o meu corao se prenda, Enquanto nasal, minuciosa, Ao longo da viola morosa, Vai adormecendo a parlenda. Mas que cicatriz melindrosa H nele que essa viola ofenda E faz que as asitas distenda Numa agitao dolorosa? Ao longo da viola, morosa...
Camilo Pessanha, Clepsidra. *Glossrio parlenda= declamao potica para crianas, acompanhada por msica; rima infantil utilizada em brincadeiras ou como tcnica de memorizao. amadornar= deixar-se cair em modorra, em sonolncia.

33 Nesse poema, uma das marcas que caracterizam,


enfaticamente, a original dico potica, conforme palavras de Silviano Santiago (L. 15 e 16), o emprego de a) b) c) d) e) frases fragmentadas. ritmos diversos. inmeros recursos sonoros. lxico de origem estritamente culta. linguagem predominantemente denotativa.

34 Por estar procura da coerncia ntima e secreta,


ainda segundo Silviano Santiago (L. 14), o poeta resiste sensao sugerida pelo lxico predominante no poema, que a de a) b) c) d) e) monotonia. inconstncia. frenesi. impassibilidade. dinamismo.

PAG 07/18 H
Caderno Reserva

INGLS TEXTO PARA AS QUESTES DE 35 A 40

36 Para os pesquisadores mencionados no texto, h


evidncias de que a) Lucy, fssil famoso, passava a maior parte do dia em p. b) os primeiros homindeos, assim como Lucy, no tinham os dedos dos ps. c) homindeos e chimpanzs subiam em rvores e corriam pelos campos. d) os homindeos, assim como os chimpanzs, ficavam em p apenas quando necessrio. e) o esqueleto de homindeos e chimpanzs era similar, mas as atividades desenvolvidas eram diferentes.

37 O texto informa que os pesquisadores tiveram que


utilizar outros dados para seu estudo, porque a) a evoluo de nossa espcie s pode ser compreendida a partir de uma amostra significativa de fsseis. b) a amplitude da pesquisa dependia da comparao de fsseis contemporneos a Lucy. c) o fssil de Lucy no possua ossos importantes dos ps. d) a variao dos esqueletos fsseis ao longo do tempo evidente. e) a ossatura do p e os ligamentos da parte anterior da perna revelam as similaridades entre a espcie humana e os chimpanzs.

10

15

20

25

30

The ability to stand upright and stride on two feet was a critical milestone in setting the human species apart from our ape ancestors. Paleoanthropologists say its what eventually allowed humans to develop bigger brains, and it likely took a while to evolve. Based on the fossil evidence, researchers have long suspected Australopithecus afarensis, the species whose most famous member is 3.2-million-year-old Lucy, was among the first to spend the majority of its day on two feet. Problem is, Lucys skeleton is missing key foot bones, which left researchers to debate how much time Lucy spent upright most of the time, like us, or only periodically, like the apes? Now scientists report they have found a crucial clue: a fourth metatarsal, one of the long bones connecting the toes to the ankle, from one of Lucys contemporaries. That fossil speaks volumes about how we evolved. The bone shows signs of an arch, both from front to back and from side to side, which suggests that A. afarensiss foot could absorb shock and bear the weight of an animal that stood upright for long periods. It is strong and stiffer than those found in most apes flexible, handlike feet, which not only splay flat on the ground but can also curl around branches the better to sustain a tree-based existence. Being fully upright likely gave Lucy and her ilk an advantage over other hominids some 3 million years ago, particularly as the cooling planet caused the dense, lush forests of eastern Africa to give way to grasslands, where walking and running would have been more useful than climbing.
Time, February 28, 2011. Adaptado.

38 A anlise do fssil A. afarensis, mencionada no


texto, sugere que a) a condio fsica de nossos ancestrais permitia-lhes suportar choques e enfrentar situaes adversas. b) seus ossos possuam resistncia que lhe permitia mover-se de um lado para outro. c) a evoluo de nossa espcie deve-se no apenas a nosso porte, mas ao desenvolvimento da fala. d) seus ps podiam absorver impactos e suportar o peso de seu corpo. e) a habilidade para andar de nossos ancestrais era similar habilidade de subir em rvores dos chimpanzs.

39 O texto informa que


a) o resfriamento do planeta e as consequentes alteraes no meio-ambiente reforaram a importncia da mudana postural dos homindeos. b) uma das grandes vantagens dos homindeos em relao aos chimpanzs era que aqueles, diferentemente destes, preferiam andar no solo a locomover-se nas rvores. c) a preservao dos macacos deve-se ao fato de que eles alimentavam-se de folhagens e dos pastos que vieram a se formar com o resfriamento do planeta. d) a flexibilidade da ossatura de homindeos e de chimpanzs permitiu a sobrevivncia de ambos aps o resfriamento do planeta. e) o esqueleto humano, hoje, preserva as mesmas caractersticas dos fsseis de 3 milhes de anos atrs.

35 De acordo com o texto, a espcie humana evoluiu


devido a) b) c) d) e) ao aumento do tamanho do seu crebro. sua capacidade de manter-se em p e de andar. s mudanas em sua formao biolgica. ao aumento de fora de sua ossatura. sua adaptabilidade com relao a mudanas climticas.

40 O advrbio likely na sentena Being fully upright


likely gave Lucy and her ilk... (L. 25 e 26) pode ser traduzido por a) b) c) d) e) certamente. naturalmente. totalmente. prazerosamente. provavelmente.

PAG 08/18 H
Caderno Reserva

TEXTO PARA AS QUESTES DE 41 A 43 Responda s questes 41, 42 e 43, baseando-se, respectivamente, nos informes cientficos fornecidos pela Revista New Scientist de 26 de maro de 2011:

TEXTO PARA AS QUESTES DE 44 A 46

People could reduce their intake of salt by doping food with a tasteless substance that has a smell we associate with the condiment. Volunteers rated cheese that had been flavoured with a sardine odour as more salty than the same cheese without the flavouring. II. The closest planet to the sun now has a satellite to call its own. On 18 March, NASAs Messenger spacecraft became the first human-made object to go into orbit around Mercury. The planned year-long mission will use seven scientific instruments to study the composition of the planets surface, measure its topology and record its magnetic field. III. Tree islands scattered throughout the Florida Everglades are not geological features but prehistoric garbage heaps. When archaeologists dug through some of the islands they found 4000-yearold domestic waste at their core, it was reported this week at the Chapman Conference on Climates, Past Landscapes and Civilizations in Santa Fe, New Mexico.
I.

Imagine an air traffic system where planes would no longer have to wait in long rush-hour lines before taking off, or have to circle the skies before landing. In this world, planes would be able to fly more direct routes and land along smoother glide paths. Those are the changes the Federal Aviation Administration has been promising for years through an ambitious program to modernize the nations air traffic system, and replace radars on the ground with satellite technology. The problem is that this new system, called NextGen, will cost an estimated $30 billion to $42 billion to complete. So far, the airlines have been reluctant to put up their half of the money for a system that will not be operational for at least a decade.
The New York Times, April 2, 2011. Adaptado.

41 O texto I informa que


a) os alimentos que possuem odores fortes normalmente so enriquecidos com sal. b) as pessoas tm dificuldade de reduzir o sal nas refeies por achar que a comida perde o sabor. c) alimentos como queijo e sardinhas costumam conter mais sal do que o recomendado. d) os voluntrios da pesquisa mencionada avaliaram alimentos com sal e sem sal. e) as pessoas podem reduzir a ingesto de sal, utilizando alguma substncia que tenha um cheiro que possa ser associado ao sal.

44 O texto apresenta
a) uma proposta de instalao de um nmero maior de radares prximos aos aeroportos. b) uma proposta de implementao de um sistema mais moderno de controle de trfego areo. c) um plano diferenciado de rotas areas inteligentes. d) uma proposta de planilhas de voo operadas por controladores especializados. e) um plano a longo prazo para diminuir o trfego areo.

45 Segundo o texto, a Federal Aviation Administration


tem por objetivo a) reduzir a estimativa de gasto com novos sistemas de 42 para 30 bilhes de dlares. b) introduzir novos radares controlados por tcnicos por eles treinados. c) assumir o custo da compra de novos radares para todos os aeroportos americanos. d) utilizar tecnologia via satlite no lugar de radares em terra. e) discutir os problemas que surgiro com a implantao de um novo sistema de controle areo.

42 De acordo com o texto II, a NASA


a) planejou uma misso em Mercrio para a qual enviou sete cientistas. b) identificou um novo satlite cuja rbita est prxima de Mercrio. c) enviou uma espaonave tripulada para Mercrio. d) concluiu o projeto de envio de uma espaonave de pesquisa para Mercrio. e) recebeu mensagens de sua misso a Mercrio em 18 de maro.

43 Segundo o texto III, arquelogos que realizavam


pesquisa na Flrida constataram que a) o lixo que existe em grande parte da regio de Everglades possui mais do que quatro mil anos. b) a regio de Everglades est sobre um manto de lixo domstico. c) a composio do solo de trs ilhas na regio de Everglades de lixo pr-histrico. d) as civilizaes mais antigas de Everglades relacionavam-se com povos da regio de Santa F, no Mxico. e) um novo stio arqueolgico de aproximadamente 4000 anos parece se estender da Flrida ao Mxico.

46 De acordo com o texto,


a) o novo sistema, chamado NextGen, no entrar em funcionamento antes de dez anos. b) as companhias areas s vo investir se as despesas com o novo sistema forem diludas ao longo de dez anos. c) o problema do novo sistema, chamado NextGen, que sua operacionalizao exigir 42 milhes de dlares a cada dez anos. d) a ambio dos administradores das companhias areas impede que haja investimento adequado na aviao. e) o governo e a Federal Aviation Administration so responsveis pela modernizao dos aeroportos.

PAG 09/18 H
Caderno Reserva

CULTURA CONTEMPORNEA

50

47 Pioneiros da navegao de longa distncia e da


expanso econmica e cultural da Europa, os portugueses se lanaram aos mares desde as primeiras dcadas do sculo XV. Cem anos depois, j estavam em praticamente todos os continentes e oceanos da Terra. So acontecimentos histricos fundamentais dessa atuao a a) chamada descoberta do Brasil e a conquista de parte dos territrios que hoje formam o Canad. b) navegao pelo Cabo da Boa Esperana e a chegada, pelo ndico, s terras da ndia. c) conquista de Angola e a expulso dos franceses do Japo. d) chegada sia menor e a expulso dos espanhis do Rio da Prata. e) navegao pelo Estreito de Magalhes e a conquista de parte dos territrios que, hoje, formam a Etipia.

48 Desde que comeou a se formar em escala


mundial, o sistema capitalista sempre articulou pujana econmica com o poderio poltico de Estados centralizados, j que esses so entidades privilegiadas para garantir acmulo de capitais em grande escala e para gerenci-los em direo aos reinvestimentos necessrios reproduo do sistema. Alguns desses Estados acabaram por se tornar lideranas mundiais na competio internacional, que tambm sempre fez parte da histria desse sistema. Dentre tais Estados, podemse mencionar: a) Gr-Bretanha no sculo XVII, Estados Unidos no sculo XVIII e China no sculo XX. b) Espanha no sculo XVII, Japo nos sculos XVIII e XIX e Estados Unidos no sculo XX. c) Portugal no sculo XVII, Espanha no sculo XVIII e Gr-Bretanha nos sculos XIX e XX. d) ndia no sculo XVIII, Frana no sculo XIX e Alemanha no sculo XX. e) Holanda no sculo XVII, Gr-Bretanha nos sculos XVIII e XIX e Estados Unidos no sculo XX.

Observando-se a obra-prima acima, do pintor italiano Rafael Sanzio, e considerando-a como tpica representao da arte europeia renascentista, pode-se dizer que, nela, observa-se uma a) metfora da libertao do homem pelo conhecimento racional do mundo, expressa, aqui, na figura de Cristo e na geometrizao da composio do quadro. b) mensagem pedaggica da necessria obedincia aos reis absolutistas, representados, aqui, em sua personificao divina. c) defesa do cristianismo protestante, surgido como contrapartida ao poderio blico exercido pela igreja catlica contra judeus e muulmanos. d) articulao entre inovao no olhar sobre o mundo, expresso em perspectiva, e fortes contedos religiosos de carter medieval. e) combinao entre religio e comrcio, j que todas as figuras do quadro trazem rostos de grandes mercadores italianos.

49 Em 1517, Martinho Lutero divulgou suas famosas 95 teses em Wittenberg, dando incio formal ao que ficaria conhecido como Reforma Protestante. Sobre ela, correto afirmar que
a) provocou a unificao teolgica da cristandade entre judeus, catlicos e protestantes, que perdura at hoje, a despeito de algumas desavenas pontuais entre tais grupos. b) estabeleceu o preceito da tolerncia entre cristos e outras religies monotestas, tendo exercido pouca influncia sobre o mundo da poca. c) definiu uma brutal poltica de intolerncia para com negros, judeus, catlicos, calvinistas, hindus e budistas, praticada em vrias regies do mundo at hoje. d) teve pouco alcance mundial, por ser muito confusa em termos doutrinrios, e praticamente desapareceu com a revoluo cientfica do sculo XVII. e) resultou em uma diviso, que perdura at hoje, entre credos e prticas no seio da cristandade, como atestam, dentre outros, carismticos, evanglicos, pentecostais e adventistas.

51 Assim que disse isso, deu com as esporas em seu


cavalo Rocinante, sem escutar o que seu escudeiro Sancho dizia, advertindo-lhe que eram, sem dvida, moinhos de vento, e no gigantes, o que ia atacar. Mas ia to convencido de que eram gigantes, que nem ouvia a voz de Sancho, nem conseguia ver o que eram, embora deles estivesse bem perto. O trecho acima foi extrado de uma histria escrita por a) b) c) d) e) Gregrio de Matos. Walter Scott. Miguel de Cervantes. autor annimo. Victor Hugo.

PAG 10/18 H
Caderno Reserva

52 Dessa forma, nas ilhas atlnticas portuguesas e


espanholas, a organizao comercial, tcnica e social de um sistema econmico consubstanciou-se no bemsucedido e facilmente transfervel complexo denominado engenho de acar. Nas Amricas, esse sistema atingiria novos nveis de eficincia e xito. Entretanto, antes da travessia atlntica, ainda uma ltima etapa seria cumprida: a expanso da escala de produo por meio da contnua incorporao de grandes contingentes de trabalhadores escravos.
Stuart B. Schwartz, Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. So Paulo, Companhia das Letras, 1988.

54 Eu, Galileu, no septuagsimo ano de minha vida,


de joelhos diante de vossas eminncias, tendo diante de meus olhos os santos Evangelhos, que eu toco com minhas prprias mos, abjuro, maldigo e detesto o erro e a heresia do movimento da Terra.
Joseph Bertrand, Os fundadores da astronomia moderna. Rio de Janeiro, Contraponto, 2008.

Essas palavras, pronunciadas em Roma no ano de 1633, perante os cardeais da Santa Inquisio, mostram que Galileu Galilei a) estava profundamente arrependido por ter cometido erros grosseiros em suas observaes astronmicas, por isso confessou-os perante autoridades eclesisticas da poca. b) no conseguiu explicar satisfatoriamente o movimento dos astros, por ser muito religioso e devotado s ordens da Igreja Romana, preferindo, ento, acreditar no que, a esse respeito, dizia a Bblia. c) reconheceu seus erros astronmicos um sculo aps o sistema heliocntrico ter sido proposto, pela primeira vez, por Isaac Newton, sistema esse que s recentemente seria aceito pela Igreja Catlica. d) foi obrigado pelas autoridades catlicas a negar que o sistema heliocntrico proposto um sculo antes por Coprnico estivesse, em suas bases gerais, correto. e) preferiu deixar de ser astrnomo para tornar-se botnico e qumico, j que, no sculo XVII, a Igreja Catlica perseguia e condenava todos aqueles que ousassem observar cientificamente os cus.

O autor do texto afirma que a) a produo do acar em grande escala era relativamente simples e, por isso, pde ser transportada pelos portugueses e espanhis, das ilhas atlnticas ao continente americano. b) o sistema econmico do acar s foi possvel de ser implementado nas ilhas atlnticas, porque portugueses e espanhis puderam aperfeio-lo no continente americano. c) a utilizao de trabalhadores escravos mostrou-se muito til expanso econmica de Portugal e Espanha, embora essa mo de obra agregasse baixo valor ao sistema produtivo do acar. d) engenhos de acar j produziam nas ilhas atlnticas, antes mesmo de existirem no continente americano, e representavam um complexo econmico que seria expandido para outras partes posteriormente. e) os escravos deixaram essa condio, quando passaram a trabalhar nos engenhos americanos e, como trabalhadores livres, contriburam para a expanso da produo aucareira.

55 Aviso ao clero e ao povo bahiense: o poderoso e


magnfico povo bahiense republicano desta Cidade da Bahia Republicana, considerando nos muitos e repetidos latrocnios feitos com os ttulos de imposturas, tributos e direitos que so cobrados por ordem da Rainha de Lisboa e no que respeita inutilidade da escravido do mesmo povo to sagrado e digno de ser livre, com respeito liberdade e igualdade ordena, manda e quer que para o futuro seja feita nesta cidade e seu termo a sua revoluo, para que seja exterminado para sempre o pssimo jugo reinvel na Europa [...].
Ins da C. Incio & Tnia R. de Lucca, Documentos do Brasil colonial. So Paulo, tica, 1993.

53 Tradicionalmente, a expanso territorial das


possesses coloniais portuguesas na Amrica vista como um movimento da costa em direo ao interior, e de leste a oeste do Brasil. No entanto, uma parcela importante dessa expanso se processa em outras direes, interligando regies at ento pouco ou nada articuladas entre si, e que, juntas, possibilitariam, no sculo XVIII, uma concepo de que tais terras deveriam ser vistas, de fato, como formando uma nica e mesma colnia portuguesa. Dentre tais movimentos expansionistas, podem-se mencionar as a) expedies de bandeirantes paulistas encarregadas de exterminar populaes indgenas nos sertes da atual regio Nordeste. b) grandes navegaes fluviais que, partindo dos rios Paran e Tiet, atingiram toda a bacia do rio Amazonas e os portos do Maranho e Cear. c) exploraes cientficas que partiram dos afluentes do rio Amazonas e atingiram as vastas regies missioneiras do Paraguai e Paran. d) guerras intertribais que opuseram nativos da costa meridional do Brasil aos habitantes das regies de Gois e Mato Grosso, e cujos trminos permitiram aos portugueses a descoberta de ouro nessas localidades. e) polticas oficiais levadas a cabo pela Coroa portuguesa no sentido de promover a abertura de caminhos terrestres, fluxos comerciais e rotas fluviais integrando Santa Catarina, Mato Grosso e o vale amaznico.

No trecho acima, parte de um documento afixado em locais pblicos da cidade de Salvador, em 1798, percebe-se a) o tradicionalismo catlico da Bahia daquela poca, fortemente contrrio expanso dos cultos religiosos de origem africana. b) a influncia da Revoluo Francesa nas colnias portuguesas da Amrica, traduzida em palavras e ideias republicanas. c) uma manifestao pioneira contra a colonizao europeia da Amrica e em defesa da independncia do Brasil. d) a revolta que unia clero e povo contra a violncia urbana e contra a corrupo das autoridades. e) o medo de que, na Bahia, ocorresse uma revoluo de escravos, contra a qual era necessria a unio entre clero e povo.

PAG 11/18 H
Caderno Reserva

56 No ano de 1825, o Imprio do Brasil assinou, com


Portugal e Gr-Bretanha, tratados pelos quais os dois pases europeus reconheceram, oficialmente, sua independncia poltica. O mesmo ano assinala o incio de um acontecimento importante no processo de formao no apenas do Estado nacional brasileiro, mas tambm de outros a ele vizinhos. Esse acontecimento a guerra a) do Imprio do Brasil contra o governo de Buenos Aires. b) do Paraguai. c) dos Sete Anos. d) do Imprio do Brasil contra as foras de Artigas. e) do Rio Grande do Sul contra o Estado argentino de Entre Rios.

59 A Ku Klux Klan foi fundada nos Estados Unidos em


1866, formada integralmente por pessoas brancas, mesclando uma defesa intransigente da religio protestante e da supremacia branca com contedos fortemente racistas, xenfobos e anticatlicos. Ao longo de sua conturbada existncia, foi extinta e recriada vrias vezes, tendo sua imagem associada s roupas e chapus usados por seus membros, pratica de queimar cruzes, de destruir casas, de cometer atentados e de assassinar negros, ndios e opositores. Sobre ela, correto afirmar que a) perdeu muita fora com o fim da Guerra de Secesso dos Estados Unidos, declinando at sua total extino j no comeo do sculo XX. b) foi transformada em uma organizao apenas nacionalista com a democratizao republicana dos Estados Unidos de fins do sculo XIX. c) deixou de existir, em razo da bem sucedida atuao de grupos de igualdade racial e direitos humanos em atuao nos Estados Unidos nas dcadas de 1950 e 1960. d) desenvolveu estratgias de negociao com seus opositores a partir da Segunda Guerra Mundial, desde que esses fossem, como ela, anticomunistas, e assim se tornou a organizao republicana que ainda hoje. e) continua a existir, mantendo intactos os fundamentos de sua criao original, embora seja muito menos forte do que foi nos sculos XIX e XX.

57 Em comparao com regies da Amrica de


colonizao espanhola, a imprensa surge no Brasil relativamente tarde, bem como a atividade periodstica formal e regular. Essa foi criada apenas com a a) atividade missionria dos jesutas e o aprimoramento dos aldeamentos de ndios no sculo XVII. b) descoberta do ouro nas Minas Gerais do sculo XVIII e o aumento das vilas e cidades na regio. c) vinda da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, originando a imprensa rgia e um jornal oficial, a Gazeta do Rio de Janeiro. d) abdicao de D. Pedro I em 1831, quando o novo governo regencial passou a necessitar de apoio da opinio pblica. e) proclamao da Repblica em 1889, para a publicao de leis, decretos e demais atos do novo governo.

58 A alta autoridade levantou-se, ps as mos s


cadeiras, consertou o pince-nez no nariz e perguntou: Ento, sabe javans? Respondi-lhe que sim; e, sua pergunta onde o tinha aprendido, contei-lhe a histria do tal pai javans. Bem, disse-me o ministro, o senhor no deve ir para a diplomacia; o seu fsico no se presta... O bom seria um consulado na sia ou Oceania. Por ora, no h vaga, mas vou fazer uma reforma e o senhor entrar. De hoje em diante, porm, fica adido ao meu ministrio e quero que, para o ano, parta para Ble, onde vai representar o Brasil no Congresso de Lingustica. Estude, leia o Hovelacque, o Max Muller, e outros! Imagina tu que eu at a nada sabia de javans, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sbios.
Lima Barreto, O homem que sabia javans (1915). Contos reunidos. Belo Horizonte, Crislida, 2005.

60 Na Palestina, a aquisio de terra para imigrantes


judeus europeus, que comeara durante fins do sculo XIX, continuou dentro do novo sistema de administrao estabelecido pela Gr-Bretanha como governo mandatrio. A imigrao judia foi encorajada, dentro dos limites determinados em parte pela estimativa governamental do nmero de imigrantes que o pas podia absorver num dado momento, e em parte pelo volume de presso que os sionistas ou rabes podiam aplicar sobre o governo de Londres.
Albert Hourani, Uma histria dos povos rabes. So Paulo, Companhia das Letras, 1994.

A realidade acima descrita teria grande importncia em acontecimentos posteriores, no s no Oriente Mdio mas tambm em todo o mundo. Dentre esses acontecimentos, pode-se citar a a) criao do Estado de Israel, em 1948. b) ascenso do nazifascismo na Alemanha, a partir de 1945. c) decadncia do imperialismo norte-americano, na segunda metade do sculo XX. d) conquista de territrios egpcios pelos sauditas, nas primeiras dcadas do sculo XX. e) criao de uma repblica independente da Palestina, habitada por rabes e judeus.

O conto a que pertence esse trecho faz uma bem humorada e sarcstica crtica sociedade brasileira de comeos do sculo XX, a qual a) valorizava aparncias, ttulos acadmicos e relaes pessoais. b) possua uma burocracia estatal grande demais e excessivamente politizada. c) desconhecia o que se passava em outras partes do mundo, como a sia e a Oceania. d) no investia o suficiente em suas relaes diplomticas com outros pases. e) discriminava imigrantes asiticos recm-chegados ao pas, como javaneses e japoneses.

PAG 12/18 H
Caderno Reserva

61

A temtica e o estilo que caracterizam este quadro permitem afirmar que ele de autoria de a) Tarsila do Amaral, pintora brasileira. b) Diego Rivera, pintor mexicano. c) Andy Warhol, pintor norte-americano. d) Cndido Portinari, pintor brasileiro. e) douard Manet, pintor francs. _____________________________________________________________________________________________

62 Realizado nos Estados Unidos em 1969, o festival


de msica de Woodstock reuniu artistas engajados em mensagens polticas e culturais que mesclavam pacifismo, liberdade de conduta moral e transgresso cultural. Dentre tais artistas, encontravam-se: a) b) c) d) e) Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Who. Mutantes, Charlie Parker e Sex Pistols. Carlos Santana, The Beatles e Louis Armstrong. John Coltrane, Bob Dylan e Pablo Neruda. Joan Baez, Mercedes Sosa e Jack Kerouac.

63 A Constituio da Repblica Federativa do Brasil,


atualmente em vigncia, foi promulgada em 1988, resultado dos trabalhos de uma assembleia de representantes da populao. A primeira Constituio do Brasil foi a) promulgada junto com a Proclamao da Repblica, em 1889, um ano aps a abolio da escravatura. b) outorgada por D. Pedro II em 1861, quando seu declnio de popularidade se fazia sensvel. c) promulgada pelos deputados e senadores da primeira legislatura do Brasil, em 1826. d) outorgada por D. Pedro I em 1824, meses aps o fechamento da assembleia constituinte. e) a Constituio portuguesa, adotada provisoriamente pelo Imprio do Brasil em 1821.

b) rede hidroviria exclusiva da regio Amaznica, afastada dos grandes centros, ao passo que a rede ferroviria mais densa no Sudeste, onde o volume de cargas transportadas bem superior. c) hidrovia ainda no se expandiu no Brasil, por no haver conexo, por canais ou eclusas, entre as bacias Amaznica e Platina, a despeito de implicar a melhor relao custo/benefcio. d) maior parte do transporte ferrovirio se deve, basicamente, a um nico produto: o minrio de ferro extrado da Serra dos Carajs, no Par, e do Quadriltero Ferrfero do centro de Minas Gerais. e) privatizao do setor ferrovirio produziu resultados mais eficientes, em termos de gesto, do que o setor hidrovirio, o qual permaneceu estatal e, emperrado por entraves burocrticos, tem atrado poucos clientes.

65 O Golfo da Guin produz cerca de 4,5 milhes de


barris de petrleo diariamente e, segundo as agncias especializadas, tende a se constituir na fronteira final da explorao petrolfera mundial. Um fato recente que se relaciona a essa situao a a) independncia do Sudo do Sul, apoiada pelas potncias ocidentais. b) guerra civil na Costa do Marfim, agora pacificada aps a priso de Gagbo. c) reativao da 4 Frota da Marinha americana, desmobilizada desde o fim da Segunda Guerra Mundial. d) descoberta do pr-sal na costa brasileira, extenso submersa da bacia petrolfera do Golfo da Guin. e) ressurgncia de movimentos separatistas na Nigria.

64 Embora, em extenso, as redes hidroviria e


ferroviria do Brasil se assemelhem (cerca de 30 mil quilmetros cada uma), seus desempenhos na repartio das cargas transportadas pelo pas, ao contrrio, tm apresentado maior discrepncia, com as ferrovias obtendo 25% do total de toneladas transportadas, e as hidrovias, 17% (dados do Ministrio dos Transportes para 2005). A melhor explicao para isso que a a) eficincia do transporte ferrovirio maior, pela escala, o que garante ao produtor um preo menor por tonelada transportada.

PAG 13/18 H
Caderno Reserva

66 Pode-se afirmar que, mais dia menos dia, uma


questo antrtica emergir do continente gelado, porque a) os recursos naturais que constituem os principais insumos da indstria, como o petrleo, esto se esgotando rapidamente, o que levar a uma provvel rediscusso da moratria antrtica. b) os pases do hemisfrio Norte, temendo as consequncias do derretimento da Antrtida pelo efeito estufa, tentaro ocup-la, contrariando o estatuto jurdico atual do continente. c) no existe consenso entre as potncias sobre a necessidade ou no de moratria ambiental no continente gelado, o que faz prever uma guerra por recursos naturais, de todos contra todos. d) o esgotamento dos recursos hdricos em vrios pases em desenvolvimento j chamou a ateno de empresas e governos para o carter estratgico do controle dos estoques de gua doce contidos nas geleiras antrticas. e) o princpio da defrontao defendido pelos pases do hemisfrio Sul coerente com o da internacionalizao defendido pelos pases do Norte, o que certamente levar a uma diviso equnime da explorao do continente.

69 A integrao relativamente recente da Amaznia


brasileira ao conjunto do espao econmico nacional terminou por produzir uma caracterstica marcante na forma de sua ocupao, a saber, a) a predominncia da pequena propriedade familiar policultora no campo. b) a utilizao exclusiva do extrativismo vegetal e mineral como meio de vida dos imigrantes recmchegados. c) o reforo dos assentamentos tradicionais ribeirinhos relacionados pesca artesanal e cultura de subsistncia. d) a nfase nos projetos de manejo e sustentabilidade que tm garantido uma valorizao econmica e ecolgica da mata. e) o carter marcadamente urbano da nova estrutura demogrfica e morfolgica da regio.

70 Na Bolvia, o governo de Evo Morales vem


enfrentando uma srie de problemas polticos, os mais graves relacionados a uma clivagem regional que ameaa a integridade territorial do pas. Acerca dessa fragmentao espacial, possvel dizer que ela a) possui profundas razes tnicas, que remetem ao perodo pr-colonial, quando os collos do norte escravizaram os cambas do sul. b) est associada a questes tributrias, uma vez que a regio oriental, mais rica, recusa-se a pagar impostos para o governo central. c) remete, sobretudo, a um problema geogrfico, uma vez que a separao das populaes se d pelas distncias de umas em relao s outras. d) est associada guerra da gua, na qual os controladores das reas a montante dominam o recurso em detrimento das populaes a jusante. e) alude a um complexo problema de natureza legal, uma vez que a zona cocaleira recusa-se a se submeter a controles internacionais de fiscalizao do uso do produto.

67 A Conveno de Schengen um acordo


intergovernamental, assinado por vrios membros da Unio Europeia, que elimina a obrigatoriedade da apresentao de passaportes por parte de pessoas que queiram circular no interior dos pases signatrios e que deles sejam cidados. Os pases que se recusaram a assinar o acordo so: a) b) c) d) e) Portugal, Grcia, Espanha e Irlanda. Reino Unido, Irlanda, Noruega e Sucia. Alemanha, Frana, Blgica e Holanda. Sucia, Noruega, Dinamarca e Finlndia. Polnia, Espanha, Itlia e Portugal.

68 O presidente russo Dmitri Medvedev, em sua


primeira visita oficial ao Ocidente, em junho de 2008, fez um pronunciamento, no qual declarava o atlantismo haver se tornado uma ideia caduca. O sentido geopoliticamente preciso desse pronunciamento foi o de a) identificar os esforos relacionados normalizao das relaes com o Japo, a partir da soluo do impasse sobre as Ilhas Kurilas, demonstrando a insatisfao da Rssia em relao Unio Europeia. b) sinalizar, em linguagem diplomtica, que a Rssia no abandonou sua antiga pretenso de vir a obter, ainda que por meio de aes armadas, uma sada para os mares quentes, nesse caso, o ndico, atravs do corredor representado pelo Afeganisto. c) representar um convite aos EUA para substiturem a corrida espacial pela cooperao, uma vez que o projeto Atlantis revelou-se muito caro, o que no permitia mais aos russos prosseguir na competio por meio de seu sistema Soyus. d) demonstrar a irritao de Moscou com relao aos projetos de ampliao da OTAN sobre sua antiga rea de influncia na Europa Oriental, que abrigava pases pertencentes ao Pacto de Varsvia. e) indicar que o governo Medvedev pretende se distanciar da postura antiamericana de Putin, de modo a buscar maior cooperao entre russos e americanos na explorao dos recursos do Pacfico Norte, intensificando as ligaes entre os portos de San Diego e Vladivostock.

71 Sobre as bacias hidrogrficas brasileiras, pode-se


afirmar acertadamente: a) Todas elas apresentam boas condies para a navegabilidade, pesca e irrigao, assim como tm seu potencial hidrulico distribudo de forma relativamente equilibrada. b) A bacia do rio Paran a nica que, a rigor, apresenta elevado potencial energtico, graas s suas cachoeiras. Em contraste, no pode ser utilizada para a navegao. c) A bacia do rio So Francisco a nica que serve efetivamente s trs finalidades: navegao, irrigao e produo de energia. d) A bacia do Pantanal, com sua declividade quase nula, no apresenta potencial energtico, mas vem sendo muito utilizada para a irrigao. e) A bacia Amaznica, a mais utilizada pela navegao, ainda a que possui maior potencial hidrulico, at agora pouco aproveitado.

PAG 14/18 H
Caderno Reserva

72 Um dos fatos polticos que contribuiu para


precipitar o esfacelamento da antiga Repblica Federal da Iugoslvia foi a) a eleio de Boris Ieltsin na Rssia. b) o Plano secreto de criao de uma Grande Bsnia. c) o reconhecimento unilateral, pela Alemanha, da independncia eslovena. d) a Jihad islmica albanesa. e) a criao da Unio Europeia.

b) a taxa de mortalidade tem uma queda mais acentuada do que a taxa de natalidade, observa-se uma exploso demogrfica, ou seja, um elevado crescimento vegetativo. c) os investimentos em sade so realizados, a populao vive mais e, consequentemente, observada uma queda nas taxas de natalidade. d) a mulher ingressa no mercado de trabalho, observase uma queda na taxa de natalidade, ocorrendo, ento, uma diminuio da expectativa de vida. e) a reduo da mortalidade infantil ocorre, os casais passam a ter menos filhos e, com isso, os pais tendem a viver mais, pois podem descansar mais.

73 Quando se analisa o fenmeno da poluio


atmosfrica por um ngulo geo-histrico, verifica-se uma assimetria muito grande entre as condies dos Hemisfrios Norte e Sul. Ocorre essa assimetria, porque, no Norte, a) as queimadas no tm o mesmo efeito devastador que se verifica no Sul. Por esse motivo, o Hemisfrio Sul tende, em breve, a superar o Hemisfrio Norte na emisso de poluentes. b) o dixido de carbono das indstrias pouco influi no fenmeno da chuva cida; no Sul, os clorofluorcarbonetos liberados pelas queimadas so os maiores responsveis pelo buraco na camada de oznio. c) os gases acumulados desde o incio da industrializao chegam a 90% do total, enquanto, no Sul, esto localizados 100% do buraco da camada de oznio. d) a produo de gases que incidem no efeito estufa chega a 70%; no Sul, essa produo responde pelos 30% restantes. Mas como no Sul esto as florestas captoras de carbono, seu desaparecimento que tem provocado o derretimento de geleiras. e) o aquecimento parece descontrolado; j, no Sul, o problema do buraco na camada de oznio foi praticamente equacionado.

75 A OEA (Organizao dos Estados Americanos)


pediu ao Brasil a suspenso imediata do processo de licenciamento da usina hidreltrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), provocando perplexidade no governo brasileiro, segundo nota do Itamaraty. Em documento de 1 de abril, a Comisso Interamericana de Direitos Humanos da OEA solicita que se impea qualquer obra de execuo at que sejam observadas condies mnimas. Entre essas condies esto uma nova consulta s comunidades indgenas locais, que devem ter acesso a um estudo do impacto socioambiental da obra, e a adoo de medida vigorosa para impedir a disseminao de doenas entre os ndios.
OEA pede que Brasil suspenda Belo Monte, e governo se diz perplexo. O Estado de S. Paulo, 05/04/2011.

O principal motivo que levou a OEA a solicitar a suspenso do licenciamento da usina de Belo Monte est mais bem explicado em: a) A construo da usina ir alterar o ambiente da reserva indgena do Xingu, que protegida por lei, e essa degradao ambiental prejudicar as populaes indgenas que vivem numa cultura onde a pesca e a gua do rio so essenciais para sua existncia. b) As usinas hidreltricas so consideradas fontes de energia limpa, pois no emitem gases do efeito estufa; no entanto, as rvores submersas produzem metano, o que gera impacto ao meio ambiente, alm de perda dos solos frteis. c) A construo da usina hidreltrica ir desenvolver essa regio longnqua do territrio brasileiro, que carente em vrios setores, como energia eltrica, transporte e empregos, mas trar tambm problemas de segurana para as populaes indgenas. d) Uma usina na regio amaznica aumentaria mais o desmatamento para produo de carvo, que a matria-prima para gerar energia na regio. e) A OEA busca estabelecer uma zona dos direitos humanos nas Amricas, e construir essa usina em solo amaznico implica destruir um patrimnio que da humanidade, e no s brasileiro.

74 Depois da Segunda Guerra Mundial, os pases em


desenvolvimento receberam sbita transfuso de cuidados preventivos, graas a iniciativas de instituies como a Organizao Mundial de Sade e a UNICEF. A penicilina, a vacina contra a varola e o DDT (que, embora controverso mais tarde, evitou que milhes de pessoas morressem de malria) surgiram ao mesmo tempo. Na ndia, a expectativa de vida saltou de 38 anos em 1952 para 64 atualmente; na China, de 41 anos para 73 anos. Milhes de pessoas nos pases desenvolvidos que no teriam passado da infncia sobreviveram e puderam ter filhos (...), por um tempo, as mulheres continuaram a ter muitos filhos. Com a reduo da mortalidade infantil, os casais comearam a ter menos filhos (...) Atualmente, nos pases desenvolvidos, a mdia de 2,1 filhos por mulher.
National Geographic, janeiro de 2011.

A partir dos dados populacionais do texto, correto concluir que, quando a) a taxa de natalidade muito alta, nota-se um elevado crescimento demogrfico, por isso que a expectativa de vida tem aumentado nos pases em desenvolvimento.

PAG 15/18 H
Caderno Reserva

76 Nas prximas dcadas, nada dever frear o


Terceiro Mundo como o maior gerador de megalpoles. A indiana Mumbai saltou do 14 lugar no ranking mundial em 1975 para 4 lugar e ser, em 2025, a 2 megacidade da Terra, com 26,3 milhes de habitantes. No ano passado, Karachi, no Paquisto, entrou direto no 12 lugar com 12,1 milhes; o mesmo ocorreu com Istambul na Turquia, Lagos na Nigria, e Guangdong, na China. J o clube das megacidades do Primeiro Mundo tende estabilizao.
O sculo das cidades, O Estado de S. Paulo, 03/08/2008.

77 Nas ltimas dcadas a fertilidade vem deixando de


ser um fator limitante ocupao do cerrado por causa da incorporao de novas tcnicas de plantio e adubao. Nos atuais alertas de desmatamento (perodo de 2003 a 2007), h uma concentrao em reas de "baixa" ou "muito baixa" fertilidade (56% e 42%, respectivamente), indicando uma menor dependncia em relao s reas consideradas de terra boa. Como hoje foram desenvolvidas modernas tcnicas de irrigao, possvel que a ocupao no se d mais como no incio, em que se buscava a precipitao pluviomtrica. Provavelmente, com o avanado estgio de converso do bioma, somado ao uso de tcnicas apropriadas de irrigao, essa dependncia precipitao seja cada vez menor, em comparao com o incio da dcada de 1970 - momento da expanso inicial da fronteira agrcola no CentroOeste brasileiro.
Cerrado, o avano da devastao, O Estado de S. Paulo, 01/03/2009. Adaptado.

Em um futuro prximo, a maioria das megacidades do mundo estar localizada nos pases agora no desenvolvidos. A afirmao que explica adequadamente esse fenmeno : a) Os pases no desenvolvidos foram os que mais cresceram economicamente nas ltimas dcadas, o que faz com que a maioria das megacidades se localize na periferia do capitalismo. b) A maioria das megacidades do mundo estar em pases considerados no desenvolvidos, por causa de processos de urbanizao bem estruturados levados a cabo por longos perodos, e que comeam a mostrar seus resultados. c) Quanto mais desenvolvido o pas, maior o seu processo de urbanizao, portanto os pases ditos de terceiro mundo sero mais desenvolvidos do que os pases ditos de primeiro mundo, que tero seu crescimento econmico estabilizado. d) Os pases ditos de terceiro mundo tiveram uma exploso urbana a partir da dcada de 1950, portanto seus processos de urbanizao foram caticos, precrios e macroenceflicos (quando a populao urbana no bem distribuda, gerando um inchao urbano). e) Os pases ditos de terceiro mundo iro conter as maiores cidades do mundo pelas melhorias significativas que vm se observando em suas estruturas de transporte, segurana e sade, embora ainda tenham problemas nesses quesitos.

A causa principal do processo de desmatamento que se verifica no cerrado brasileiro a a) qualidade de seu solo, cuja fertilidade natural vem aumentando com o passar do tempo, e que tem sido a grande responsvel pelo avano da agricultura nessa regio. b) luminosidade, ideal para o cultivo da soja, que garante uma produtividade potencialmente acima da mdia brasileira. c) expanso da soja em reas j abertas e a converso de pastagens em plantaes de arroz, o que estimula o avano da agricultura moderna e a devastao. d) conservao inadequada do solo, apesar do uso de calcrio e adubo que visam melhorar os ndices de fertilidade. e) incorporao de novas tcnicas de plantio e adubao que, alm de melhorar a fertilidade do solo, diminuram outras limitaes decorrentes das caractersticas naturais do cerrado.

78 Sobre o Oriente Mdio, possvel dizer que


constitui importante regio onde se comunicam trs continentes: sia, frica e Europa. Essa rea marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites polticos, diversidade tnica da populao e multiplicidade das crenas religiosas. Trs grandes religies tm sua cidade santa na sia Ocidental. So elas: a) b) c) d) e) Fetichismo, islamismo e judasmo. Budismo, hindusmo e confucionismo. Cristianismo, bramanismo e islamismo. Budismo, judasmo e cristianismo. Judasmo, cristianismo e islamismo.

PAG 16/18 H
Caderno Reserva

79 As atividades industriais usam cerca de 20% de


toda a gua consumida no planeta, nos pases ricos 59% da gua consumida utilizada pelas indstrias. O grande perigo so os pases em desenvolvimento, estes precisaro de uma quantidade de gua maior nos prximos 25 anos e por terem problemas de fiscalizao adequada do uso e dos dejetos podero poluir ainda mais suas fontes hdricas. Nos pases em desenvolvimento, 70% do lixo industrial despejado sem tratamento nas guas, poluindo tanto o suprimento subterrneo quanto o de superfcie.
Clarke & King, Atlas da gua. 2005.

Sobre o uso da gua, correto afirmar: a) As atividades industriais so as que mais usam os recursos hdricos do planeta, que so, por isso mesmo, intensamente prejudicados por elas. b) A utilizao dos recursos hdricos, nos pases desenvolvidos, apresenta um grande problema de fiscalizao, fazendo com que a degradao ambiental seja muito maior neles do que nos pases em desenvolvimento. c) Os pases desenvolvidos so grandes poluidores ambientais e utilizam boa parte dos seus recursos hdricos na atividade industrial; j os pases em desenvolvimento utilizam a gua principalmente na agricultura, e despejam pesticidas diretamente nos recursos hdricos. d) Uma das mais graves agresses humanas natureza e que est ocorrendo na atmosfera a alterao do efeito estufa, produto do modelo contemporneo da relao sociedade/natureza. Os gases que geram a chuva cida poluem os recursos hdricos. e) Apesar do contnuo crescimento do teor em CO2 da atmosfera, que ocorre desde o comeo da era industrial, o clima no conheceu aquecimento no sculo XX. Com isso, no ir faltar gua potvel no planeta e a sede no afligir a humanidade.

80 Como parte do plano de desenvolvimento da


Amaznia, o governo brasileiro criou o conceito de Amaznia Legal para definir a rea de ao dos organismos regionais. Esse conceito abrange a) no s reas do territrio nacional, mas tambm as terras da Amaznia Internacional. b) os estados da regio Norte (Amazonas, Par, Acre, Rondnia, Amap, Tocantins e Roraima), somente. c) os estados da regio Norte (Amazonas, Par, Acre, Rondnia, Amap, Tocantins e Roraima), incluindo o Oeste do Maranho e o Norte de Mato Grosso. d) a zona Franca de Manaus e as regies metropolitanas de Belm e Manaus. e) a rea total das grandes florestas tropicais do continente sul-americano.

PAG 17/18 H
Caderno Reserva

XXX.XXX.XXX.XXX DD/MM/AAAA HH:MM:SS

TRANS 2012

1 Fase Conhecimentos Gerais (31/07/2011)

BOX 005 005/005

PAG 18/18 H
Caderno Reserva

You might also like