You are on page 1of 4

Os dinossauros eram rpteis gigantescos, com vrias toneladas de peso e muitos metros de altura .

les dominaram a Terra durante mais de 160 milhes de anos Ao final do perodo Cretceo, h 65 milhes de anos atrs, todos os dinossauros foram extintos com exceo da linhagem que deu origem s primeiras aves o que desencadeou um dos maiores mistrios da paleontologia. Os primeiros dinossauros apareceram na Terra h cerca de 230 milhes de anos e existem vrias teorias que procuram explicar o seu desaparecimento. A teoria dominante fala da coliso de um meteorito de 10 km de comprimento que caiu no povoado de Chicxulub, na pennsula mexicana de Yucatn, criando assim uma cratera de 180 km.

Na queda, pela destruio das rochas, ter-se-ia ento produzido dixido de carbono e o p causado pelo impacto teria filtrado a luz solar provocando um inverno rigoroso que, dificultando a fotossntese das plantas, teria afetado toda a cadeia alimentar, o que teria levado extino dos dinossauros pela falta de alimentos.

Uma outra teoria aponta para a intensa atividade vulcnica h cerca de 300 mil anos atrs, quando uma grande quantidade de dixido sulfrico teria provocado uma grande quantidade de chuvas cidas e que essas sim que teriam sido as responsveis pela mudanas climticas que levaram extino dos dinossauros.

E aparece agora uma outra teoria, que tem base bblica, por considerar que, em razo do seu grande tamanho e do seu peso descomunal, os dinossauros no teriam cabido na arca de No e, assim, teriam perecido no grande dilvio que assolou a Terra ...

Os dinossauros constituem uma superordem de membros de um grupo de arcossauros referente ao final do perodo Trissico (cerca de 225 milhes de anos atrs) e dominante da fauna terrestre durante boa parte da era Mesozica, do incio do Jurssico at o final do perodo Cretcico (cerca de 65 milhes de anos), quando da extino de quase todas as linhagens, exceo das aves entendido por muitos cientistas como os nicos representantes atuais. Distinto de outros arcossauros por um conjunto de caractersticas anatmicas, entre as quais se destacam a posio dos membros em relao ao corpo projetados diretamente para baixo e o acetbulo (encaixe do fmur na regio da bacia) aberto, isto , o fmur encaixa-se em um orifcio formado pelos ossos da bacia. A etimologia da palavra remete ao grego dinos, terrivelmente grande, saurs, lagarto, e, por extenso, rptil.

Historicamente a denominao do grupo (Dinosauria) foi criada pelo paleontlogo e anatomista ingls Richard Owen em Abril de 1842, na verso impressa de uma palestra conferida em 2 de Agosto de 1841 em Plymouth, Inglaterra, sobre fsseis britnicos de rpteis e deriva dos termos em grego (deinos) "terrvel, poderoso, grandioso" + (sauros) "lagarto". O grupo foi erigido para agrupar os ento recm-descobertos Iguanodon, Megalosaurus e Hylaeosaurus. Apesar da natureza fragmentria dos fsseis, Owen pde reconhecer que eram bastante distintos dos rpteis (vivos e fsseis) at ento conhecidos: Espcies de dinossauro encontradas no stio paleontolgico Egg Mountain (Montanha os Ovos), estado de Montana, EUA

Eram grandes (outros grupos de rpteis grandes eram conhecidos crocodilos, mosassauros, plesiossauros e ictiossauros, mas estes eram aquticos, ao contrrio dos membros do novo grupo, eminentemente terrestres); Possuam um encaixe dos membros diferente: os ossos dos membros ficavam em uma orientao paralela em relao ao plano longitudinal do corpo (dirigidos diretamente para baixo), em vez da posio tpica dos membros dos demais rpteis saindo perpendicularmente do corpo e se dobrando para baixo na regio do cotovelo e do joelho (dirigidos lateralmente); Altura, largura e rugosidades dos arcos neurais; Costelas com terminao proximal (que se liga s vrtebras) bifurcada (a costela apresenta um formato de um Y); Coracide largo e, por vezes, de padro complexo; Clavculas longas e finas; Ossos dos membros proporcionalmente maiores, mas com paredes finas indicando hbito terrestre.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/4332/1/O-Desaparecimento-DosDinossauros/pagina1.html#ixzz1GE4Kt8Rt

You might also like