You are on page 1of 3

Av 3 - Sistemas Operacionais Questo 1 De acordo com o contexto de gerncia de memria abordado no livro texto (MATEUS, Elo Jane Fernandes.

Sistemas operacionais), analise o texto e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna do texto: A primeira tcnica implementada para o gerenciamento da memria foi a ______________ ______, utilizada por sistemas monoprogramveis. Nesse tipo de alocao, a memria divid ida em duas partes: uma para o sistema operacional e outra para onde carregado u m nico programa de usurio. Nesse esquema, o controle bastante simples, bastando no permitir que o programa do usurio invada a rea reservada para o sistema operaciona l. Alternativas 1 - Alocao contgua simples 2 - Alocao contgua dinmica 3 - Alocao particionada 4 - Alocao particionada esttica 5 - Alocao particionada dinmica Questo 2 De acordo com o contexto de gerncia de memria abordado no livro texto (MATEUS, Elo Jane Fernandes. Sistemas operacionais), analise o texto e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna do texto:

Na alocao ______________________ o tamanho das parties no fixo. Quando um processo e calonado para execuo, ele utiliza o espao de que necessita, passando esse pedao a se r sua partio. Esse tipo de alocao melhora o problema da fragmentao da memria, porm ai no o resolve. Quando um processo encerra, deixa livre a rea que estava ocupando. Se um processo menor entrar na rea liberada, sobrar um espao. Alternativas 1 - Alocao contgua simples 2 - Alocao contgua dinmica 3 - Alocao particionada 4 - Alocao particionada esttica 5 - Alocao particionada dinmica Questo 3 Em relao a tcnica de swapping, analise as afirmativas I, II e III e assinale a alte rnativa correta. Referncia: Gerncia de Memria - livro texto: MATEUS, Elo Jane Fernan des. Sistemas operacionais. I. Consiste em se copiar o contedo de uma partio para disco (swap out), liberando e spao na memria principal. II. Quando o processo ganha o processador novamente, ele copiado de volta para a memria principal (swap in). III. Uma das dificuldades dessa tcnica reside no clculo do endereo fsico das informaes . Alternativas 1 - Todas as afirmativas esto corretas. 2 - Todas as afirmativas esto incorretas. 3 - Somente a afirmativa I est correta.

4 - Somente a afirmativa II est correta. 5 - Somente a afirmativa III est correta. Questo 4 No contexto de gerenciamento de memria, em estratgias para escolha de partio, na hor a da carga do processo para a memria, o sistema operacional deve decidir em qual partio livre o processo ser carregado. Analise as afirmativas I, II e III em relao es tratgias e assinale a alternativa correta: I. Best-fit: o sistema operacional escolhe a partio na qual o processo menos se en caixa, ou seja, aquela na qual ir sobrar mais espao livre. II. Worst-fit: esse mecanismo aloca a primeira partio livre encontrada com tamanho suficiente para acomodar o processo. III. First-fit: o sistema operacional escolhe a partio na qual o processo melhor s e encaixa, ou seja, aquela na qual ir sobrar menos espao livre. Alternativas 1 - Todas as afirmativas esto corretas. 2 - Todas as afirmativas esto incorretas. 3 - Somente a afirmativa I est correta. 4 - Somente a afirmativa II est correta. 5 - Somente a afirmativa III est correta. Questo 5 No contexto de gerenciamento de memria, a tcnica de memria virtual consiste na util izao da memria secundria (disco),como extenso da memria principal. Assim como no swapp ing, reas de memria que no esto sendo utilizadas em determinado momento so copiadas p ara reas em disco, liberando espao. A parte dessa tcnica, analise as afirmativas I, II e III e assinale a alternativa correta:

I. Mapeamento: uma tcnica de gerncia de memria virtual, onde o espao de endereamento real e o espao de endereamento virtual so divididos em blocos do mesmo tamanho cham ados de pgina.

II. Paginao: na memria virtual, cada processo dividido em pedaos, e cada pedao carre ado individualmente, na medida em que referenciado. O sistema operacional mantm u ma tabela que indica onde cada pedao do processo est armazenado. III. Segmentao: um dos problemas com a paginao que, como o tamanho das pginas fixo, ma rotina pode ser quebrada em duas pginas diferentes. Nesse caso, ao executar essa rotina, duas pginas tm de ser carregadas para a memria principal. Para minimizar e sse problema, surgiu a segmentao. Alternativas 1 2 3 4 Todas as afirmativas Todas as afirmativas Somente a afirmativa Somente a afirmativa esto corretas. esto incorretas. I est correta. II est correta.

5 - Somente a afirmativa III est correta.

You might also like