You are on page 1of 3

Estrutura molecular da gua

A molcula de gua formada por 2 tomos de hidrognio (H) e 1 tomo de oxignio (O), ligados atravs de ligao covalente simples. HOH A ligao entre esses tomos (oxignio ligado a dois tomos de hidrognio) forma um ngulo de 104,5 (centro e quatro graus e meio).

Mesmo que a molcula de gua tenha carga eltrica total igual a zero, na regio do oxignio ela possui carga eltrica parcial negativa (-) e carga eltrica parcial positiva (+) na regio do hidrognio, tornando-se polarizada. Com isso, os tomos de hidrognio de uma molcula atraem tomos de oxignio da molcula vizinha, na sua regio polarizada. Esta atrao/ligao chamada de ponte de hidrognio.

As pontes de hidrognio permitem que haja uma outra propriedade interessante chamada coeso, responsvel pela forma lquida e slida (gelo) d gua. As pontes de hidrognio da gua lquida se rompem e se refazem com muita facilidade, permitindo que ela seja fluida e esteja em constante rearranjo.

Importncia da gua
A gua o constituinte mais caracterstico da Terra, essencial para a existncia da vida, e um recurso natural de valor inestimvel. Funo biolgica da gua A gua possui muitas propriedades incomuns que so crticas para a vida: um bom solvente e possui alta tenso superficial (0,07198 N m-1 a 25 C). A gua pura tem sua maior densidade a 3,984 C: 999,972 kg/m e tem valores de densidade menor ao arrefecer que ao aquecer. Por ser uma substncia estvel na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiao infravermelha, crucial no efeito estufa da atmosfera. A gua tambm possui um calor especfico peculiarmente alto (75,327 J mol-1 K-1 a 25 C), que desempenha um grande papel na regulao do clima global. A gua dissolve vrios tipos de substncias polares e inicas, como vrios sais e acares, facilitando na interao qumica entre as diferentes substncias fora e dentro dos organismos vivos (metabolismos complexos).

Sais minerais
Os sais minerais, assim como as vitaminas, so componentes nutricionais no sintetizados pelo organismo, portanto devem ser obtidos atravs da alimentao. So encontrados nos organismos de animais e vegetais dissolvidos na forma inica, na forma de cristais ou associados a molculas. Realizam diversas funes: estruturais, a exemplo do clcio, do flor e do fsforo na constituio dos ossos e dentes; potssio e sdio na regulao de impulsos nervosos; magnsio na contrao muscular, atividade enzimtica e tambm na composio da molcula de clorofila nos vegetais; ferro na composio da hemoglobina; cobre na substncia melannica da pele; e cloro no equilbrio dos lquidos corpreos. Os sais minerais so agrupados em duas categorias: macrominerais ou macronutrientes e microminerais ou micronutrientes, dependendo da quantidade / concentrao requisitada pelo organismo.

You might also like