You are on page 1of 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas


3 srie Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Marcelo Jos Storion


Faculdade Anhanguera de Bauru

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Abrange aes de concepo, desenvolvimento, implantao, operao, avaliao e manuteno de sistemas e tecnologias relacionadas informtica e telecomunicaes. O desenvolvimento de sistemas informatizados desde a especificao de requisitos at os testes de implantao, bem como as tecnologias de comutao, transmisso, recepo de dados, podem constituir-se em especificidades desse eixo.

DESAFIO
Procedimentos e processos mal analisados, no documentados e no informatizados causaram diversos problemas, entre eles a execuo de uma mesma tarefa por inmeras vezes. Alm disso, houve inconsistncia das informaes, tornando as mesmas no confiveis. Diante desses fatos ocorridos no SISTEMA HOSPITALAR de um Cliente e do crescente nmero de processos envolvendo esse sistema, se faz necessrio uma nova anlise do mesmo. Portanto, uma equipe de desenvolvedores deve ser criada com at cinco integrantes, os quais sero avaliados em suas capacidades como projetistas. A equipe identificar e analisar, mediante as caractersticas do sistema solicitado pelo Cliente, os seus principais processos e eventos. O objetivo deste desafio verificar a capacidade de anlise da equipe que atender ao Cliente, tendo como foco o levantamento de requisitos. Nesta etapa, o Analista de Sistemas busca compreender as necessidades do usurio e o que ele deseja que o sistema a ser desenvolvido realize. O Analista de Sistemas tenta compreender como funcionam os processos a serem informatizados e quais servios o Cliente precisa que o futuro Software disponibilize. Um relatrio dever ser produzido contendo os Objetivos do SISTEMA HOSPITALAR. Com base neste relato, exigido pelo Cliente, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) passar a ser utilizada, com seus principais diagramas, para gerar a respectiva modelagem e documentao do Sistema. O Cliente justifica sua exigncia pela afirmao de Guedes (2006) de que A modelagem uma parte central de todas as atividades que levam implantao de um bom Software. <Caractersticas do Sistema solicitado pelo Cliente> O Sistema Hospitalar que precisa passar por nova anlise dever atender a algumas caractersticas relevantes descritas a seguir. - O sistema atender a um hospital com diversas unidades de tratamento (ala do hospital). - Cada unidade de tratamento pode ser ocupada por diversos pacientes e conter vrios equipamentos mdicos. - O cadastro de informaes no sistema feito pelo(a) enfermeiro(a). - O cadastro de pacientes feito com nome, idade, sexo e tipo de enfermidade. - O cadastro de mdicos feito com nome, CPF e respectiva especialidade. - Os mdicos so usurios do sistema cadastro de login e senha - e tm permisso para consultar as informaes dos pacientes. - As solicitaes de exames so feitas para pacientes cadastrados e devem apresentar, necessariamente, o nome do paciente, nome do mdico, tipo do exame e o laboratrio responsvel.
Marcelo Jos Storion

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

Pg. 3 de 6

ETAPA N 1
Aula tema: Apresentao da Disciplina. Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos. Conceitos de Anlise Orientada a Objetos. Esta atividade importante para que voc busque compreender as necessidades do usurio e o que ele necessita que o sistema a ser criado faa. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Rena-se com a sua equipe e estude a situao problema do cliente especificaes do SISTEMA HOSPITALAR, para compreender as necessidades do usurio e o que ele precisa que o sistema a ser desenvolvido fornea. A equipe precisa compreender como funcionam os processos a serem informatizados. Passo 2 Escreva alguns tpicos ressaltando as funcionalidades identificadas no sistema e o porqu tais funcionalidades (mximo de seis) foram consideradas como fundamentais. Justifiquem ao cliente os benefcios de utiliz-las. Passo 3 Entregue ao cliente um relatrio contendo os Objetivos Principais do SISTEMA HOSPITALAR. Devero seguir o exemplo ilustrativo a seguir. < Sistema de Informatizao de Floriculturas> Objetivos do Sistema: Possibilitar o cadastro de vendas (que incluem as vendas realizadas no prprio balco da floricultura, as vendas por telefone ou as vendas pela Internet), possibilitar tambm o cadastro de produtos, fornecedores, clientes, convnios, funcionrios e arranjos e fornecer ao gerente, relatrios como: de clientes devedores, de clientes aniversariantes, de produtos por fornecedor, de produtos em estoque, de entregas por funcionrio e de entregas por determinado perodo. O gerente pode controlar as entregas, distribuindo-as aos funcionrios para que sejam realizadas e atribuir as comisses devidas aos mesmos, bem como cancel-las quando solicitado.

ETAPA N 2
Aula tema: Anlise de requisitos orientada a objetos. Esta atividade importante para que voc consiga visualizar os principais processos que ocorrerem no Sistema. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.
Marcelo Jos Storion

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

Pg. 4 de 6

PASSOS
A Passo 1 Identifique os Atores, quem interage com o SISTEMA HOSPITALAR. Descrevam a funo dos principais agentes (Atores) que faro uso do futuro sistema. Siga o padro existente na empresa de desenvolvimento, o qual descrito no exemplo a seguir. A identificao dos Atores fundamental, pois, os mesmos sero os usurios do futuro software. Cliente Qualquer pessoa fsica ou jurdica que faz compras de flores, arranjos, vasos ou produtos para conservao de plantas no balco da floricultura, por telefone ou pela Internet. Na web est disponvel uma pgina com fotos e preos de flores, cartes, arranjos e vasos disponveis na floricultura. Passo 2 Atenda a mais uma solicitao do cliente e crie uma Lista de Eventos: para diminuir a complexidade do SISTEMA HOSPITALAR, e facilitar o seu desenvolvimento, faz-se o seu particionamento por Eventos. Portanto utilize os Atores j identificados e gerem no mnimo cinco (5) e no mximo oito (8) itens para a Lista de Eventos. Exemplo ilustrativo apresentado no passo 3. Passo 3 Entregue os itens identificados na Lista de Eventos para serem analisados pelo cliente. Lista de Eventos:
Ator + verbo + objeto N 1 2 3 Descrio Cliente solicita cadastro Cliente paga Conta Gerente solicita relatrio solicitacaoCliente de clientes devedores Situao Usa-se a palavra Verbo + (objeto/autor) dados + (objeto/ator). Evento Caso de Uso dadosCliente cadastrarCliente dadosPagamento pagarConta emitirRelatorioCliente Situao Resposta Mensagem1 Cupom fiscal Relatrio1

ETAPA N 3
Aula tema: Modelagem de dados. Esta atividade importante para que voc passe a fazer uso da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) para gerar diagramas que possam representar, documentar processos do sistema. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Utilize uma ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering) - exemplo JUDE (Java and UML Development Envroument), que auxilia em atividades de Engenharia de Software.
Marcelo Jos Storion

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

Pg. 5 de 6

Este programa possui uma verso gratuita para download, na internet, no link a seguir: http://jude.change-vision.com/jude-web/download/index.html (Acessado em 04/11/2010). Passo 2 Considere que os Casos de Uso (Use Case) so desenvolvidos de acordo com os Eventos que ocorrem entre os agentes externos (Atores) e o sistema. Um Caso de Uso uma seqncia de transaes realizadas pelo sistema em resposta ao disparo de um evento, portanto represente (crie) apenas trs (3) Diagramas de Caso de Uso identificados na Lista de Eventos gerada na Etapa N 2. A ferramenta, software JUDE, pode ser adotada neste passo. Exemplo ilustrativo de um Diagrama de Caso de Uso a seguir (cadastrar Cliente).

Passo 3 Entregue para o cliente os Diagramas criados na ferramenta CASE JUDE.

ETAPA N 4
Aula tema: Conceitos da UML. Esta atividade importante para que voc tenha uma visualizao das classes que comporo o sistema com seus respectivos atributos. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Identifique as principais Classes (com os respectivos atributos, mximo de seis para cada classe) que comporo o sistema analisado. Utilize como base o relatrio com os Objetivos Principais do SISTEMA HOSPITALAR criado na Etapa N 1. Passo 2 Considere que o Diagrama de Classes um dos mais importantes e um dos mais utilizados diagramas da UML. Seu principal enfoque est em permitir a visualizao das classes que comporo o sistema. Utilize o software JUDE e crie as classes e seus respectivos atributos. Nesse momento no necessrio criar os relacionamentos entre as classes. No passo 3 apresentado um exemplo de uma Classe, que o padro seguido pela empresa desenvolvedora, em conformidade com as especificaes da linguagem UML.
Marcelo Jos Storion

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

Pg. 6 de 6

Passo 3 Entregue para o cliente o Diagrama criado na ferramenta CASE JUDE.

ETAPA N 5
Aula tema: Conceitos da UML. Esta atividade importante para que voc tenha uma viso dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classes. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Considere que o Diagrama de Objetos est amplamente associado ao Diagrama de Classes. Este diagrama fornece uma viso dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classes em um determinado momento da execuo de um processo de software. Crie os objetos baseando-se no Diagrama de Classes criado na Etapa N 4 (um objeto para cada classe). Exemplo ilustrativo do Objeto (clienteum) da Classe Cliente, a seguir.

Passo 2 Utilize a ferramenta (software) JUDE para criar este diagrama. Passo 3 Entregue para o cliente o Diagrama criado na ferramenta CASE JUDE.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
GUEDES, Gilleanes T. A.. UML: uma abordagem prtica. 2 ed. So Paulo: Novatec, 2006.
Marcelo Jos Storion

You might also like