You are on page 1of 11

ANLISE MULTITEMPORAL DO RIO SO FRANCISCO, NO TRECHO ENTRE OS MUNICPIOS DE SO ROMO E SO FRANCISCO NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Andr Luciancencov Redivo, Miguel Farinasso, Vernica Moreira Ramos, Renato Fontes Guimares, Osmar Ablio de Carvalho Jnior.

UnB Universidade de Braslia. alredivo@unb.br Codevasf - Companhia de Desenvolvimento do Vale do So Francisco Departamento de Geoprocessamento SEDE miguelf@codevasf.gov.br INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais osmar@ltid.inpe.br

Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; Anlise Multitemporal; Rio So Francisco. Eixo Temtico: 3 - Aplicao da Geografia Fsica Pesquisa. Sub-eixo: 3.3 - Gesto e Planejamento Ambiental.

Introduo

A Bacia do Rio So Francisco representa um importante indutor do desenvolvimento de diversos estados brasileiros e, principalmente, da regio Nordeste (Lima et al., 2001). No passado este rio foi responsvel pela ocupao do territrio brasileiro, servindo de caminho preferencial para as bandeiras, sendo denominado de Rio da Unidade Nacional (Codevasf, 2001). O Rio So Francisco responde por 73% da disponibilidade de guas superficiais do Nordeste (Codevasf, 2001), viabilizando a agricultura na regio, que denominada de polgono da seca, atravs de projetos de irrigao. Por outro lado implantao dos permetros de irrigao intensificou o uso de fertilizantes e agrotxicos que so carreados para o rio, ameaando as atividades de piscicultura devido contaminao da gua. Outro problema causado pela agricultura o aumento da perda de solo por eroso, pois para a implementao das lavouras foram retiradas as coberturas vegetais, inclusive as matas ciliares, aumentando a carga de sedimentos carreados para o rio contribuindo com o aumento do assoreamento. Esse quadro conseqncia do aumento desordenado dos processos de urbanizao, industrializao e expanso agrcola, verificada a partir da dcada de 1950 (Setti, 2001). A utilizao de tcnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto na identificao e compreenso das modificaes geradas pelo homem no meio ambiente so cada vez mais freqentes nos estudos ambientais. Uma das tcnicas utilizadas com freqncia por diversos autores a anlise multitemporal (Alencar, 1996, Assis e Matos, 2001, Souto e Amaro, 2003, Souza, 2003, Montero et al., 2003, entre outros). Segundo Novo (1988) a anlise multitemporal consiste na manipulao de imagens de uma mesma rea em datas diferentes, podendo desta forma identificar as transformaes desta rea em relao ao tempo. Diante disto este trabalho tem como objetivo analisar um trecho de aproximadamente 30 Km do Rio So Francisco, entre os municpios de So Romo e So Francisco no Estado de Minas Gerais, a partir da interpretao de fotografias areas de 1950 e de uma imagem Landsat7 ETM+ de 1999, com a finalidade de comparar o uso do solo na rea num perodo de aproximadamente 50 anos. Como objetivos especficos podemos destacar os seguintes: Confeco de um mapa de uso do solo, a partir das fotografias areas de 1950. Confeco de um mapa de uso do solo, a partir da imagem Landsat7 ETM+ de 1999. Comparao das reas de cada classe dos mapas de uso do solo, demonstrando a evoluo do uso em 50 anos. Criao de buffers de reas de preservao permanente, estabelecidos pela Lei 4771/65 do cdigo florestal, observando o cumprimento desta no trecho analisado.

Caracterizao da rea A rea de estudo compreende um trecho de aproximadamente 30 Km do Rio So Francisco, localizado no Mdio So Francisco, contida nos municpios de So Romo, Pintpolis, Icara de Minas e So Francisco, no Estado de Minas Gerais (Figura 1).

Figura 1 - Localizao da rea de Estudo. (clique na figura para ampli-la)

Com relao aos solos da regio podemos destacar a presena de grandes machas de podzlicos, latossolos e de solos areno-quartzosos profundos. Observam-se tambm pequenas manchas cambissolos, solos litlicos, hidromrficos e areias quartzosas (Figura 2). Especificamente no trecho analisado encontramos solos aluviais, formados pela dinmica fluvial do Rio So Francisco, podzlicos, latossolos e solos areno-quartzosos profundos (Codevasf, 1985).

Figura 2 Mapa de Solos da rea de Estudo.

O clima do Mdio So Francisco possui caractersticas de uma rea tropical semi-rida, com mdias de temperatura anual de 24C e evapotranspirao de 2.900mm. As chuvas caem de Novembro a Abril com mdias anuais entre 600mm a 1.400mm (Codevasf, 2001). A vegetao do tipo cerrado e caatinga, com presena de pequenas matas serranas. A margem esquerda do Rio So Francisco bem mais mida, com rios permanentes e vegetao pereniflia. Na margem direita a precipitao menor, os rios so intermitentes e a vegetao tpica de caatinga (Codevasf, 2001). Neste trecho o Rio So Francisco apresenta um padro de canal do tipo anastomosado, que apresenta como caracterstica grande volume de carga de fundo que, conjugado com as flutuaes das descargas, ocasionam sucessivas ramificaes ou mltiplos canais que se subdividem e se reencontram, separados por ilhas assimtricas e barras arenosas. A quantidade de carga detrtica, grosseira e heterognea em conjunto com as flutuaes das descargas, permite a seleo, deposio de material e conseqentemente a formao de bancos de areia. Essa topografia do leito promove a divergncia de fluxos e o ataque s margens (Cunha, 1995).

Metodologia para a Classificao das Fotografias Areas A metodologia descrita neste item refere-se aos procedimentos adotados para a confeco do mapa de uso do solo do trecho analisado, a partir de fotos areas obtidas pelo levantamento aerofotogramtrico do Vale do So Francisco, realizado pela SUVALE entre os anos de 1948 a 1953 (Figura 3). Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodolgicos:

Figura 3 Mosaico das Fotografias Areas do Trecho Analisado

a) Registro das Fotografias Areas: As fotografias foram registradas no software Erdas Imagine, usando um processo de retificao em duas dimenses. Foram identificados pontos de controle nas fotografias correspondentes a pontos visveis em cartas na escala de 1:100.000, como cruzamento de estradas, confluncia de rios, etc. Nesse processo, o erro da transformao de primeira ordem foi calculado em termos da raiz da soma dos quadrados dos erros em relao mdia (root mean square error - RMS) (Erdas, 1999). b) Mosaico das Fotografias Areas. Este procedimento foi realizado de forma automtica pelo software Erdas Imagine a partir do comando Mosaic Images do menu Data Preparation. Este procedimento tem por objetivo unir as fotos registradas em um arquivo nico

(Figura 3). c) Identificao dos Temas nas Fotografias Areas por Classificao Visual: O mosaico das fotografias areas foi exportado para o software ArcInfo (Esri, 1993a) onde foi realizado a identificao dos temas: banco de areia (emerso e submerso), vegetao primria, rea degradada (solo exposto e rea preparada para agricultura), rios e reas com modificao antrpica ( pastagens, agricultura de sequeiro e vegetao secundria). O mapeamento dessas classes foi feito por classificao visual de padres texturais identificveis nas fotografias areas. Metodologia para a Classificao da Imagem Landsat 7ETM+ Os procedimentos adotados para a confeco do mapa de uso do solo do trecho analisado, a partir da Imagem Landsat 7ETM+, rbita 219_071 de 17 de julho de 1999, foram realizados a partir das seguintes etapas: a) Registro da Imagem Landsat: A imagem Landsat 7ETM+ foi registrada no software Erdas Imagine, usando um processo de retificao em duas dimenses. Foram identificados pontos de controle na imagem correspondentes a pontos visveis em cartas na escala de 1:100.000, como cruzamento de estradas, confluncia de rios, etc. Nesse processo, o erro da transformao de primeira ordem foi calculado em termos da raiz da soma dos quadrados dos erros em relao mdia (root mean square error - RMS) (Erdas1999). O erro RMS foi da ordem de 0,5 pixel em termos de resoluo espacial. Aps o registro, a cena foi cortada no tamanho do trecho de anlise no software Envi 3.5 (Envi, 1997) atravs do comando Subset Data via ROIs (Figura 4).

Figura 4 Corte da Imagem Landsat 7ETM+ do Trecho Analisado

b) Identificao dos Temas na Imagem Landsat7 ETM+ por Classificao Multiespectral. A classificao multiespectral considera a distribuio dos nveis de cinza em vrios canais espectrais (bandas), como critrio de deciso, cada pixel da imagem analisado em termos do nvel de cinza que apresenta nas diferentes bandas da imagem. Esta pode ser dividida em trs grupos, sendo eles: classificao supervisionada; classificao no supervisionada e classificao hbrida (Novo, 1988). Este trabalho utilizou tcnicas de classificao supervisionada no software Envi 3.5 (Envi, 1997) para classificar a imagem Landsat7 ETM+, a partir dos seguintes procedimentos: 1. Estabelecer amostras (ROI) das classes de interesse: Este procedimento consiste na escolha de reas homogneas e representativas de cada classe de interesse. Ele permite que o software classifique toda a imagem, automaticamente a partir do comportamento mdio das classes que iro

ser mapeadas. As classes amostradas foram as seguintes: bancos de areia (emerso e submerso), vegetao primria, rea degradada, rios e reas com modificaes antrpicas. 2. Classificao Multiespectral da Imagem Landsat 7ETM+: O mtodo de classificao utilizado neste trabalho foi o da Mnima Distncia, presente no software Envi 3.5. Esta classificao utiliza a menor distncia existente de um determinado dado ao valor mdio das amostras padres (Roi). 3. Converso da Classificao Raster para Vetor: A partir da converso de raster para vetor foi elaborada uma edio no software ArcView 3.2 para corrigir a classificao automtica feita no software Envi 3.5, pois no arquivo vetor foi possvel realizar a edio das classes identificadas. Metodologia para a Confeco dos Buffers das reas de Preservao Permanente A partir dos vetores dos rios presentes na rea foram confeccionados no software ArcView 3.2 (Esri, 1993b) os buffers para cada rio com as medidas estabelecidas pela Lei n 4.771/65 do Cdigo Florestal. Os buffers foram confeccionados pelo comando Create Buffers presente no menu Theme do software ArcView 3.2 com as seguintes medidas: 500m para o Rio So Francisco; 100m para o Rio Urucuia, e; 50m para o rio localizado na parte norte do trecho. Resultados Aps a classificao das fotografias areas e da imagem Landsat7 ETM+, foram confeccionados os mapas de uso do solo de 1950 (Figura 5) e 1999 (Figura 6) da rea de estudo, possibilitando a comparao do uso num perodo de aproximadamente 50 anos.

Figura 5 Mapa de Uso do Solo, 1950. (clique na figura para ampli-la)

Figura 6 Mapa de Uso do Solo, 1999. (clique na figura para ampli-la)

Com relao modificao do uso neste perodo a Tabela 1 mostra a

comparao entre as reas das classes em 1950 e 1999. CLASSES 1950 Km Vegetao Primria Solo Exposto rea com Modificao Antrpica Banco de Areia Lagoas Banco de Areia Submerso Ilhas 166 4 0 4 8 0 1 % 83 2 0 2 4 0 0,5 1999 Km 22 44 114 1 1 2 2 % 11 22 57 0,5 0,5 1 1

Tabela 1 Comparao entre as reas das classes em 1950 e 1999.

Pode-se averiguar pelo Grfico 1 que em 1950 a vegetao primria cobria aproximadamente 83% da rea analisada, porm esta classe foi reduzida a 11% da rea total em 1999. Esta reduo explicada pela expanso agrcola na regio que foi impulsionada por projetos de irrigao e pela qualidade dos solos da rea que so favorveis a agricultura. As reas com solo exposto, ou seja, reas que apresentam solo exposto por queimadas e desmatamento para retirada de madeira e solos preparados para a agricultura passaram de 2% em 1950 para 22% em 1999. Porm o maior crescimento diz respeito s reas com modificao antrpica. Estas reas englobam reas de agricultura de sequeiro, agricultura irrigada, pivs de irrigao, pastagens e vegetao secundria que se estabeleceram nas reas onde houve desmatamento ou queimada. Esta classe no foi registrada em 1950, mas em 1999 ocupa aproximadamente 57% da rea total. O aparecimento de bancos de areia submersos em quantidade significativa (1% da rea total) no trecho do Rio sugere que a intensificao do uso pela agricultura com a retirada da vegetao primria acelerou os processos de perda de solo por eroso, gerando um processo de assoreamento do rio. Outro aspecto importante diz respeito aos bancos de areia emersos e as ilhas. Observando o Grfico 1, podemos notar que houve uma diminuio dos bancos de areia, que em 1950 ocupavam aproximadamente 2% da rea e em 1999 ocupam cerca de 0,5% do trecho, por outro lado as ilhas passaram de 0,5% para 1% da rea. Este fato sugere que os bancos de areia se tornaram estveis divido a fixao de vegetao e deposio de sedimentos finos, transformando-se em ilhas. Por fim podemos ressaltar o assoreamento das lagoas que em 1950 ocupavam cerca de 4% da rea passando a ocupar aproximadamente 0,5% da rea. Esta diminuio provavelmente esta ligada a intensificao dos processos erosivos e ao uso dessas lagoas na agricultura.

Grfico 1 Comparao entre as reas das classes em 1950 e 1999.

Com relao s reas de preservao permanentes podemos notar, observando o mapa de uso do solo em 1950 (Figura 7) que j se iniciava o processo de desmatamento destas reas principalmente na margem direita do Rio So Francisco e no tributrio localizado ao norte da rea de estudo. Observando o mapa de uso do solo de 1999 (Figura 8) nota-se que restam apenas algumas manchas de mata ciliar na rea de estudo, inclusive no Rio Urucuia que em 1950 ainda no apresentava nenhuma mancha de desmatamento. Consideraes Finais A partir da anlise multitemporal foi possvel identificar e compreender a evoluo do uso e ocupao do solo, permitindo a interpretao espao-temporal da evoluo de cada classe de uso e as implicaes desta evoluo. Mesmo utilizando medidas aproximadas para o clculo das reas das classes de uso, os resultados foram satisfatrios, demonstrando a real situao da rea de estudo. O desrespeito legislao ambiental por parte das unidades agrcolas tem intensificado os processos de perda de solo por eroso e conseqentemente o assoreamento tanto do Rio So Francisco como o de seus tributrios. A falta de fiscalizao por parte dos rgos governamentais aliadas a falta de planejamento nestas reas favorece ainda mais a ocupao irregular. O uso de tcnicas de sensoriamento remoto integrado a estudos de sedimentao e perda de solos por eroso na rea, possibilitaro a identificao precisa dos impactos causados pelo uso e ocupao do solo, bem como a compreenso da dinmica fluvial na rea. Referncias Bibliogrficas ALENCAR, A. A. C., VIEIRA, I. C. G., NEPSTAD, D. C., LEFEBVRE, P. (1996). Anlise Multitemporal do Uso do Solo e Mudana da Cobertura Vegetal em Antiga rea Agrcola da Amaznia Oriental. VIII Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Salvador, BA. ASSIS, F. P., MATOS, F. D. A. (2001). Anlise multitemporal do lago da UHE de

Balbina, atravs de imagens de sensoriamento remoto orbital. X Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Foz do Iguau, PR. pg. 527 a 529. BRASIL. Lei 4.771 de 15 de Setembro de 1965. Cdigo Florestal, Artigo 2 a itens 1, 2, 3, 4, 5. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771.htm. CODEVASF, Companhia de Desenvolvimento do Vale do So Francisco. (1985). Recursos de solos na bacia do rio So Francisco. DEPE. Braslia, DF. 28p. CODEVASF, Companhia de Desenvolvimento do Vale do So Francisco. (2001). Almanaque Vale do So Francisco. Braslia, DF. 412p. CUNHA, S. B. (1995). Geomorfologia fluvial. In: GUERRA, A. J. T., CUNHA, S. B. Geomorfologia uma atualizao de bases e conceitos. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ. Bertrand Brasil. pg. 211 a 252. ENVI. (1997). Tutorials better solutions Consulting Limited Liability Company Lafayette, Colorado, USA, 370pp. ERDAS (1999). Field Guide. Erdas, Atlanta, George, USA. 5 edio. 672p. ESRI. (1993a). Understanding GIS The ARC/INFO Method. Enviromental Systems Research Institute, Wiley, New York. 535p. ESRI. (1993b). Getting to Know ArcView GIS: The Geographic Information System (GIS) for Everyone. Enviromental Systems Research Institute, Bristish Library, Cambridge, 523p. LIMA, J. E. F. W., SANTOS, P. M. C., CHAVES, A. G. M., SCILEWSKI, L. R. (2001). Diagnstico do fluxo de sedimentos em suspenso na bacia do rio So Francisco. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados. 108p. MONTERO, L. S., SOUZA, C. M. M., SCHEIBE, L. F., KURTEN, G. N., HORT, M. (2003). Anlise Multitemporal das classes de uso do solo: estudo de caso da rea de expanso do permetro urbano de Blumenau (SC). XI Simpsio de Sensoriamento Remoto. Belo Horizonte, MG. pg. 1891 a 1898. NOVO, E. M. L. M. (1988). Sensoriamento remoto princpios e aplicaes. 2 ed. So Paulo, SP. Edgard Blcher. 308p. SETTI, Arnaldo Augusto [et al.], (2001). Recursos Hdricos. In: Introduo ao Gerenciamento de Recursos Hdricos. Braslia, DF: ANEEL/ ANA. pg. 42 a 76. SOUTO, M. V. S., AMARO, V. E. (2003). Anlise multitemporal quanto ao uso e ocupao do solo da regio de ponta do tubaro, municpio de Macau/RN, utilizando tcnicas de geoprocessamento. XI Simpsio de Sensoriamento Remoto. Belo Horizonte, MG. pag. 1649 a 1655. SOUZA, C. L. (2003). Anlise multitemporal da cobertura vegetal para deteco de mudanas no municpio de Cedro PE. XI Simpsio de Sensoriamento Remoto. Belo Horizonte, MG. pag. 2907 a 2912.

You might also like