You are on page 1of 6

Ausentes:

a pessoa que desaparecendo de seu domiclio sem dar notcias de seu paradeiro e sem deixar representante ou procurador para administrar-lhe os bens. O juiz nomear curador a requerimento de interessado ou o Ministrio pblico. O cnjuge se no for separado judicialmente, ou de fato por mais de 2 em 2 anos antes da ausncia, em falta deste os pais ou descentes. 1) fase : logo aps o desaparecimento o ordenamento jurdico procura preservar os bens, por ele deixados, se caso voltar. (O curador cuida dos bens do ausente) 2) fase: Abertura da sucesso provisria, durante um ano publica-se edital de dois em dois meses. 3) fase: Depois de logo perodo de ausncia vem a sucesso definitiva. A curadoria fica a restrita aos bens, no produz efeito de ordem pessoal morte presumida, somente para sucesso provisria, mas a esposa no considerada viva, para se casar, divrcio sitando o ausente por edital. Comunicado a ausncia o juiz determina a arrecadao dos bens, e os entregar ao curador para administra-los. No aparecendo nem ausente nem representante ou procurador depois de 3 anos, requer a sucesso provisria.

Cessa a curadoria: a) voltado ausente ou de seu representante ou procurador. b) Pela certeza da morte c) Pela sucesso provisria Havendo neste momento a partilha dos bens aos herdeiros.

Sucesso Provisria: Legitimados da sucesso provisria:

a) O cnjuge no separado judicialmente. b) Herdeiros presumidos, legtimos ou testamentrios. c) Os credores de obrigaes vencidas e no pagas. A sentena para abertura produzir efeito 180 dias depois a publicao pela empresa, logo julgado, abertura de testamento, inventrio e partilha dos bens. Sero entregues aos herdeiros em carter provisrio e condicional, prestando garantias de restituio mediante penhor ou hipoteca equivalentes aos quinhes respectivos. Provada a qualidade de herdeiros em posse. Os bens s podero se alienados no sendo por desapropriao, hipoteca, ordem do juiz para que os bens no se perco ou v a runa. Esposa e descendentes recebero seus rendimentos e frutos, j os outros apenas a metade, caso o ausente volte e fica provado q/ ausncia voluntria ele perder os frutos e rendimentos. Cessa a Sucesso Provisria : a) Comparecimento do ausente. b) Dez anos depois de passado em julgado a sentena e abertura da sucesso provisria. c) Quando o ausente contar 80 anos, tendo notcia nos ltimos 5 anos.

Se no regressar em 10 anos e os herdeiros no promover sucesso, podero o municpio e ministrio pblico arrecadar estes bens, se localizados nestas localidades ou incorporaram unio.

Pessoa Jurdica

Pessoas jurdicas so entidades que a lei empresta personalidade, capacitando-as a serem sujeitas de direitos e obrigaes. Requisitos para constitu-las:

*Vontade humana; *Organizao de pessoas ou destinao de um patrimnio afetado a um fim especfico; *Licitude do propsito; *atendimento das formalidades legais; Ter incio de sua personalidade conferido pelo ordenamento jurdico. Comea existir com o registro do ato constitutivo no cartrio de registro. O registro dos estatutos sociais das pessoas jurdicas dever ser registrado no cartrio de registro das pessoas jurdicas , se tratando e sociedade civil e associao, ou junta comercial , quando sociedade comercial ou microempresa. Fases para Constituio: O momento constitutivo que traz a parte material, que relativa aos atos concretos, como reunies, os scios ajustes entre eles etc. A parte formal a elaborao escrita de seus contratos scias ou estatutos, a outra diviso o momento do registro pblico no rgo competente. S ser adquirida mediante efetivao de registro. O registro civil a pessoa jurdica tem o prazo retroativo de 30 dias, dever ser regularizao a situao da empresa no que se refere aos atos praticados e venham a vincular os scios.

Segundo o CC/2002 em seu art.46 registro deve declarar : IIIIIIIVVDenominao, os fins, a sede,o tempo e durao e o fundo social, quando houver; O nome e individualizao dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; O moo porque se administra e representa, ativa ou passivamente, judicial ou extra judicialmente; Se o ato constitutivo reformado no tocante a administrao, e de que modo; Se os membros repodem, ou no, subsidiariamente pelas obrigaes sociais;

VI-

As condies de extino a pessoa jurica e o destino do seu patrimnio, nesse caso.

Grupos despersonalizados so entes sem personalidade, por lhes faltarem este requisito, so eles:

A famlia; Sociedade irregular ou de fato; Massa falida; Herana vacante ou jacente; Esplio; E o codomnio.

A pessoa jurdica estrangeira ser representada pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agencia ou sucursal aberta instalada no Brasil . A pessoa jurdica interna prov-las e vozes, que por elas possam falar, agir, e praticar os atos da vida civil. A pessoa jurdica responsvel na esfera civil contratual ou extracontratual, respondendo com seus bens pelo inadimplemento contratual. Atuam por seus rgos ou contratos administrativos. Responsabilidade civil baseada na teoria do risco, ou seja, teoria objetiva, independente se agiu com culpa ou no.

Desconsiderao da Pessoa Jurdica: As jurisprudncias e as doutrinas citam a teoria da desconsiderao, que autoriza o juiz quando desvio da finalidade a desconsiderar os efeitos da personificao. Para que sejam atingidos apenas os bens dos scios fraudulentos.

A extino da Pessoa Jurdica: Pode ser por vontade ou constatada a obrigao, se necessrio vai a fase de liquidao, por deciso do titular, scios ou acionistas ou por imposio da justia. A extino tem efeito ex nunc.

Pessoas jurdicas com finalidades lucrativas ter seu patrimnio e acordo com o estatuto; sero partilhados entre os scios na medida da proporo das cotas cada um. As pessoas jurdicas sem fim lucrativo associaes e fundaes, ser para entidades com semelhana funco.

Pessoa Jurdica de Direito Pblico:

So marcadas pela presena do poder pblico, se dividem em: Pessoa Jurdica de Direito Pblico externo, so as de direito internacional, ex: Santa S, ONU, UNESCO. Pessoa Jurdica de Direto Pblico Interno, regida pelo direito nacional administrativo. Podem ser subdividida pela administrao direta feita pela Unio, Estados, Dist.Federal, territrios e municpios, e as indiretas por rgo descentralizados por lei com personalidade jurdica prpria, interesse pblico como autarquias, e fundaes pblicas.

Pessoas Jurdicas de Direito Privado:

So institudas por vontade particular,para atender interesses privados, em benefcio do prprio instituto. So elas :

IIIIIIIVVVI-

As associaes; As sociedades; As fundaes; Organizaes religiosas; Partidos polticos; As empresas individuais de responsabilidade limitada;

de nacionalidade se a ordem jurdica que lhe emprestou, for brasileira, sem atender a nacionalidade de seus membros e a origem de seu controle financeiro.

de Direito internacional a empresa que obedece as leis de seu pas de origem, com suas filiais autorizadas a funcionar no Brasil, obedecendo as leis do pas.

So de Estrutura Interna:

Corporao So Pessoas ligadas por sentimento comum onde preponderam as pessoas e subdividem em Sociedade e Associao. Sociedade- So corporaes com fins lucrativos para seus scios. Associaes- So corporaes caracterizadas pela unio de pessoas, sem fins lucrativos. Fundaes- constitudo em torno de um patrimnio destinado a um fim especfico e licito, por vontade do instituidor, com proibio de distribuio de lucros.

Associaes; organizaes Religiosas- Possui liberdade de criao,sendo vedado ao pode pblico negar lhes reconhecimento registro constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. O culto esta sempre em primeiro lugar, sob pena de descaracterizao. Organizaes de pessoas ou grupos que tem a inteno de ocupar legalmente o poder. Adquire personalidade se registrados no cartrio de Pessoas Jurdicas de Braslia ou Tribunal Superior Eleitoral. Deve prestar conta no ano eleitoral de 4 em 4 meses e dois meses depois do pleito.

You might also like