You are on page 1of 3

A revoluo industrial, a agricultura intensiva, a exploso demogrfica, o crescimento urbano e a globalizao so as principais causas do aumento da poluio e do consumo exagerado

de recursos, originando enorme impacto ambiental. Esgotamento de solos, desflorestao, catstrofes naturais, so alguns exemplos dos problemas que afetam o nosso planeta. A conscincia de que a populao, a poluio e a explorao dos recursos vai continuar a aumentar, o que originar um enorme desequilbrio entre ambiente, populao e desenvolvimento, no permitindo atingir nveis de vida satisfatrio (desenvolvimento sustentvel), levou criao de organizaes, programas e movimentos com o objetivo de mudar o nosso estilo de vida. Surgem assim modelos de desenvolvimento sustentvel, com a adoo de medidas e estratgias ecologicamente adequadas que sustentam o planeta.

A revoluo industrial proporcionou a nvel econmico melhores condies de vida levando a um aumento da populao e um desenvolvimento tecnolgico. O processo de industrializao, o consequente crescimento explosivo da populao e do desenvolvimento das actividades humanas contriburam de forma mais acentuada: - A poluio; (catstrofes naturais) - O consumo dos recursos do nosso planeta; (gua, energia e minerais) - A produo alimentar. ( Agricultura intensiva, esgotamento de solos e desflorestao) Os principais problemas ambientais diferem conforme desenvolvimentos das regies: Pases desenvolvidos: Contaminao das guas; Urbanizao intensa; Produo de resduos nocivos lanados no solo, no ar e na gua. Degradao das zonas costeiras.

Paises em desenvolvimento: Inundaes; Desertificao ; Desflorestao; Eroso e salinizao dos solos.

Modelos de desenvolvimento

A conscincia de que a populao, a poluio e a explorao dos recursos vai continuar a aumentar, o que originar um enorme desequilbrio entre ambiente, populao e desenvolvimento, no permitindo atingir nveis de vida satisfatrio (desenvolvimento sustentvel), levou criao de organizaes, programas e movimentos com o objetivo de mudar o nosso estilo de vida.

Adopo de medidas locais, regionais, nacionais e supranacionais com o objectivo de restabelecer o equilbrio entre crescimento econmico e componente ecolgica, ou seja, desenvolvimento sustentvel, inevitvel. O investimento em industrias e actividades menos intensivas em recursos naturais e menos poluentes; A aplicao dos princpios do utilizador-pagador e do poluidor-pagador, de modo a contabilizar os custos ambientais nos cursos de produo. O apoio crescente a actividades industrias que reduzam a produo de resduos e desenvolvam processos de reciclagem e reutilizao de materiais; Abandono das polticas exclusivamente baseadas no crescimento econmico; Cumprimento dos acordos internacionais e a integrao das questes ambientais nos debates no seio da OMC.

Contudo o ritmo de degradao continua a ser superior ao de regenerao, com o objetivo se adaptar rumo sustentabilidade, as estruturas do sistema mundial tero que: Melhorar a informao; Acelerar os tempos de reaco; Minimizar a utilizao dos recursos no renovveis; Utilizar todos os recursos com a mxima eficincia: Abrandar ou mesmo parar o crescimento exponencial da populao e a ocupao do espao pelas actividades humanas; Intensificar a cooperao internacional.

Estas alteraes implicam a aplicao de estratgias de desenvolvimento ecologicamente corretas: Da ao individual e coletiva de cada individuo; Do papel das empresas e de todos os agentes econmicos; Do papel do Estado e das polticas do ambiente; Do respeito pelos tratados e acordos internacionais; Do cumprimento dos caminhos traados pelas conferncias de Estocolmo (1972), de Rio de Janeiro (1992), de Quioto (1997) e de Joanesburgo (2002);

Da ao das organizaes nacionais e internacionais.

necessrio reafirmar a incapacidade dos atuais modelos de desenvolvimento para resolver o problema da pobreza, do desemprego e da insatisfao das necessidades no materiais. A soluo passar, com certeza, pela redistribuio mais equilibrada dos custos/benefcios e pelo modo como as populaes acedem aos recursos.

CONCLUSO

A conscincia dos perigos, ao longo das dcadas, alterou o sistema de valores, o estilo de vida da nossa sociedade aumentando o nmero de organizaes e programas com componente ecolgica. A redistribuio, de forma mais equilibrada dos custos e benefcios, a soluo para resolver o problema da pobreza, do desemprego e da insatisfao das necessidades da populao.

You might also like