You are on page 1of 7

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CVEL DA COMARCA........

...................... e seu marido ................., (qualificao), residente e domiciliado na Rua .... n ...., (qualificao), residente e domiciliado na Rua .... n ...., por si e representando seus filhos menores impberes .... e finalmente ...., (qualificao), residente e domiciliado na Rua .... n ...., no como se os demais brasileiros, vm, por seu advogado que esta subscreve, (conforme instrumento procuratrio incluso), com escritrio profissional na Rua.... n.... onde recebe notificaes e intimaes, propor a presente AO ORDINRIA DE NULIDADE DE TESTAMENTO, INVENTRIO, PARTILHA E OUTROS ATOS JURDICOS contra................................., (qualificao), residente e domiciliada na Rua .... n ...., o que fazem ante as razes de fato e de direito que, permissa venia, passam a aduzir:

I - OS FATOS 1.1 - A ...., tambm conhecido como ............. e .... (qualificao), contando .... anos de idade, "de passagem" pela Comarca de ...., no Tabelionato local, firmou escritura pblica de testamento, pela qual legava suplicada "o seu quinho disponvel e que recai sobre uma casa construda de madeira, pedra e cal, coberta de telhas, com um porto de ferro ao lado, sob n ...., antigo, e o respectivo terreno que mede .... metros e .... centmetros de frente, mais ou menos, por .... metros aproximadamente de fundos, medindo de testada nos fundos .... metros e .... centmetros, havida da Prefeitura Municipal de ...., conforme transcrio de n ...., a fls. .... do livro .... do Registro de Imveis do .... Distrito". 1.2 - A ...., no .... Tabelionato da Comarca de ...., testou em favor da suplicada "todos os mveis e utenslios que guarnecem a residncia do testador, a saber: um jogo de copa de sala, uma cristaleira, um balco, uma mesa e quatro cadeiras, um mesa redonda e duas cadeiras maiorzinha tranadas de palhinha, trs camas de solteiro, um guarda-roupa com trs portas, de solteiro dois guarda-roupas com uma porta, e mais um galpo existente no fundo do terreno." 1.3 - O testador nomeou testamenteiro o Dr. ...., advogado, residente e domiciliado na comarca

de ...., na Rua .... n ...., em ambos os pronunciamentos de ltima vontade. 1.4 - Quando testou em favor da requerida, o Sr. .... era vivo ...., atravs do prprio advogado a quem nomeou testamenteiro, requereu, juntamente com seu nico filho, ...., tambm conhecido por ...., o inventrio de sua consorte, ...., surpreendentemente processando no Juzo da Comarca de .... A ...., aps a lavratura dos testamentos referidos, foi lavrado o auto de partilha, sendo contemplados meeiro e herdeiro. 1.5 - Ocorre que o testador encontrava-se doente das faculdades mentais. E assim, o Consulado da Repblica Federal da .... em ...., pessoa jurdica de Direito Internacional Pblico reconhecida pela Repblica Federativa do ...., tomando conhecimento do lastimvel estado de tal pessoa, requereu ao Ministrio Pblico da Capital o processamento do necessrio pedido de interdio. Formalizado o pedido, foi este distribudo, processado e julgado procedente pelo Juiz de Direito da .... Vara Cvel da Comarca de ...., que declarou interdito o Sr. .... Foi nomeado curador do interditado o Sr. .... (qualificao), residente e domiciliado na comarca de ...., na Rua .... n ...., bairro .... 1.6 - O mesmo se deu ao nico filho do testador, .... ou .... Examinados pelo Departamento de Sade Mental da Secretaria de Sade Pblica do Estado do ...., apresentaram os ento interditandos anomalias diversas. Atestou o Dr. ...., diretor daquele rgo pblico, que ambos so destitudos da capacidade de auto manuteno, no possuindo condies para o trabalho e para os cuidados pessoais. Est indicado o asilamento de ambos, isto , a colocao em local onde recebem os cuidados que no podem suprir. 1.7 - Os processados tiveram incio em .... Encontravam-se j, pai e filho, face as providncias assistenciais da Comuna Evanglica de ...., internados no asilo de Velhos da Igreja de Confisso Luterana do .... 1.8 - Houve por bem o juiz presidente dos processados em nomear os especialistas .... e .... para a percia mdico-legal. E constatou-se ento que o testador portava sndrome demencial, e que h alguns anos vinha perdendo as faculdades mentais, com permanentes manifestaes de loucura, criando confuso no meio em que vivia.

Reconheceu-se pela percia a existncia da chamada "dana das artrias", que corresponde insuficincia cardiovascular, com vasos endurecidos e sinuosos. A arteriosclerose generalizada que portava o testador originou estado de descompensao fsica e decadncia do poder mental, em estado de demncia, com insuficincia do pensar, sobre o sentir e o querer, concluindo os peritos por no poder o ento interditando por si s reger sua pessoa e administrar seus bens. O indigitado filho do testador, igualmente, foi interditado, eis que sofria de males congnitos e hereditrios. 1.9 - Vindo o testador a falecer, a .... (o filho falecera meses antes), pronunciou-se nos autos de interdio o curador ...., que afirmou ter sido a receita e despesa administrativa pela requerida, com a qual nunca pode se entender, portanto ela pessoa idosa, de pouca instruo e impermevel a conselhos ou opinies de terceiros (sic). 1.10 - Requereu ento, no Juzo da Comarca da Capital, a requerida, a inscrio e registro do testamento. O feito foi processado na .... Vara Cvel, sob o n.... No final do ano passado, intentou a requerida, o inventrio competente, que tramita na mesma Vara. 1.11 - Nesse ltimo feito os peticionrios ingressaram, remetendo o Dr. Juiz de Direito as partes para as vias ordinrias, dada a complexidade da matria (documentos inclusos, comprobatrios de todo o alegado).

II - AS NULIDADES 2.1 - Tais atos jurdicos esto irremediavelmente nulos. E isso porque: a) As testemunhas referidas no instrumento pblico de testamento passado no Tabelionato de .... no compareceram em Cartrio. Se alguma delas l esteve, no assistiu a toda a leitura do ato. E finalmente uma delas nem sequer assinou o livro.

Constata-se facilmente a veracidade das alegaes. Consta do corpo do documento que, as testemunhas que com o testador estiveram presentes a todo o ato, desde o incio at o encerramento, so: ...., (qualificao), advogado, ...., (qualificao), serventurio da Justia aposentado, ...., (qualificao), ...., (qualificao) e ...., (qualificao), advogado, todos residentes e domiciliados na Comarca de .... A inclusa xerocpia fornecida e autenticada pelo prprio Tabelio, demonstra inequivocamente que ...., terceira das cincos pessoas que solenemente deveriam ter presenciado todo o ato, no assinou o livro do notrio. Absurdamente consta do livro a anotao "....", a lpis, ao lado das assinaturas das demais testemunhas, como a indicar que tal pessoa deveria oportunamente colocar sua assinatura. Surpreendentemente consta a assinatura doutra pessoa, ...., entre as testemunhas .... b) O prprio Dr. ...., como testamenteiro, no poderia acumular a figura de testemunha, eis que a lei considera estas como essenciais ao ato, "ad-solenitatum". E o testamenteiro, por receber a vintena, ou to somente por esta ter direito, um interessado! c) O inventrio de ...., ex-radice, igualmente est eivado de nulidades. Reconhecido o mal do filho do ento inventariante, necessria se tornava a presena do Curador (Ministrio Pblico). Diga-se, de passagem, que o segundo dos testamentos refere-se expressamente doena do filho do testador. 2.2 - Prev o Cdigo Civil: Art. 1.632: So requisitos essenciais do testamento pblico: "I - que seja escrito por oficial pblico em seu livro de notas, de acordo com o ditado ou as declaraes do testador, em presena de cinco testemunhas; II - que as testemunhas assistam a todo o ato; III - que depois de escrito seja lido pelo oficial na presena do testador e das testemunhas, ou pelo testador se o quiser, na presena destas e do oficial;

IV - que em seguida leitura seja o ato assinado pelo testador, pelas testemunhas e pelo oficial." O mesmo diploma legal, art. 145, reza: " nulo o ato jurdico: I - quando praticado por pessoa absolutamente incapaz; II - quando for ilcito, ou impossvel o seu objeto; III - quando no revestir a forma prescrita em lei; IV - quando for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; V - quando a lei taxativamente o declarar nulo ou lhe negar efeito." 2.3 - Prev ainda a lei substantiva civil ptria a anulabilidade de atos jurdicos quando da ocorrncia de vcio resultante de dolo, erro, coao, simulao ou fraude. Dispe ainda o Cdigo Civil como invlido o ato que deixar de revestir a forma especial determinada em lei (art. 130) e considera absolutamente incapaz ao exerccio pessoal de atos da vida civil o louco de gnero. (art. 5)

III - CAPTAO E M-F 3.1 - Indubitavelmente obrou a suplicada de m-f, procurando captar a vontade de forma expressa, do doente testador. Era este portador de arteriosclerose, o que nulifica o ato (Revista Forense, vol. 111, pg. 464). O testamento foi lavrado em favor da concubina, segundo o texto -inobstante no entenderem os peticionrios como a relao porventura vivida entre testador e suplicada - HUC, em "Comentrios", volume VI, pg. 74, ensina que o concubinato, se no mais em si mesmo uma causa de anulao das liberalidades entre vivos ou testamentrias, poder entretanto, ser considerado como um elemento de captao - citado pelo professor VICENTE RAO. 3.2 - A documentao inclusa deixa, incontestavelmente provada, a captao efetuada.

O segundo dos testamentos o de .... e cuja a execuo no se requereu jamais - visava, em verdade, a obteno por parte da suplicada da penso mensal recebida pelo testador do Governo da Repblica da .... E tanto que alude ao filho do testador como incapaz! 3.3 - Era ainda o testador portador de neurose de guerra. A certido de bito deste considera a arteriosclerose como causa mortis. A m f campeou em todos os atos. Inslito, por exemplo, o fato do testamenteiro, na qualidade de requerido, mais de um ano aps o falecimento de seus constituintes e em nome destes, a retificao do inventrio de ....

IV - LEGITIMIDADE ATIVA 4.1 - Conforme se depreende da inclusa documentao, o testador era filho de .... e .... Foi casado com ...., de cuja unio resultou o insano .... Os pais do testador tiveram outro filho, ...., que foi casado com .... Ambos eram naturais da ...., e so falecidos. 4.2 - ...., irmo do testador, teve .... filhos: .... Esta ltima deixou uma filha ...., que com seu marido .... integra o rol de peticionrios - e ...., tambm falecido. 4.3 - .... viva do ltimo dos nomeados. De conseqncia, ...., sua(s) filha(s), tambm partes legtimas ativas. 4.4 - Consequentemente, o testador .... deixou herdeiros colaterais, os peticionrios. Na ordem estabelecida no prembulo, so destes sobrinhos em segundo grau, sobrinhos em terceiro grau e sobrinho em primeiro grau.

V - O REQUERIMENTO O escopo precpuo desta ao a declarao de nulidade do testamento j inscrito e

registrado, do testamento esquecido e lavrado no .... Tabelionato da comarca de ...., do inventrio de ...., alm da suspenso imediata do inventrio requerido junto ao Juzo da .... Vara Cvel da .... Assim, requerem os peticionrios a expedio de mandado citatrio ...., antes qualificada, para que esta, querendo e no prazo legal, venha contestar a presente Ao Ordinria de Nulidade de Testamento, Inventrio, Partilha e Outros Atos Jurdicos, que afinal dever ser julgada procedente, para os efeitos requeridos, condenada a requerida ao pagamento de custas processuais, despesas oriundas com a preparao desta, honorrios advocatcios que V. Exa. arbitrar e demais cominaes de direito. Requerem ainda a expedio de ofcio ao M.M Dr. Juiz de Direito da .... Vara Cvel da cidade de ...., para que determine o sobrestamento do inventrio supra aludido, eis que todos os bens arrolados tornaram-se litigiosos, e ao Sr. Oficial do .... Registro de Imveis da Comarca de .... para que no proceda qualquer outro registro, seja transcries, inscries ou averbaes decorrentes de atos jurdicos formalizveis eventualmente em razo do testamento "sub judice". Protestam provar o alegado, em complementao e se necessrio, pelos meios em direito admitidos, no abdicando de nenhum deles, por mais especial que seja, inclusive periciais, testemunhais e juntada de novos documentos. D-se causa o valor de R$ .... (....). Nestes Termos Pede Deferimento ...., .... de .... de .... ....................... ADVOGADO OAB/....

You might also like