You are on page 1of 11

Plano de Aula

rea: Teoria do conhecimento Histria da Filosofia: Filosofia Contempornea. Interdisciplinaridade: Filosofia da Arte, Filosofia da Linguagem, tica e Psicologia da forma (Gestalt).

Objetivos: Fazer compreender o esforo filosfico da corrente fenomenolgica em repensar os fundamentos da racionalidade, retomando a clssica questo da relao sujeito-objeto, colocada desde o idealismo cartesiano na teoria do conhecimento, da qual manifesta e preserva o dualismo psicofsico da separao corpo-alma. Secundrio: Processo de sacralizao e profanao do corpo separao e integrao corpo-conscincia.

Metodologia:

Retomar de maneira linear a manifestao do corpo na histria da Filosofia mostrando aos alunos como o homem sempre teve dificuldades em ver claramente e sem preconceitos o seu prprio corpo. De maneira geral sempre houve na histria da filosofia uma tendncia em explicar o homem no como uma unidade, mas composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo (matria) e a alma (conscincia), da qual chamamos dualismo psicofsico. Essa dicotomia corpo-consciencia j aparece no pensamento grego no sculo V A.C, com a idia de que a alma antes de receber o corpo vive na contemplao, imaculando a idia de pureza e perfeio. Depois da unio da alma e corpo,

todo drama humano consiste, para Plato, por exemplo, na tentativa de domnio da alma sobre as vontades do corpo. No perodo do final da antiguidade com as diversas invases e destruies fazem surgir interpretaes pessimistas em relao s aes do homem, surge s manifestaes moralistas que pregavam a busca da perfeio se afastando da fonte de todos os pecados a vida mundana (o mundo, natureza). Partindo do principio de que o corpo sinal de pecado e corpo inicia seu mais longo e doloroso perodo flagelos, suplcios e tortura moral A filosofia cartesiana contribui para nova abordagem a respeito do corpo, Descarte inicia um processo de dvida metdica, considerando que o homem constitudo de duas diferentes substancias a pensante e a extensa de natureza material. Tal posicionamento determina a nova viso do corpo diferente da posio inicial, pois agora ele corpo-objeto, associado idia mecanicista do homem mquina. A posio da fenomenologia insiste na radicalizao do inicio do saber- quer superar no apenas a dicotomia corpo-alma como tambm conscincia-objeto e homem-mundo. Se o corpo no mais uma coisa, nem obstculo ele se torna parte integrante da totalidade do ser humano, meu corpo no a coisa que tenho, eu sou meu corpo ao estabelecer contato com outras pessoas, eu me mostro pelos gestos, mmicas, olhares MOVIMENTO ou seja, o corpo mais que manifestao ele expresso, movimento, forma, vontade, inteno. Assim a fenomenologia surge como Tratado cientfico sobre a

descrio e classificao dos fenmenos, que se prope a ser uma cincia do subjetivo, dos fenmenos e dos objetos como objetos. Fenomenologia deriva das palavras gregas phainesthai que significa aquilo que se mostra, e logos que significa estudo, sendo etimologicamento ento "o estudo do que se mostra".

Na filosofia de Edmund Husserl o mtodo de apreenso da essncia absoluta das coisas. A fenomenologia tem como objeto de estudo o prprio fenmeno, isto , as coisas em si mesmas e no o que dito sobre elas, assim sendo a investigao fenomenolgica busca a conscincia do sujeito atravs da expresso das suas experincias internas. A fenomenologia busca a interpretao do mundo atravs da conscincia do sujeito formulada com base em suas experincias. O mtodo fenomenolgico consiste em mostrar o que apresentado e esclarecer este fenmeno. Para a fenomenologia um objeto como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como para o sujeito e sem interferncia de qualquer regra de observao cabendo a abstrao da realidade e perda de parte do que real, pois tendo como objeto de estudo o fenmeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensao, uma recordao, enfim, tudo tem que ser estudado tal como para o espectador.

Programao: 1 Aula

Titulo: O corpo e sua histria.


Apresentao sumria pela histria da filosofia da relao corpo-alma. Utilizando-se dos textos; Plato, sobre escravido evidenciando o uso do corpo material e no pensante. E ainda em Foucault fazer panorama dos perodos dos suplcios tendo em vista trabalhar fundamentos da docializao, sacralizao e punio do corpo at a contemporaneidade. Estratgia disciplinar na sociedade produtiva no interior da escola (Michel Foucault Vigiar e Punir/corpos dceis). Estratgias de dominao do corpo da criana - proibio de expressar-se livremente atravs do recurso mais significativo de seu desenvolvimento: a brincadeira. Compreender: preocupar com o percurso histrico da escola, com os mecanismos de produo de verdades e com as relaes de poder-saber, elementos micropolticas organizados que nem sempre se fazem ver com nitidez (ver e falar).

Processo de controle - disciplinamento do corpo infantil pela instituio do educativa poder da associado sociedade aos mecanismos das estruturas capitalista ocidental

supervaloriza a cognio em detrimento aspectos sensoriais. Segunda metade do XVIII - higiene pblica e medicina social (campanhas de vacinas, epidemias, seguridade).

Sculo XIX - re-inscrito um quadro geral que Foucault chama de bio-poltica. Em nome da sade e do progresso - o poder mdico passa a determinar quais os espaos de vida da populao, definindo as normas a serem seguidas para a manuteno da sade de seus corpos. Nas sociedades de controle, no h energia a extrair, seno informao a circular. Uma preocupao com trs campos: o asseio, a diettica e a cultura fsica. Final do sculo XX - generalizao de atividades fsicas, tendo como fim o prprio corpo: sua aparncia, seu bem estar, sua realizao... Os indivduos precisam se espelhar nos outros (estrelas, atletas, homens polticos ) que vivem em seu lugar. Anos 60-70 surge um movimento que abarca no s artistas, mas toda a juventude que experimenta um outro modo de vida - contracultura.

2 Aula. Ttulo: Fenomenologia como reinicio da fundamentao do conhecimento do homem-mundo. Nesta aula problematizar a crtica ao positivismo e o surgimento do olhar humano para a prpria cincia humana. Propondo a superao da dicotomia corpo-alma, utilizando de algumas partes da obra fenomenologia da percepo (Paginas
18- 103- 78-77. 205. 276)-

Merleau-Ponty onde evidencia que conhecer o mundo visualmente uma


operao do olhar e das movimentaes que o ser faz no mundo vida. Ainda

Contedo: 1 Aula Texto complementar- O mito do Caverna livro VII de A repblica.

2Aula - textos

O que a fenomenologia? Pode parecer estranho que ainda se precise colocar essa questo meio sculo depois dos primeiros trabalhos de Husserl. Todavia, ela est longe de estar resolvida. A fenomenologia o estudo das essncias, e todos os problemas, segundo ela, resumem-se em definir essncias: a essncia da percepo, a essncia da conscincia, por exemplo. Mas a fenomenologia tambm uma filosofia que repe as essncias na existncia, e no pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra maneira seno a partir de sua "facticidade". Prefcio pg. 1 Fenomenologia da Percepo, Merleau-Ponty.

A cincia no tem e no ter jamais o mesmo sentido de ser que o mundo percebido, pela simples razo de que ela uma determinao ou uma explicao dele. Eu sou no um "ser vivo" ou mesmo um "homem" ou mesmo "uma conscincia", com todos os caracteres que a zoologia, a anatomia social ou a psicologia indutiva reconhecem a esses produtos da natureza ou da histria eu sou a fonte absoluta; minha experincia no provm de meus antecedentes, de meu ambiente fsico e social, ela caminha em direo a eles e os sustenta, pois sou eu quem faz ser para mim (e, portanto ser no nico sentido que a palavra possa ter para mim) essa tradio que escolho retomar ... Prefcio pg. 3 Fenomenologia da Percepo, Merleau-Ponty.

Assim como a compreenso, a crtica dever ser encaminhada em todos os planos e, bem entendido, no poderemos contentar-nos, para refutar uma doutrina, em lig-la a tal acidente da vida do autor: ela significa para, alm disso, e no existe acidente puro na existncia nem na coexistncia, j que uma e outra assimilam os acasos para formar com eles a razo. Enfim, assim como indivisvel no presente, a histria o na sucesso. Em relao s suas dimenses fundamentais, todos os perodos histricos aparecem como manifestaes de uma nica existncia ou episdios de um nico drama do qual no sabem Se tem um desenlace. Porque estamos no mundo, estamos condenados ao sentido, e no podemos fazer nada nem dizer nada que no adquira um nome na histria. Pgina 18 -

A Gestalttheorie faz compreender que a percepo da posio dos objetos no passa pelo meandro de uma conscincia expressa do corpo: em nenhum momento eu sei que as imagens permaneceram imveis na retina, eu vejo diretamente a imagem se deslocar para a esquerda. Mas a conscincia no se limita a receber um fenmeno ilusrio inteiramente acabado que causas fisiolgicas fora dela engendrariam. Para que a iluso se produza, preciso que o paciente tenha tido a inteno de olhar para a esquerda, e que tenha pensado mover seu olho. A iluso sobre o corpo prprio acarreta a

aparncia do movimento no objeto. Os movimentos do corpo prprio so naturalmente investidos de certa significao perceptiva, eles formam, com os fenmenos exteriores, um sistema to bem ligado que a percepo externa "leva em conta" o deslocamento dos rgos perceptivos, encontra neles, seno a explicao expressa, pelo menos o motivo das mudanas que intervieram no espetculo, e assim pode compreend-las imediatamente. Quando tenho a inteno de olhar para a esquerda, este movimento do olhar traz nele, como sua traduo natural, uma oscilao do campo visual: os objetos permanecem no seu lugar, mas depois de terem vibrado por um instante. Essa conseqncia no aprendida, ela faz parte das montagens naturais do sujeito psicofsico, ela ns o veremos, um anexo de nosso ' 'esquema corporal", a significao imanente de um deslocamento do "olhar".

Os PREJUZOS CLSSICOS E O RETORNO AOS FENMENOS, P. 78-79

Ver um objeto ou possu-lo margem do campo visual e poder fix-lo, ou ento corresponder efetivamente a essa solicitao, fixando-o. Quando eu o fixo, ancoro-me nele, mas esta "parada" do olhar apenas uma modalidade de seu movimento: continuo no interior de um objeto a explorao que, h pouco, sobrevoava-os a todos, com um nico movimento fecho a paisagem e abro o objeto. As duas operaes no coincidem por acaso: no so as contingncias de minha organizao corporal, por exemplo, a estrutura de minha retina, que me obrigam a ver obscuramente a circunvizinhana se quero ver claramente o objeto. Mesmo se eu nada soubesse de cones e de bastonetes, conceberia que necessrio adormecer a circunvizinhana para ver melhor o objeto, e perder em fundo o que se ganha em figura, porque olhar o objeto entranhar- se nele, e porque os objetos formam um sistema em que ura no pode se mostrar sem esconder outros. Mais precisamente, o horizonte interior de um objeto no pode se tornar objeto sem que os objetos circundantes se tornem horizonte, e a viso um ato com duas faces. Pois no identifico o objeto detalhado que agora tenho com aquele sobre o qual meu olhar h pouco deslizava, comparando expressamente estes detalhes com uma recordao da primeira viso de conjunto. Quando, em um filme, a cmera se dirige a um objeto e aproxima- se dele para apresent-lo a ns em primeiro plano, podemos muito bem lembrar-nos de que se trata do cinzeiro ou da mo de um

personagem, ns no o identificamos efetivamente. Isso ocorre porque a tela no tem horizontes. Na viso, ao contrrio, apoio meu olhar em um fragmento da paisagem, ele se anima e se desdobra, os outros objetos recuam para a margem e adormecem, mas no deixam de estar ali. O corpo pgina 104

Atividades e Avaliaes: Durantes as duas aulas conduzir um debate dos alunos entre si, com as necessrias interferncias de direcionamento para o contedo trabalhado, a fim de lhes conscientizarem sobre posicionamento da teoria do conhecimento em relao ao sujeito e ainda a manuteno do ser humano em processo de integrao psicofsica.

Levantamentos: Posio platnica em relao ao corpo; Punio do corpo na idade mdia; O que significa dizer que o homem sente-age-quer-pensa O corpo no coisa, nem obstculo, mas parte integrante a totalidade do ser humano. O que quer dizer

Imagens para relaes da Gestalt com a Fenomenologia

Bibliografia
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepo 2 edio, Ed. Martins fontes, So Paulo, 1999.

Filosofando Introduo Filosofia Maria Graa Aranha, Maria Helena Pires Martins, Ed. Moderna, So Paulo, 2 1993. Fundamentos da Filosofia Histria e grandes temas Gilberto Cotrim, Ed. Saraiva 16ed. 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Esp. Questes Filosficas Fundamentais e Ensino de Filosofia Disciplina: Questes Filosficas Filosofia Contempornea Prof. Dr. Fbio Di Clemente

Plano de Aula

O objeto objeto de uma lado a outro e a conscincia, conscincia de um lado a outro.


Merleau-Ponty, Fenomenologia da percepo, p.208

Caroline Christine Garcia do Nascimento Cuiab, Fevereiro de 2011

You might also like