You are on page 1of 32

Decreto 8.046 de 25 de agosto de 1.

988 Estabelece condies de uso e ocupao do solo para o Bairro de So Conrado, situado na VI Regio Administrativa - Lagoa, e d outras providncias. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, e tendo em vista o que consta do processo n 14/1.178/88 DECRETA: Art. 1 - As condies de uso e ocupao do solo para o Bairro de So Conrado, 15 UEP, situado na VI Regio Administrativa - Lagoa, so as estabelecidas no presente Decreto CAPTULO I DIVISO E DELIMITAO DAS ZONAS Art. 2 - O Bairro de So Conrado fica dividido na seguintes zonas: Zona Residencial Unifamiliar - ZRU Zona Turstica - ZT Zona Comercial 1 - ZC 1 Zona Comercial 2 - ZC 2 Zona Especial I - ZE 1 Zona Especial 10 - ZE 10 (O Decreto 8292 de 27 de dezembro de 1988 deu ao art.3 a seguinte redao): Art. 3 - Para efeito de proteo das edificaes e locais de interesse para preservao do patrimnio cultural do bairro, ficam estabelecidas duas reas de Interesse Cultural delimitadas no Anexo I e descritas no Anexo II . Art. 4 - As zonas a que se refere o art. 2 esto delimitadas no mapa de zoneamento (Anexo I ) e descritas no Anexo II deste Decreto. CAPTULO II PARCELAMENTO DA TERRA Art. 5 - No Bairro de So Conrado no permitido loteamento ou arruamento de iniciativa particular, tolerando-se o desmembramento em lotes com testada para logradouros existentes obedecendo as seguintes condies: I - Na Zona Residencial Unifamiliar (ZRU): 1 - Na rea situada abaixo da cota 20m (vinte metros) permitido o desmembramento em lotes com testada mnima de 15m (quinze metros) e rea mnima de 600m2 (seiscentos metros quadrados); 2 - Na rea situada entre a cota 20m (vinte metros) e a cota 80 (oitenta metros) permitido o desmembramento em lotes com testada mnima de 20m (vinte metros) e rea mnima de1.000m2 (mil metros quadrados). II - Nas Zonas Comerciais 1 e 2 (ZC 1 e ZC 2) permitido o desmembramento em lotes com testada mnima de 15m (quinze metros) e rea mnima de 600m2(seiscentos metros quadrados); III - Na Zona Turstica (ZT) permitido o desmembramento em lotes com testada mnima de 30m (trinta metros) e rea mnima de 1.500m2 (um mil e quinhentos metros quadrados). 1 - Excetua-se das situaes previstas no inciso III deste artigo, a quadra limitada pela Auto Estrada Lagoa- Barra, a Rua Jos Tjurs e a Avenida Prefeito Mendes de Morais, onde no permitido o desmembramento.

2 - permitido o remembramento de lotes existentes mesmo que o lote resultante possua rea inferior ao limite mnimo exigido para a zona em que o mesmo se encontre. CAPTULO III USOS E ATIVIDADES Art. 6 - O uso residencial permitido em todas as zonas. Art. 7 - Hotel, Hotel-Residncia e Shopping Center so permitidos na Zona Turstica (ZT). Pargrafo nico - Excetua-se do disposto no caput deste artigo com relao a Shopping Center, a quadra compreendida pela Avenida Prefeito Mendes de Morais, Rua Jos Tjurs e Auto Estrada Lagoa-Barra. Art. 8 - Os demais usos e atividades no residenciais permitidos so os relacionados no Anexo III deste Decreto obedecido o disposto nos Anexos V e VI. 1 - Ser permitida a combinao de atividade entre grandes grupamentos, classes e gneros, desde que sejam obedecidas as condies de edificao de cada uma das atividades e sua necessria compatibizao com o zoneamento, e quando for o caso, com legislao especfica; 2 - Ser permitida a combinao de duas ou mais formas de exerccio de uma mesma atividade, desde que sejam atendidas as disposies legais referentes a cada uma delas; 3 - Excetua-se do disposto no Anexo III deste Decreto, o trecho da Estrada da Gvea compreendido entre o n 820 e a Estrada das Canoas onde no permitida a instalao de restaurante. Art. 9 - Os usos e atividades no residenciais permitidos na Zona Turstica (ZT) sero admitidos somente quando ligados diretamente s dependncias de hotel. Art. 10 - Na rea de Interesse Cultural, alm do uso residencial unifamiliar so permitidos os seguintes usos: . Biblioteca . Museu . Teatro . Cinema . Auditrio, sala de espetculos . Sala de vdeo . Casa de festas . Restaurante . Restaurante com pista e/ou palco . Uisqueria e similares . Buffet e organizao de festas . Galeria de arte . Leiles . Antiqurio . Livraria . Produo e promoo no setor de diverses Art. 11 - Os usos especiais relacionados no Anexo IV deste Decreto tero sua aprovao condicionada ao prvio estudo de avaliao dos impactos ambientais causados sobre o sistema virio e a vizinhana e a prvia discusso entre o rgo municipal competente e o Conselho Governo - Comunidade.

Art. 12 - A rea ocupada pelo Gvea Golf Club fica com o uso atual consagrado, no podendo ser alterada sua destinao, salvo para atividades esportivas, recreativas, culturais e de lazer. Pargrafo nico - A rea do Campo de Golfe fica considerada "non aedificandi". Art. 13 - A locao de veculos somente ser permitida quando ficar comprovada a existncia no local de espao para estacionamento ou guarda destes veculos, vedada a utilizao da via pblica para este fim. Art. 14 - A atividade de venda de imveis (lotes, reas, glebas, edificaes, casas, apartamentos, lojas e salas comerciais), em carter temporrio (stand de vendas) no prprio local da obra permitida a ttulo precrio, por prazo superior ao da licena da obra, em instalaes provisrias. Art. 15 - A indstria de construo civil, de durao limitada face necessidade de se instalar no prprio local da obra pelo espao de tempo de sua durao, permitida em qualquer zona. Art. 16 - Posto de abastecimento e posto de servio obedecero ao disposto no Decreto n 1.601 de 21 de junho de 1978. Art. 17 - O comrcio varejista de gs liqefeito de petrleo permitido, obedecendo ao disposto no Decreto "E" n 6.027 de 02 de fevereiro de 1973, somente no que se refere a ponto de distribuio do tipo A. Art. 18 - Os usos e atividades no permitidos por este Decreto, so considerados no conforme" nos termos do art. 13 da Lei n 1.574 de 11 de dezembro de 1967, admitindo-se apenas a prorrogao de alvars de localizao para a mesma categoria e mesmo local. CAPTULO IV CONDIES DAS EDIFICAES Seo 1 - Disposies Gerais Art. 19 - Nos lotes com testada para logradouros includos nas seguintes condies: 1 - que constituam limite de zonas, estando os dois lados includos na mesma zona; 2 - que pertenam a zonas diversas; 3 - que permitam condies de uso e aproveitamento diferentes, as disposies pertinentes a cada logradouro sero aplicadas a uma faixa de 40m (quarenta metros) de profundidade contados a partir do alinhamento ou a metade da largura da quadra quando esta largura for menor que 80m (oitenta metros). 1 - O disposto no caput deste artigo se extende a todos os lotes contidos na referida faixa mesmo que estes no possuam testada para logradouro em questo. (Fig. N 1) 2 - Excetuam-se das situaes previstas no caput deste artigo, os lotes situados em quadras com largura inferior a 80m (oitenta metros), com testada para mais de um logradouro, cuja rea contida na faixa de 40m (quarenta metros) a que se refere este artigo, for igual ou superior a 80%. da rea total do lote, situao em que podero ser aplicadas as disposies referentes ao logradouro hierarquicamente superior, desde que todos os acessos se faam por aquele logradouro. (Fig. n 1)

1) LOTES INCLUDOS NO TRECHO DA QUADRA COM PROFUNDIDADE IGUAL OU SUPERIOR A 80,00m: As condies do logradouro "A" so permitidas at 40,00m do alinhamento. 2) LOTES INCLUDOS NO TRECHO DA QUADRA COM PROFUNDIDADE INFERIOR A 80,00m: As condies do logradouro so permitidas at a metade da quadra. 3) LOTES COM FRENTE PARA 2 LOGRADOUROS EM TRECHOS DE QUADRA COM PROFUNDIDADE INFERIOR A 80,00m: a) Quando 80% da rea do lote no estiver dentro dos 40,00m, as condies do logradouro so extensivas at a metade da quadra, desde que o acesso seja para este logradouro. b) Quando 80% da rea do lote estiver includa nos 40,00m as condies do logradouro so extensivas at os 40,00m desde que o acesso seja para este logradouro. 3 - permitida a utilizao na rea do lote que exceder a faixa de 40,00m (quarenta metros) a que se refere este artigo, desde que obedecidas as disposies comuns aos logradouros ou zonas em questo. Art. 20 - Lojas ou pavimentos com lojas sero permitidos apenas em edificaes com frente para logradouro pblico. Art. 21 - Em ZC-1 e ZC-2, as lojas devero ser projetadas apenas no pavimento trreo. Art. 22 - Em Zona Turstica (ZT), no caso de Shopping Center, sero permitidos at 3 pavimentos com lojas. Art. 23 - O pavimento trreo com lojas no poder ter galerias (circulaes) que apresentem pontos de seu eixo distantes mais de 50,00m (cinqenta metros) de sua entrada localizada na fachada voltada para o logradouro. 1 - Quando houver mais de uma entrada pelo mesmo logradouro ou por logradouros diferentes, basta que o limite mximo de 50,00m (cinqenta metros) seja observado em relao a apenas um das entradas. 2 - Quando a extenso necessria para uma galeria ligar dois logradouros e for superior a 100,00m (cem metros), esta galeria poder apresentar pontos de seu eixo distante mais de 50,00m (cinqenta metros) de qualquer das entradas. Art. 24 - Nos pavimentos em subsolo apenas podero estar localizadas as reas de estacionamento e dependncias de servio em edificaes destinadas a hotel. Art. 25 - No pavimento trreo das edificaes residenciais multifamiliares ou mistas so permitidos simultaneamente as reas de estacionamento e guarda de veculos, portaria, elementos de circulao, locais para medidores de fora, luz e gs, local centralizado para coleta de lixo, local para bombas, compartimento destinado a administrao, rea de recreao, dependncias de zelador, unidades habitacionais e comerciais. Art. 26 - permitido o aproveitamento da cobertura do ltimo pavimento das edificaes como terrao de uso comum ou como dependncias das unidades do pavimento imediatamente inferior, desde que a rea construda no exceda a 50% da rea daquele pavimento.

Seo 2 - Afastamento Subseo 2.1 - Afastamento Frontal Art. 27 - A edificao ter afastamento frontal mnimo obrigatrio em relao ao alinhamento do lote, conforme o estabelecido para cada zona no Anexo VII deste Decreto. 1 - Em lotes localizados em ZT com testada para mais de um logradouro, mantido o afastamento frontal obrigatrio do logradouro por onde se d o acesso principal, ser permitida a reduo de afastamento frontal nos demais logradouros para 5m (cinco metros) em edificaes destinadas a Shopping Center e no pavimento trreo de edificaes destinadas a hotel. 2 - No lote com testada para a Rua Jos Tjurs, o disposto no caput deste artigo e em seu pargrafo 1 aplica-se ao pavimento trreo, devendo a lmina da edificao estar afastada no mnimo 30m (trinta metros) em relao ao alinhamento, ter sua maior dimenso paralela a este logradouro, podendo esta lmina ser edificada at uma profundidade de 60m (sessenta metros) do referido alinhamento. Art. 28 - Nas faixas de afastamento frontal mnimo obrigatrio a que se refere o art. 27, sero permitidos: I - Rampas ou escadas para acesso de pedestres, assentes no terreno natural; II - Rampa para acesso de veculos, assente no terreno natural a partir de uma faixa plana, para segurana de pedestres, ao nvel do logradouro, com extenso mnima de 5,00m (cinco metros), na direo do fluxo do acesso; III - Passarelas horizontais para acesso de pedestres e veculos, quando o nvel do terreno for mais baixo que o do nvel do logradouro; IV - Jardins, inclusive com espelho de gua complementares prgolas e caramanches; V- Rampas, escadas e torres de elevadores, inclusive os respectivos "halls" de acesso, entre o nvel do logradouro e o do terreno, quando por acidente deste, as edificaes s puderem ser feitas em nvel muito superior ao do logradouro, e desde que comprovadamente necessrios; as rampas para veculos tero o seu incio a partir de uma faixa plana nas mesmas condies indicadas no inciso II; VI - Garagens, obedecendo ao pargrafo nico do artigo 60; VII - Coberturas removveis, de acordo com o artigo 82; VIII - Muros, cercas, gradis e outros tipos de fechamento, no alinhamento do logradouro; IX - Piscinas, complemento de edificao residencial unifamiliar, nica no lote. 1 - A rampa para acesso de veculos, no caso de edificaes residenciais unifamiliares, poder ficar situada no afastamento frontal mnimo, dispensando-se as condies previstas nos incisos II e III deste artigo; 2 - A passarela para acesso de pedestres, previstas no inciso III deste artigo, no caso de edificaes residenciais unifamiliares, poder ter o piso rampado, desde que a sua inclinao no exceda a relao de altura para comprimento de 1:8. Subseo 2.2 - Afastamentos Laterais e de Fundos (O Decreto 8161 de 26 de outubro de 1988 deu ao art. 29 a seguinte redao): Art. 29 - Os afastamentos mnimos obrigatrios, laterais e de fundos da edificao sero iguais a 1/5 (um quinto) da sua altura, no podendo ser inferior a 2,50m (dois metros a cinqenta centmetros), haja ou no abertura de vos, excetuando-se os casos includos nos artigos 30 e 31. 1 - No so permitidas edificaes no afastadas das divisas. 2 - Excetuam-se das condies previstas no caput e no 1 deste artigo as edculas em unidade residencial unifamiliar.

Art. 30 - Nas edificaes em terrenos em aclive ou declive com inclinao superior a 20%, os afastamentos mnimos laterais e de fundos sero iguais a 1/3 da maior altura do plano da fachada, medida em relao a divisa do lote para a qual esteja voltada no podendo ser inferior a 1,50m (um metro e cinqenta centmetros). 1 - No sero computados na altura os pavimentos recuados mais de 3m (trs metros) em relao ao plano da fachada mais prximo da divisa do terreno; 2 - No sero permitidas varandas balanceadas sobre os afastamentos; 3 - Para efeito de clculo do afastamento, ser computada a altura do pavimento onde se encontrem varandas que forem balanceadas sobre os 3m (trs metros), e recuo do segundo plano da fachada. (Fig. n 2) Art. 31 - As edificaes destinadas a Shopping Center e os pavimentos trreos das edificaes quando destinados a lojas em ZC 1 a ZC 2, ou quando destinados a dependncias de hotel em ZT, no esto sujeitos aos afastamentos laterais e de fundos a que se refere o artigo 29, obedecendo ao afastamento frontal mnimo obrigatrio. Subseo 2.3 - Afastamento entre Edificaes Art. 32 - O afastamento mnimo entre duas ou mais edificaes no mesmo lote ou entre as lminas de uma mesma edificao ser igual ao somatrio dos afastamentos laterais mnimos exigidos para cada uma delas, conforme o artigo 29. Art.30 e 36

Subseo 2.4 - Disposies Gerais Art. 33 - As reas geradas pelos afastamentos laterais e de fundos exigidos para as edificaes so consideradas "non aedificandi", no podendo ser usadas para efeito de ventilao e iluminao de edificao nos terrenos vizinhos. Art. 34 - Os afastamentos mnimos frontais das divisas laterais, e entre edificaes, exigidos por este decreto sero observados em toda a altura da edificao e na extenso das respectivas fachadas, havendo ou no abertura de vos, ressalvado o disposto no RCE, aprovado pelo Decreto "E" n 3.800/70 com nova redao dada pelo Decreto n 7.570 de 15 de abril de 1.988 com relao a varandas e sacadas e excetuando-se os casos previstos no artigo 31. Seo 3 - Alturas Art. 35 - A altura mxima e o nmero mximo de pavimentos das edificaes, qualquer que seja sua natureza, so estabelecidas para cada zona e obedecero o disposto no Anexo VII deste Decreto.

I - A altura mxima inclui todos os elementos construtivos da edificao situados acima do nvel do meio-fio do logradouro e ser medida a partir do ponto mdio da testada do lote; excetuando-se o disposto no 1 do artigo30. II - Os pavimentos destinados a garagem em subsolo, no sero computados para efeito de nmero mximo de pavimentos. Art. 36 - No caso de terrenos em aclive ou declive, com inclinao superior a 20%, a altura das edificaes ser limitada pelas seguintes condies: 1 - Nenhum elemento da edificao poder ultrapassar a altura de 11,00m (onze metros) em relao ao nvel natural do terreno. 2 - Nos lotes em declive em relao ao logradouro permitido somente um pavimento acima do nvel do meio-fio; 3 - O nmero de pavimentos no limitado, desde que em nenhum ponto a edificao tenha mais de 3 (trs) pavimentos superpostos.(Fig. n 2) 1 - O piso da edificao em nvel inferior, dever distar, no mximo 5m (cinco metros) do terreno natural, em qualquer ponto e a estrutura aparente da edificao, justificada pela declividade do terreno, no poder ser fechada nem apresentar lages de piso nas vigas de contraventamento; 2 - Nos lotes situados do lado mpar da Estrada do Jo abaixo do nvel do logradouro, no trecho entre a Rua lposeira e a Rua Jackson de Figueiredo, nenhum elemento construtivo poder ultrapassar as cotas do calamento que corresponde testada do lote. Seo 4 - Dimenses da Projeo Horizontal Art. 37 - As dimenses de projeo horizontal so livres, desde que o permetro externo da edificao incluindo todos os elementos construtivos no exceda a 170,00m (cento a setenta metros). Pargrafo nico - Os embasamentos previstos no art. 31 no esto sujeitos ao limite da projeo horizontal prevista no "caput" deste artigo. Art. 38 - A rea da projeo horizontal de edificao destinada a posto de abastecimento e posto de servio deve ficar limitada a vinte e cinco centsimos da rea do lote, observadas as disposies do Decreto "E" n 6.030 de 12 de fevereiro de 1973. Seo 5 - Taxa de Ocupao Art. 39 - As edificaes podero ocupar, em projeo, as reas mximas constantes do Anexo VII, ressalvadas as excees previstas no pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico - No esto sujeitos a limite de taxa de ocupao os seguintes casos: 1 - Os embasamentos previstos no artigo 31; 2 - Edificaes destinadas a Shopping Center e supermercado. Seo 6 - rea Total de Edificao Art. 40 - rea Total de Edificao (ATE) o produto do ndice de Aproveitamento de rea (IAA) pela rea do terreno. ATE = IAA x S Art. 41 - Os ndices de Aproveitamento de rea so determinados por zona e constam do Anexo VII deste decreto. Art. 42 - rea Total de Edificao (ATE), nos casos de posto de abastecimento e posto de servio limitada metade da rea do lote. Art. 43 - No ser computada no clculo da ATE: . as reas de estacionamento e seus acessos . depsito de lixo . sala de administrao com sanitrios do condomnio, at o limite mximo estabelecido pelo RCE, aprovado pelo . . . Decreto "E" n 3.800/70 em nova redao dada pelo Decreto n 7.570 de 15 de abril de 1988 . casa de mquinas

. caixa d'gua . portaria . medidores de luz e gs . apartamento de zelador at o mximo de 30m2 . varandas e sacadas previstas no RCE, aprovado pelo Decreto "E" n 3.800/70 com nova redao dada pelo Decreto n 7.570 de 15 de abril de 1988. Seo 7 - rea til mnima das unidades Art. 44 - A rea til mnima de unidades residenciais ser de 60m2 (sessenta metros quadrados). Art. 45 - A rea til mnima das unidades comerciais (lojas ou salas) ser de 30m2 (trinta metros quadrados). Seo 8 - Nmero de edificaes no mesmo lote Art. 46 - O nmero de edificaes no mesmo lote, constituindo grupamento de edificaes, no est sujeito a limitao. Art. 47 - Na rea de lnteresse Cultural so permitidas duas ou mais edificaes no mesmo lote, desde que no caracterizem unidades autnomas. CAPTULO V GRUPAMENTO DE EDIFICAES Seo 1 - Disposies Gerais Art. 48 - Considera-se grupamento de edificaes, para efeito deste decreto, qualquer caso em que houver duas ou mais edificaes no mesmo lote, destinadas a unidades autnomas. Art. 49 - Os grupamentos com duas ou mais edificaes so permitidos na Zona Turstica (ZT), obedecidas as disposies para a zona estabelecidas no Captulo IV deste Decreto, desde que os acessos no se faam pela Auto Estrada Lagoa-Barra. Seo 2 - Dependncias e reas comuns Art. 50 - Nos grupamentos de edificaes com mais de sete unidades residenciais, ser obrigatria a existncia de reas de recreao, obedecidas as mesmas condies previstas no tem 2.3.8 do Anexo do Decreto n 7.570 de 15 de abril de 1988, que d nova redao ao RCE aprovado pelo Decreto "E" n 3.800/70. Pargrafo nico - A rea de recreao poder ser centralizada ou distribuda em reas destinadas a atender a uma ou mais edificaes, no podendo, essas reas parciais, ser inferior a 40,00m2 (quarenta metros quadrados). Art. 51 - No grupamento de edificaes com mais de sete unidades residenciais ou rea total de construo superior a 800,00m2 (oitocentos metros quadrados) dever existir local para a administrao de todo o grupamento, podendo ficar centralizado em local cuja rea no poder ser inferior 0,5% da rea total de construo do grupamento, localizada em edificao prpria ou numa das edificaes do grupamento. 1 - Tambm poder existir mais de um local para administrao, correspondendo cada local a um determinado nmero de edificaes do grupamento. Neste caso cada local dever ter no mnimo 20,00m2 (vinte metros quadrados), no podendo ser a rea total dos locais para administrao inferior a 0,5% da rea total de construo do grupamento; 2 - Nos casos previstos no caput deste artigo e no pargrafo anterior ser dispensvel local para administrao em cada edificao. Art. 52 - Nos grupamentos de edificaes so permitidas edificaes constitudas apenas por dependncias de uso comum e exclusivo dos grupamentos, nas seguintes condies: I - As dependncias podero destinar-se a recreao, creche, garagem e administrao, para atender ao grupamento, no sendo permitida qualquer outra utilizao; II - Essas edificaes no sero autnomas e no recebero qualquer numerao;

III - Essas edificaes no sero includas no nmero total das edificaes para efeito de clculo de dimensionamento. Art. 53 - Dever ser garantido o livre acesso s reas comuns do grupamento, inclusive vias interiores para pedestres, no podendo essas serem bloqueadas por qualquer outro elemento construtivo. Pargrafo nico - Os elementos divisrios internos ao grupamento por ventura existentes entre as edificaes devero ser constitudos por cercas vivas ou muretas ou grades com altura mxima de 1,00m (um metro). Seo 3 - Cesso de Lotes o Construo de Escolas Art. 54 - A licena para construo de grupamento de edificaes com menos de 500 (quinhentas) unidades residenciais, em terrenos com mais de 10.000,00m2 (dez mil metros quadrados), depende de cesso gratuita ao Municpio de um lote destinado a equipamento urbano comunitrio pblico, que atenda ao seguinte: I - ter frente para logradouro pblico; II - ter forma retangular ou quadrada; III - ter rea superior a 5% (cinco por cento) da rea total do terreno; IV - ter testada mnima de: 1 - 15,00m (quinze metros) quando sua rea for inferior a 1.000,00m2 (um mil metros quadrados); 2 - 20,00m (vinte metros) quando a sua rea for igual ou superior a 1.000m2 (um mil metros quadrados) e inferior a 2.000,00 m2 (dois mil metros quadrados); 3 - 25,00m (vinte e cinco metros) quando a rea for igual ou superior a 2.000,00 m2 (dois mil metros quadrados). V - ter aclividade ou declividade inferior a 10%(dez por cento) em pelo menos 50% (cinqenta por cento) da rea total do lote; VI no ser atravessado por cursos de gua, valas, crregos e riachos. 1 - O lote poder ser desmembrado da rea do terreno do grupamento ou estar localizado at a distncia mxima de 500,00rn (quinhentos metros) dessa rea, medida segundo o percurso do logradouro pblico; 2 - Quando o lote estiver situado fora da rea do terreno do grupamento dever ficar comprovado pelos proprietrios, antes do licenciamento da construo do grupamento, que tal lote lhes pertence; 3 - O lote dever ficar, em qualquer caso, perfeitamente caracterizado na planta de situao que integre o projeto do grupamento; 4 - Para efeito do disposto no "caput" deste artigo e no art. 55 so considerados equipamentos urbanos comunitrios pblicos, alm daqueles destinados educao e cultura, os que se destinem a sade, recreao, ao lazer e aos esportes, ao abastecimento, administrao, ao social e a segurana pblica. Art. 55 - A licena para construo de grupamento de edificao com 500 (quinhentas) ou mais unidades residenciais depender de cesso gratuita ao Municpio de lote e de escola a ser nele construda, atendendo ao seguinte: I - Grupamento de edificaes com 500 (quinhentas) ou mais unidades residenciais e menos de 1.000 (mil) unidades residenciais: uma escola de acordo com os padres estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educao e Cultura relacionados com o nmero de unidades residenciais desse grupamento; II - Grupamento de edificaes com 1.000 (mil) ou mais unidades residenciais: uma escola conforme o disposto no inciso I, mais uma escola nos padres da primeira, para cada 1.000 (mil) unidades residenciais ou frao que exceder as 1.000 (mil) unidades iniciais; III - A cada escola corresponder um lote obedecendo s disposies dos incisos I, II, V e VI e dos pargrafos do artigo anterior e tendo rea superior a 2% (dois por cento) da rea total do (dois mil metros quadrados) e testada mnima de terreno, com um mnimo de 2.000,00 m2 25,00m (vinte e cinco metros); 1 - A obrigao de cesso gratuita de rea e de construo e cesso gratuita de escola, de que trata este artigo, se estende aos conjuntos integrados de grupamento de edificaes projetados em reas de terreno contnuas objeto de loteamento ou desmembramento e que,

embora isoladamente apresentem menos de 500 (quinhentas) unidades residenciais, na sua totalidade ultrapassem esse limite: 2 - Nos casos referidos no pargrafo anterior, a escola ter capacidade correspondente ao nmero total de unidades residenciais do respectivo conjunto integrado. obedecidas as condies dos incisos I e II deste artigo, e poder ser construda, se for o caso, na rea de terreno destinada para esse fim no loteamento; 3 - A obrigao de que trata esse artigo constar do visto no projeto e do alvar de licena para construo do grupamento; 4 - O projeto de construo de escola poder ser apresentado aps a concesso de licena do grupamento residencial; 5 - O "habite-se" parcial do grupamento residencial fica limitado a no mximo 50% (cinqenta por cento) das unidades, antes do cumprimento da construo e cesso gratuita da escola, da aprovao do desmembramento do respectivo lote e da sua cesso. Art. 56 - A construo e cesso gratuita de escolas, conforme o disposto no artigo anterior, poder ser dispensada, total ou parcialmente, mediante a construo e cesso gratuita de outro equipamento urbano comunitrio pblico, por deciso do Prefeito e de acordo com as prioridades estabelecidas pela Administrao Municipal, com o custo equivalente ao das referidas escolas e atendidos os padres recomendados pelo rgo pblico competente. Pargrafo nico - A obrigao de construo e cesso gratuita de escola ou outro equipamento urbano comunitrio pblico, poder excepcionalmente, por deciso do Prefeito e de acordo com as prioridades estabelecidas pela Administrao Municipal, ser cumprida em outro local (prprio municipal), mantido entretanto, a obrigatoriedade de cesso do lote prevista no artigo 55. Seo 4 - Licenciamento e Habite-se Art. 57 - Quando o grupamento for de duas ou mais edificaes, o projeto ser acompanhado do plano geral do grupamento, que constar o esquema de urbanizao, em planta baixa, na escala 1:1.000 com a indicao das vias interiores para acesso de pedestres, e das declaraes fornecidas pelos rgos competentes, quanto aos seguintes requisitos: I - Possibilidade e condies de abastecimento de gua ao grupamento; II - Possibilidade e condies de esgotamento sanitrio do grupamento, inclusive por fossas, quando o sistema for unitrio; III - Possibilidade e condies de esgotamento pluvial da rea; IV - Possibilidade e condies de remoo de lixo domiciliar; V - Situao da rea do grupamento, quanto ao disposto no 1 do art. 54; Pargrafo nico - O grupamento poder ser executado parceladamente, mas de forma a no haver soluo de continuidade no andamento das obras (antes de concluda uma edificao dever ser iniciada outra), devendo ser apresentados requerimento e cronograma esclarecedores; neste caso, as taxas de obras sero cobradas para as edificaes medida que forem sendo construdas, obedecido o cronograma apresentado. CAPTULO VI ESTACIONAMENTO E GUARDA DE VECULOS Art. 58 - obrigatria a previso de estacionamento e guarda de veculos em todas as edificaes de quaisquer dimenses. Seo 1 - Locais Art 59 - Os locais para estacionamento podero ser cobertos ou descobertos e podero estar localizados no pavimento trreo, em subsolo enterrado ou semi-enterrado. 1 - Em ZC 1 e ZC 2, nas edificaes onde o pavimento trreo for constitudo de embasamento com lojas, os locais para estacionamento podero ocupar total ou parcialmente toda a rea do pavimento imediatamente superior, sendo que os locais cobertos ficaro limitados projeo dos pavimentos superiores. 2 - No caso previsto no 1 deste artigo, alm de estacionamento sero permitidos, desde que isolados e independentes: elementos de circulao, rea de recreao, compartimento destinado administrao e dependncias de zelador.

Art. 60 - Os locais para estacionamento ou guarda de veculos no podero ocupar as reas de afastamento frontal mnimo exigido para o local no artigo 27, exceto quando a linha de maior declive do terreno natural, na rea de afastamento junto ao alinhamento, fizer, com o nvel do meio-fio do logradouro, ngulo igual ou superior a 45, como local descoberto, ou, apenas quando se tratar de terrenos em aclive em relao ao nvel do meio-fio do logradouro, como local coberto, observado o disposto no pargrafo nico. Pargrafo nico - Nos casos de ocupao do afastamento frontal como local coberto previsto neste artigo, o p direito no poder ser superior a 3m (trs metros) em relao ao meio-fio do logradouro. Art. 61 - Os locais cobertos para estacionamento e guarda de veculos quando em subsolo, constituindo um ou mais pavimentos, podero ocupar toda a rea do terreno com excluso das reas de afastamento frontal mnimo exigido para o local de acordo com o artigo 27. Pargrafo nico - O primeiro pavimento em subsolo poder ser apenas semi-enterrado desde que o piso imediatamente superior no fique acima da cota de +1,50m (mais um metro e cinqenta centmetros) em relao ao ponto mais baixo do meio-fio do logradouro correspondente testada do lote. Art. 62 - Quando o pavimento trreo destinado a estacionamento ou guarda de veculos for tambm destinado a outros usos, conforme o previsto no artigo 25 do Captulo IV, as reas de estacionamento ou guarda de veculos, bem como seus acessos, devero ficar isolados das demais dependncias e unidades e da rea de recreao, admitindo-se que esse isolamento seja por mureta ou gradis com altura mnima de 0,70m (setenta centmetros). Pargrafo nico - Quando o local para estacionamento ou guarda de veculos for previsto no pavimento trreo, a parte coberta limitar-se- a projeo dos pavimentos superiores. Seo 2 - Dimensionamento Art. 63 - O dimensionamento das reas para estacionamento e guarda de veculos ser feito de acordo com o disposto neste Captulo e no Anexo VIII. 1 - O nmero de vagas de veculos sempre definido em limites mnimos; 2 - Quando o valor encontrado para o nmero de vagas apresentar parte fracionria esta no ser computada como vaga; 3 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica primeira vaga, de modo que exigida uma vaga quando o valor encontrado para o nmero de vagas for inferior a uma unidade; 4 - Nos casos de lojas e salas comerciais, ser considerado o somatrio das reas teis das unidades. Art. 64 - No caso de edificaes destinadas ao funcionamento de estabelecimentos hospitalares (tais como hospital, ambulatrio e clnica), exigido o nmero de vagas na proporo de uma vaga para cada 140m2 (cento e quarenta metros quadrados) de rea bruta de construo no podendo entretanto ser inferior a 25% do nmero de leitos, quando houver internao. Art. 65 - Nas edificaes residenciais unifamiliares, o espao reservado efetivamente para estacionamento e guarda de veculos dever ter no mnimo 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) de largura e 6,00m (seis metros) de comprimento por veculo. 1 - A possibilidade de ocupao nos locais para estacionamento ou guarda de veculos, dever ser demonstrada em planta integrante do projeto a ser visado. 2 - Na transformao de uso de edificaes residenciais unifamiliares existentes, aplica-se ao dimensionamento dos locais para estacionamento ou guarda de veculos o mesmo critrio do pargrafo anterior; 3 - Ser tolerado o acesso aos locais para estacionamento ou guarda de veculos por circulao, com largura livre no inferior a 2,00m (dois metros). Esta circulao no poder ser considerada como local para estacionamento ou guarda de veculos quando a sua largura livre for inferior a 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros); 4 - O dimensionamento dos locais para estacionamento ou guarda de veculos poder ser de 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) de largura e 5,00m (cinco metros) de

comprimento, quando cada vaga tiver acesso direto por logradouro pblico, servido pblica ou particular, que tenham largura mnima de 5,00m (cinco metros) e permitam o trnsito de veculos. Art. 66 - No caso de hotel, dever ser previsto local para estacionamento de nibus e veculos de turismo alm de nmero de vagas exigida no Anexo VIII. Art. 67 - Os locais para estacionamento ou guarda de veculos compreendero as reas efetivamente ocupadas pelos veculos estacionados (vagas) e aquelas destinadas a manobra e circulao horizontal interna. Art. 68 - Nas transformaes de usos de edificaes, alm de vagas existentes, ser exigido o atendimento ao nmero de vagas correspondente diferena entre os nmeros mnimos de vagas fixado por este artigo para o uso pretendido e para o uso existente. 1 - As vagas existentes que excedam o nmero mnimo de vagas fixadas pelo Anexo VIII para uso existente podero ser aproveitadas para atender diferena apurada; 2 - Em hiptese alguma as vagas existentes podero ser eliminadas. Art. 69 - Quando houver mais de um uso, aplicam-se os nmeros relativos a cada uso, conforme Anexo VIII. CAPTULO VII ZONAS ESPECIAIS Seo 1 - Zona Especial 1 (ZE 1) Art. 70 - No bairro de So Conrado a ZE 1 compreende as reas acima da curva de nvel 80,00m (oitenta metros), consideradas reas de reserva florestal, obedecida a competncia federal. 1 - Fazem parte da ZE 1 as reas delimitadas no Anexo I; 2- A conservao e manuteno da cobertura florestal existente nas reas definidas neste artigo, constituem obrigao dos respectivos proprietrios. Art. 71 - Nas reas da ZE 1 permitido o desmembramento em lotes com testada para logradouro pblico reconhecido, com rea mnima de 10.000,00m2 (dez mil metros quadrados) e tenha testada mnima de 50,00m (cinqenta metros). Art. 72 - As reas situadas em ZE 1, ressalvado o disposto nos artigos 73 e 74 so "non aedificandi". Pargrafo nico - Estando apenas parte de um lote situado em ZE 1, toda esta parte ser considerada "non aedificandi", aplicando-se a ela o disposto nos artigos 73 e 74 apenas quando ficar comprovado que a parte do lote fora de ZE 1 no se presta para edificao. Art. 73 - Nos lotes integrantes de projetos aprovados de loteamento com testada para logradouro pblico reconhecido, permitida edificao sob as seguintes condies: I - Uso residencial unifamiliar, asilos, orfanatos, colnia de frias, clnica geritrica e de repouso; II - Uma nica edificao por lote; III - Gabarito mximo: dois pavimentos (qualquer que seja a natureza); IV - rea livre mnima: 1 - lotes existentes com rea at 1.000,00m2 (um mil metros quadrados) - 80% da rea do lote; 2 - lotes existentes com rea superior a 1.000,00m2 (um mil metros quadrados) - varivel nos lotes com rea entre 1.000,00m2 (um mil metros quadrados) e 2.000,00m2 (dois mil metros quadrados), de forma a permitir, no mximo, a ocupao at 200,00m2 (duzentos metros quadrados) com edificao, e 90% da rea do lote, quando esta rea for igual ou superior a 2.000,00m2 (dois mil metros quadrados). V - afastamento frontal mnimo de 5,00m (cinco metros). Pargrafo nico tolerada a construo de edculas, limitada sua rea em 10% da rea da projeo da edificao, atendidos porm para o conjunto, os incisos III, IV e V deste artigo.

Art. 74 - Nos lotes existentes data deste Decreto, com suas dimenses transcritas no Registro Geral de lmveis, que tenham testada para logradouro pblico reconhecido, e naqueles provenientes de desmembramento efetuado de acordo com o artigo 71, permitida a edificao de acordo com as condies estabelecidas no artigo 73 e ressalvado o disposto no artigo seguinte. Art. 75 - Em qualquer das hipteses citadas no arts. 73 a 74 o licenciamento da construo da edificao ser precedida de consulta ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, em funo de suas atribuies, que estabelecero as condies para manuteno da cobertura florestal ou reflorestamento do local. Seo 2 - Zona Especial 10 Art. 76 - A Zona Especial 10 a rea definida pelo PAL 41.035 e pelo PA 10.513 e ser objeto de legislao especfica. CAPTULO VIII EMPACHAMENTO Seo - Anncios e Letreiros Art. 77 - O quadro dispe sobre a colocao de anncios e letreiros nas diferentes zonas. Neste quadro so adotadas as abreviaturas seguintes: A - significa tabuletas, letras isoladas, "placards", painis vazados; B - significa textos, letras ou desenhos colocados sobre paredes ou muros, toldos e bambinelas; C - significa anncios ou letreiros desprovidos de movimentos ou alternncias luminosas; D - significa anncios e letreiros com movimentos ou alterncias luminosas. 1 - Os limites mximos de rea fixados no quadro so aqueles dentro dos quais o anncio ou letreiro deve ficar contido, no importando a forma do mesmo; 2 - Aplicam-se matria as disposies do Decreto "E" n 7.696 de 23 de dezembro de 1974, e do Decreto Lei n 06, de 15 de maro de 1975; 3 - Os anncios e letreiros sobre marquises dependem de prvia autorizao do condomnio do respectivo prdio, respeitada a sua conveno. Art. 78 - A colocao de anncios e letreiros no poder interferir: I - Com a sinalizao luminosa de trfego; II - Com viso de monumentos histricos ou artsticos; III - Com a viso de locais de interesse paisagstico. Art. 79 - As placas ou tabuletas obrigatrias por legislao federal, estadual ou municipal, no constam do Anexo IX, sendo sua colocao permitida em qualquer zona. Seo 2 - Mesas e Cadeiras Art. 80 - Os passeios dos logradouros situados em ZC 1, ZC 2 e ZT bem como as reas sujeitas a recuo, e o afastamento frontal das edificaes com testada para logradouros dessas zonas, podem ser utilizados, a ttulo precrio, para colocao de mesas e cadeiras, por hotel, hotelresidncia, restaurante, churrascaria, bar e congneres, exceto botequins, obedecidas as disposies desta seo: 1 - Quando o interesse turstico, paisagstico ou urbanstico justificar tratamento especial para a utilizao de passeios de deteminados logradouros, ou quando o logradouro tiver passeio muito largo, ou for via de pedestres sem caixa de rolamento, podero ser baixados atos especficos pelo Prefeito ou por quem tiver competncia por ele delegada, disciplinando a espcie de modo diverso; 2 - Para evitar prejuzo ao trnsito de pedestres e para resguardar reas ajardinadas ou arborizadas, podero ser impostas outras restries ou negada a utilizao; 3 - A rea utilizada corresponder, sempre, no mximo, testada de estabelecimento localizado no primeiro pavimento (trreo);

4 - As entradas principais das edificaes sero garantidas por uma faixa com a largura mnima de 2,00m (dois metros) centrada pelo eixo do vo de acesso; 5 - Os acessos s garagens sero garantidos por uma faixa livre de 0,50m (cinqenta centmetros), para cada lado do vo de entrada; 6 - Poder ser ocupada, no mximo, a metade da largura do passeio devendo sempre ser mantida livre uma faixa de, no mnimo, 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros), contados a partir do meio-fio para trnsito de pedestres; 7 - O afastamento frontal poder ser ocupado em toda a sua largura, exceto no caso de o passeio ter largura inferior a 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros), quando a ocupao do afastamento frontal dever ser reduzida de modo a deixar livre junto ao passeio uma faixa para complementar aquela medida; 8 - A fim de que possam utilizar passeio do logradouro, rea sujeita a recuo ou rea de afastamento frontal, com mesas e cadeiras, os estabelecimentos a que se refere o artigo devero satisfazer as condies mnimas que forem fixadas pela autoridade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, ouvida a Secretaria Municipal de Fazenda; 9 - As reas sujeitas recuo utilizadas para colocao de mesas cadeiras, so, para esse fim, consideradas equiparadas aos passeios e a eles devero ser incorporadas sem soluo de continuidade e sem diferena de nvel; 10 - O nvel do passeio no poder ser alterado e ser mantido sem ressaltos ou rebaixos: 11 - As reas de afastamento frontal podero ser delimitadas por muretas, gradis ou jardins, com altura mxima de 1,00m (um metro); 12 - O disposto no pargrafo anterior, a critrio do municpio, tambm poder ser aplicado s reas dos passeios e s reas sujeitas recuo, desde que a ttulo precrio, devendo as muretas, gradis ou jardineiras ser totalmente removveis; 13 - Nas esquinas, a rea de afastamento frontal na concordncia dos alinhamentos dos logradouros poder ser utilizada para colocao de mesas e cadeiras; contudo, a rea utilizvel do passeio ou da rea sujeita a recuo s poder ultrapassar o prolongamento das linhas de fachada das edificaes determinadas para os dois logradouros, a juzo da Superintendncia de Parcelamento de Edificaes; 14 - As reas destinadas a passagem de pedestres e de veculos devero ser mantidas completamente desimpedidas, sendo vedado aos estabelecimentos que utilizarem passeio realizar qualquer tipo de obra ou ocupao nessas reas, no sendo permitido, sob nenhum pretexto, ocupar esses acessos com mesas e cadeiras ou qualquer obstculo ao trnsito de pessoas ou veculos; 15 - Aos estabelecimentos que utilizarem passeio ou rea sujeita a recuo fica proibido introduzir qualquer forma de iluminao artificial nessas reas, exceto quando forem cobertas na forma prevista nesta seo. Esta restrio, a critrio da Superintendncia de Parcelamento e Edificaes, poder ser estendida aos casos de ocupao, a descoberta, da rea de afastamento frontal; 16 - No ser admitida a utilizao de locais destinados arborizao ou colocao de bancos pblicos; 17 - Nos passeios onde j houver rvores ou bancos pblicos, o Secretrio Municipal de Desenvolvimento Urbano, se entender de permitir sua utilizao, poder impor outras restries, alm das previstas nesta seo, necessrias preservao das referidas rvores ou bancos; reduzir a rea a ser utilizada apenas sua parte livre; ou ainda, autorizar o remanejamento dos bancos desde que no fique prejudicada a composio esttica global do logradouro e que as despesas corram por conta do estabelecimento interessado; 18 - Para efeito de que dispe esta seo entende-se por: I - rea de afastamento frontal - a rea do terreno limitada pelo alinhamento do logradouro existente ou aprovado por Projeto Aprovado de Alinhamento (PAA) vigente pela linha da fachada da edificao e pelas divisas laterais do lote;

2 - rea sujeita a recuo - a rea de recuo, enquanto no adquirida pelo Municpio e desde que sobre ela no incida obrigao ou exigncia de assinatura do termo de recuo, limitada pela testada atual do lote pelo alinhamento do Projeto Aprovado de Alinhamento (PAA) vigente pelas divisas laterais do lote. 19 - Para o aproveitamento, na forma desta seo, de rea de afastamento frontal e de rea sujeita a recuo, ser exigida a aquiescncia do proprietrio do edifcio onde se localizar o estabelecimento, ou o consentimento, na forma da legislao prpria, dos respectivos condomnios. 20 - As coberturas, muretas, gradis e jardineiras, somente sero consideradas totalmente removveis quando o seu desmonte ou sua remoo puder ser feito sem a necessidade da destruio ou quebra dos seus elementos. Art. 81 - O estabelecimento que obtiver licena para a utilizao do passeio, de rea de afastamento frontal, ou de rea sujeita a recuo, ficar para os fins previstos nesta seo, obrigado a: I - Conservar em perfeitas condies a rea ocupada e as reas de trnsito adjacentes, mantendo a estrutura fsica e os componentes estticos do passeio, cabendo-lhe efetuar as obras e reparos necessrios, inclusive servios de limpeza; II - Desocupar a rea, total ou parcialmente, de forma imediata e em carter temporrio, quando intimado para atendimento a rgo da administrao pblica, direta ou indiretamente, ou a empresas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos, e que dela necessitem para proceder a obras ou reparos nas respectivas instalaes, que se localizem no passeio; III - Desocupar a rea, total ou parcialmente de forma imediata e em carter temporrio, sempre que o solicite o poder pblico, para realizao de desfiles, comemoraes ou outros eventos de carter cvico, turstico, desportivo ou congneres; IV - Desocupar a rea, quando cassada ou no renovada a licena restituindo-a ao uso pblico, em perfeitas condies, sem quaisquer alteraes, devendo, para isso, compor por sua conta e risco, o passeio utilizado, e as reas de trnsito adjacentes, reconstituindo inclusive, sua estrutura e seus componentes estticos originais; V - Manter em perfeito estado de conservao e utilizao mesas, cadeiras, guarda-sis, coberturas, muretas, gradis e jardineiras, devendo reparar ou substituir os que assim no se encontrarem. 1 - O material retirado em atendimento ao disposto neste artigo no poder permanecer no logradouro; 2- 0 prazo para desocupao, total ou parcial, temporria ou definitiva, da rea utilizvel ser fixado na intimao expedida pela Secretaria de Justia. Art. 82 - As reas dos passeios, as reas sujeitas a recuo e as reas de afastamento frontal ocupadas com mesas e cadeiras podero ser cobertas, a ttulo precrio, desde que as coberturas atendam simultaneamente s seguintes condies: I - Serem removveis; II - Apresentarem aspecto esttico compatvel com o local e a integrao paisagstica; III - Resistirem exposio ao tempo; IV - Serem constitudas de material de qualidade superior, V - No ultrapassarem o nvel do piso do pavimento imediatamente superior VI - No apresentarem fechamento, admitindo-se apenas o emprego de estores, ou cortinas equivalentes, de lona, tecido incombustvel ou plstico, constituindo fechamento temporrio. Pargrafo nico - Admite-se a cobertura tipo toldo, em tecido incombustvel ou em material plstico equivalente, observadas as condies deste artigo. Art. 83 - As mesas e cadeiras colocadas em passeio, em reas de afastamento frontal ou em reas sujeitas a recuo devero ser de boa qualidade e de apresentao esttica compatvel com o local. 1 - As mesmas no podero ser recobertas com toalhas, exceto onde a ocupao se der com o uso de cobertura, na forma do artigo anterior, 2 - Quando a ocupao for a descoberta, as mesas e cadeiras devero ser de material apropriado para a exposio ao tempo e a superfcie do tampo das mesas dever ser de material impermevel e facilmente lavvel;

3 - As mesmas tero tampos quadrados com 0,7m de lado, ou circulares, com 0,7m de dimetro, podendo ser combinado o emprego de mesas de tampos quadrados e circulares. Mesas com dimenses de tampos maiores s sero admitidas a exclusivo critrio da Superintendncia de Parcelamento a Edificaes; 4 - Qualquer que seja o tipo de mesa adotado, dever ser guardada a distncia mnima de 1,50m (um metro e cinqenta centmetros) entre as mesas; 5 - O afastamento mnimo das mesas em relao aos limites das reas utilizveis ser de 0,75m (setenta e cinco centmetros); 6 - As medidas indicadas nos 4 e 5 deste artigo podero ser reduzidas respectivamente, at 1,30m (um metro e trinta centmetros) e 0,65m (sessenta e cinco centmetros) a critrio da Superintendncia de Parcelamento e Edificaes; 7 - Para os efeitos desta seo, cadeira qualquer assento individual com ou sem espaldar ou braos, as cadeiras no podero ser fixas; 8 - O nmero mximo de cadeiras por mesa ser de quatro; 9 - Poder ser exigido que as mesas colocadas em reas descobertas sejam fixas, e, neste caso, caber ao estabelecimento interessado executar as obras de fixao, que no devero prejudicar o passeio em sua estrutura nem em seu aspecto esttico; 10 - Poder tambm ser exigido que as mesas colocadas em reas descobertas sejam providas de guarda-sol, removvel, com a parte mais baixa a 2,00m (dois metros) do piso, quando aberto; 11 - O guarda-sol dever ser de material de qualidade superior, incombustvel, apropriadamente tratado para exposio ao tempo, e de apresentao esttica compatvel com o local e sua projeo horizontal quando aberto, ter 1,50m (um metro e cinqenta centmetros) de dimenso mxima, de dimetro se circular ou de lado se quadrada; 12 - Nas mesas poder ser servido qualquer tipo de refeio e o transporte de qualquer produto alimentar para as mesas ser obrigatoriamente feito de modo que esteja adequadamente protegido; 13 - Durante as refeies, os guarda-sis a que se refere o 10 devero permanecer abertos. Art. 84 - O requerimento de licena para ocupao de passeio, de rea de afastamento frontal, ou rea sujeita a recuo, com mesas e cadeiras, ser instrudo com os seguintes elementos: I - Projeto que atenda ao que estabelece o Captulo I subseo II 2 - do Regulamento de Licenciamento e Fiscalizao, sendo necessria a apresentao de: 1 - Planta baixa na escala 1: 100 na qual sero figurados a posio do estabelecimento em relao ao lote e quadra, com distncia s esquinas, a situao das entradas principais e garagens dos edifcios e os demais elementos que permitam delimitar as reas utilizveis do passeio, da rea de afastamento frontal ou da rea sujeta a recuo; 2 - Planta baixa, cortes, fachadas e detalhes das reas utilizveis com indicao da posio das mesas, e quando for o caso, das muretas, gradis, jardineiras e da cobertura devidamente cotados e em escala. II - Fotografia ou desenho detalhado das cadeiras, dos guarda-sis, das mesas e do correspondente dispositivo de fixao das mesas ao piso, quando for o caso; III - Informaes suficientes sobre os materiais empregados nas mesas, cadeiras, guarda-sis, muretas, gradis, jardineiras e na cobertura comprovando inclusive a sua condio de tal removibilidade; IV - Fotocpia autenticada do alvar de localizao do estabelecimento; V - Fotocpia autenticada do contrato de locao, ou equivalente, ou ainda ttulo de propriedade do imvel onde se localize o estabelecimento conforme o caso. Pargrafo nico - Quando necessrio a perfeita instruo do processo podero ser exigidos outros elementos, notadamente fotocpia autenticada do contrato de constituio da firma ou sociedade, e respectivas modificaes, com indicao, quando for o caso, dos scios que podero usar o nome social. Art. 85 - As permisses para colocao de mesas e cadeiras concedidas na forma primitiva dos arts. 62 a 65 do Regulamento de Zoneamento anterior, podero ser renovadas mediante o atendimento das exigncias daqueles artigos. Art. 86 - Os licenciamentos e as hipteses de renovao no previstos no artigo anterior regerse-o pelas disposies desta seo.

CAPTULO IX DISPOSIES GERAIS Art. 87 - O uso ou a transformao de uso de qualquer edificao ou de qualquer unidade residencial ou comercial, servida por elevador, no poder ser autorizado, sem que antes fique comprovado o atendimento do clculo de trfego e intervalo de trfego. Art. 88 - Nas edificaes, a circulao horizontal de uso comum em um pavimento no poder ter comprimento superior a 20,00m (vinte metros), contados do eixo da circulao vertical entrada da unidade autnoma mais afastada, considerando o percurso mais desfavorvel. Art. 89 - Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1988 ROBERTO SATURNINO BRAGA, Joo da Silva Maia, Luiz Edmundo H.B. da Costa Leite, Flavio de Oliveira Ferreira DO RIO de 29/08/88 424 de Fundao da Cidade

ANEXO I MAPA DE ZONEAMENTO

ALTO DA BOA VISTA

ROCINHA

SO CONRADO

TNEL ZUZU ANGEL (ANTIGO DOIS IRMOS)

ITANHANG

PA. COMTE. CELSO PESTANA PRAA DOTIE (NR)

JO

PRAA SO CONRADO

VIDIGAL
PA. PEP LOPES

TNEL DE SO CONRADO

Zona Turstica 1 (ZT1) Zona Especial 1 (ZE1) Zona Residencial 1 (ZR1) Zona Residencial Unifamiliar (ZRU) Zona Turstica (ZT) Zona Comercial 1 (ZC1) Zona Comercial 2 (ZC2) rea de Interesse Cultural (AIC) Zona Especial 10 (ZE10)

Zoneamento

ANEXO II DELIMITAO DAS ZONAS Zona Turstica (ZT) Do entroncamento da Avenida Niemeyer com a Avenida Prefeito Mendes de Morais, por esta includa at a Rua Engenheiro Amandino de Carvalho, por esta includo apenas o lado par, at a Estrada da Gvea, por esta includo apenas o lado mpar, incluindo o Viaduto Mestre Manuel, at a Rua Berta Lutz, por esta includa at a Avenida Niemeyer, por esta includa at o n 750. Deste ponto includo apenas o lado mpar at o ponto de partida. Pela Avenida Prefeito Mendes de Morais includa, a partir do n 808 (esquina da Rua Herbert Moses), at o seu final, da por uma linha reta at a Auto Estrada Lagoa-Barra, por esta incluindo apenas o lado mpar, at a Rua Herbert Moses, por esta includo apenas o lado mpar at o limite do lote de n 808 da Avenida Prefeito Mendes de Morais, pelo limite deste lote at o ponto de partida. Zona Residencial Unifamiliar (ZRU) Do final da Praia do Pepino, passando pela Boca do Tnel de So Conrado, da por uma linha reta at o entroncamento da Estrada do Jo com a Rua Iposeira, por esta includa at a curva de nvel de 80m, por esta at o limite da XXVII R.A. , por este at a Estrada da Gvea, por esta incluindo apenas o lado par at encontrar a Estrada do Jo, por esta incluindo apenas o lado par at a Rua Martago Gesteira, deste ponto, seguindo pela Estrada do Jo includa at o ponto de partida. Quadra formada pela Estrada da Gvea, Rua Engenheiro Amandino de Carvalho, Avenida Prefeito Mendes de Morais, Rua Herbert Moses, excluindo os limites do lote de n 808 da Avenida Prefeito Mendes de Morais.

Inclui-se nesta zona o lado par da Avenida Niemeyer no trecho entre o n 750 e o entroncamento com a Avenida Prefeito Mendes de Morais. Zona Comercial 1 (ZC 1) Quadra compreendida pela Avenida Niemeyer, Rua Olmpio Mouro Filho, Auto Estrada LagoaBarra e Estrada da Gvea. Do entroncamento da Rua So Leobaldo com a Estrada da Gvea, por esta incluindo apenas o lado par, at o n 722 (inclusive), entre a Avenida Jaime Silvado e a Rua Capuri. Zona Comercial 2 (ZC 2) Pela Estrada da Gvea, a partir do n 820 (esquina da Rua Embaixador Gabriel Landa) incluindo apenas o lado par, at encontrar a Estrada do Jo, seguindo por esta, incluindo apenas o lado par at a Rua Jornalista Costa Rego. Zona Especial 1 (ZE 1) Do encontro da Rua Santa Glfira com a curva de nvel de 80m, por esta at encontrar o limite da XXVII R.A., por este em direo norte, subindo pelo divisor de guas passando pelos pontos de cota 476m e 449m, at o ponto de cota 674m no morro de Cochrane, deste ponto, pela cumeada, em direo oeste at o seu ponto culminante (cota 716m), deste ponto, descendo e subindo os espiges em direo oeste, passando pelos pontos de cota 399m, 421m, (atravessando a Estrada da Pedra Bonita), 544m e 499m, at o ponto mais alto do morro da Pedra Bonita (cota 694m) deste ponto descendo e subindo os espiges em direo Pedra da Gvea, e pela linha de cumeada sul, at o ponto de cota 642m, deste ponto em linha reta, em direo ao entroncamento da Estrada do Jo com a Rua Iposeira at encontrar a curva de nvel 80m, por esta at o ponto de partida. Zona Especial 10 (ZE 10) rea delimitada pelo PAL 41.035 e PA 10.513 que forma a Favela de Vila Canoas (O Decreto 8292 de 27 de dezembro de 1988 deu a seguinte redao): rea de Interesse Cultural (AIC) 1 - rea compreendida pelos imveis situados na Rua Capuri n 346 e na Estrada da Gvea n 728, onde se localiza a Vila Riso. 2 rea compreendida pelo imvel situado na Estrada das Canoas n 1246 (NOTA: observar o art. 3 do decreto 8292 de 27.12. 1988).
ANEXO III
QUADRO DE USOS, CLASSES E GNEROS DE ATIVIDADES ECONMICAS, ZONEAMENTO E EDIFICAES

CDIGO 2.01 2.01.01

DESCRIO Servio de alojamento e alimentao Servio de alojamento

ZC 1

ZC 2

ZT

2.01.01.01 Hotel 2.01.01.02 Hotel Residncia 2.01.02 Servios de alimentao L L L L L L L L L 2.01.02.01 Bufet e organizao de festa 2.01.02.02 Bar e similares 2.01.02.03 Lanchonete a similares 2.01.02.04 Restaurante 2.01.02.06 Refeies, salgados, doces e outros sob encomenda H H

2.02 2.02.01 2.02.02

Servios de reparao, manuteno, instalao e confeco sob medida Reparao de artefatos de metal L L L L L L LS LS LS LS ZC 1 LS LS LS LS ZC 2 ZT L Reparao e manuteno de mquinas e aparelhos de uso domstico

2.02.01.03 Fechadura e cadeados, inclusive confeco de chaves 2.02.02.01 Mquinas e aparelhos eletro-domsticos 2.02.02.02 Aparelho de som 2.02.05 Reparao e manuteno de instalao e aparelhos eltricos de gs e gua 2.02.05.01 Instalaes de aparelhos hidrulicos 2.02.05.03 Instalaes eltricas 2.02.05.04 Instalaes e aparelhos de gs 2.02.09 Reparaes de artigos diversos 2.02.09.01 Jias, relgios e bijuterias 2.02.09.02 Aparelhos fotogrficos, cinematogrficos e de tica 2.02.09.06 Antigidades 2.02.09.07 Objetos de arte CDIGO 2.03 2.03.01 DESCRIO Servios Pessoais e de Higiene Pessoal Servios Pessoais

2.03.01.01 Lavanderia 2.03.01.02 Tinturaria 2.03.01.03 Estdio de Fotgrafo Retratista 2.03.01.04 Engraxate 2.03.02 Servios de Higiene Pessoal 2.03.02.01 Salo de Barbeiro 2.03.02.02 Salo Cabeleleiro 2.03.02.03 Instituto de Beleza 2.03.02.04 Esttica Pessoal 2.04 2.04.02 Servios de Rdiodifuso, Televiso e Diverses Servio de Diverses

L L LS

L L LS LS

LS LS LS L

LS LS LS L

LS LS LS LS

2.04.02.01 Cinema 2.04.02.02 Teatro 2.04.02.05 Restaurante com Pista e/ou Palco 2.04.02.06 Boate, Discoteca e Similares 2.04.02.07 Cervejaria e Similares 2.04.02.09 Wisqueria e Similares 2.04.02.10 Sala de Vdeo 2.04.02.13 Locais para Exposies 2.04.02.14 Auditrio, Sala de Espetculos 2.06 2.06.01 Servios Auxiliares de Comrcio e da Locao de Bens e Servios Servios Auxiliares de Comrcio L LS LS L LS LS

S S L L L L S LS S

2.06.01.01 Loterias 2.06.01.02 Administrao de Consrcios 2.06.01.03 Administrao de cartes de crdito 2.06.01.04 Galeria de arte

LS

2.06.01.06 Representao Comercial 2.06.02 Locao de Bens e Servios 2.06.02.05 Televisores e Vdeos Cassetes 2.06.02.08 Plantas 2.06.02.09 Livros 2.06.02.12 Vdeo Clube 2.06.03 Locao de Veculos, Mquinas e Instalaes 2.06.03.05 Veculos para uso pessoal 2.07 2.07.01 Servios Auxiliares Financeiros e de Seguros e Capitalizao Servios Auxiliares Financeiros e de Seguros e Capitalizao

LS L L LS L L

LS L L LS L L

2.07.01.01 Bancos e Agncias Bancrias 2.07.01.02 Casas de Cmbio 2.07.01.03 Empresas de Seguros e Capitalizao 2.07.01.04 Empresa Financeiras de Crditos e Investimentos 2.07.01.06 Representaes de Bancos 2.07.01.08 Informaes Comerciais Cadastrais e de Proteo ao Crdito 2.08 2.08.02 2.08.07 Servios Auxiliares dos Transportes Servios de Transporte Rodovirio

L L LS LS S LS

2.08.02.05 Central de Taxi Promoo de Excurses. Servios de Turismo e de Venda de passagens L L L L 2.08.07.01 Agncia de Turismo 2.08.07.02 Agncia de Passagens 2.09 2.09.01 Servios de Assessoria Tcnica em Construo Servios de Assessoria Tcnica em Construo S S S ZC 1 S S S ZC 2

L L L

2.09.01.01 Engenharia, Geologia e Prospeco 2.09.01.02 Geodesia, Geologia e Prospeco 2.09.01.03 Topografia e Aerofotogrametria CDIGO 2.10 2.10.01 DESCRIO Servios de Limpeza, Higienizao, Decorao e outros Servios Executa dos em Prdios e Domiclios Servios de Limpeza, Higienizao, Decorao e outros Servios Executados em Prdios e Domiclios 2.10.01.03 Decorao de Ambientes 2.11 2.11.01 Servios Prestados a Empresas, a Entidades e Pessoas Processamento de Dados

ZT

LS

LS

2.11.01.01 Centro de Processamento de Dados 2.11.01.02 Bureau de Servios 2.11.01.03 Consultoria de Sistemas 2.11.02 Auditoria, Contabilidade, Escriturao, Percias Contbeis, Levantamentos estatsticos 2.11.02.01 Contabilidade, Auditoria Atuaria , Percias 2.11.03 Planejamento, Organizao, Administrao, Consultoria Tcnica, Econmica e Financeira 2.11.03.01 Consultoria e Assessoria Tcnica de Empresas

S S S

S S S

2.11.03.02 Assessoria em Planejamento, Organizao e Administrao 2.11.04 Projetos e DesenhosTcnicos 2.11.04.01 Desenho Tcnico e Comercial 2.11.04.02 Urbanizao Paisagismo 2.11.05 Publicidade, Divulgao e Promoo 2.11.05.01 Agncia de Publicidade, Propaganda e Marketing 2.11.05.02 Agncia de Notcias e Informaes 2.11.05.03 Recortes de Jornais e Revistas 2.11.05.04 Organizao de Exposies, Feiras e Congressos 2.11.05.05 Agncia de Classificados 2.11.05.06 Programao Visual e Artes Grficas 2.11.06 2.11.07 Leiloeiros, Avaliadores e Peritos, Exclusive Judiciais 2.11.06.02 Avaliaes e Percias Servio Auxiliares a Produo de Pelculas Cinematogrfica, Videos-Tapes, Vdeo Cassetes 2.11.07.02 Produo Cinematogrfica 2.11.07.03 Dublagem 2.11.07.04 Gravao de Vdeo 2.11.08 Fitas Cassetes 2.11.08.02 Produo de Audiovisuais 2.11.09
Servios de Gravao de Fitas e Acetatos p/Produo de discos Fonogrficos e e

S S S LS S S S L S LS

S S S LS S S L S

S S S

S S S

S LS LS S S LS ZC 1 S S S S S S L S S S LS

S LS S LS ZC 2 S S S S S S L S S S LS ZT

Servios Auxiliares Diversos

2.11.09.02 Estdios e Laboratrios Fotogrficos 2.11.09.05 Reprografia e Mocrofilmagem 2.11.09.06 Redao, Traduo, Corposio, Edio e Datilografia 2.11.09.07 Servios de Despachante 2.11.09.10 Manuteno de Piscinas e reas Desportivas CDIGO 2.12 DESCRIO Servios de Sade

2.12.01.02 Assistncia Mdica sem Internao 2.12.01.03 Clnica Mdica 2.12.01.04 Laboratrio de Anlises Clnicas e Patolgicas 2.12.01.06 Eletroencefalografia, Eletrocardiografia e Ultra-Sonografia 2.12.01.07 Fisioterapia e Massagem 2.12.01.08 Oxigenoterapia e Similares 2.12.01.09 Banco de Sangue, Banco de Leite e outros 2.12.01.10 Assistncia Psicolgica, Logopedia e Pedagogia 2.12.01.11 Clnica Odontolgica 2.12.01.12 Prtese Dentria 2.12.02 Atividades Auxiliares de Sade 2.12.02.04 Laboratrio tico 2.13 2.13.01 Servios de Compra, Venda, Locao, Loteamento e Incorporaes de Imveis Compra, Venda, Loteamento e Incorporaes de Imveis

2.13.01.01 Imobiliria 2.13.01.02 Loteadora 2.13.02 Administrao, Locao e Arrendamento de Imveis

LS LS

LS LS

2.13.02.01 Administrao de Imveis 2.13.02.04 Administrao de Centros Comerciais 2.14 2.14.01 2.14.02 Servios de Comunicao Servios Postais, Telegrficos e Radiocomunicadores

LS S

LS

2.14.01.01 Agncia de Correios Radiotelefonias e Telefonia 2.14.02.01 Posto Telefnico 2.15 2.15.01 2.15.02 2.15.03 Servios Industriais de Utilidade Pblica Servios de Energia Eltrica

L L

L L

2.15.01.01 Concessionria de Energia Eltrica Servios de Gs Canalizado 2.15.02.01 Concessionria de Gs Servios de gua e Esgotos 2.15.03.01 Empresa de gua e Esgotos 2.16 2.16.02 Servios Comunitrios e Sociais Previdncia Social, Pblica e Privada

L L L L

L L L L

2.16.02.01 Caixas de Aposentadoria, Penses e Peclios Pblicos 2.16.02.02 rgos de Previdncia Social 2.16.02.03 Associaes de Beneficincia Muturia 2.16.02.04 Caixas de Aposentadoria, Penses e Peclios Particulares 2.16.02.05 Instituies de Previdncia e Seguro de Sade Particulares CDIGO 2.16.03 DESCRIO Sindicato e Associaes de Classe

LS LS LS LS LS ZC 1 LS LS LS S S S S S LS S S S S ZC 2 ZT

2.16.03.01 Sindicatos 2.16.03.02 Associaes de Classe 2.16.03.03 Associaes Comerciais 2.16.04 Instituies Cientficas e Tecnolgicas 2.16.04.01 Instituies e Associaes Cientficas 2.16.04.02 Institutos Tecnolgicos 2.16.05 Instituies Filosficas e Culturais 2.16.05.01 Academias, Centro, Fundaes, Institutos 2.16.05.02 Grmios 2.16.08 Organizaes Cvicas e Polticas 2.16.08.01 Associaes e Clubes Cvicos 2.16.08.02 Escritrios Eleitorais e Polticos 2.17 2.17.02 Ensino Ensino no seriado

2.17.02.01 Escolas e Cursos Profissionalizantes 2.17.02.02 Escolas e Cursos de Idiomas 2.17.02.03 Escola e Curso de Dana e Coreografia 2.17.02.04 Escola e Curso de Msica 2.17.02.05 Escola e Curso de Artes Plsticas 2.17.02.06 Escola e Curso de Teatro, Cinema, Vdeo, Fotografia

S S S S S S

S S S S S S

2.17.02.07 Escola e Curso de Datilografia 2.17.02.08 Curso de Economia Domstica e/ou Decorao 2.17.02.10 Escola e Cursos de Prticas Esportivas 2.18 2.18.02 2.18.03 Administrao Pblica rgos do Judicirio

S S LS

S S LS S

2.18.02.01 Cartrio, Tabelionato rgos Governamentais e Autarquias 2.18.03.01 Administrao Direta Autarquias 2.19 2.19.02 Defesa Nacional e Segurana Pblica Segurana Pblica

LS S

LS

2.19.02.02 Delegacia Policial, Distrito 2.20 2.20.01 Organizaes Internacionais e Representaes Estrangeiras Organizaes Internacionais

LS

2.20.01.01 Organismos Internacionais 2.20.01.02 Institutos Culturais 2.20.02 Representaes Estrangeiras 2.20.02.01 Embaixada, Consulado 2.20.02.02 Reparties Pblicas CDIGO 2.99 2.99.01 DESCRIO Atividades Administrativas e Auxiliares de Prestao de Servios Administrao da prestao de Servios

S S S S ZC 1

S S S S ZC 2 ZT

2.99.01.01 Sede de Empresa 2.99.01.02 Escritrio Central ou Local 2.99.01.03 Escritrio de Contato 2.99.01.04 Departamentos e Outras Atividades Administrativas CDIGO 4.01 4.01.01 DESCRIO Produtos Alimentcios, Bebidas e Fumo Produtos Alimentcios Industrializados

S S S S ZC 1

S S S S ZC 2 ZT

4.01.01.01 Mercearia 4.01.01.02 Massas Alimentcias 4.01.01.03 Refeies para Consumo Externo 4.01.02 Produtos Hortigranjeiros 4.01.02.02 Quitanda 4.01.02.04 Hortigranjeiros 4.01.03 4.01.04 Produtos de Laticnios Produtos de Padaria e Confeitaria 4.01.03.01 Produtos de Laticnios 4.01.04.01 Padaria 4.01.04.02 Confeitaria 4.01.04.03 Confeitos, Chocolates, Balas 4.01.04.04 Doces e Salgados 4.01.05 Carnes Frescas, Congeladas e Conservadas 4.01.05.01 Aougue

L L L L L L L L L L L L

L L

L L

L L

4.01.05.02 Carnes Embaladas e Conservadas 4.01.06 4.01.07 4.01.09 Aves e Pequenos Animais Abatidos e Ovos 4.01.06.01 Aves e Pequenos Animais Abatidos e Ovos Peixes, Pescados, Crustceos e Moluscos, Frescos, Conservados e Congelados 4.01.07.01 Peixaria Fumo e Artigos de Tabacaria 4.01.09.01 Tabacaria, Charutaria 4.02

L L L L

Produtos Farmacuticos Odontolgicos, da Flora Medicinal, de Perfumaria, Veterinrios, de Limpeza e Higiene Domstica, Qumicos de Uso na Agricultura e Outros Fins

4.02.01

Produtos Farmacuticos L L L L L L L L L L L L L L

4.02.01.01 Farmcia 4.02.01.02 Drogaria 4.02.01.02 Produtos Naturais e Flora Medicinal 4.02.02 Produtos de Perfumaria 4.02.02.01 Perfumaria 4.02.02.02 Cosmticos e Artigos para Esttica Pessoal 4.02.02.03 Artigos para Perfumaria 4.02.06 Produtos Qumicos para Outros Fins 4.02.06.01 Produtos para Piscina 4.03 4.03.01 Tecidos e Artefatos, Vesturio, Artigos de Armarinho Tecidos e Artefatos

4.03.01.01 Tecidos 4.03.01.02 Lonas, Toldos, Cordoaria e Similares 4.03.01.03 Cama, Mesa e Banho CDIGO 4.03.02 DESCRIO Roupas e Artigos do Vesturio

L L L ZC 1 L L L L

L L L ZC 2 L L L L L ZT

4.03.02.02 Sapataria 4.03.02.03 Bolsas e Malas 4.03.02.04 Complementos e Acessrios do Vesturio 4.03.03 Artigos de Armarinho 4.03.03.01 Armarinho 4.04 4.04.01 Mquinas, Aparelhos Eltricos e no Eltricos, Mobilirio e Outros Artigos para uso Domstico Mquinas, Aparelhos Eltricos e no Eltricos, para uso Domstico 4.04.01.01 Aparelho e Utenslios Eletrodomsticos 4.04.01.02 Aparelhos e Utilidades Domstica, Louas e Cristais 4.04.01.03 Peas e Acessrios 4.04.02 Mveis, Artigos de Colchoaria e Tapearia, Objetos de Arte e Antigidade, Artigos de Decorao 4.04.02.01 Mveis 4.04.02.02 Artigos de Colchoaria e Estofos 4.04.02.03 Tapetes, Cortinas, Persianas e Revestimentos 4.04.02.04 Antiqurio, Objetos de Arte 4.04.02.06 Artigos de Decorao

L L L L

L L L L L

L L L L L

4.05 4.05.01

Ferragem, Ferramentas e Produtos Metalrgicos, Vidros, Tintas, Madeiras Material de Construo, Material Eltrico e de Eletrnica. Ferragens, Ferramentas e Produtos Metalrgicos L L L L L L L L L L L L L

4.05.01.03 Chaves e Fechaduras 4.05.01.04 Artigos de Cutelaria 4.05.02 Vidros, Espelhos, Vitrais, Molduras e Congneres 4.05.02.01 Artigos de Vidraaria 4.05.02.02 Quadros e Molduras 4.05.05 Material de Construo 4.05.05.01 Ferragens com Material de Construo 4.05.05.06 Material Sanitrio 4.05.05.09 Artigos de Cermica 4.05.05.10 Produtos de Materiais Plsticos 4.05.05.11 Artigos para Piscina 4.05.06 Material Eltrico e de Eletrnica 4.05.06.01 Material Eltrico 4.06 4.06.01 4.06.03 CDIGO 4.08 4.08.01 Veculos Novos e Usados, Peas e Acessrios Veculos Novos e Usados

4.06.01.01 Veculos Automotores Bicicletas e Triciclos, Motorizados ou no, inclusive Peas e Acessrios 4.06.03.01 Bicicletas, Triciclos, Peas e Acessrios DESCRIO Combustveis e Lubrificantes Combustveis e Lubrificantes, Exclusive GLP

L L ZC 1

L L ZC 2 ZT

4.08.01.04 Posto de Abastecimento 4.08.01.05 Posto de Servio 4.08.02 Gs Liqefeito de Petrleo 4.08.02.01 Gs Liqefeito de Petrleo 4.09 4.09.01 Papel, Papelo, Cartolina, Carto e seus Artefatos, Artigos Escolares, de Papelaria e de Escritrio, Livraria e Jornais Papel, Papelo, Cartolina, Carto e seus Artefatos, Artigos Escolares, de Papelaria e de Escritrio 4.09.01.01 Papelaria, Artigos Escolares e de Escritrio 4.09.02 Livrarias e Jornais 4.09.02.01 Jornais, Revistas e Peridicos 4.09.02.02 Livraria 4.10 4.10.01 4.10.02 Mercadorias em Geral Mercadorias em Geral - Inclusive Produtos Alimentcios

L L L

L L L

L L L L L

4.10.01.01 Produtos Naturais Mercadorias em Geral - Exclusive Produtos Alimentcios 4.10.02.01 Bazar 4.10.02.03 Importadora 4.11 Artigos Diversos

L L L

L L L

4.11.01

Instrumentos Musicais e Acessrios Msicas Impressas, Discos Grava dos e Fitas Cassete L L L L L L

4.11.01.01 Instrumentos Musicais, Msicas Impressas 4.11.01.02 Discos e Fitas Magnticas 4.11.01.03 Aparelhos e Material de Som 4.11.02 Joalheria, Relojoaria e Bijuteria - Inclusive Metais Preciosos, Pedras Pre ciosas e Semipreciosas Lapidadas e Peas para Relgio 4.11.02.01 Relojoaria 4.11.02.02 Joalheria 4.11.02.03 Bijuterias 4.11.02.04 Artigos e Peas para Relgio 4.11.02.06 Metais e Pedras Preciosas e Semipreciosas 4.11.03 Artigos de tica, Material Fotogrfico e Cinematogrfico 4.11.03.01 Materiais Fotogrficos, Cinematogrficos e Audio Visual 4.11.03.02 Artigos de tica 4.11.04 Brinquedos, Artigos Recreativos, Desportivos, de Caa, Pesca e Camping 4.11.04.01 Brinquedos e Artigos Recreativos 4.11.04.02 Artigos para Esporte, Camping e Pesca CDIGO 4.11.06 DESCRIO Artigos Religiosos, Ervanrios, Plantas, Flores e Animais Vivos para Criao Domstica 4.11.06.01 Artigos Religiosos 4.11.06.02 Flores, Plantas e Artigos de Jardinagem 4.11.06.04 Aqurios, Artigos para Aqurios e Peixes Ornamentais 4.11.07 Borracha, Plstico, seus Artefatos e Produtos Similares 4.11.07.01 Artigos de Borracha 4.11.07.02 Artigos de Plstico 4.11.08 Outros Artigos Diversos 4.11.08.01 Filatelia numismtica 4.11.08.02 Souvenirs, Artigos Regionais e Cvicos, Artesanatos 4.99 4.99.01 Atividades Administrativas e Auxiliares Administrativas do Comrcio Varejista

L L L L L L L L L ZC 1

L L L L L L L L L ZC 2

L L

L L

ZT

L L L L L L L

L L L L L L L

4.99.01.01 Sede de Empresa 4.99.01.02 Escritrio Central ou Local 4.99.01.03 Escritrio de Contato 4.99.01.04 Departamentos e Outras Atividades Administrativas

S S S S

S S S S

ANEXO IV USOS ESPECIAIS Supermercado Hipermercado Mercado Loja de departamentos Clube social e associao recreativo Estabelecimentos hospitalares Templos

Creche Escola pr-escolar Escola ensino seriado completo Escola 1 grau Escola 2 grau Escola tcnica Escola especial Escola superior faculdade Universidade

ANEXO V ABREVIATURA DOS TIPOS DE EDIFICAES PERMITIDOS A Unidade residencial de edificao multifamiliar ou mista apartamento; C - Unidade residencial unifamiliar casa; H Hotel ou similares (edficao residencial transitria, com unidades habitacionais constitudas, no mnimo, de um compartimento habitvel (quarto) e um banheiro privativo, cujo acesso controlado por servios de portaria, e dispe de partes comuns); L Loja (edificao ou parte desta destinada ao exerccio de uma atividade comercial ou de servio, abrindo para o exterior do lote ou logradouro, ou para uma galeria de lojas); S Sala comercial (unidade de uma edificao destinada s atividades de comrcio ou de servios, geralmente abrindo para circulaes internas dessa edificao); O Outros locais, ambientes, edificaes ou unidades autnomas.

ANEXO VI TIPOS DE EDIFICAES PERMITIDAS


ABREVI- ZRU ATURA ZC 1 ZC 2

TIPO DE EDIFICAO

ZT

Residencial unifamiliar Residencial multifamiliar Edificao comercial de dois pavimentos, constituda por lojas no primeiro pavi mento e dependncias das mesmas no segundo pavimento diretamente ligadas s lojas Edificao comercial com lojas no pavimento trreo e salas comerciais nos demais pavimentos Edificao comercial ou de servios com lojas no pavimento trreo e " andar li vre corrido" nos demais pavimentos Edificao comercial com lojas at o terceiro pavimento "SHOPPING CENTER" Edificao mista com lojas no pavimento trreo e unidades residenciais nos demais pavimentos com acesso independente Hotel com embasamento no pavimento trreo Edificao comercial ou de servio destinada a abrigar atividades de uma s empresa, com ou sem loja no pavimento trreo e com uma s numerao

C A L L S L S L, S L A H L,S

X X X X X

X X

X X X X

ANEXO VII CONDIES DAS EDIFICAES


(1) (1)

AFASTAMENTOS Frontal (m) (2) Lateral e Fundos

ALTURA MXIMA N Pav. (1)

TAXA DE OCUPAO

IAA

OBSERVAES

Altura (m)

ZRU

5m

1/5 da ALT 1,5m 1/3 da ALT 1,5m


(3)

3 _ _

11

50% 20%
(6)

ZT ZC (1 e 2)

10m 15m
(4)

1/5 da ALT. 2,5m

55

25%

3,5

EMBASAMENTO DE 1 PAVT EM HOTEL

(2)

10m

1/5 da ALT . 2,5m

5 _

19 6
(5)

EMBASAMENTO DE 1

50%

PAVT P/ LOJAS

(2)

(1) (2) (3) (4) (5) (6)

EXCETO OS PAVIMENTOS EM SUBSOLO TODOS OS DEMAIS SO COMPUTADOS NA ALTURA E NO N DE PAVIMENTOS. O EMBASAMENTO NO PODER OCUPAR O AFASTAMENTO FRONTAL, EXCETO NOS CASOS PREVISTOS NO ARTIGO 27, PODENDO OCUPAR OS AFASTAMENTOS LATERAIS E DE FUNDOS. NO CASO DE TERRENOS COM INCLINAO SUPERIOR A 20% NA RUA PREFEITO MENDES DE MORAIS NA ESTRADA DA GVEA ENTRE O N 820, INCLUSIVE, E A ESTRADA DAS CANOAS NA REA DE INTERESSE CULTURAL

ANEXO VIII ESTACIONAMENTO E GUARDA DE VECULOS

EDIFICAES
TIPO OU USO UNIFAMILIAR PROPORO UNIDADE DE PROPORO
2

at 90m

1:1
at 3 compartimentos habitveis at 3 compartimentos habitveis mais de 3 compartimentos habitveis at 4 compartimentos habitveis mais de 4 compartimentos habitveis

UNIDADE COM REA TIL

at 120m
2

1:1 1:1 2:1 2:1 3:1 1;15 1:30m 1:30m 1:30m


2 2 2 2

UNIDADE EM EDIFICAO MULTIFAMILIAR OU MISTA E HOTELRESIDNCIA

120m a 180m

VAGA POR UNIDADE

maior de 150m

Hotel Sala Comercial Loja Sede Administrativa Clnica mdica sem internao Asilo, Pensionato, Internato Cinema, Teatro e Auditrio Restaurante, Boate - rea maior de 120m Supermercado Templo, Local de Cultos Religiosos Pr-escolar Edificao para Ensino 1 e 2 Graus Superior No Seriado
2

Vaga por quarto Vaga por m de rea til das unidades rea bruta de construo 2 Vaga por m de rea bruta de construo
2

1:140m 1:200m 1:40m 1:10m 1:40m

2 2 2 2

rea til dos locais para pblico ou vendas

1:100m 1:1 1:1 5:1 2:1

Vaga por sala de aula

ANEXO IX LETREIROS E ANNCIOS TIPO


SEM PROPAGANDA RELACIONADO A USO OU ATIVIDADE PERTINENTE NO LOTE OU EDIFICAO

COM PROPAGANDA

Letreiro s/ iluminao

Letreiro iluminado

Letreiro luminoso

Anncio s/ iluminao

Anncio iluminado

Anncio luminoso

COLOCAO
FORA DA EDIFICAO

A
ZC 1 ZC 2 ZC 1 ZC 2 _ _ (1)

B
_

A
ZC 1

B
_

C
ZT (at 3 m2 )

A
ZC 1 ZC 2 ZT

B
_

C
ZC 1 ZC 1 _ _ (2) ZC 1 (3) _ _ _ _

D
_

C
ZC 1 ZC 2 ZT ZC 1 ZC 2 ZT

D
_

Isolados no terreno

Em muro ou tapumes Nas fachadas Sobre telhados ou coberturas

_ ZC 1 _ _ _ (1)

ZC 1 _ _ (1)

ZC 1 ZC 2 _ _ (2) ZC 1 (3) _ _ _ _

_ _ _ (2) ZC 1 (4)
n

_ _

NA EDIFICAO

Sobre marquises Na testa das marquises Sob marquise (altura livre: 2,8m do piso) Em toldos e bambinelas (em lojas) Em empena cega

ZC 1

ZC 1 _ _ _ _

ZC 1 _

_ _ _ _

_ _ _ _

ZC 1

Z C1 _ _

ZC 1

ZC 1 _

(1) Altura mnima: 0,80m (2) Altura mxima: 1,20m (3) At : 4m2

You might also like