You are on page 1of 29

ARISTTELES FERREIRA TCNICO EM MECNICA

Anlise De Vibraes Em Equipamentos Mecnicos

Felipe Piglialarme, 10 Desir, Alexandre Alemo Fernandinho Thiago Bacana Falta 1

Santos, 2012

Sumrio 1 VIBRAO MECNICA 1.1 DESLOCAMENTO 1.2 VELOCIDADE 1.3 ACELERAO 1.3.1 ACELERAO (RMS) 1.3.2 ACELERAO (PICO A PICO) 1.3.2.1 Envelope de acelerao de pico a pico: 2 POSSIBILIDADES DA ANLISE DE VIBRAES 3 PRINCIPAIS CAUSAS DE VIBRAO EM MQUINAS E SEUS ESPECTROS 3.1 DESBALANCEAMENTO 3.2 DESALINHAMENTO 3.3 EXCENTRICIDADE 3.4 MANCAIS DE ROLAMENTOS DEFEITUOSOS 3.5 MANCAIS DE DESLIZAMENTO DEFEITUOSOS 3.6 FOLGAS MECNICAS 3.7 CORREIAS 3.8 ENGRENAGENS 3.9 PROBLEMAS ELTRICOS 3.10 VIBRAES DEVIDO A FORAS AERODINMICAS E HIDRULICAS 3.11 VIBRAES DEVIDO A FORAS ALTERNATIVAS 3.12 VIBRAES DEVIDO AO ROAMENTO 4 EFEITOS DA VIBRAO EM EQUIPAMENTOS MECNICOS 4.1 DURABILIDADE 4.2 SEGURANA 4.3 QUALIDADE 4.4 COMPETITIVIDADE 5 CONTROLE 6 NVEL DE VIBRAO 6.1 VALOR DE PICO A PICO 6.2 VALOR DE PICO 6.3 RMS (ROOT MEAN SQUARE) 7 EQUIPAMENTOS PARA A ANLISE 7.1 SENSORES OU CAPTADORES 7.2 REGISTRADORES 7.3 ANALISADORES 8 CONCLUSO 9 BIBLIOGRAFIA

1 VIBRAO MECNICA Vibrao mecnica um tipo de movimento, no qual se considera uma massa reduzida a um ponto ou partcula submetida a uma fora. A ao de uma fora sobre o ponto obriga-o a executar um movimento vibratrio. No detalhe da figura anterior, o ponto P, quando em repouso ou no estimulado pela fora, localiza-se sobre o eixo x Sendo estimulado por uma fora, ele se mover na direo do eixo y, entre duas posies limites, eqidistantes de x, percorrendo adistncia 2D, isto , o ponto P realiza um movimento oscilatrio sobre o eixo x.Para que o movimento oscilatrio do ponto P se constitua numa vibrao, ele dever percorrer a trajetria 2 D, denominada trajetria completa ou ciclo, conhecida pelo nome de perodo de oscilao. Com base no detalhe da ilustrao, podemos definir um deslocamento do ponto P no espao. Esse deslocamento pode ser medido pelo grau de distanciamento do ponto P em relao sua posio de repouso sobre o eixo x.O deslocamento do ponto P implica a existncia de uma que poder ser varivel. Se a velocidade for varivel, existir uma certa acelerao no movimento. 1.1 Deslocamento De acordo com o detalhe mostrado na ilustrao, podemos definir o deslocamento como a medida do grau de distanciamento instantneo que experimenta o ponto P no espao, em relao sua posio de repouso sobre o eixo x. O ponto P alcana seu valor mximo D, de um e do outro lado do eixo x. Esse valor mximo de deslocamento chamado de amplitude de deslocamento, sendo medida em micrometros (m). Por outro lado, o ponto P realiza uma trajetria completa em um ciclo, denominado perodo de movimento, porm no usual se falar em perodo e sim em freqncia de vibrao. Freqncia a quantidade de vezes, por unidade de tempo, em que um fenmeno se repete. No caso do ponto P, a freqncia a quantidade de ciclos que ela realiza na unidade de tempo. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de freqncia recebe o nome de hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo. Na literatura mecnica comum encontrarmos rotaes por minuto (rpm) e ciclos por minuto (cpm) como unidades de freqncia. Essas unidades podem ser aceitas, considerando-se que o movimento de rotao do eixo a causa, em ltima instncia, da existncia de vibraes em uma mquina, e aceitar que quando o eixo completa uma rotao, o ponto P descrever um nmero inteiro de trajetrias completas ou ciclos. Este parmetro utilizado principalmente para identificar as seguintes causas de vibraes: Desbalanceamento Desalinhamento

1.2 Velocidade O ponto P tem sua velocidade nula nas posies da amplitude mxima de deslocamento e velocidade mxima quando passa pelo eixo x, que a posio intermediria de sua trajetria. No SI, a unidade de velocidade metros/segundo (m/s). No caso particular do ponto P, a velocidade expressa em mm/s. Este parmetro utilizado principalmente para identificar as seguintes causas de vibraes: Desbalanceamento; Desalinhamento; Folgas; Falta de Rigidez; Excentricidade; Problemas Eltricos; Vibraes Hidrulica; Vibraes Hidrodinmicas; Correias Defeituosas; Rolamentos Defeituosos; Engrenagens Defeituosas. 1.3 Acelerao Como a velocidade do ponto P varia no decorrer do tempo, fica definida uma certa acelerao para ele. A variao mxima da velocidade alcanada pelo ponto P em um dos pontos extremos de sua trajetria, isto , ao chegar sua elongao mxima D. Nessas posies extremas, a velocidade no somente muda de valor absoluto, como tambm de sentido, j que neste ponto ocorre inverso do movimento. A acelerao do ponto P ser nula sobre o eixo x, pois sobre ele o ponto P estar com velocidade mxima. Resumindo, o movimento vibratrio fica definido pelas seguintes grandezas: deslocamento, velocidade, acelerao, amplitude e freqncia. Este parmetro utilizado principalmente para identificar as seguintes causas de vibraes: Desbalanceamento; Desalinhamento; Folgas; Problemas Eltricos, Problemas em Rolamentos (Principalmente).

Acelerao pode ser medida em dois nveis de vibrao: 1.3.1 Acelerao (rms) Nesse nvel, medido at um afrequncia de 10000 (hz).Podendo ser detectado: Desgaste do rolamento; Problemas de falha de lubrificao; Frequncia de engrenamento; Probelmas de desbalanceamento; Contato alto de Metal com Metal. 1.3.2 Acelerao (pico a pico) A medio feita em funo do tempo, esse espectro(grfico) muito importante para analisar impactos anormais de qualquer natureza. Identificando; falhas localizadas relevantes que ainda no esto generalizadas e no sendo percebidas nas medies com valor em RMS. Existe uma tcnica que utilizamos tambm nesse nvel,a tcnica de envelope, que aplicada em fenmenos repetitivos tais como aqueles gerados em rolamentos, engrenagens e quaisquer outros eventos que se repetem. Portanto teremos: 1.3.2.1 Envelope de acelerao de pico a pico: Nessa tcnica,podemos utilizar: Frequncias limites,mnimas e mximas atravs de filtros,nesse caso utilizamos filtros que variam entre 500(hz) a 10000(hz). Onde esse reala falha em rolamentos ou de origem magntica ou ainda alterao do GAP (Componentes de 120 hz e mltiplos).Define o problema quando h folga entre anel externo de um rolamento e seu adjacente. Frequncias limites,mnimas e mximas atravs de filtros,nesse caso utilizamos filtros que variam entre 50(hz) a 1000(hz). Onde esse reala falha em rolamentos, principalmente gaiola. Define tambm o problema de desbalanceamento e desalinhamento. 2 POSSIBILIDADES DA ANLISE DE VIBRAES Por meio da medio e anlise das vibraes existentes numa mquina em operao, possvel detectar com antecipao a presena de falhas que podem comprometer a continuidade do servio, ou mesmo colocar em risco sua integridade fsica ou a segurana do pessoal da rea. A aplicao do sistema de anlise de vibraes permite detectar e acompanhar o desenvolvimento de falhas nos componentes das mquinas.

Por exemplo, pela anlise de vibraes constatam-se as seguintes falhas: Rolamentos deteriorados; Engrenagens defeituosas; Acoplamentos desalinhados; Rotores desbalanceados; Vnculos desajustados; Eixos deformados; Lubrificao deficiente; Folgas excessivas em buchas; Falta de rigidez; Problemas aerodinmicos ou hidrulicos; Cavitao; Desbalanceamento de rotores de motores eltricos. O registro das vibraes das estruturas efetuado por meio de sensores ou captadores colocados em pontos estratgicos das mquinas. Esses sensores transformam a energia mecnica de vibrao em sinais eltricos. Esses sinais eltricos so, a seguir, encaminhados para os aparelhos registradores de vibraes ou para os aparelhos analisadores de vibraes. Os dados armazenados nos registradores e nos analisadores so, em seguida, interpretados por especialistas, e desse modo obtm-se uma verdadeira radiografia dos componentes de uma mquina, seja ela nova ou velha. A anlise das vibraes tambm permite, por meio de comparao, identificar o aparecimento de esforos dinmicos novos, consecutivos a uma degradao em processo de desenvolvimento. Os nveis de vibraes de uma mquina podem ser representados de vrias maneiras, porm a maneira mais usual de representao a espectral ou freqencial, em que a amplitude da vibrao dada de acordo com a frequncia.

Figura 1 - Grfico em uma anlise espectral 3 PRINCIPAIS CAUSAS DE VIBRAO EM MQUINAS E SEUS ESPECTROS Dentre as diversas fontes de vibrao aquelas mais comuns e que, portanto, podem ser responsabilizadas pela quase totalidade das vibraes mecnicas indesejveis so: 3.1 Desbalanceamento O desbalanceamento uma das causas mais comuns de vibraes em mquinas. Na maioria das vezes as principais caractersticas da vibrao medida so: A frequncia da vibrao coincide com a rotao do elemento desbalanceado. A amplitude proporcional quantidade do desbalanceamento (tende sempre a crescer com o passar do tempo). A amplitude de vibrao normalmente maior nas direes radiais (transversais ao eixo de rotao). As leituras de fase permanecem estveis. A fase muda 90 quando o sensor deslocado 90. Estes cinco sinais de desbalanceamento so boas pistas que devem ser consideradas com cuidado e bom senso. O balanceamento no a nica causa de vibraes que ocorrem na frequncia de rotao.

Um outro ponto a considerar que o desbalanceamento em rotores verticais (turbinas hidrulicas, por exemplo) freqentemente apresenta grandes amplitudes tambm na direo axial. Outras mquinas (turbinas a vapor e a gs, compressores rotativos, por exemplo) tambm podem apresentar grandes amplitudes axiais quando desbalanceamento devido a reaes por impulsos. Portanto no se pode eliminar o desbalanceamento como uma possvel causa de vibraes quando ocorre vibrao axial.

Figura 2 - Espectro caracterstico de um desbalanceamento 3.2 Desalinhamento O desalinhamento quase to comum como o desbalanceamento. Apesar do uso de mancais auto-compesadores ou acoplamentos flexveis muito difcil alinhar dois eixos e seus mancais de forma que no atuem foras que causem vibraes. Existem trs tipos bsicos de desalinhamento: paralelo, angular e combinado. O eixo empenado (fletido) vibra com caractersticas semelhantes ao desalinhamento angular, de forma que tambm est includo nesta seo. Na maioria das vezes, a anlise de vibrao originada por desalinhamento ou empenamento apresenta: A frequncia da vibrao normalmente 1X RPM. Se o desalinhamento for severo surgem tambm em 2XRPM e 3X RPM. A amplitude proporcional quantidade de desalinhamento. A amplitude de vibrao pode ser alta na direo axial bem como na radial. O desalinhamento, mesmo com acoplamentos flexveis, produz foras axiais e radiais que, por sua vez produzem vibraes radiais e axiais. Sempre que a amplitude da vibrao axial for maior que a metade da maior amplitude radial, deve-se suspeitar de desalinhamento ou empenamento. As leituras de fase so instveis.

Figura 3 - Espectro caracterstico de um desalinhamento Desalinhamento Angular - o desalinhamento angular, indicado na Figura abaixo, submete os eixos a vibrao axial na frequncia 1X RPM.

Figura 4 - Desalinhamento angular Desalinhamento Paralelo - o desalinhamento paralelo, ilustrado na figura abaixo, produz uma vibrao radial em uma frequncia de 2X RPM.

Figura 5 - Desalinhamento paralelo

Desalinhamento Combinado - no desalinhamento combinado, apresentado na figura abaixo, alm da vibrao predominante acontecer na direo axial em 1X RPM, ocorre uma vibrao significativa em 2X RPM nesta direo.

Figura 6 - Desalinhamento combinado Desalinhamento de Mancais - No apenas quando existe acoplamento que ocorre desalinhamento. Um mancal de rolamento pode estar desalinhado, causando uma significativa vibrao axial. Este problema deve ser corrigido com a montagem correta do mancal.

Figura 7 - Desalinhamento de mancais Um mancal de deslizamento tambm pode apresentar desalinhamento. Neste caso no ocorrem vibraes significativas, a no ser que tambm exista desbalanceamento. O desbalanceamento provoca grande vibrao radial que, por sua vez, com o empenamento produz componentes axiais significativas. Outra condio de desalinhamento que produz vibrao axial alta o desalinhamento de polias (ou sistema coroa-pinho) em transmisso por correias ou correntes. A figura abaixo ilustra este caso. Estas condies no apenas resultaro em vibraes destrutivas como tambm provocam desgaste acelerado de polias, coroas, correias e correntes.

Figura 8 - Desalinhamento de polias 3.3 Excentricidade A excentricidade outra causa comum de vibraes em mquinas rotativas. O significado de excentricidade aqui diferente do desbalanceamento. Aqui o centro de rotao difere do centro geomtrico, mesmo com a pea balanceada. Os sintomas da excentricidade so idnticos aos do desbalanceamento. Em alguns casos a excentricidade pode ser reduzida atravs de balanceamento mas, em geral, os resultados no so bons. Normalmente o problema s corrigido atravs da montagem correta dos elementos envolvidos. A excentricidade pode produzir foras de reao de natureza no centrfuga. Neste caso, a maior amplitude de vibrao ocorre na direo do ramo tensionado da correia em frequncia igual a 1X RPM da polia excntrica. O aumento da carga pode resultar em um aumento da amplitude de vibrao. Uma forma de diferenciar desbalanceamento de excentricidade neste tipo de motor medir a amplitude de vibrao do motor quando em funcionamento normal. A seguir desliga-se o mesmo e observa-se a mudana da amplitude de vibrao: se a amplitude decresce gradualmente o problema deve ser desbalanceamento; se a amplitude desaparece imediatamente, o problema causado pela armadura excntrica. Rotores excntricos de ventiladores, bombas e compressores tambm podem gerar foras vibratrias. Nesses casos, as foras resultam da atuao desigual de fora aerodinmicas e hidrulicas sobre o rotor. Os sintomas tambm so os mesmos do desbalanceamento.

No h forma de distinguir. O procedimento realizar o balanceamento e, se as amplitudes no forem reduzidas significativamente, inspecionar a mquina na busca de desgastes, danos ou excentricidade nos mancais.

Figura 9 - Espectro caracterstico de excentricidade 3.4 Mancais de rolamentos defeituosos Os rolamentos geram quatro frequncias caractersticas de defeitos que so: Frequncia de defeito de Pista Externa; Frequncia de defeito de Pista Interna; Frequncia de defeito de Elemento Rolante; Frequncia de defeito de Gaiola. Defeitos em guias, esferas ou roletes em mancais de rolamento causam vibraes de alta frequncia. Nestes casos, a frequncia no , necessariamente, um mltiplo inteiro da velocidade de rotao do eixo. Possveis movimentos de roamento ou deslizamento de esferas ou roletes podem gerar frequncias mais diretamente relacionadas com os processos de roamentos ou impactos. Normalmente as amplitudes de vibrao dependem da extenso do problema existente, mas os possveis impactos podem excitar tambm frequncias naturais, o que deve ser adequadamente verificado. As altas frequncias naturais, normalmente excitadas nestes casos, esto associadas a componentes estruturais da mquina, e ocorrem, tipicamente, acima de 166 Hz (10000 CPM). Em alguns casos, podem ser geradas vibraes em frequncias naturais associadas geometria dos mancais. So observadas vrias vibraes em altas frequncias. Estas vibraes so resultado da excitao de frequncias naturais do mancal ou outras partes estruturais associadas. Um outro detalhe que, normalmente, as vibraes nos mancais no so transmitidas a outros pontos da mquina, de forma que os sinais estaro presentes apenas em medies realizadas prximas ao mancal defeituoso.

Figura 10 - Espectro caracterstico de um mancal de rolamento defeituoso 3.5 Mancais de deslizamento defeituosos Os altos nveis vibratrios devidos a problemas em mancais de deslizamento so resultado, geralmente, de folgas excessivas (desgaste ou eroso qumica), partes soltas, ou problemas de lubrificao. Folga Excessiva A folga excessiva provoca desbalanceamento, desalinhamento, afrouxamento e batidas. Precesso com lubrificao (Oil whirl) A precesso com lubrificao ocorre apenas em mancais de deslizamento lubrificados sob presso e quando operam a altas velocidades, normalmente superiores segunda velocidade critica do rotor.

Figura 11 - Precesso com lubrificao

O mecanismo da precesso ilustrado na Fig. 11. Sob condies normais de operao, o eixo se elevar ligeiramente pela lateral do mancal. Esta elevao depende da velocidade de rotao, peso do rotor e presso do leo. O eixo, desta forma, opera em uma posio excntrica em relao ao centro do mancal e arrasta o leo formando uma espcie de cunha lquida pressurizada do outro lado. Se esta excentricidade momentaneamente aumentada devido, por exemplo, a uma onda repentina, uma carga de impacto externa, ou outra condio transitria, uma quantidade adicional de leo imediatamente bombeada no espao deixado vago pelo eixo. O resultado um aumento na presso do filme de leo em contato com o eixo. A fora adicional desenvolvida pode produzir um movimento circular do eixo no interior do mancal. Se o amortecimento do sistema for suficientemente grande o eixo retorna sua posio de equilbrio no mancal; se o amortecimento for baixo, o eixo continua com este movimento de precesso (whirl). A vibrao resultante freqentemente muito severa, mas facilmente reconhecida por sua frequncia incomum. Esta frequncia levemente menor que a metade da velocidade de rotao do eixo (geralmente 46% a 48%). Como a frequncia dominante menor que a metade da velocidade de rotao (ou da frequncia sncrona), se o eixo for observado com uma luz estroboscpica a marca no aparecer fixa e sim girando. O problema do oil whirl normalmente atribudo a um projeto inadequado do mancal, algumas vezes por superestimar o carregamento real do eixo. Entretanto, algumas outras causas possveis incluem desgaste excessivo do mancal, aumento na presso ou mudana na viscosidade do leo. Algumas correes temporrias podem ser feitas mudando a temperatura do leo lubrificante (mudando a sua viscosidade), introduzindo um pequeno desbalanceamento ou desalinhamento para aumentar a carga, ou fragmentar ou ranhurar as faces da superfcie do mancal para desfazer a onda de leo. Naturalmente a soluo permanente substituir o mancal adequadamente projetado para as condies de operao da mquina ou um especialmente projetado para reduzir as possibilidades de oil whirl. A Fig. 12 mostra trs configuraes de mancais de deslizamento disponveis especialmente construdos para reduzir as possibilidades de oil whirl: a) Mancal com ranhuras axiais (Fig. 12a) - Neste tipo de mancal, as ranhuras so utilizadas para aumentar aresistncia ao whirl em trs pontos igualmente espaados. Esta configurao normalmente limitada a menores aplicaes tais como pequenas turbinas a gs. b) Mancal lobado (Fig. 12b) - Este tipo de mancal produz estabilidade contra o oil whirl usando trs filmes de leo pressurizado de forma que o eixo permanece centralizado. Algumas vezes possuem ranhuras axiais para aumentar a resistncia ao whirl. c) Mancais segmentados (Fig. 12c) - uma escolha comum (muito utilizado) em mquinas industriais grandes, de alta velocidade. Cada segmento desenvolve uma cunha de leo pressurizado que tende a centralizar o eixo no mancal. Normalmente o amortecimento do sistema aumentado o que aumenta tambm.

Figura 12 - Mancais projetados para reduzir o whirl Uma mquina que normalmente estvel pode exibir sinais de vibrao por oil whirl e, algumas vezes, esta condio ocorre intermitentemente. Neste caso o problema no est relacionado com o mancal de deslizamento mas com foras externas que, coincidentemente, esto na mesma frequncia do oil whirl do mancal. Existem duas fontes comuns de vibrao que podem excitar oil whirl em um mancal de deslizamento: vibrao transmitida pelo maquinrio que opera na vizinhana e vibrao proveniente de outros elementos da prpria mquina. Precesso histertica Um rotor que opera acima de velocidades crticas tende a se fletir em sentido oposto ao desbalanceamento. O atrito interno, ou histertico, tende a restringir esta deflexo. Quando, entretanto, as foras de amortecimento esto em coincidncia de fase com a deflexo, o efeito contrrio, agindo no sento de aumentar a mesma. uma vibrao similar ao oil whirl, ocorrendo em uma frequncia diferente, normalmente quando o rotor est operando entre a primeira e segunda velocidades crticas. Nesta condio a frequncia da precesso histertica igual primeira frequncia natural (primeira velocidade crtica) do rotor (raramente ocorre na mesma frequncia do oil whirl). Quando o rotor est operando acima da segunda velocidadecrtica os sintomas so iguais ao do oil whirl. A precesso histertica, normalmente controlada pelo amortecimento prprio dos mancais de deslizamento (que normalmente alto). Quando este problema ocorre a soluo usual aumentar o amortecimento do mancal ou da estrutura, atravs, por exemplo, da instalao de mancais segmentados ou outros especialmente projetados. Em alguns casos o problema pode ser solucionado reduzindo o amortecimento do rotor, o que pode ser feito, por exemplo, substituindo um acoplamento por engrenagens por um acoplamento flexvel. Lubrificao inadequada Problemas como insuficincia de lubrificao ou uso de lubrificante inadequado, podem causar vibrao em mancais de deslizamento. Nestes casos, a lubrificao inadequada causa atrito excessivo entre o mancal estacionrio e o eixo rotativo, e o atrito excita uma vibrao no mancal ou partes a ele relacionadas (dry whip). A frequncia da vibrao, neste caso, normalmente muito alta, produzindo rudo agudo (guinchos), e no tem relao com a velocidade de rotao do rotor.

Quando h suspeita sobre a existncia de dry whip deve-se verificar a lubrificao do mancal e se a folga est correta (tanto folga excessiva como insuficiente pode causar dry whip).

Figura 13 - Espectro caracterstico de um mancal de deslizamento defeituoso 3.6 Folgas mecnicas Elementos soltos produzem vibrao em uma frequncia que normalmente igual ao dobro ou mltiplos inteiros da velocidade de rotao do eixo rotativo. Normalmente o elemento se solta em virtude de uma vibrao excitada por outra fonte, como, por exemplo, desbalanceamento ou desalinhamento. O elemento solto, por sua vez, agrava a situao, transformando vibraes aceitveis em excessivas. A Fig. 14 apresenta um esquema que ilustra como um elemento solto pode produzir uma vibrao em uma frequncia igual ao dobro da velocidade de rotao do rotor. O desbalanceamento a origem da vibrao neste exemplo.

Figura 14 - Elemento mecnico solto causando vibrao Quando a parte mais pesada do rotor est na parte inferior do mancal a fora centrfuga se dirige para baixo, forando o mancal contra o seu pedestal. Quando a parte mais pesada do rotor passa pela parte superior do mancal a fora se dirige para cima e o mancal elevado do pedestal. Quando a parte mais pesada do rotor est na lateral do mancal o mesmo cai sobre o pedestal . Este processo resulta que a fora atua de duas formas distintas sobre o mancal, durante uma revoluo do rotor: o rotor inicialmente levantado e a seguir cai sobre o pedestal.

Caracteriza-se aqui uma fora peridica com comportamento no harmnico o que implica na presena de frequncias harmnicas, com predominncia da segunda harmnica (igual ao dobro da frequncia de operao). Como resumo, a principal caracterstica da vibrao originada por elemento mecnico solto a predominncia da segunda frequncia harmnica. Existe, normalmente, alguma folga inerente em toda mquina, de forma que absolutamente normal achar alguma a segunda harmnica (ou, at mesmo, harmnicas maiores) quando h desbalanceamento e desalinhamento. A suspeita de elemento mecnico solto justificada quando a segunda harmnica predominante.

Figura 15 - Espectro caracterstico de um elemento mecnico solto 3.7 Correias Apesar das correias serem uma das mais comuns e significantes fontes vibratrias em mquinas industriais, geralmente so as ltimas a serem investigadas. As correias em V so muito utilizadas em transmisso de potncia por sua alta capacidade de absorver choques e vibraes. Na maioria dos casos as correias em V operam mais silenciosamente que correntes e engrenagens, o que evidencia nveis vibratrios menores. Por outro lado, as correias em V podem ser fontes de vibraes indesejveis, especialmente em mquinas ferramenta em que os nveis vibratrios devem ser mantidos muito baixos. Os principais problemas vibratrios associados s correias em V so, geralmente,classificados como: Reao da correia a outras foras geradas no equipamento; Problemas reais na correia. As correias em V so freqentemente consideradas como fontes de vibraes porque muito fcil visualizar a sua vibrao, o que no ocorre com outras partes da mquina. As correias so as peas de maior facilidade de substituio. Entretanto, bastante provvel que a correia vibre em funo de outros distrbios na mquina, sendo apenas um indicador de um problema vibratrio. Alguns problemas que normalmente produzem vibraes em correias so o desbalanceamento excessivo, polias excntricas, desalinhamentos e elementos soltos.

Deve-se, portanto, investigar profundamente as causas da vibrao antes de efetuar uma troca de correia. O fator chave para determinar a natureza do problema a frequncia da vibrao da correia. Se a vibrao da correia produzida por uma causa proveniente de outro elemento, ento a frequncia da vibrao estar associada ao problema gerador. Por outro lado, quando a vibrao ocorre por defeito na correia, a frequncia de vibrao igual a um mltiplo inteiro (1, 2, 3 ou 4 vezes) da rotao da correia. Com correias mltiplas importante que todas as correias tenham a mesma tenso. Se algumas correias estiverem frouxas enquanto que outras esto tensionadas, as correias frouxas apresentaro fortes vibraes mesmo que as foras perturbadoras sejam fracas. Esta condio causa deslizamento e acelera o desgaste na correia e na polia. A identificao de defeitos na correia geralmente pode ser feita medindo-se a vibrao em um mancal prximo mesma, inicialmente em direo perpendicular direo da tenso na mesmo e, a seguir, em direo perpendicular primeira. Correias defeituosas geralmente apresentam uma amplitude de vibrao maior em uma direo paralela direo de sua tenso. Os defeitos mais comuns em correias so: Rachaduras, Pontos endurecidos ou enfraquecidos,

Figura 16 - Espectro caracterstico de uma correia defeituosa 3.8 Engrenagens Normalmente, as vibraes originadas por problemas em engrenagens so fceis de ser identificadas por ocorrerem em uma frequncia alta, igual frequncia de rotao da engrenagem multiplicada pelo seu nmero de dentes (frequncia de engrenamento). Alguns problemas comuns que apresentam estas caractersticas so: Desgaste excessivo, Imperfeies nos dentes, Lubrificao deficiente, e Impurezas incrustadas nos dentes.

As engrenagens tambm podem gerar vibraes em outras frequncias no relacionadas com a frequncia de engrenamento. Quando, por exemplo, a engrenagem apresenta apenas um dente quebrado ou deformado, pode surgir uma vibrao na frequncia de rotao. Neste caso o problema pode ser identificado analisando-se a forma da onda vibratria (em um osciloscpio): ocorrem picos elevados em intervalos de um perodo de rotao como ilustra a Fig. 17, comparando a vibrao resultante com a que seria gerada por um desbalanceamento. Se existirem mais de um dente danificados a frequncia ser multiplicada pelo nmero destes. Quando um trem de engrenagens opera com condio de carga muito leve as vibraes podem apresentar amplitudes e frequncias errticas. Esta condio de operao pode ocasionar impactos entre as diversas engrenagens de forma desordenada. Os impactos excitam as frequncias naturais das engrenagens, mancais e componentes a eles ligados. Este tipo de problema pode ser distinguido de um problema em um mancal, por exemplo,observando-se que as amplitudes originadas pelo problema do mancal so muito maiores prximas ao prprio mancal, enquanto que as originadas por engrenagens so detectadas em dois ou mais pontos da mquina.

Figura 17 - Diferena entre desbalanceamento e dente de engrenagem quebrado As engrenagens tambm podem apresentar problemas comuns a outras partes da mquina como desbalanceamento ou montagem excntrica, por exemplo, apresentando, nestes casos, vibraes com estas caractersticas. Em virtude das vibraes de alta freqncia, as engrenagens so uma fonte comum de rudo nas mquinas de forma que a correo dos problemas associados a elas reduz significativamente o nvel de rudo existente.

Figura 18 - Espectro caracterstico de uma engrenagem defeituosa 3.9 Problemas eltricos As vibraes causadas por falhas eltricas ocorrem em sistemas que possuem mquinas eltricas (motores, geradores, alternadores, etc.) e so causadas normalmente por foras magnticas desequilibradas atuantes em rotores ou estatores. Algumas causas comuns destas foras so: Rotor no redondo; Armaduras excntricas; Rotor e estator desalinhados; Estator elptico; Circuito aberto ou curto circuito; Problemas no enrolamento do rotor. Os problemas eltricos geralmente apresentam vibraes na freqncia de rotao, o que torna difcil a distino de outras fontes como desbalanceamento. Uma maneira de se verificar se a vibrao causada por problema eltrico desligar a energia eltrica durante a medio da amplitude de vibrao e verificar se a mesma desaparece ou diminui significativamente rapidamente. Em caso positivo a causa certamente eltrica. Se a diminuio da amplitude for lenta e acompanhar a queda na freqncia de rotao, ento a causa de natureza mecnica. Uma outra caracterstica deste tipo de problema que os nveis vibratrios dependem da carga. Muitas vezes, motores eltricos so testados em vazio e no apresentam amplitudes de vibrao elevadas e quando em operao com carga vibram violentamente, evidenciando problemas eltricos. Em motores de induo podem ocorrer vibraes na freqncia de deslizamento que igual diferena entre a freqncia de rotao do rotor e a freqncia eltrica (do campo magntico rotativo) chamada de sncrona que sempre igual freqncia da linha de corrente alternada (freqncia da rede, 60 Hz). Neste caso a amplitude da vibrao pulsante.

O fenmeno do batimento se intensifica quando ocorre um problema mecnico associado (como o desbalanceamento) e a pulsao da amplitude se torna regular, especialmente quando as duas freqncias so relativamente prximas.Os motores eltricos tambm podem apresentar vibraes devido a pulsos de torque gerados quando o campo magntico do motor energiza os polos do estator. A freqncia associada igual ao dobro da freqncia da linha de corrente alternada. Os pulsos de torque so raramente problemticos exceto quando so exigidos nveis de vibrao extremamente baixos ou os pulsos excitam ressonncias em outras partes da mquina.

Figura 19 - Espectro caracterstico de problemas eltricos 3.10 Vibraes devido a foras aerodinmicas e hidrulicas Mquinas que operam com fluidos como ar, gua, leo ou gases podem apresentar vibraes originadas pela interao entre elementos slidos mveis (ps) e fluidos. Isto acontece freqentemente em bombas, ventoinhas e similares. As vibraes geradas ocorrem em freqncias altas (nmero de ps vezes a freqncia de rotao). As causas da vibrao so foras hidrulicas que normalmente so pequenas mas se tornam importantes quando excitam alguma ressonncia na mquina. Se no ocorre ressonncia o problema pode ser originado por cavitao, recirculao ou turbulncia. A cavitao ocorre quando uma bomba opera com excesso de capacidade ou baixa presso de suco. Como o fluido que j entrou no preenche completamente o espao, o fluido que est entrando puxado aos pulos para preencher os espaos vazios. Isto cria bolsas de vcuo que so altamente instveis que podem literalmente implodir muito rapidamente. Os impactos gerados excitam freqncias naturais localizadas em partes da bomba. Como as imploses podem ocorrer em tempos e posies aleatrios na bomba ou na tubulao a amplitude e a freqncia da vibrao tambm so aleatrias. A recirculao pode ocorrer quando uma bomba est operando em baixa capacidade ou alta presso de suco. Na tentativa de se mover uma quantidade excessiva de fluido da bomba, uma poro do fluido retorna. Este fluxo reverso e o a conseqente mistura de fluido movendo-se em direes opostas causa vibrao.

A recirculao ocorre algumas vezes dentro de uma bomba de mltiplos estgios com folga excessiva entre o rotor e seu alojamento. Esta forma de recirculao pode mostrar uma freqncia quase constante no relacionada com a freqncia de rotao. Em qualquer situao, as vibraes devidas a recirculao apresenta flutuaes aleatrias na freqncia e na amplitude similares s causadas pela cavitao. O fluxo turbulento o resultado da resistncia ao fluxo normal de fluidos. Esta resistncia pode ser causada por obstrues, curvas agudas ou apenas atrito superficial entre fluido e tubulao. A turbulncia tambm pode ser causada pela mistura de fluidos de alta e baixa velocidades. Um exemplo um motor a jato quando os gases de exausto de alta velocidade se misturam ao ar externo quase estacionrio. Embora os nveis de rudo gerado por fluxo turbulento sejam muito altos, a mquina vibra pouco pois a condio de turbulncia externa a ela.

Figura 20 - Espectro caracterstico de uma vibrao causada por cavitao A vibrao e o rudo associados com cavitao, recirculao e fluxo turbulento apresentam caractersticas similares. Este tipo de vibrao normalmente de natureza aleatria com amplitudes e freqncias instveis. A Fig. 20 mostra um espectro de uma vibrao gerada por cavitao. Pode-se observar uma vibrao de regime permanente em 3600 rpm (60 Hz), indicando, possivelmente, um pequeno desbalanceamento ou desalinhamento no motor. Existe, entretanto, uma vibrao aleatria (banda larga) entre 30000 cpm e 100000 cpm (500 Hz e 1667 Hz) indicando problemas de associados com fluxo hidrulico e aerodinmico.

3.11 Vibraes devido a foras alternativas Em mquinas alternativas (compressores, bombas alternativas, motores a combusto) ocorrem vibraes resultantes do movimento alternativo. Estas vibraes so causadas pelas variaes de torque em virtude da variao de presso no cilindro e pelas foras de inrcia das partes que se encontram em movimento alternativo. Estas vibraes so normalmente complexas pois vrias freqncias esto envolvidas embora, geralmente, as freqncias predominantes so iguais a uma e duas vezes a freqncia de rotao. Freqncias de ordem mais alta tambm so encontradas dependendo do nmero de pistes e de seu relacionamento. Por exemplo, em um motor a quatro tempos de quatro cilindros, ocorrem duas exploses a cada volta da rvore de manivelas (virabrequim). Isto resulta em uma vibrao em uma freqncia igual a duas vezes a freqncia de rotao do virabrequim. Por outro lado, se o mesmo motor possusse seis ou outro cilindros o nmero de exploses seria de trs e quatro por volta com surgimento de freqncias iguais a trs e quatro vezes a freqncia de rotao respectivamente. A Fig. 21 mostra as vrias freqncia harmonicamente relacionadas reveladas pela anlise de um compressor de quatro cilindros em V. Geralmente, estas frequncias de ordem mais alta so inerentes ao funcionamento da mquina e s se tornam importantes se excitarem alguma freqncia natural da mesma induzindo uma condio de ressonncia. Os problemas de vibrao excessiva em mquinas alternativas podem ser originados por problemas mecnicos (desbalanceamento, desalinhamento, empenamento de eixos, folgas, peas soltas, falhas em mancais, etc.) ou operacionais (lubrificao inadequada ou ineficiente, vazamentos em vlvulas, problemas de ignio ou injeo, etc.). A soluo destes problemas exige uma inspeo completa na mquina acompanhada de uma anlise da vibrao. Existem vrias formas de identificar problemas mecnicos e operacionais. Por exemplo, falhas de ignio causam um significativo decrscimo de eficincia na mquina acompanhado de forte vibrao. O desbalanceamento, entretanto, praticamente no influencia no rendimento da mquina. Problemas operacionais possuem a tendncia a gerar foras alternativas desiguais nas diferentes direes de medio. Deve ocorrer uma amplitude bem maior na direo (ou paralela a) do movimento alternativo. J o desbalanceamento ou o desalinhamento apresentam amplitudes semelhantes em duas direes radiais.

Figura 21 - Espectro de vibrao em um compressor 3.12 Vibraes devido ao roamento O roamento o contato eventual entre partes estacionrias e rotativas de uma mquina podendo gerar vibraes na freqncia de rotao, no dobro dela, em seus sub-mltiplos e altas freqncias. O roamento tambm pode gerar um aumento no nvel de amplitudes em toda uma ampla faixa de freqncias. Se o roamento for contnuo provvel que no se observe nenhuma vibrao caracterstica em especial mas o atrito contnuo pode excitar ressonncias em altas freqncias em outras partes da mquina produzindo medies de amplitudes e fases instveis. Observou-se que o roamento em selos de uma turbina a vapor apresenta diferentes amplitudes e fase nas mesmas condies de operao em tempos diferentes de observao. Por exemplo: uma mquina girando a 3600 rpm apresentava nveis constantes de amplitude e fase; aps diminuir a sua velocidade de rotao para 1800 rpm por um curto tempo, e retornando a operar a 3600 rpm, a mesma mquina apresentou amplitude e fase completamente diferentes das anteriores. Isto sugere que o ponto em que est acontecendo o roamento est se movendo quando se varia a velocidade de rotao. O roamento , normalmente o resultado de um eixo empenado ou partes quebradas ou avariadas que podem ser detectados por procedimentos j descritos.

4 EFEITOS DA VIBRAO EM EQUIPAMENTOS MECNICOS A vibrao causada pelo desbalanceamento aumenta a carga dinmica nos mancais de suas mquinas, aumentando seu desgaste e resultando numa menor vida til. Causa ainda fraturas por fadiga, podendo quebrar peas girantes, especialmente se sua mquina passa por freqncias ressonantes. Parafusos, pinos e chavetas podem ir se soltando aos poucos em funo da vibrao excessiva. Quebras catastrfi cas podem acontecer caso estes componentes venham a se soltar. A vibrao excessiva em mquinas e ferramentas pode ainda causar leses por esforos repetitivos e aumento de fadiga dos operadores, submetidos a um estresse operacional maior. Eixos desalinhados, que excedam os limites tolerveis, resultam em danos aos mancais, deformao e at fratura do eixo. Muitas vezes, essas vibraes ocorrem em nveis imperceptveis sensibilidade humana (p. ex., no caso de altas freqncias). Em outros casos, percebemos a vibrao somente ao atingir nveis muito altos, estando a mquina em condio j to deteriorada, que pode ser tarde demais para uma ao corretiva. Estes problemas decorrentes da vibrao possuem fcil soluo - o balanceamento - uma palavra que est relacionada a "balana" e "pesagem". Balancear alcanar um estado de equilbrio, como colocar o mesmo peso em ambos os lados de uma balana. Podemos considerar a mesma similaridade em relao distribuio de massas de um corpo em relao ao seu eixo de rotao. Se a massa de um corpo rotativo no estiver distribuda uniformemente, este estado conhecido como desbalanceado. Neste estado o desbalanceamento gera foras centrfugas, vibraes e rudos durante a rotao, que sero cada vez mais percebidos e mais srios medida que aumentamos a velocidade. O desbalanceamento e suas conseqncias fazem parte de nosso dia-a-dia, no apenas em seu exemplo mais conhecido, o da roda de seu veculo, mas tambm no seu cho-de-fbrica, em seu cabeote de usinagem, acionamento do seu torno, eixos, fusos, polias, correias, motores, engrenagens, etc. E ele facilmente percebido pelas vibraes e rudos excessivos produzidos durante o funcionamento da mquina. Ocorre, porm, que estes rudos e vibraes no so apenas incmodos, mas sim um srio risco. Devido s foras centrfugas geradas, so tambm uma ameaa integridade de pessoas, a mquinas e meio ambiente. E quando elas excedem os limites tolerveis, acabam sendo responsveis diretas por signifi cativas perdas de: 4.1 Durabilidade Vibraes causadas pelo desbalanceamento geram cargas excessivas nos rolamentos, nos mancais e na fundao das mquinas. Como resultado, aumentam seu desgaste. Mquinas com componentes inadequadamente balanceados tm, em geral, uma vida til menor. Um rotor bem balanceado permite melhor formao do filme de leo dos mancais e um projeto mais leve de mancais.

4.2 Segurana Vibraes podem reduzir o torque de aperto de elementos de fi xao e resultar em componentes trabalhando com folgas. Estas podem causar mau funcionamento de componentes eltricos ou danifi car cabos e conexes. O desbalanceamento pode afetar seriamente a segurana de uma mquina e constitui um perigo a outras mquinas e segurana dos operadores. Alm disso, ele pode resultar na quebra de componentes rotativos e peas associadas. 4.3 Qualidade No se pode exigir alta preciso de uma ferramenta com vibrao. Ela exige maior esforo fsico do operador e assim causa maior fadiga e estresse. Um rebolo ou uma mquina de processamento de madeira de alta velocidade no vai trabalhar de forma precisa e produzir mais peas rejeitadas, caso seus fusos e ferramentas no tenham sido balanceados com a preciso necessria. 4.4 Competitividade Operaes mais suaves e diminuio do rudo de um produto so consideradas indicadores de qualidade. Da mesma maneira, vibraes excessivas podem impactar seriamente a competitividade de um produto. Um equipamento que apresenta fortes vibraes certamente ser mais difcil de vender. Felizmente as foras e rudos excessivos provocados pelo desbalanceamento (e causadores de vibrao) podem ser eliminados pelo balanceamento. Balancear um processo pelo qual a distribuio de massa de um rotor melhorada, de tal maneira que este ir girar em seus mancais sem gerar foras centrfugas signifi cativas, uma vez que estas seriam reduzidas a um mnimo. Pensando em termos de mquinas de produo, graas a uma competio internacional cada vez mais acirrada, espera-se que estas produzam com a mais alta qualidade, na maior velocidade, durante o maior tempo possvel, com o mais alto grau de segurana e confi abilidade. Ainda que o desenvolvimento destas mquinas se aproxime cada vez mais da perfeio e apresente vibraes cada vez menores, estes equipamentos, mesmo com as mais modernas tecnologias e melhores componentes disponveis, tendem a se desgastar, em funo de sua prpria utilizao, devido ao atrito de componentes, falta de manuteno adequada, desalinhamento, acomodao em suas fundaes e mesmo certo aumento em suas folgas. Tudo isso acaba se transformando novamente na indesejada vibrao, capaz de diminuir a vida til e de paralisar a produo - o que pode signifi car tanto um desastre econmico para a sua empresa como um risco de acidente ou mesmo morte. natural que as mquinas apresentem vibraes, mesmo em condies ideais de operao, seja devido ao desbalanceamento residual de seus componentes ou devido sua montagem mecnica. Porm, o aumento das vibraes sugere fortemente uma falha em potencial ou problema mecnico. Estudos mostram que pelo menos 50% dos problemas de vibraes detectados em mquinas nos levam a uma causa comum: o desbalanceamento.

Dessa maneira, ao detectarmos e, rapidamente, corrigirmos este problema (ou pelo menos lev-lo a nveis aceitveis), conseguimos, na grande maioria dos casos, que as mquinas voltem a funcionar suavemente, eliminando o risco de falhas. Utilizando mtodos modernos de diagnstico, muitos danos severos s mquinas e seus altos custos de reparo podem ser evitados. Adicionalmente, a incidncia de falhas e paradas de mquinas com perda de produo tambm ser minimizada. Dentre os diversos mtodos existentes de diagnstico, a anlise de vibrao adquiriu extrema importncia, uma vez que consegue fornecer vasta quantidade de informao com baixo custo de investimento. Ao detectar a origem da vibrao, que, conforme dissemos, causada pelo desbalanceamento na maioria dos casos, possvel eliminar a vibrao. Sabendo que todos os componentes que giram apresentam melhoras significativas em seu funcionamento ao serem balanceados e que, no mercado global de hoje, os consumidores procuram os melhores produtos para investir seu dinheiro, o balanceamento se torna cada vez mais uma operaochave. Ele permite o desenvolvimento de produtos de mais alta qualidade, com a mais alta produtividade, com maior durabilidade e a um custo cada vez menor. E isto o que seus clientes exigem. 5 CONTROLE O controle dos fenmenos vibratrios podem ser consequidos por 3 (trs) procedimentos diferenciados. Eliminao das fontes: Balanceamento,Alinhamento,Troca de peas defeituosas aperto de bases soltas,etc. Isolamento das partes: Colocao de um modo elstico amortecedor de modo a reduzir a transmisso da vibrao a nveis tolerveis. Atenuao da resposta: Alterao da estrutura (Reforos, Massas Auxiliares, Mudanas de Frequncia Natural, Etc ). 6 NVEL DE VIBRAO O nvel de vibrao de um espectro (grfico),em funo do tempo pode ser medido em : Valor de Pico a Pico; Valor de Pico; Valor RMS (Root Mean Square)(Amplitude Mdia Quadrtica). 6.1 Valor de pico a pico Essa medio de nvel de vibrao,indica o percusso mximo da onda e pode ser til onde o deslocamento vibratrio da parte da mquina crtico para a tenso mxima ou a folga mecnica limitante. 6.2 Valor de pico Essa medio de nvel de vibrao, vlido para indicao de choques de curta durao.Porm indicam somente a ocorrncia de pico.

6.3 RMS (Root Mean Square) Essa medio de nvel de vibrao, a medida mais importante porque leva em considerao o histrico da onda no tempo e de um valor de nvel o qual relacionada a energia contida. O sinal harmnico possui caractersticas prprias,so elas: Amplitude: Valor medido do nvel zero at o pico; Frequncia: o nmero de ciclos por segundo, onde a unidade o hertz (Hz). Onde temos; 1 hz = 60 rpm. Perodo: a durao do ciclo em segundo. Onde o mesmo que o inverso da frequncia, ( T=1/f ). Defasagem: Indica o avano ou atraso de um sinal. A vibrao sempre atrasada em relao oscilao. 7 EQUIPAMENTOS PARA A ANLISE 7.1 Sensores ou captadores Existem trs tipos de sensores, baseados em trs diferentes sistemas de transduo mecnico-eltricos: Sensores eletrodinmicos: detectam vibraes absolutas de freqncias superiores a 3 Hz (180 cpm). Sensores piezoeltricos: detectam vibraes absolutas de freqncias superiores a 1 Hz (60 cpm). Sensores indutivos (sem contato ou de proximidade): detectam vibraes relativas desde 0 Hz, podendo ser utilizados tanto para medir deslocamentos estticos quanto dinmicos. 7.2 Registradores Medem a amplitude das vibraes, permitindo avaliar a sua magnitude. Medem, tambm, a sua freqncia, possibilitando identificar a fonte causadora das vibraes. Os registradores podem ser analgicos ou digitais, e estes ltimos tendem a ocupar todo o espao dos primeiros. 7.3 Analisadores Existem vrios tipos e, entre eles, destacam-se: analisadores de medio global; analisadores com filtros conciliadores (fornecem medidas filtradas para uma gama de freqncia escolhida, sendo que existem os filtros de porcentagem constante e os de largura da banda espectral constante) e os analisadores do espectro em tempo real. Os analisadores de espectro e os softwares associados a eles, com a presena de um computador, permitem efetuar: O zoom, que uma funo que possibilita a ampliao de bandas de freqncia; A diferenciao e integrao de dados; A comparao de espectros; A comparao de espectros com correo da velocidade de rotao.

8 CONCLUSO Anlise de Vibrao o processo pelo qual as falhas em componentes mveis de um equipamento, so descobertas pela taxa de variao das foras dinmicas geradas. Tais foras afetam o nvel de vibrao, que pode ser avaliado em pontos acessveis das mquinas, sem interromper o funcionamento dos equipamentos. Dentre as diversas fontes de vibrao aquelas mais comuns e que, portanto, podem ser responsabilizada pela quase totalidade das vibraes mecnicas indesejveis so: desbalanceamento, desalinhamento, folgas generalizadas, campo eltrico desequilibrado, entre outros. Os efeitos em consequcia de um equipamento vibrando podero ser: altos riscos de acidentes, desgaste prematuro dos componentes, aumento dos custos de manuteno, etc. A Manuteno Preditiva por anlise de vibraes est baseada no conhecimento do estado da m estado da mquina atravs de medies peridicas e continuas de um ou mais parmetros significativos, evitando paradas inesperadas e substituio de peas desnecessrias.

9 BIBLIOGRAFIA
www.ebah.com.br/content/.../apostila-vibracoes-mecanica www.poli.ufrj.br/extensao_cursos_manutenca_ analise_vibracao.php www.fit.fem.unicamp.br/hppos/posprojetos.html

www.ufsm.br/dem/disc/dem1021.pdf
www.omel.com.br/BR/escola__bombas_analise_de_vibracao.php www.academicoo.com/.../prognostico-de-defeito-em-sistemas-mecani www.pt.scribd.com/.../ABNT-Ensaio-nao-destrutivo--Analise-de-vibracoe www.pt.wikipedia.org/wiki/Vibrao www.ebah.com.br/.../identificacao-falhas-empregando-analise-vibrac www.ufpa.br/gva/.../Fundamentos%20de%20%20Vibracao.pdf www.unimonte.br/curso/gradus-unimonte/manutencao www.pt.scribd.com/.../73935572-ANALISE-DE-VIBRACAO-EM-MAQUIn\z

You might also like