You are on page 1of 7

Ao popular

Ao popular
Ao popular o meio processual a que tem direito qualquer cidado que deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural.

Previso na Constituio Federal do Brasil


Segundo a Constituio do Brasil de 1988, no inciso LXXIII do art.5: qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. Natureza Jurdica: A respeito de sua natureza jurdica,h certa controvrsia na doutrina entendendo alguns que a ao popular " instrumento de defesa da coletividade,por meio do qual no se amparam direitos individuais prprios, mas sim interesses da coletividade, sendo o beneficirio da ao no o autor, mas a coletividade, o povo" (Hely Lopes), enquanto outros ensinam que referida ao "pertence ao cidado, que em nome prprio e na defesa de seu prprio direito - participao na vida poltica do estado e fiscalizao da gerncia do patrimnio pblico poder ingressar em juzo (Alexandre de Morais,Jos Afonso da Silva).

Previso na Constituio da Repblica Portuguesa


Dispe o art. 52, 3: 3. conferido a todos, pessoalmente ou atravs de associaes de defesa dos interesses em causa, o direito de aco popular nos casos e termos previstos na lei, incluindo o direito de requerer para o lesado ou lesados a correspondente indemnizao, nomeadamente para: a. Promover a preveno, a cessao ou a perseguio judicial das infraces contra a sade pblica, os direitos dos consumidores, a qualidade de vida e a preservao do ambiente e do patrimnio cultural; b. Assegurar a defesa dos bens do Estado, das regies autnomas e das autarquias locais.

Definies do Instrumento Ao Popular


Notadamente, o que comum a vrios objetos ou temas de natureza cientfica, podemos dizer que a ao popular possui definies e/ou conceituaes divergentes, a depender do alicerce terico adotado ou da corrente doutrinria seguida pelo pesquisador. Assim, possvel se entender, por exemplo, que a ao popular nada mais do que um direito poltico, de modo que o seu exerccio somente ser desenvolvido pelo eleitor propriamente dito. Por outro lado, pode-se admitir que a ao popular , na verdade, um instrumento voltado intensificao da participao popular na proteo dos bens especificados no inciso LXXIII, da Constituio Federal de 1988, ou seja, o patrimnio pblico, a moralidade administrativa e o meio ambiente, em todas as suas formas, na qual se inclui a sua esfera cultural. Nesse ltimo caso, a definio da ao popular no poder ser comportada na ideia de cidado-eleitor, por ser ela nitidamente limitada. De certo, essas modalidades de definio/conceituao acabam sofrendo influncias da prpria compreenso que se d natureza jurdica e legitimidade ativa desta ao. Ficam abaixo evidenciadas as duas formas de definio apontadas.

Ao popular

Definio n 01 - Ao Popular vinculada ideia de Cidado-Eleitor


A ao popular uma ao de natureza constitucional, que pode ser impetrada por qualquer do povo ("cidado", no sentido jurdico do termo: todo brasileiro com alistamento eleitoral) perante o Judicirio, para anular qualquer ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Qualquer eleitor (mesmo aqueles que acabam de completar 16 anos de idade - neste caso devem ser assistidos[carecede fontes?]) parte legtima para ingressar com uma ao popular. Para assegurar ao povo a efetiva possibilidade de se valer do uso da ao popular a Constituio do Brasil isentou quem a ela recorre das custas judiciais e dos encargos da sucumbncia, isto , dos honorrios dos advogados e despesas correlatas incorridos pela parte vencedora. Esse um detalhe essencial da legislao, sem o qual ningum do povo jamais se arriscaria a entrar com uma ao popular, (como, por exemplo, as aes que tramitam, na justia brasileira, tentando anular a venda da Companhia Vale do Rio Doce). Se no houvesse essa iseno e o comum do povo viesse a ser derrotado numa questo, teria que pagar milhes parte vencedora a ttulo de honorrios de advogado, arruinando-se.

Definio n 02 - Ao Popular vinculada ideia de Intensificao da Participao Popular


Antes de definir-se a ao popular, necessrio se faz que primeiramente se atente para o fato de que est ela inserida na Constituio Federal de 1988. Desse modo, no h como se compreender o instrumento da ao popular, sem lig-lo aos princpios constitucionais democrticos e de proteo ambiental e ao fato de que, no momento da confeco da Carta Magna de 1988, o legislador constituinte se interessava por intensificar o processo de re-democratizao nacional, vez que, naquele momento histrico, o Brasil estava vivenciando um perodo de amarga exceo provocada pela Ditadura Militar. Certamente, a associao da ideia individual e tcnica da ao popular com os valores implcitos e explcitos da Constituio Federal de 1988, potencializam os seus objetivos e as suas possibilidades. Diante disso, coerente admitir que a insero da ao popular na redao da Constituio Federal de 1988 deu-se com o objetivo de se intensificar a participao popular na fiscalizao dos bens e valores estipulados no inciso LXXIII, do art. 5, desta Carta Constitucional, como forma de ampliar a fiscalizao da sociedade civil sobre as aes dos governantes. Nesses termos, a compreenso de que a ao popular seria um remdio/instrumento constitucional disponvel a todo cidado, na qualidade de eleitor, para proteger todo e qualquer patrimnio pblico, a moralidade administrativa e o meio ambiente, ainda que em sua esfera urbana e cultural, no paira totalmente coerente. Afinal, limitar a utilizao da Ao Popular somente aos eleitores, limitaria o nmero de pessoas habilitadas para se utilizar deste instrumento jurdico, o que estaria compatvel to-somente com um pensamento restrito e incoerente com o esprito do Legislador Constituinte de 1988, pois, tinha ele interesse de intensificar a participao popular e a proteo do meio ambiente. Isso no seria possvel sem a ampliao do rol de pessoas habilitadas a figurar no polo ativo desta ao. Diante do exposto, seria muito mais lgico adotar o entendimento sustentado pelo jurista Fernando de Azevdo Alves Brito em sua obra "Ao Popular Ambiental: uma abordagem crtica", publicado pela Editora Nelpa, em 2007. Esse entendimento sustenta que a ao popular pode ser interposta por todo e qualquer cidado, desde que seja pessoa fsica e nacional. Nesse diapaso, a ao popular apenas no poderia ser instrumento de ao de pessoa jurdica e estrangeira, j que o conceito de ambas so divergentes da dimenso conceitual da expresso "cidado".

Ao popular

A Ao Popular e As Constituies Brasileiras


As Constituies que j vigoraram no Estado Brasileiro so as seguintes: a de 1824 (Constituio do Imprio) e as de 1891, de 1934, de 1937, de 1946, de 1967, de 1969 e de 1988 (estas ltimas Republicanas). Destas Constituies Nacionais, apenas duas no ostentaram, em suas redaes, a ao popular, sendo elas: a de 1891 e a de 1937. Em todas as outras Constituies foi previsto o instrumento da ao popular, sendo que as variaes textuais em cada constituio sempre foram mnimas, de modo que, at a ltima constituio Federal, quase que exclusivamente se buscou preservar a ao popular como um instrumento viabilizador da atuao de cada cidado, ao menos literalmente, na preservao do Patrimnio Pblico. A exceo clara a esta regra foi, justamente, a Constituio Federal de 1988, tambm conhecida como "Constituio Cidad", na qual alm do Patrimnio Pblico, buscou-se a dar nfase defesa da moralidade administrativa e, igualmente, defesa do meio ambiente no s natural como tambm cultural.

A Previso da Ao Popular em cada Constituio Brasileira


Abaixo ficam evidenciadas, com base na metodologia adotada pelo jurista Fernando de Azevdo Alves Brito, em sua obra "Ao Popular Ambiental: uma abordagem crtica", publicada no ano de 2007 pela Editora Nelpa, a previso da ao popular em cada uma das Constituies Brasileiras, com as suas devidas redaes, exceto nas de 1891 e 1937 nas quais, como j foi evidenciado, no houve previso desse instrumento constitucional. Salienta-se que cada redao legal preserva-se condinzente com as normas gramaticais da poca de sua vigncia.

Constituio de 1824
Art. 157. Por suborno, peita, peculato, e concusso haver contra elles aco popular, que poder ser intentada dentro do anno, e dia pelo proprio queixoso, ou por qualquer do Povo, guardada a ordem do Processo estabelecida na Lei. Observao - Nessa redao, os sujeitos passivos, descritos na expresso "elles", condizeriam aos ditos "Juizes e Officiaes de Justia", conforme evidencia o art. 156 da referida Carta Constitucional.

Constituio de 1934
Art. 113, n 38. Qualquer cidado ser parte legtima para pleitear a declarao de nullidade ou anullao dos actos lesivos ao patrimonio da Unio, dos Estados ou dos Municpios.

Constituio de 1946
Art. 141, 38. Qualquer cidado ser parte legtima para pleitear a anulao ou a declarao de nulidade dos atos lesivos ao patrimnio da Unio, dos Estados, dos Municpios, das entidades autrquicas e das sociedades de economia mista.

Constituio de 1964
Art.150, 31. Qualquer cidado ser parte legtima para propor ao popular que vise anular atos lesivos ao patrimnio das entidades pblicas.

Constituio de 1967
Art. 153, 31. Qualquer cidado ser parte legtima para propor ao popular que vise anular atos lesivos ao patrimnio das entidades pblicas.

Ao popular

Constituio de 1988
Art. 5, LXXIII. Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade em que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente, ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. Observao: todas as redaes acimas de textos constitucionais foram extradas da seguinte referncia bibliogrfica: CAMPANHOLE, Hilton Lobo, CAMPANHOLE, Adriano. Constituies do brasil.12.ed. So Paulo: Atlas, 1998.

A Ao Popular no Direito Civil Brasileiro


A ao popular, no direito processual civil brasileiro, um instituto jurdico de natureza constitucional, por meio do qual se objetiva atacar no s ato comissivo mas tambm a omisso administrativa, quando conjugados dois requisitos - ilegalidade e lesividade. Nesse sentido, Hely Lopes Meirelles (Mandado de segurana, ao popular, ao civil pblica, mandado de injuno, habeas data. So Paulo: Malheiros Editores, 1992, p.85), um importante doutrinador brasileiro, afirma que a ao popular instituto de natureza constitucional, utilizado pelo cidado, visando ao reconhecimento judicial da invalidade de atos ou contratos administrativos, desde que ilegais e lesivos ao patrimnio federal, estadual ou municipal, incluindo-se as autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurdicas que recebam subvenes pblicas. Tal lio respaldada pela jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ REsp. 28.833-6, rel. Min. Csar Asfor Rocha RSTJ 54/203): "(). Para que possam ser respondidas tais colocaes h necessidade de se refletir um pouco sobre os requisitos que constituem os pressupostos da demanda, sem os quais no se viabiliza a ao popular, que so, na lio de Hely Lopes Meirelles (in "Mandado de Segurana, ao popular, ao civil pblica, mandado de injuno, Habeas Data", Malheiros Editores, 14 ed., atualizada por Arnoldo Wald, 1992, So Paulo, ps. 88/89), os seguintes. "a) condio de eleitor, isto , que o autor seja cidado brasileiro, no gozo dos seus direitos cvicos e polticos; "b) ilegalidade ou ilegitimidade, "vale dizer, que o ato seja contrrio ao direito por infringir as normas especficas que regem sua prtica ou se desviar dos princpios gerais que norteiam a Administrao Pblica" (fls. 88); e, "c) lesividade, isto , h necessidade de que o ato ou a omisso administrativa desfalquem o errio ou prejudiquem a Administrao, ou que ofendam bens ou valores artsticos, cvicos, culturais, ambientais ou histricos da comunidade (fls. 88). "Alis, a jurisprudncia firme nessa mesma convico de que a ao popular s se viabiliza com a presena simultnea da ilegalidade e da lesividade do ato impugnado, conforme fixado nos RREE 92.326 (Rel. Min. Rafael Mayer, RDA 143/122), 65.486 (Rel. Min. Amaral Santos, RTJ 54/95) e no voto do Min. Nelson Hungria, quando justifica que "no basta a lesividade do ato impugnado, referida ao patrimnio da entidade de direito pblico ou de economia mista, seno tambm a sua nulidade ou anulabilidade" (RDA, 54/325), todos referidos por Pricles Prade (in "Ao Popular", Saraiva, 1986, p.28). "De todos esses ensinamentos, doutrinrios e jurisprudenciais, conclui-se que a ao popular s pode ser julgada procedente se o ato por ela atacado contiver os vcios da ilegalidade e da lesividade". Foroso reconhecer que a ao popular, de igual modo, possui, em regra, um aspecto poltico, uma valorao subjetiva do indivduo sob tal tica, pois como sempre, no plo passivo, estar uma autoridade ou um agente pblico, o que leva a uma anlise, na qual no impera apenas o aspecto econmico, como ocorre, de regra, em outras espcies de feitos, inclusive pela natureza difusa do direito a ser protegido. Nesse sentido: Vera Lcia Jucovsky (Meios de Defesa do Meio Ambiente. Ao Popular e Participao Poltica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, Revista de Direito Ambiental 17, p.79) argumenta que a "() ao popular constitucional, no Brasil, tem uma perspectiva poltica, de participao poltica do povo na construo da democracia, enfim, do Estado democrtico de direito, to almejado nas modernas sociedades".

Ao popular Afirma Elival da Silva Ramos (A ao popular como instrumento de participao poltica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991, p.198) que a ao popular instrumento de atuao do cidado enquanto agente fiscalizador do poder pblico, sendo esta faculdade de evidente natureza jurdica. Como argumentado por Cndido Rangel Dinamarco (Fundamentos do Processo Civil Moderno. So Paulo: Malheiros Editores, 2000, v. 1, p.424-425), o cidado que visa anulao de um ato por meio da Ao Popular, atua como membro ativo da sociedade, evidenciando uma preocupao com a utilizao da res publica. Atualmente, segundo este, o prprio ato de invocar a funo jurisdicional teria um contedo poltico (no s jurdico), sendo importante a abertura de vias para a participao de tal natureza pelo cidado, enquanto objetivo fundamental da garantia do direito de ao. A ao popular, sob o ponto de vista de um conceito legal do termo poltico, uma forma de o indivduo, enquanto participante da sociedade, atuar isoladamente, como fiscalizador dos atos dos governantes e daqueles que recebem, sob qualquer justificativa, dinheiro, bens ou valores pblicos. Analisando aspectos processuais da ao popular, notadamente o da legitimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF PET n. 2.131-2 rel. Min. Celso de Mello j. 13.10.2000 DJU de 20.10.2000 n. 203-E p.131) j deixou consignado: "Hoje, no entanto, registra-se sensvel evoluo no magistrio da doutrina, que agora, identifica o autor popular como aquele que, ao exercer uma prerrogativa de carter cvico-poltico, busca proteger, em nome prprio, um direito, que, fundado em sua condio de cidado, tambm lhe prprio (ROGRIO LAURIA TUCCI e JOS ROGRIO CRUZ E TUCCI, "Constituio de 1988 e Processo", "Ao Popular", p.108/109, 1994, RT; ALEXANDRE DE MORAES, "Direito Constitucional", p.172/173, item n. 7.5, 3 ed., 1998, Atlas; CELSO RIBEIRO BASTOS, "Comentrios Constituio do Brasil", vol. 2/369, 1989, Saraiva; LVARO LUIZ VALERY MIRRA, "Um Estudo sobre a Legitimao para Agir no Direito Processual Civil A legitimao ordinria do autor popular", in RT 168/34-47, 45-46, v.g.). Esse ponto de vista, excessivamente dogmtico, tem sido mais recentemente refutado por autores que entendem que a ao popular deve ser vista como instrumento de tutela de direitos fundamentais o que sugere uma interpretao ampliativa de todos os seus eixos fundamentais. Nesse sentido Jean Carlos Dias no ensaio " Quem tem medo da ao popular" demonstra que questes como legitimidade, tutela de urgncia e o prprio conceito de cidadania no podem e no devem ser vistos sob uma tica puramente formal. "Essa posio terica que se vem impondo no panorama doutrinrio contemporneo foi exposta, de modo lapidar, por JOS AFONSO DA SILVA ("Ao Popular Constitucional", p.195, item n. 155, 1968, RT): "() a ao popular constitui um instituto de democracia direta, e o cidado, que a intenta, f-lo em nome prprio, por direito prprio, na defesa de direito prprio, que o de sua participao na vida poltica do Estado, fiscalizando a gesto do patrimnio pblico, a fim de que esta se conforme com os princpios da legalidade e da moralidade." (grifei) ()" destaques no original. Nem poderia ser diferente; se o bem/direito pblico, mais do que bvio que no deve ser restringida a possibilidade de o cidado fiscalizar a sua aplicao, sob a tica da legalidade e lesividade. A finalidade principal da Ao Popular , assim, a proteo ao Errio e, ainda, de diversos valores constitucionais, especialmente a moralidade administrativa (art. 37 da Constituio Federal Brasileira de 1988). Importante acrescentar que a Ao Popular no pode ser confundida com a Ao Popular Ambiental, j que est possui a natureza jurdica de uma verdadeira Ao Civil Pblica de titularidade do cidado, conforme ponderado pela doutrina (Luiz Manoel Gomes Junior e Ronaldo Fenelon Santos Filho. Ao Popular Ambiental. in: Ao Popular - Aspectos Controvertidos. So Paulo: RCS, 2006).

Ao popular

Ligaes externas
BRITO, Fernando de Azevdo Alves. Ao Popular Ambiental: uma abordagem crtica. So Paulo: Nelpa, 2007. GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. Ao Popular - Aspectos Polmicos. Rio de Janeiro: Forense, 2004. GOMES JUNIOR, Luiz Manoel & SANTOS FILHO, Ronaldo Fenelon. Ao Popular Ambiental. So Paulo: RCS, 2006. Ao Popular. DAHER, Marlusse Pestana, Jus Navigandi n 41, 05.2000 [1] (em portugus) Lei 4.717 de 29 de Junho de 1965 - Regula a Ao Popular no Direito Brasileiro.

Referncias
[1] http:/ / jus2. uol. com. br/ doutrina/ texto. asp?id=352

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Ao popular Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=27713524 Contribuidores: Alchimista, Angeloleithold, Braswiki, Castelobranco, Davidalmeida2010, Edans.sandes, Eonzoikos, Fernandinho.brito, Guru2001, Manuel Anastcio, Papel, Patrick, Porantim, Prss, Ricadito, Szz, Toso, Yanguas, Yone Fernandes, 34 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like