You are on page 1of 8

Amebase

Agente etiolgico: Entamoeba histolytica (ameba). Contgio: gua ou alimentos contaminados com fezes, contendo os cistos da ameba. Ciclo de vida: os cistos ingeridos atravs da gua ou alimentos contaminados chegam ao intestino humano, onde se desenvolvem em amebas adultas. A partir do intestino, as amebas podem migrar para o sistema sanguneo e linftico, atingindo outros rgos. As fezes indivduo doente contm os cistos que podem novamente contaminar o ambiente.

Sintomas: diarreia, dores abdominais, nuseas e vmitos. Se a ameba atingir outros rgos pode ocorrer complicaes, tais como abscessos hepticos e hemorragia. O indivduo contaminado pode no manifestar sintomas (assintomtico) Profilaxia: melhoria das condies de saneamento bsico, adoo de medidas de higiene pessoal, higienizao de alimentos e evitar beber gua de fontes duvidosas e no tratadas.

Giardase

A giardase, tambm conhecida por lambliose, uma infeco intestinal causada pelo protozorio flagelado Giardia lamblia. Ele pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoto, sendo que a primeira a responsvel por causar diarreia crnica com cheiro forte, fraqueza e clicas abdominais no hospedeiro (co, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graas s toxinas que libera. Essas manifestaes podem gerar um quadro de deficincia vitamnica e mineral e, em crianas, pode causar a morte, caso no sejam tratadas. Ocorre em todo o mundo, mas mais frequente em regies onde as condies sanitrias e de higiene so precrias. Os protozorios so transmitidos pela ingesto dos cistos oriundos das fezes de indivduo contaminado, podendo estar presentes na gua, alimento, nas mos, e at mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas tambm podem transport-los. No estmago, do origem aos trofozotos. Esses colonizam o intestino delgado, se reproduzem e seus descendentes, aps sofrerem processo de encistamento, so liberados para o exterior do hospedeiro, quando este defecar. O perodo de incubao entre uma e quatro semanas e a infeco pode ser assintomtica. O diagnstico feito via exame de fezes ou, em casos raros, bipsia de material duodenal. A preveno feita adotando-se hbitos de higiene, como lavar as mos aps ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente gua tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes. Vale lembrar que o cloro no mata os cistos e que, portanto, alimentos ou gua tratados unicamente com cloro no impedem a infeco por este protozorio. O tratamento pode ser feito com uso de frmacos receitados pelo mdico. Adultos que tm contato mais prximo com crianas e pessoas que trabalham no setor alimentcio devem se afastar de suas funes at a cura total.

Ciclo de vida: A infeco ocorre pela ingesto de cistos em gua ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozotos sofrem diviso binria e chegam luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos mucosa intestinal, por mecanismo de suco. A formao do cisto ocorre quando o parasita transita o clon, e neste estgio os cistos so encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na gua fria, atravs de sua espessa camada.

Toxoplasmose A toxoplasmose uma zoonose de distribuio mundial. uma doena infecciosa, congnita ou adquirida, causada pelo protozorio Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimao e produo incluindo sunos, caprinos, aves, animais silvestres, ces, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotrmicos. (bovinos, sunos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados. Toxoplasma gondii possui trs formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizotos contidos em cistos e taquizotos.

O gato e outros feldeos, que so os hospedeiros definitivos, esto relacionados com a produo e eliminao dos oocistos (ovos) e perpetuao da doena, uma vez que somente neles ocorre a reproduo sexuada do parasito. Eles ingerem os cistos que esto nos tecidos dos animais homeotrmicos, principalmente dos ratos e pssaros. Aps essa ingesto passam a eliminar nas fezes os oocistos no esporulados. No ambiente, atravs de condies ideais de temperatura, presso, oxigenao e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante. Transmisso A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingesto de gua e/ou alimentos contaminados com oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros feldeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do Toxoplasma. A ingesto de leite cru contendo taquizotos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infeco, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactao para que exista a possibilidade de passagem de taquizotos para o leite. A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da me para o feto, mas no se transmite de uma pessoa para outra. Seu diagnstico feito levando em conta exames clnicos e exames laboratoriais de sangue, onde sero pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG. E causada pelo protozoario toxoplasma gondii.A pessoa contrai a doena ingerindo carne (crua ou malcozida) contaminada com o protozorio. Toxoplasma gondii O Toxoplasma gondii um protozorio parasita intracelular obrigatrio do grupo dos Apicomplexa, como outros parasitas como o Plasmodium. H pouca variao entre os toxoplasmas presentes em diferentes partes do globo, podendo-se dizer que s h praticamente uma estirpe. O toxoplasma s pode reproduzir-se se as formas excretadas nas fezes dos gatos forem ingeridas por animais que os (outros) gatos caam, podendo assim infecta-los. Se for ingerido por seres humanos, a sua reproduo inviavel, uma vez que s no intestino dos feldeos que pode adaptar formas em que excretado.

Ciclo de Vida O T.gondii assume diferentes formas em diferentes estgios do seu ciclo. O ciclo inicia-se pela ingesto de cistos presentes em carne (por exemplo, de porco, rato ou coelho), pelos feldeos. A parede do cisto dissolvida por enzimas proteolticas do estmago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra

nos entercitos (clulas da mucosa intestinal) do animal e replica-se assexualmente dando origem a vrias geraes de Toxoplasma atravs da reproduo assexuada. Aps cinco dias dessa infeco, inicia-se o processo de reproduo sexuada, em que os merozotos formados na reproduo assexuada do origem aos gametas. Os gametas masculino (microgameta) e feminino (macrogameta), descendentes do mesmo parasita ou de dois diferentes, fundem-se dando origem ao ovo ou zigoto, que aps segregar a parede cstica d origem ao oocisto. Este expulso com as fezes dos animais aps nove dias (cada gato expulsa mais de 500 milhes de oocistos em cada defecao). O gato o hospedeiro do T.gondiiJ no exterior, sofre diviso meitica (esporulao) novamente aps alguns dias, formando-se dois esporocistos cada um com quatro esporozoitos. Uma forma altamente resistente a desinfetante pode durar cinco anos em condies midas. Estes so ativados em taquizoitos se forem ingeridos por outro animal, chamado hospedeiro intermedirio: por exemplo, um rato ou coelho que coma erva em que algum gato ou outro feldeo tenha defecado ou uma criana ou adulto que mexa com os dedos em material contaminado com fezes e depois o leve boca. Os taquizoitos multiplicam-se nas clulas do hospedeiro intermedirio, onde algumas formas formam cistos nos tecidos. As formas ativas so destrudas pelo sistema imunitrio, mas os cistos permanecem. Se o animal for caado e devorado por um feldeo, os cistos libertam os parasitas dentro do seu intestino, infectando o novo hspede definitivo.

Epidemiologia Existe em todo o mundo. Mais de metade da populao, mesmo em pases desenvolvidos, tem anticorpos especficos contra o parasita, o que significa que est ou j esteve infectada (o que no significa que tenha tido a sintomatologia da doena, pode ter tido a infeco assintomtica). O ser humano infectado aps ingerir oocistos expelidos com as fezes por gatos infectados, ou ao comer carne mal cozida de um animal que tenha ingerido o parasita de fezes de feldeos (ovelhas, vacas e porcos, tal como os humanos so infectados). Levando em conta tambm, que a modo de contaminao mais comum ingerindo carne mal cozida e contaminada. importante que as mulheres grvidas faam o exame que detecta se elas so imunes a toxoplasmose. H pessoas e at mdicos ignorantes que recomendam o "descarte" do animal da casa onde a mulher vive. O importante para as mes que tm gatinhos e no so imunes para a toxoplasmose, evitar o contato com as fezes e, consequentemente, arrumar outra pessoa pra limpar a caixa de areia ou apenas usar luvas.

Progresso e Sintomas O Taquizito a forma ativa no Homem e nos hospedeiros intermedirios, com 5 micrmetros. Invade as clulas humanas e l se reproduz por mitose, principalmente nos macrfagos, clulas musculares e cerebrais. Aps ruptura da clula, os parasitas descendentes saem para o exterior e invadem novas clulas. Na maioria dos casos o sistema imunitrio entra em ao e destri todos os parasitas livres, contudo no detecta aqueles poucos que encistaram. Os indivduos com sistemas imunitrios saudveis so geralmente assintomticos. Em indivduos com SIDA/AIDS, "stress", cncer ou com qualquer outra doena que afete a imunidade, a infeco grave, pois o sistema imunolgico no consegue combater a doena. Se a infeco se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestaes), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformaes em um tero dos casos, malformaes como hidrocefalia podendo tambm ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criana como dfices neurolgicos e cegueira, mas se a infeco tiver sido antes do inicio da gravidez no h qualquer perigo, mesmo que existam cistos. Os cistos contm uma forma infectante do parasito, que o bradizoito, e em vez de se reproduzir rapidamente, formaram antes estruturas derivadas da clula que infectou forte e resistente, cheia de liquido e onde o parasita se reproduz lentamente. Os cistos crescem e podem afetar negativamente as estruturas em que se situam mais frequentemente msculos, o crebro, no corao ou na retina, podendo levar a alteraes neurolgicas, problemas cardacos ou cegueira, mas geralmente sem efeitos nefastos. Os cistos permanecem viveis por muitos anos, mas no se disseminam devido imunidade eficaz ganha pelo portador, inclusive contra mais ovcitos que possam ser ingeridos. Se o individuo desenvolver ou for medicado para imunodeficincia, como aps transplantes de rgos, doenas autoimunes ou na SIDA/AIDS, as formas ativas podem ser reativadas a partir dos cistos, dando origem a problemas srios, com sintomas como exantemas (pele vermelha), pneumonia, meningoencefalite com danos no crebro e miocardite, com mortalidade alta. Diagnstico e Profilaxias O diagnstico pela sorologia, ou seja, deteco dos anticorpos especficos contra o parasita, como as imunoglobulinas IgM, que s existem nas fases agudas, e IgG que est aumentada na fase crnica da doena. Na maioria dos casos no necessrio tratamento j que o sistema imunitrio geralmente resolve o problema. Na gravidez ou em imunodeprimidos usa-se espiramicina, pirimetamina e sulfadiazina, para controlar a multiplicao do Toxoplasma gondii, mas tambm deve ser fornecido ao paciente cido flico ou levedura de cerveja, para regularizar o sistema imunolgico.

Preveno As mulheres grvidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, no ingerir gua de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com gua, ferver frequentemente e nunca toca-las por mos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, rao, gua fervida ou filtrada, no lhes permitir caar animais tambm reduz o risco e nunca aliment-los com carne crua ou mal passada.

You might also like