You are on page 1of 17

Avaliao Psicolgica Introduo

A avaliao psicolgica um processo amplo que utiliza os mais variados mtodos e tcnicas para descrever e classificar comportamentos. Dentre esses vrios mtodos esto a observao, as tcnicas e os testes psicolgicos. Instrumentos de uso exclusivo dos psiclogos, os testes podem fornecer informaes importantes e confiveis sobre os indivduos num processo de avaliao e podem ser usados para tomada de decises, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, alm de pesquisas psicolgicas (Pasquali, 2001). A resoluo n. 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia define os testes psicolgicos como procedimentos sistemticos de observao e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar caractersticas e processos psicolgicos, compreendidos tradicionalmente nas reas emoo/afeto, cognio/inteligncia, motivao, personalidade, psicomotricidade, ateno, memria, percepo, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expresso, segundo padres definidos pela construo dos instrumentos (p. 4).

A resoluo regulamenta tambm o uso, a elaborao e a comercializao desses instrumentos. Ao escolher usar um teste o psiclogo dever ter em mente cuidados relativos aos instrumentos disponveis, principalmente, no que diz respeito s caractersticas psicomtricas de validade, preciso e se existem normas especficas, atualizadas, para a populao brasileira (Pasquali, 2001). J a entrevista, considerada por Tavares (2002) como o instrumento mais poderoso e indispensvel no trabalho do psiclogo, importante por permitir o acesso amplo e profundo ao outro, a seu modo de se estruturar e de se relacionar, mais do que qualquer outro mtodo de coleta de informaes. Segundo esse autor, a entrevista a tcnica de avaliao que pode mais facilmente se adaptar s variaes individuais e de contexto, para atender s necessidades colocadas por uma grande diversidade de situaes clnicas e para tornar explcitas particularidades que escapam a outros procedimentos. Por meio dela, pode-se testar limites, confrontar, contrapor e buscar esclarecimentos, exemplos e contextos para as respostas do sujeito. Esta adaptabilidade coloca a entrevista clnica em um lugar de destaque inigualvel entre as tcnicas de avaliao.

Tcnicas Psicolgicas A entrevista um instrumento fundamental do mtodo clnico e , portanto, uma tcnica de investigao cientfica em Psicologia. Como tcnica tem seus prprios procedimentos ou

regras empricas com os quais no s se amplia e verifica como tambm, ao mesmo tempo, se aplica o conhecimento cientfico.

A entrevista um instrumento muito difundido e devemos delimitar o alcance da mesma, tanto como o enquadramento da presente exposio. A entrevista pode ter em seus mltiplos usos uma grande variedade de objetivos. A entrevista psicolgica entendida como sendo aquela na qual se buscam objetivos psicolgicos (investigao, diagnstico, terapia, etc.). Em psicologia, a entrevista clnica um conjunto de tcnicas de investigao, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicolgicos, em uma relao profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais e sistmicos (indivduo, casal, famlia, rede social), em um processo que visa fazer recomendaes, encaminhamentos ou propor algum tipo de interveno em benefcio das pessoas entrevistadas.

Ao se considerar a entrevista psicolgica como tcnica inclui-se dois aspectos: um o das regras ou indicaes prticas de sua execuo, e o outro a psicologia da entrevista psicolgica, que fundamenta as primeiras. A entrevista psicolgica o instrumento fundamental de trabalho no somente para o psiclogo, como tambm para outros profissionais (psiquiatra, assistente social, socilogo dentre outros). A entrevista pode ser de dois tipos fundamentais: aberta (no estruturada ou no diretiva) e fechada (estruturada ou diretiva). Na fechada, as perguntas j esto previstas, assim como a ordem e a maneira de formul-las, e o entrevistador no pode alterar nenhuma destas disposies. Na entrevista aberta, pelo contrrio, o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenes, permitindo-se toda a flexibilidade necessria em cada caso particular. A entrevista fechada , na realidade, um questionrio que passa a ter uma relao estreita com a entrevista, na medida em que uma manipulao de certos princpios e regras da mesma facilita e possibilita a aplicao do questionrio. Esse tipo de entrevista de pouca utilidade clnica, sendo mais utilizado em pesquisas. J a entrevista aberta no se caracteriza essencialmente pela liberdade de colocar perguntas, porque, o fundamento da entrevista psicolgica no consiste em perguntar e nem no propsito de recolher dados da histria do entrevistado; a entrevista aberta possibilita uma investigao mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado, embora a entrevista fechada permita uma melhor comparao sistemtica de dados, alm de outras vantagens prprias de todo mtodo padronizado. A entrevista pode ser individual ou grupal, ou seja, com um ou mais participantes. A realidade que, em todos os casos, a entrevista sempre um fenmeno grupal, j que mesmo com a participao de um s entrevistado sua relao com o entrevistador deve ser considerada em funo da psicologia e da dinmica de grupo.

Podem-se diferenciar tambm as entrevistas segundo o beneficirio do resultado, ou seja, a) a entrevista que se realiza em benefcio do entrevistado, como no caso da consulta psicolgica ou psiquitrica; b) a entrevista cujo objetivo a pesquisa, na qual importam os resultados cientficos da mesma; c) a entrevista que se realiza para um terceiro (uma instituio). Cada uma delas implica variveis distintas a serem levadas em conta, j que modificam ou atuam sobre a atitude do entrevistador assim como do entrevistado, e sobre o campo total da entrevista. Uma diferena fundamental que, excetuando o primeiro tipo de entrevista, os dois outros requerem que o entrevistador desperte interesses e participao, que motivem o entrevistado. A entrevista psicolgica uma relao, com caractersticas particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O especfico ou particular dessa relao reside em que um dos integrantes um tcnico da psicologia que deve atuar nesse papel, e o outro ou os outros necessitam de sua interveno tcnica. Porm, o tcnico no s utiliza na entrevista seus conhecimentos psicolgicos para aplic-los ao entrevistado, como tambm esta aplicao se produz precisamente atravs de seu prprio comportamento no decorrer da entrevista.

Entrevista psicolgica ento uma relao entre duas ou mais pessoas em que estas intervm como tais. Ela consiste em uma relao humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que est acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento. A realizao dos objetivos possveis da entrevista (investigao, diagnstico, orientao, etc.) depende desse saber e da atuao de acordo com esse saber.

A teoria da entrevista foi enormemente influenciada por conhecimentos provenientes da Psicanlise, da Gestalt, da topologia e do behaviorismo. Ainda que no se possa selecionar especificamente a contribuio de cada um deles, convm assinalar que a psicanlise influenciou com o conhecimento da dimenso inconsciente do comportamento, da transferncia e a contratransferncia, da resistncia e a represso, da projeo e a introjeo. A Gestalt reforou a compreenso da entrevista como um todo no qual o entrevistador um de seus integrantes, considerando o comportamento deste como um dos elementos da totalidade. A topologia levou a delinear e reconhecer o campo psicolgico e suas leis, assim como o enfoque situacional. O behaviorismo influenciou com a importncia da observao do comportamento. Todo esse conhecimento conduziu possibilidade de realizar a entrevista em condies metodolgicas mais restritas, convertendo-a em instrumento cientfico no qual a arte da entrevista foi reduzida em funo de uma sistematizao das variveis, e esta sistematizao que possibilita um maior rigor em sua aplicao e em seus resultados. A investigao cientfica do instrumento tem feito com que a entrevista incorpore algumas das exigncias do mtodo experimental; mas tambm faz com que a entrevista psicolgica, em geral, constitua um procedimento de observao em condies controladas ou, pelo menos, em condies conhecidas.

Quem controla a entrevista o entrevistador, mas quem a dirige o entrevistado. A relao entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo que nela acontece, porm, o entrevistador deve permitir que o campo da relao interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado.

A entrevista funciona como uma situao onde se observa parte da vida do paciente, que se desenvolve em relao ao entrevistador e frente ao entrevistador. Nenhuma situao pode conseguir a emergncia da totalidade do repertrio de condutas de uma pessoa e, portanto, nenhuma entrevista pode esgotar a personalidade do paciente, mas somente um segmento da mesma. A entrevista no pode substituir e nem excluir outros procedimentos de investigao da personalidade, porm, estes ltimos tambm no podem prescindir da entrevista. De modo especfico, a entrevista no pode suprir o conhecimento e a investigao de carter muito mais extenso e profundo que se obtm, por exemplo, em um tratamento psicanaltico, o qual, no decorrer de um tempo prolongado, permite a emergncia e manifestao dos ncleos e segmentos mais diferentes da personalidade.

O campo da entrevista tambm no fixo e sim dinmico, significando isso que ele est sujeito a uma permanente mudana, e que a observao se deve estender do campo especfico existente em cada momento continuidade e sentido destas mudanas. Na realidade, a observao da continuidade e da contigidade das mudanas o que permite completar a observao e inferir a estrutura e o sentido de cada campo; respondendo a esta modalidade do processo real, deve-se dizer que o campo da entrevista cobre a totalidade da mesma, embora cada campo no seja seno um momento desse campo total e da dinmica.

Uma sistematizao, que permite o estudo detalhado da entrevista como campo, consiste em centrar o estudo sobre: a) o entrevistador, incluindo sua atitude, sua dissociao instrumental, contratransferncia, identificao, dentre outras; b) o entrevistado, incluindo-se aqui a transferncia, estruturas de comportamento, traos de carter, ansiedades, defesas; c) a relao interpessoal, na qual se inclui a interao entre os participantes, o processo de comunicao (projeo, introjeo, identificao), o problema da ansiedade. Assim, a entrevista , nessa concepo, um instrumento ou uma tcnica da prtica com a qual se pretende diagnosticar, isto , aplicar conhecimentos cientficos que, em si mesmos, so provenientes de outras fontes: a investigao cientfica. A entrevista tambm um campo de trabalho, no qual, se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos. Que isto se realize ou no, coisa que j no depende do instrumento.

Entrevistador e entrevistado formam um grupo, ou seja, um conjunto ou uma totalidade, na qual os integrantes esto inter-relacionados e onde a conduta de ambos interdependente. Diferencia-se de outros grupos pelo fato de que um de seus integrantes assume um papel especfico e tende a cumprir determinados objetivos. A interdependncia e inter-relao, o condicionamento recproco de suas respectivas condutas, se realiza atravs do processo da comunicao. O tipo de comunicao que se estabelece altamente significativo da personalidade do entrevistado, especialmente do carter de suas relaes interpessoais, ou seja, da modalidade do seu relacionamento com seus semelhantes. Neste processo que se produz na entrevista, o entrevistador observa como e atravs de que o entrevistado condiciona, sem sab-lo, efeitos dos quais ele mesmo se queixa ou uma vtima. Interessam particularmente os momentos de mudana na comunicao e as situaes e temas frente aos quais ocorrem, assim como as inibies, interceptaes e bloqueios.

Porm, o tipo de comunicao no importante apenas por oferecer dados de observao direta que, inclusive, podem ser registrados, mas porque o fenmeno chave de toda a relao interpessoal, que, por sua vez, pode ser manipulado pelo entrevistador e, assim, graduar ou orientar a entrevista. Por esse motivo, o entrevistador dever estar sempre atento linguagem verbal e a no verbal do paciente, ambas igualmente de grande importncia.

A abertura da entrevista no deve ser ambgua, recorrendo-se a frases gerais ou de duplo sentido. A entrevista comea por onde comea o entrevistado. Deve-se ter em conta o quanto pode ter sido custoso para ele decidir-se a vir entrevista e o que pode significar como humilhao e menosprezo. O entrevistado deve ser recebido cordialmente; quando temos informaes sobre o entrevistado fornecidas por outra pessoa, devemos inform-lo no comeo da entrevista, que esses dados que se referem a terceiros no sero mantidos em reserva. Isto tende a manter o enquadramento, eliminar tudo o que possa travar a espontaneidade do tcnico, que no deve ter compromissos contrados que pesem negativamente sobre a entrevista. A discrio do entrevistador para com as informaes que o entrevistado fornece est implcita na entrevista, e se for fornecido um relato da mesma a uma instituio, o entrevistado tambm deve ter conhecimento disso.

Como todo o enquadramento, o fim da entrevista deve ser respeitado. A reao separao um dado muito importante assim como a avaliao sobre o estado do entrevistado ao partir e da nossa contratransferncia em relao a ele. A entrevista sempre uma experincia vital muito importante para o entrevistado; significa, com muita freqncia, a nica possibilidade que tem de falar o mais sinceramente possvel de si mesmo com algum que no o julgue, mas que o compreenda.

Na entrevista diagnstica, segundo nossa opinio, deve-se interpretar, sobretudo, cada vez que a comunicao tenda a interromper-se ou distorcer-se. Outro caso muito freqente em que se deve intervir para relacionar aquilo que o prprio entrevistado esteve comunicando. Uma indicao fundamental para guiar a interpretao sempre o benefcio do entrevistado e no a descarga de uma ansiedade do entrevistador. Alm disso, sempre que se interpreta, deve-se saber que a interpretao uma hiptese que deve ser verificada ou retificada no campo de trabalho pela resposta que mobilizamos ou condicionamos ao pr em jogo tal hiptese. Uma entrevista freqentemente tem xito quando consegue esclarecer qual o verdadeiro problema que est por trs daquilo que trazido de modo manifesto. A entrevista no uma tcnica nica; existem vrios tipos de entrevistas que variam de acordo com o objetivo especfico de cada uma e da orientao do entrevistador. parte de um processo de avaliao que pode ocorrer em apenas uma sesso e ser dirigido a fazer um encaminhamento. Duas maneiras de tentar classificar as entrevistas so quanto forma (estrutura) e de acordo com os seus objetivos. Quanto forma: - Estruturadas (ou dirigidas ou fechadas ou diretivas) - so de pouca utilidade clnica, tm como objetivo o levantamento de informaes como por ex: em pesquisas.

- Semi-estruturadas - como a entrevista clnica que favorece as manifestaes individuais e requer habilidades e conhecimentos especficos que permitam ao entrevistador conduzir de forma adequada o processo. Tem clareza de seus objetivos, do tipo de informao que necessria e de como deve ser obtida. - Livre estruturao (ou livre ou no estruturada ou no diretiva ou aberta)-tem uma estrutura mesmo que o entrevistador no a reconhea explicitamente, na medida em que a atividade do entrevistador direciona a entrevista no sentido de alcanar os seus objetivos. Quanto aos objetivos: -Triagem tem por objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Geralmente utilizada em servios de sade pblica ou em clnicas sociais.

-Anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da histria do desenvolvimento da pessoa, principalmente na infncia. uma tcnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente.

-Sistmica utilizadas para avaliar casais e famlias. Podem focar a avaliao da estrutura ou da histria relacional ou familiar. Podem tambm avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famlias.

-Diagnstica - se chegar a um diagnstico, isto , examinar e analisar cuidadosamente uma condio na tentativa de compreend-la, explic-la e possivelmente modific-la. Implica descrever, avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificao daquela condio.

-Devoluo tem como objetivo comunicar ao sujeito o resultado da avaliao e permite ao sujeito expressar os seus pensamentos e sentimentos em relao s concluses do avaliador. O bom uso da tcnica deve ampliar o alcance das habilidades interpessoais do entrevistado e vice-versa. Para levar uma entrevista a termo de modo adequado, o entrevistador deve ser capaz de: 1) estar presente, no sentido de estar inteiramente disponvel para o outro naquele momento, e poder ouvi-lo sem a interferncia de questes pessoais; 2) ajudar o entrevistado a se sentir vontade e a desenvolver uma aliana de trabalho; 3) facilitar a expresso dos motivos que levaram a pessoa a ser encaminhada ou a buscar ajuda; 4) buscar esclarecimento para colocaes vagas ou incompletas; 5) gentilmente, confrontar esquivas e contradies; 6) tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista; 7) reconhecer defesas e modos de estruturao do sujeito, especialmente quando elas atuam diretamente na relao com o entrevistador (transferncia); 8) compreender seus processos contratransferenciais; 9) assumir a iniciativa em momentos de impasse; 10) dominar as tcnicas que utiliza. A seguir, so examinadas algumas dessas capacidades. Para estar presente e poder ouvir o paciente, o entrevistador deve ser capaz de isolar outras preocupaes e, momentaneamente, focalizar sua ateno no paciente. Para fazer isso, preciso que suas necessidades pessoais estejam sendo suficientemente atendidas, e que ele possa reconhecer os momentos em que isso parece no estar ocorrendo. Isso implica que as ansiedades presentes no sejam to fortes a ponto de interferir no processo. As ansiedades

inconscientes do entrevistador levam resistncia e a dificultam a escuta, principalmente do material latente na fala do entrevistado. Somente cuidando de suas necessidades pessoais que o entrevistador poder ouvir o outro de modo diferenciado. Por estar atento ao paciente, o entrevistador estar mais apto para ajud-lo a sentir-se vontade e a desenvolver uma aliana de trabalho, que mais tarde se desenvolver numa aliana teraputica, que ser composta por dois fatores: a percepo de estar recebendo apoio e o sentimento de estarem trabalhando juntos. Desenvolver uma atmosfera de colaborao essencial para o sucesso de uma avaliao. Para isso, importante que o paciente perceba que s entrevistador est receptivo a suas dificuldades e a seus objetivos. Esta percepo fortalece a relao e favorece uma atitude colaborativa e participativa por parte do sujeito. Facilitar a expresso dos motivos que levam a pessoa a buscar ajuda o corao da entrevista, o que nem sempre fcil. Frequentemente, os motivos reais no so conhecidos ou se apresentam de maneira latente. Muitas vezes esto associados a afetos ou idias difceis de serem aceitos ou expressos. Outras vezes, existem resistncias importantes, que dificultam o processo. O paciente dever se sentir seguro o suficiente para poder arriscar-se. A segurana para enfrentar situaes desconfortveis vem em parte do tipo de escuta e ateno que percebe estar recebendo, como tambm da capacidade do entrevistador de facilitar a expresso de experincias, sentimentos e pensamentos relevantes.

Em muitos momentos o entrevistador dever buscar esclarecimentos para colocaes vagas ou incompletas e, gentilmente, confrontar esquivas e contradies. Respostas pouco elaboradas, colocaes vagas ou omisses atuam como defesas que obscurecem o assunto em questo. Quando o entrevistador deixa passar esses momentos, perde uma oportunidade de desenvolver uma idia mais clara sobre o assunto, alm de no ajudar o paciente a ampliar sua percepo da questo. Para poder sustentar momentos afetivamente carregados e associados a experincias dolorosas, o entrevistador dever desenvolver a capacidade de tolerar a ansiedade e de falar abertamente sobre temas difceis, que tem o potencial de evocar emoes intensas. O entrevistador dever desenvolver confiana em sua prpria capacidade de suportar tais momentos com naturalidade e de poder dar apoio ao outro que passa pela experincia, sem ser internamente pressionado a evit-la. A capacidade de reconhecer as defesas e o modo particular de estruturao do paciente de especial interesse, pois reconhecendo esses aspectos o entrevistador poder antecipar essas situaes de transferncia e evitar respostas contratransferenciais inadequadas. Ao reconhecer as dinmicas e modos de interagir do sujeito, pode-se dirigir o modo de proceder de maneira mais eficiente. A observao do comportamento, da comunicao no verbal e do material latente contribui de maneira especial. Restringir o mbito do interpessoal somente ao contedo explcito da comunicao pode acarretar perda de informao clnica significativa.

Ser capaz de compreender seus processos transferenciais , possivelmente, um dos recursos mais importantes do psiclogo. Reconhecer como os processos mentais e afetivos so mobilizados em si mesmo e ser capaz de relacionar esses processos ao que se passa na relao imediata com o sujeito fornece ao entrevistador uma via inigualvel de compreenso da experincia do outro. Existem momentos em que a entrevista passa por situaes de impasse importantes, ou seja, a pessoa pode, a determinada altura, dizer, por exemplo: No sei se realmente deveria estar falando isso. Assumir a iniciativa em momentos de impasse significa poder usar a criatividade para dar uma resposta eficaz no momento. Por exemplo, pode ser crucial ajudar a explorar alternativas e buscar uma perspectiva em momentos de desesperana. Eis alguns exemplos de situaes crticas que requerem do entrevistador capacidade de agir: risco de vida (ideao suicida), sintomas psicticos, violncia, impulsividade, ou outras situaes que podem levar a um desfecho prejudicial para as pessoas envolvidas. Desenvolver recursos pessoais para lidar com tais situaes fundamental para que o entrevistador possa trabalhar com segurana. Finalmente, espera-se que o entrevistador tenha domnio das tcnicas que utiliza. pelo domnio da tcnica que o entrevistador pode deixar de se preocupar com a sua execuo e se concentrar no paciente, no que ele apresenta e na sua relao com ele. A competncia tcnica d e comunica segurana ao liberar o entrevistador para dirigir sua ateno aos aspectos mais importantes da relao. A entrevista um instrumento fundamental do mtodo clnico e , portanto, uma tcnica de investigao cientfica em Psicologia. A entrevista psicolgica entendida como sendo aquela na qual se buscam objetivos psicolgicos (investigao, diagnstico, terapia, etc.). A entrevista pode ser de dois tipos fundamentais: aberta e fechada. Na fechada, as perguntas j esto previstas, assim como a ordem e a maneira de formul-las, e o entrevistador no pode alterar nenhuma destas disposies. Na entrevista aberta, pelo contrrio, o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenes, permitindo-se toda a flexibilidade necessria em cada caso particular. A entrevista aberta possibilita uma investigao mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado, embora a entrevista fechada permita uma melhor comparao sistemtica de dados, alm de outras vantagens prprias de todo mtodo padronizado. A entrevista pode ser individual ou grupal, ou seja, com um ou mais participantes. A realidade que, em todos os casos, a entrevista sempre um fenmeno grupal, j que mesmo com a participao de um s entrevistado sua relao com o entrevistador deve ser considerada em funo da psicologia e da dinmica de grupo.

Podem-se diferenciar tambm as entrevistas segundo o beneficirio do resultado, ou seja: a) a entrevista que se realiza em benefcio do entrevistado, como no caso da consulta psicolgica ou psiquitrica; b) a entrevista cujo objetivo a pesquisa, na qual importam os resultados cientficos da

mesma; c) a entrevista que se realiza para um terceiro (uma instituio) e os dois ltimos requerem que o entrevistador desperte interesses e participao, que motive o entrevistado.

A entrevista psicolgica ento uma relao entre duas ou mais pessoas em que estas intervm como tais. Ela consiste em uma relao humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que est acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento. A realizao dos objetivos possveis da entrevista (investigao, diagnstico, orientao, etc.) depende desse saber e da atuao de acordo com esse saber. Quem controla a entrevista o entrevistador, mas quem a dirige o entrevistado. A relao entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo que nela acontece, porm, o entrevistador deve permitir que o campo da relao interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado. A entrevista funciona como uma situao onde se observa parte da vida do paciente, que se desenvolve em relao ao entrevistador e frente ao entrevistador; no pode substituir e nem excluir outros procedimentos de investigao da personalidade, porm, estes ltimos tambm no podem prescindir da entrevista. A entrevista um instrumento ou uma tcnica da prtica com a qual se pretende diagnosticar, isto , aplicar conhecimentos cientficos que, em si mesmos, so provenientes de outras fontes: a investigao cientfica. A entrevista tambm um campo de trabalho, no qual, se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos. Entrevistador e entrevistado formam um grupo, ou seja, um conjunto ou uma totalidade, na qual os integrantes esto inter-relacionados e onde a conduta de ambos interdependente. Diferencia-se de outros grupos pelo fato de que um de seus integrantes assume um papel especfico e tende a cumprir determinados objetivos. A abertura da entrevista no deve ser ambgua, recorrendo-se a frases gerais ou de duplo sentido. A entrevista comea por onde comea o entrevistado, que deve ser recebido cordialmente; quando temos informaes sobre o entrevistado fornecidas por outra pessoa, devemos inform-lo, no comeo da entrevista, que esses dados que se referem a terceiros no sero mantidos em reserva. A discrio do entrevistador para com as informaes que o entrevistado fornece est implcita na entrevista, e se for fornecido um relato da mesma a uma instituio, o entrevistado tambm deve ter conhecimento disso. A entrevista sempre uma experincia vital muito importante para o entrevistado; significa, com muita freqncia, a nica possibilidade que tem de falar o mais sinceramente possvel de si mesmo com algum que no o julgue, mas que o compreenda. Uma entrevista

freqentemente tem xito quando consegue esclarecer qual o verdadeiro problema que est por trs daquilo que trazido de modo manifesto. Em resumo, fica claro que o bom uso da tcnica deve ampliar o alcance das habilidades interpessoais do entrevistado e vice-versa e por esse motivo necessrio que o entrevistador possua determinadas competncias para levar uma entrevista a termo de modo adequado.

A Entrevista Ldica ou Hora de Jogo Diagnstica Entrevista Ldica Segundo Werlang (2000), um tipo de entrevista de importante papel no atendimento de crianas. uma tcnica de avaliao muito rica, que permite compreender a natureza do pensamento infantil, fornecendo informaes significativas do ponto de vista evolutivo, psicopatolgico e psicodinmico, possibilitando formular concluses diagnsticas, prognsticas e indicaes teraputicas. As instrues especficas para uma entrevista ldica consistem em oferecer criana a oportunidade de brincar com todo material ldico que lhe oferecido, sob algumas condies, como uso do espao, papel da criana e do entrevistador, etc. Nos brinquedos oferecidos pelo psiclogo, a criana deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vnculos com objetos de seu mundo interno. As crianas, de maneira geral, agem, falam e/ou brincam de acordo com suas possibilidades maturativas, emocionais, cognitivas e de socializao, e pela sua ao (ativa ou passiva) que elas exprimem suas possibilidades, descobrindo-se a si mesmas e revelando-se aos outros. A postura do psiclogo estimular a interao, conduzindo a situao de maneira tal que possa deixar transparecer compreenso, respeitando e acolhendo a criana, de forma que ela se sinta segura e aceita.

Em parte, o papel do psiclogo na entrevista ldica diagnstica passivo, porque funciona como observador, mas tambm ativo, na medida em que sua atitude atenta na compreenso e formulao de hipteses sobre a problemtica do entrevistado, assim como na ao de efetuar perguntas para esclarecer dvidas sobre a brincadeira. Ainda, dependendo de cada situao, o psiclogo poder no participar do jogo ou brincadeira, ou poder desempenhar um determinado papel, caso seja desejo da criana. O brincar da criana pode ser estudado sob o enfoque de diferentes autores, como mostrado a seguir: - Freud: segundo ele, as crianas repetem nas brincadeiras tudo o que na vida lhes causou profunda impresso. Brincando, as crianas fazem algo que na realidade lhe fizeram e, portanto, podem, ao reproduzir situaes vividas na vida real, tornar-se senhoras de si prprias. Atravs do brinquedo a criana no s realiza seus desejos, mas tambm domina a realidade, graas ao processo de projeo dos perigos internos sobre o mundo externo. O brinquedo , ento, um meio de comunicao que permite ligar o mundo externo, o interno, a

realidade e a fantasia. - Melanie Klein: coloca o brinquedo num lugar de destaque na luta da criana contra a angstia mobilizada pelas pulses sexuais. Segundo essa autora, ao brincar, a criana domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os ao exterior, nos brinquedos. Este mecanismo possvel porque a criana, desde j muito pequenina tem a capacidade de simbolizar. O brincar a linguagem tpica da criana e pode ser equiparado associao livre e aos sonhos dos adultos. - Winnicott: outro autor que estudou a criana e que diz que o brincar aparece tambm em adultos. Prope que o brincar uma forma de fazer as coisas e assim controlar aquilo que est fora, assim como tambm uma forma de comunicao consigo mesmo e com os outros.Para Winnicott, o psicoterapeuta deve criar um ambiente onde a criana se sinta segura para brincar e o brincar na psicoterapia deve ser administrado pela prpria criana e no pelo terapeuta.

Para Arminda Aberastury, a criana estabelece com o psicoterapeuta transferncia positiva e negativa, mas tambm capaz de representar atravs dos brinquedos os seus conflitos, suas defesas e fantasias. Considera que conveniente para o entrevistador, ao realizar a entrevista ldica, no interpretar, j que ainda no se tem como saber se a criana ser tratada ou no e, em caso de encaminhamento, qual a tcnica mais adequada para aplicar.

- Virgnia Axline: desenvolve a ludoterapia, psicoterapia infantil de base no-analtica. Para ela, o brincar uma oportunidade dada criana de falar de seus sentimentos e problemas atravs do brinquedo. A prtica ludoterpica possui duas vertentes: a diretiva e a no diretiva. Na diretiva a orientao e a interpretao so de responsabilidade do terapeuta e na no diretiva as escolhas ficam a cargo da criana e o terapeuta no intrvem. A entrevista ldica diagnstica uma tcnica de avaliao clnica que permite compreender a natureza do pensamento infantil e que possibilita a obteno de informaes significativas da criana.

Instrues para conduzir uma entrevista ldica Para dar incio entrevista com a criana perguntar a ela se sabe o motivo de estar ali, por que veio ou o que os pais falaram para ela sobre a sua vinda ao psiclogo.

Depois o momento de oferecer criana a oportunidade de brincar com todo o material ldico da sala. O psiclogo deve tambm esclarecer sobre o espao onde poder brincar, sobre

o tempo disponvel e, alm disto, dos papis dela e do psiclogo. A criana deve ser informada sobre os objetivos da atividade e o psiclogo dever dizer-lhe que tal atividade permitir conhec-la melhor para que posteriormente possa ajud-la. A Entrevista Ldica um tipo de entrevista de importante papel no atendimento de crianas. Por meio do brincar e nos brinquedos oferecidos pelo psiclogo, a criana deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vnculos com objetos de seu mundo interno. Foi uma conceituada psicanalista argentina, de nome Arminda Aberastury (1978), que tornou evidente o valor diagnstico da entrevista ldica, falando, pela primeira vez, em hora de jogo diagnstica.

As crianas, de maneira geral, agem, falam e/ou brincam de acordo com suas possibilidades maturativas, emocionais, cognitivas e de socializao, e pela sua ao (ativa ou passiva) que elas exprimem suas possibilidades, descobrindo-se a si mesmas e revelando-se aos outros.

A postura do psiclogo estimular a interao, conduzindo a situao de maneira tal que possa deixar transparecer compreenso, respeitando e acolhendo a criana, de forma que ela se sinta segura e aceita. Em parte, o papel do psiclogo na entrevista ldica diagnstica passivo, porque funciona como observador, mas tambm ativo, na medida em que sua atitude atenta na compreenso e formulao de hipteses sobre a problemtica do entrevistado, assim como na ao de efetuar perguntas para esclarecer dvidas sobre a brincadeira. Ainda, dependendo de cada situao, o psiclogo poder no participar do jogo ou brincadeira, ou poder desempenhar um determinado papel, caso seja desejo da criana. Hora de Jogo Diagnstica Hora de Jogo Diagnstica - Segundo Ocampo (2001) um instrumento tcnico que tem como inteno conhecer o indivduo e sua realidade num determinado contexto, apresentando-se, portanto, como uma tcnica projetiva.

Considerado experincia importante para o estabelecimento do vnculo transferencial aplicado em crianas, usualmente de forma individual, sem que haja uma faixa etria definida. O tempo utilizado , normalmente, o da sesso. A criana deve ser avisada quando o tempo estiver terminando. O brincar, como forma de expresso tpica da criana, a atividade pela qual ela expressa afetos e desafetos, assim como a atividade verbal a forma do utilizada pelo adulto. Na Hora de Jogo, oferecido criana um contexto determinado, imposto, que inclui espao, tempo, explicitao de papis e em que se estabelece uma situao que ser estruturada e vivenciada de acordo com as caractersticas internas dessa criana. No ato de brincar a criana ir demonstrar como lida com suas questes, pois brincar reproduzir vivncias individuais, nicas.

A participao do psiclogo tem como objetivo criar condies timas para que a criana possa brincar com a maior espontaneidade possvel. Caso a criana requeira a participao do psiclogo, esse assume um papel complementar, podendo at representar um papel de sinalizador frente a um bloqueio, inibio ou receio por parte desta.

Caso se faa necessrio, o psiclogo deve interferir quando perceber que falta criana a sinalizao de um limite que mantenha a integridade fsica tanto dela, quanto do psiclogo, e ainda da sala e material. A funo especfica do psiclogo consiste em observar, compreender e cooperar com a criana (Ocampo, 2001) Material utilizado: O material deve possibilitar criana expressar-se de maneira a no se sentir ameaada frente experincia. Os brinquedos escolhidos devem alternar-se entre estruturados e no estruturados e devem ser de boa qualidade. Podem estar presentes na caixa: 1. papis 2. lpis preto, lpis de cor e de cera 3. apontador; 4. borracha; 5. tesoura sem ponta 6. massinha de modelar de diversas cores; 7. cola; 8. barbante; 9. dois ou trs bonecos/bonecas (com articulao e de diferentes tamanhos); 10. famlia de animais selvagens ou domsticos; 11. dois ou trs carrinhos e tamanhos diferentes; 12. colherinhas, xcaras e pires/ 13. alguns cubos de tamanhos diferentes; 14. pedacinhos de pano; 15. bola e outros objetos que resguardem as observaes feitas anteriormente. Indicadores So critrios sistematizados e coerentes para orientar a anlise do brincar.

I. Escolha de brinquedos e brincadeiras: de acordo com sua as caractersticas individuais a criana pode abordar os brinquedos de forma: -de observao distncia; -dependente; -evitativa; -dubitativa; -de irrupo brusca sobre os materiais; -de irrupo catica e impulsiva e -de aproximao, tempo de reao inicial para estruturar o campo, e em seguida, desenvolver uma atividade. Deve-se tambm observar o tipo de brinquedo para o qual a criana se dirige e se o jogo tem princpio, desenvolvimento e fim, isto , se uma unidade coerente em si mesma e se correspondente ao estgio de desenvolvimento intelectual correspondente idade cronolgica. II. Modalidades da brincadeira: referem-se forma em que o ego manifesta a sua funo simblica. A forma como o brincar estruturado implica num trao caracterstico da personalidade. Destacam-se:

plasticidade: possibilidade de um mesmo objeto mudar de funo na brincadeira; rigidez: aderncia a certos mediadores, de forma exclusiva e predominante, para expressar a mesma fantasia; estereotipia e perseverana: manifesta-se uma desconexo com o mundo externo cuja nica finalidade a descarga; repete-se uma e outra vez a mesma conduta e no h fins comunicacionais.

III. Personificao: capacidade da criana em atribuir ou assumir papis de forma dramtica. Como elemento comum a todos os perodos evolutivos normais, a personificao possibilita a elaborao de situaes traumticas, aprendizagem de papis sociais, a compreenso do papel do outro e o ajuste de sua conduta em funo disso, o que favorece o processo de socializao e individuao. IV. Motricidade: indicador que aponta a adequao da motricidade da criana etapa evolutiva que atravessa. Atravs da HJ o psiclogo pode observar dificuldades na funcionalidade motora. Devem ser observados na criana: 1. deslocamento geogrfico 2. possibilidade de encaixe 3. preenso e manejo 4. alternncia de membros 5. lateralidade 7. movimentos bizarros 8. ritmo do movimento 9. hipersinesia 10. hipocinesia 11. ductibilidade

6. movimentos voluntrios e involuntrios V. Criatividade: capacidade de criar, unir e relacionar elementos dispersos num elemento novo e diferente. Isso exige um ego plstico capaz de abertura para experincias novas, tolerante no estruturao do campo. VI. Tolerncia frustrao: detectada na HJ pela capacidade de aceitar as instrues com as limitaes que elas impem (os limites, a finalizao da tarefa, dificuldades da tarefa, etc.). Funo importante em nvel diagnstico, mas principalmente, quanto ao prognstico. Fundamental diferenciar a fonte de frustrao da criana: se do mundo interno ou externo e como reage diante dela. VII. Capacidade simblica: o brincar como via de acesso s fantasias inconscientes. Brinquedos como mediadores que possibilitam a elaborao das fantasias. Atravs desse indicador podese avaliar: -a riqueza expressiva -a capacidade intelectual -a qualidade do conflito VIII. Adequao realidade: capacidade da criana de se adequar realidade. Expressa na aceitao ou no do espao-temporal e suas limitaes e possibilidade de colocar-se no seu papel e aceitar o papel do outro. Observao do brincar da criana JOGO DIAGNSTICO Indicadores Adequao realidade Criana normal Boa capacidade de adaptao Em funo das necessidades e do interesse prprios da idade Criana neurtica Criana psictica

Adaptao ruim por falta de Reconhecimento parcial discriminao da realidade como tal Responde a uma intencionalidade de estruturao psictica

Escolha de brinquedos e brincadeiras

Determinada pela rea conflitiva

Capacidade simblica

Possibilidade boa de expressar suas fantasias Compulso repetio atravs da atividade simblica Alternncia em funo das defesas predominantes

Atuao direta de fantasias

Modalidade das brincadeiras

Rico, fluido e plstico

Estereotipia, perseverana e rigidez

Motricidade

Adequada

Varivel

Movimentos bizarros. Mudanas bruscas sem relao com o contexto. Inibio-autismo

Criatividade

Boa

Diminuda. Depende do No existe como possibilidade grau de sntese egoca egica. Produo original Personagens mais Personagens cruis e prximos realidade, terrorficos com grande carga mais discriminao que o de onipotncia psictico

Personificao

Possibilidade de trocar papis. Assumir e designar Capacidade de tolerar. Produz modificao da realidade sem submetimento

Tolerncia frustrao

Baixo limiar ou superadaptao

Mnima. Predomina o principio do prazer

A Hora de Jogo um instrumento tcnico, apresentando-se, portanto, como uma tcnica projetiva. O brincar, como forma de expresso tpica da criana, a atividade pela qual ela expressa afetos e desafetos. Na Hora de Jogo, oferecido criana um contexto determinado, imposto, que inclui espao, tempo, explicitao de papis e em que se estabelece uma situao que ser estruturada e vivenciada de acordo com as caractersticas internas dessa criana. Ao brincar a criana ir demonstrar como lida com suas questes, pois brincar reproduzir vivncias individuais, nicas.

A participao do psiclogo tem como objetivo criar condies timas para que a criana possa brincar com a maior espontaneidade possvel e se for pedida sua participao, seu papel complementar, podendo at representar um papel de sinalizador frente a um bloqueio, inibio ou receio da criana em brincar. Segundo Ocampo (2001) a funo especfica do psiclogo consiste em observar, compreender e cooperar com a criana.

Durante toda a brincadeira, o psiclogo dever ficar atento ao material utilizado e observar atentamente os indicadores que ajudaro na anlise da atividade.

You might also like