You are on page 1of 7

1

A APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PBLICO E A APLICABILIDADE DO ART. 57 DA LEI 8.213/91 Renato Adalberto Nagel1 RESUMO

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil estabeleceu nos direitos sociais a todo trabalhador, de forma igualitria, o direito a sade e a integridade fsica, enumerando um rol de direitos que so positivados no intuito de permitir a trabalhador brasileiro (includo os do servidor pblico, objeto desse estudo) condies de higiene ocupacional mnimas necessrias para realizar o seu labor. Trabalhar com dignidade representa o respeito aos direitos fundamentais, sociais e o fornecimento de uma ambiente saudvel sob todos os aspectos, mas principalmente sob o ponto de vista da higiene ocupacional, sendo que quando isto no se tornar possvel por aspectos tcnicos, financeiros ou organizacionais, dever ser prestada uma contrapartida ao trabalhador atravs do pagamento dos adicionais respectivos correspondentes a insalubridade ou periculosidade, bem como, a concesso de uma aposentadoria especial antecipada. Esta aposentadoria, tida como especial. objetiva retirar o trabalhador do contato com os agentes agressivos a que est exposto no seu labor mais cedo do que aquele que no estiver exposto a tais agentes agressivos. Ocorre que por falta de dispositivo legal prprio para o servidor pblico este ficou a margem do direito a esta aposentadoria especial de forma que se pretende por meio do estudo dos direitos sociais, garantidos constitucionalmente, bem como dos direitos infraconstitucionais positivados, traar a possibilidade de aplicar analogamente o art. 57 da Lei 8.213/1991 que normatiza a aposentadoria especial do trabalhador vinculado ao regime geral da previdncia social, ao servidor pblico vinculado ao regime prprio da previdncia social.

Palavras chave: servidor pblico, aplicabilidade da aposentadoria especial, regime prprio da previdncia social.

Acadmico da 10 Fase do Curso Direito da UNIDAVI Ps-Graduando em Direito do Trabalho e Previdencirio Centro Universitrio para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itaja - UNIDAVI Tcnico de Segurana do Trabalho Escola Tcnica Federal de Santa Catarina

A APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PBLICO E A APLICABILIDADE DO ART. 57 DA LEI 8.213/91

Trata-se de um dispositivo que vem se aplicando historicamente atravs de uma justificativa legislativa para antecipar o direito da aposentadoria antecipada ao trabalhador que labora em ambiente agressivo sob condies especiais que possam afetar a sua integidade fsica, psicolgica e mental. Poderia dizer-se que este trabalhador estaria vendendo a sua sade e integridade fsica em troca de um salrio maior e tendo a possibilidade de aposentarse antecipadmente, quando comparado a outro trabalhador no exposto a estas condies ditas como especiais. Neste sentido entendeu o legislador que no passado
... era a de que o ser humano submetido a certos esforos fsicos ou riscos no tem condies de suportar o mesmo tempo de servio exigido do trabalhador comum, 35 anos para homens e 30 para mulheres. Par compens-lo, estabeleceram tempos diferenciados para as atividades penosas, perigosas e insalubres: 15, 20 ou 25 anos. O mesmo raciocnio se aplica ao adicional de insalubridade (alm do de periculosidade e da penosidade), percebido pelo trabalhador em decorrncia de relaes trabalhistas. (TSUTIYA, 2007, p. 341).

Ora, se o trabalhador se aposentasse mais cedo do que aquele perodo estabelecido de forma geral para o trabalhador no expostos a estas situaes laborais tidas como especiais, o objetivo fundamental intrnseco neste ato seria o de afast-lo antecipadamente da situao agressiva a que estava exposto de forma que os agentes agressivos no tivessem ainda afetado a sua sade de forma irreparvel, ou ento simplesmente compens-lo de alguma maneira. A emenda constitucional n 20 de 1998 modificou a redao do art. 201 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, prevendo de maneira expressa a aposentadoria especial, com a seguinte redao:
1 Art. 201. vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica e quando se tratar de segurados portadores de deficincia, nos termos definidos em lei complementar. (PINTO (et al), 2010, p. 66).

Observa-se que, alm de proibir a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria o legislador constituinte limitou-a ao beneficirio do regime geral da previdncia social e ressalvou o direito daqueles beneficirios expostos a condies especiais uma aposentadoria especial que seria definida em lei complementar. Neste momento poderia surgir o questionamento acerca de que se o legislador no quis adotar requisitos

diferenciados para a concesso da aposentadoria entre beneficirios do regime geral, talvez na falta de dispositivo na legislao complementar, tambm no quisesse a adoo de requisitos diferenciados para a concesso de aposentadoria especial entre os regimes prprio e geral da previdncia social. Ocorre que, antes da Emenda Constitucional n 20 as condies especiais para fins de concesso de aposentadoria especial eram regidas pela Lei ordinria 8.213/1991, que pelo fato de ainda no ter havido a regulamentao por lei complementar do 1 do art. 201 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, continua vigendo at os dias atuais. O labor realizado pelo trabalhador deve ser realizado de tal forma que no haja a possibilidade de agresso a sua sade, sendo que este entendimento est constitucionalmente protegido no rol dos direitos sociais fundamentais em sei inciso XXII do art. 7:
So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem a melhoria de sua condio social: ... XXII reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. (PINTO (et al), 2010, p. 11, 12)

partir da anlise realizada at o momento pretende-se demonstrar que na falta de dispositivos legislativos que regulariam a aposentadoria especial do servidor pblico, este no poderia ser prejudicado pela no concesso de aposentadoria especial, quando estivesse laborando em condies idnticas ao do trabalhador comum que tem o seu direito amparado em lei ordinria, visto que o legislador somente exemplificou e no esgotou os direitos fundamentais sociais dos trabalhadores. Neste contexto temos no art. 40, 4 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil:
Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias, e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo: ... 4 vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos dos servidores: I os portadores de deficincia; II que exera atividades de risco; III cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sua sade e integridade fsica. (PINTO (et al), 2010, p. 25).

O dispositivo constitucional expressa que lei complementar posterior viria a regular o direito a aposentadoria especial do servidor pblico. Entretanto, ocorre que se passaram mais de vinte anos e o dispositivo no foi editado, deixando injustamente o trabalhador servidor

pblico desamparado de uma legislao complementar que disciplinasse o seu direito expresso constitucionalmente pelo princpio da igualdade dos direitos sociais. Diante disso, a nica defesa apresentada pela Administrao Pblica para negar a aposentadoria especial do servidor pblico a falta de dispositivo normativo regido por uma lei complementar. Ora, o simples fato de no haver regulamentao prpria da aposentadoria especial ao servidor pblico e havendo a devida regulamentao ao trabalhador do regime prprio definidos nos art. 57 e 58 da Lei 8.213/1991, no poderia ser bice para negar este direito ao mesmo. Ademais, cabe lembrar que, as atividades laborais realizadas pelo servidor pblico do regime prprio e pelo trabalhador do regime geral da previdncia social, absolutamente em nada diferem no que se refere aos agentes agressivos a que estejam expostos face as atividades realizadas, quer no regime prprio, quer no regime geral. Injusto, e por que no inconstitucional, trat-lo de forma diferenciada? Neste sentido, o 12 do art. 40 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil socorre o servidor pblico expressando:
12. Alm do disposto neste artigo, o regime de previdncia dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo observar, no que couber, os requisitos e critrios fixados para o regime geral de previdncia social. (PINTO (et al), 2010, p. 26).

Deste modo observando o dispositivo expresso constitucionalmente a aplicao anloga na concesso de aposentadoria especial ao servidor pblico, em face do trabalhador amparado pelo regime geral da previdncia social perfeitamente possvel alcanando inclusive o status de justia social. Como a aposentadoria especial do trabalhador do regime geral da previdncia social est legalmente amparado na Lei ordinria 8.213/1991 em seu artigo 57 expressando o que segue:
Art. 57. A aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais, que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei. (PINTO (et al), 2010, p. 1488)

totalmente incoerente, injusto, inconstitucional, para no expressar outros adjetivos, negar judicialmente o direito a aposentadoria especial do servidor pblico, quele que fizer jus a ela. Pois, em nenhum momento a constituio fsica do servidor pblico difere daquela do trabalhador do regime geral da previdncia social, em que se poderia dizer que ele no estaria sujeito as agresses dos agentes insalubres, perigosos ou penosos.

Alm do mais, sabe-se que a nica forma de proteger a sade do trabalhador independe do regime previdencirio a que est filiado a adoo de medidas de proteo individuais e coletivas adotadas pelo empregador. Novamente estas medidas independem se so adotas pelo empregador pblico ou privado. A sade e integridade fsica possuem valor igualitrio, independendo se do servidor pblico ou do trabalhador do regime geral da previdncia social que se faz referncia. Neste sentido os nossos Tribunais sabiamente tomaram posio favorvel concesso da aposentadoria especial do servidor pblico aplicando o art. 57 da Lei 8.213/1991 na falta de legislao complementar prpria para o regime prprio de previdncia social em face do disposto no 12 do art. 40 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, posio adotada tambm pelo Supremo Tribunal Federal quando se posicionou acerca da matria do Mandado de Injuno MI 721, onde o Plenrio do Supremo Tribunal Federal acompanhou o voto do ministro-relator Marco Aurlio, para deferir impetrante, uma servidora pblica o direito aposentadoria especial, conforme segue:
Ementa MANDADO DE INJUNO - NATUREZA. Conforme disposto no inciso LXXI do artigo 5 da Constituio Federal, conceder-se- mandado de injuno quando necessrio ao exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. H ao mandamental e no simplesmente declaratria de omisso. A carga de declarao no objeto da impetrao, mas premissa da ordem a ser formalizada. MANDADO DE INJUNO - DECISO - BALIZAS. Tratando-se de processo subjetivo, a deciso possui eficcia considerada a relao jurdica nele revelada. APOSENTADORIA TRABALHO EM CONDIES ESPECIAIS - PREJUZO SADE DO SERVIDOR - INEXISTNCIA DE LEI COMPLEMENTAR - ARTIGO 40, 4, DA CONSTITUIO FEDERAL. Inexistente a disciplina especfica da aposentadoria especial do servidor, impe-se a adoo, via pronunciamento judicial, daquela prpria aos trabalhadores em geral - artigo 57, 1, da Lei n 8.213/91. Deciso Aps o voto do Senhor Ministro Marco Aurlio (Relator), julgando procedente, em parte, o pedido formulado, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Eros Grau. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello. Presidncia da Senhora Ministra Ellen Gracie. Plenrio, 27.09.2006. Deciso: O Tribunal, unanimidade e nos termos do voto do Relator, julgou parcialmente procedente o mandado de injuno. Votou a Presidente, Ministra Ellen Gracie. Ausente, justificadamente, a Senhora Ministra Crmen Lcia. Plenrio, 30.08.2007. (Mandado de Injuno MI721 / DF Distrito Federal: Relator Min Marco Aurlio Tribunal Pleno - Publicado no DJe 152 Divulgado 29-11-2007 Publicado 30-11-2007)

Neste sentido tambm, no mandado de injuno MI 795 O Tribunal por unanimidade resolvendo questo de ordem suscitada pelo Senhor Ministro Joaquim Barbosa autorizou que os Ministros decidam monocrtica e definitivamente os casos idnticos, conforme segue:
Ementa EMENTA: MANDADO DE INJUNO. APOSENTADORIA ESPECIAL DO

SERVIDOR PBLICO. ARTIGO 40, 4, DA CONSTITUIO DA REPBLICA. AUSNCIA DE LEI COMPLEMENTAR A DISCIPLINAR A MATRIA. NECESSIDADE DE INTEGRAO LEGISLATIVA. 1. Servidor pblico. Investigador da polcia civil do Estado de So Paulo. Alegado exerccio de atividade sob condies de periculosidade e insalubridade. 2. Reconhecida a omisso legislativa em razo da ausncia de lei complementar a definir as condies para o implemento da aposentadoria especial. 3. Mandado de injuno conhecido e concedido para comunicar a mora autoridade competente e determinar a aplicao, no que couber, do art. 57 da Lei n. 8.213/91. Deciso O Tribunal, por unanimidade, concedeu a ordem, nos termos do voto da Relatora. Em seguida, resolvendo questo de ordem suscitada pelo Senhor Ministro Joaquim Barbosa, autorizou que os Ministros decidam monocrtica e definitivamente os casos idnticos. Votou o Presidente, Ministro Cezar Peluso (Vice-Presidente). Ausentes, justificadamente, o Senhor Ministro Gilmar Mendes (Presidente), em representao do Tribunal no exterior, e a Senhora Ministra Ellen Gracie. Plenrio, 15.04.2009. (Mandado de Injuno MI795 / DF Distrito Federal: Relator Min Crmen Lcia Tribunal Pleno - Publicado no DJe 094 Divulgado 21-05-2009 Publicado 22-05-2009)

Apesar de a discusso ter se postergado por mais de vinte anos, deixando o servidor pblico a margem da legislao tendo que buscar o direito aposentadoria especial junto ao judicirio, o Supremo Tribunal Federal ps um fim a discusso se cabia ou no o direito da aposentadoria especial ao servidor pblico nos termos do art. 57 da Lei 8.213/1991, pelo menos at a edio de lei complementar especfica pelo legislador.

CONCLUSO Da anlise envolvendo o direito a aposentadoria especial pelo servidor pblico possvel perceber que os Mandados de Injuno acerca do tema referidos anteriormente trouxeram um grande avano ao direito social do servidor pblico, no intuito de assegurar a todos, de forma igualitria, o direito a proteo de sua sade e integridade fsica. Sendo, portanto perfeitamente aplicvel o art. 57 da Lei ordinria 8.213/1991 amparado constitucionalmente pelo disposto no 12 do art. 40 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, a concesso de aposentadoria especial ao servidor pblico que estiver exposto aos agentes insalubres, perigosos e penosos nos termos da lei.

REFERNCIAS

STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL . Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/ processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2291410> acesso em: 20 set. 2010.

STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL . Disponvel em: < http://www.stf.jus.br/portal/ processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2583294> acesso em: 20 set. 2010.

PINTO, Antnio Luiz de Toledo, WINDT, Mrcia Cristina Vaz dos Santos, CSPEDES, Lvia. Vade Mecum, 9 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2010.

TSUTIYA, Augusto Massayuki. Curso de direito da seguridade social. 1. ed. So Paulo:


Editora Saraiva, 2007.

You might also like