You are on page 1of 7

ndice

www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros

Petrleo

O Petrleo um composto de hidrocarbonetos em seus trs estados. Contm tambm pequenas quantidades de compostos de enxofre, oxignio, nitrognio.

Origem: restos de matria orgnica, bactrias, produtos nitrogenados e


sulfurados no petrleo indicam que ele o resultado de uma transformao da matria orgnica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhes de anos, sob presso das camadas sedimentares que foram se depositando e formando rochas sedimentares.

Jazidas: O petrleo encontrado na natureza no como uma espcie de rio


subterrneo u camada lquida entre rochas slidas. Ele ocorre sempre impregnando rochas sedimentares, como os arenitos. Como essas rochas so permeveis, o leo migra atravs delas pelo interior da crosta terrestre. Se for detido pr rochas impermeveis, acumula-se, formando ento as jazidas. Das jazidas conhecidas, as mais importantes esto no Oriente Mdio, Rssia e repblicas do Cucaso, Estados Unidos, Amrica Central e na regio setentrional da Amrica do Sul.

Histria: Na antigidade, era usado para fins medicinais ou para


lubrificao e era conhecido com os nomes de leo de pedra, leo mineral e leo de nafta. Atribuam-se ao petrleo propriedades laxantes, cicatrizantes e anti-spticas. Era considerado eficaz tambm no tratamento da surdez e na cura de tosse, bronquite, congesto pulmonar, gota, reumatismo e mauolhado. Das pirmides do Egito Arca de No, so muitas as referncias presena do petrleo na vida dos povos da antigidade. Sacerdotes hebreus, por exemplo, usavam o petrleo nos sacrifcios, para acender fogueiras nos altares, e as chamas que irrompiam eram consideradas manifestaes divinas.

www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros

Conta a Bblia que Deus, desgostoso com a raa que criara, ordenou a No a construo de uma arca e sua calafetao com betume, antes de inundar o mundo com o dilvio. E o termo betume representava, possivelmente, resduo de petrleo obtido na superfcie. O betume, uma forma pastosa de petrleo encontrada a cu aberto, teria sido o cimento aplicado na construo da Torre de Babel, nas Pirmides do Egito, no templo de Salomo ou nos famosos Jardins Suspensos de Nabucodonosor. Milnios antes de Cristo, o petrleo, j era um valorizado produto comercial, usado tambm para embalsamar corpos, iluminar, impermeabilizar moradias e palcios, pavimentar estradas ou construir embarcaes. Para Gregos e Romanos, a principal aplicao era blica: lanas incendirias embebidas em betume eram uma de suas armas mais eficazes. Ao longo de vrios sculos, o petrleo foi recolhido na superfcie. A primeira minerao s aconteceu em 1742, na Alscia ( limite da Frana com a Alemanha ). Em Baku, capital do Azerbaijo, na ex-Unio Sovitica, no incio do sculo XIX, os russos cavavam com a mo os primeiros poos, que atingiam profundidades de at 30 metros. Os mtodos eram bastante primitivos, mas mesmo assim a utilizao do petrleo ampliava-se. Passou a ser usado como medicamento, curando clculos renais, escorbuto, cibras e gota, alm de tnico para o corao e remdio contra reumatismo. S na Segunda metade do sculo passado os mtodos primitivos, de pouqussimo rendimento, deram lugar ousada idia de perfurar poos mais profundos. Foi um ex-maquinista de trem, o americano Edwin drake, quem passou Histria como autor da faanha. Perfurado em 1859 na Pensilvnia, Estados unidos, o poo aberto pr Drake com um equipamento que funcionava como um bate-estaca, pelo sistema de percusso, produziu 19 barris pr dia, encorajando muitas outras tentativas. Cinco anos depois da descoberta de drake, funcionavam nos Estados unidos 543 companhias dedicadas ao novo ramo de atividade. O petrleo passou ento a ser utilizado em larga escala, substituindo os combustveis
www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros 3

disponveis, principalmente o carvo, na indstria, e os leos de rcio e de baleia, na iluminao. Com a inveno dos motores a exploso, no final do sculo, comeou-se a empregar fraes at ento desprezadas do petrleo, e suas aplicaes multiplicaram-se rapidamente. No final do sculo XIX, dez pases j extraiam petrleo de seus subsolos.

Extrao: Nos dias de hoje a extrao do petrleo varia de acordo com a quantidade de gs acumulado na jazida. Se a quantidade de gs for grande o suficiente, sua presso pode expulsar pr si mesma o leo, bastando uma tubulao que comunique o poo com o exterior. Se a presso for fraca ou nula, ser preciso ajuda de bombas de extrao.

O Refino: O petrleo bruto, tal como sai do poo, no tem aplicao direta. Para utiliz-lo, preciso fracion-lo em seus diversos componentes, processo que chamado de refino ou destilao fracionada. Para isso aproveitam-se os diferentes pontos de ebulio das substncias que compem o leo, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais. Subprodutos mais importantes : O gs, uma das fraes mais importantes obtidas na destilao, composto das subst6ancias com ponto de ebulio entre 165 0 C e 30 0 C, como o metano, o etano, o propano e o butano. O ter de petrleo tem ponto de ebulio entre 30 0 C e 90 0 C e formados pr cadeias de cinco a sete carbonos. A gasolina, um dos subprodutos mais conhecidos, tem ponto de ebulio entre 30 0 C e 200 0 C, formada de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de cinco a 12 tomos de carbono. Para obter querosene, o ponto de ebulio fica entre 175 0 C e 275 0 C. leos mais pesados, com cadeias carbonadas de 15 a 18 carbonos, apresentam uma temperatura de ebulio entre 175
0

C e 400

C. As ceras, slidas na

temperatura ambiente, entram em ebulio em torno de 350 0 C. no final do processo, resta o alcatro, o resduo slido. O processo de refino: O processo comea pela dessalinizao do petrleo bruto em que so eliminados os sais minerais. Depois, o leo aquecido a 320 0 C em fornos de fogo direto e passa para as unidades de fracionamento,
www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros 4

onde podem ocorrer at trs etapas diferentes. A etapa principal realizada na coluna atmosfrica: o petrleo aquecido introduzido na parte inferior da coluna junto com vapor de gua para facilitar a destilao. Desta coluna surgem as fraes ou extraes laterais, que ainda tero de ser transformadas (5) para obter os produtos finais desejados. Comeava assim um grande negcio e mais um captulo da histria daquela que se tornaria a principal matria prima do sculo XX, capaz de transformar as relaes econmicas do mundo, dando impulso industrializao e ao progresso tecnolgico, diminuindo distncias e aumentando o conforto das pessoas. O petrleo um elemento bsico para a moderna sociedade industrial. Alm de fornecer o combustvel usado em usinas termeltricas, constituindo portanto uma fonte de energia eltrica, com ele se fabricam vrios combustveis (gasolina, querosene, leo) usados na indstria e nos veculos automotores. Alm disso, constitui matria prima importante para inmeros tipos de indstrias qumicas, como a de plsticos, de asfalto, de borracha sinttica centenas de produtos qumicos e farmacuticos, e vrias outras

www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros

Os Maiores Produtores Mundiais De Petrleo ( 1989 )

PAS

Produo Anual ( Milhares de toneladas )

Ex.- Unio Sovitica Estados unidos Arbia Saudita ( * ) Mxico ( * ) China ( * ) Ir ( * ) Iraque ( * ) Venezuela ( * ) Canad Nigria ( * ) Emirados rabes Unidos ( * ) Kuwait ( * ) Fonte: Tabela elaborada a partir do Monthy Bulletin of Statistics, da ONU, maro de 1991.

625 000 460 000 225 000 145 000 135 000 120 000 105 000 100 000 88 000 80 000 60 000 56 000

Nota: Os Estados Unidos, alm de segundo produtor mundial, so o principal pas importador de petrleo, sendo assim o maior consumidor. Os pases indicados pr ( * ) so os grandes exportadores mundiais desse produto. Alguns pases como a China e o Mxico aumentaram recentemente a sua produo, pois at 1980 no figuravam entre os maiores produtores mundiais. J o Ir e o Iraque, devido que mantiveram de 1980 at 1988, produzem na atualidade bem menos petrleo que na dcada de 70. A produo de petrleo especialmente no Oriente Mdio, regio onde se encontram as maiores reservas , instvel e dependente da situao poltica internacional. Em agosto de 1990, pr exemplo, o Iraque invadiu o Kuwait. Nesse ano e anos seguintes, a produo de ambos os pases diminuiu, em razo do cerco econmico liberado pelos Estados Unidos e da destruio de algumas instalaes petrolferas. Deve-se ressaltar ainda que at 1991 existia a URSS e as estatsticas mundiais no separavam a produo pelas exrepblicas (Rssia, Kasaquisto, Ucrnia, etc.).

Para Ter uma idia melhor do que o petrleo representa para a nossa poca, pensemos no seguinte: acordamos de manh, tomamos banho sob um chaveiro eltrico ( que normalmente de plstico, derivado do petrleo ), vestimos a roupa ( alguns tecidos, como o nilon, so feitos a partir do petrleo ) calamos os sapatos ( seguramente as solas tiveram petrleo como matria-prima ) e vamos tomar caf ( talvez as xcaras sejam de plstico, ou a manteigueira); samos rua e olhamos passas os carros ( movidos a gasolina, com dezenas de componentes fabricados a partir do petrleo ); resolvemos ouvir um pouco de msica e escolhemos um disco ( que no pode ser feito sem o petrleo ) e o colocamos na aparelhagem de som ( na qual h muito plstico ).

www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros

Pr esses exemplos, podemos perceber como estamos mergulhados numa civilizao do petrleo como esse recurso natural importante atualmente. Na realidade, a sociedade industrial foi construda com base na abundncia e nos baixos preos do petrleo. Quando se comeou a perceber que ele no inesgotvel e quando seus preos comearam a subir ( a partir de 1973 ), configurou-se a famosa crise do petrleo ou crise energtica. Quanto ao total das reservas mundiais conhecidas, h diferentes dados, fornecidos pr organizaes diversas. De acordo com alguns desses dados, o petrleo existente em nosso planeta seria suficiente apenas para os prximos trinta anos; segundo outros, mesmo deixando de lado a possibilidade de encontrar novas reservas, as atualmente conhecidas dariam para mais de cinqenta anos de consumo. Em todo caso, uma coisa certa: o petrleo uma riqueza natural que existe em quantidades limitadas e que um dia se esgotar, seja daqui a vinte, quarenta ou sessenta anos. necessrio, portanto, pesquisar novas fontes de energia e novos substitutos para o petrleo como matria-prima.

Bibliografia
Site da Petrobrs www.petrobras.com.br Sociedade e Espao J. William Visentini Editora tica Help Sistema de Consulta Interativa Cincia e tecnologia Klick Editora O Estado de So Paulo

www.fabiovelasco.com Video Aulas, Apostilas e Livros

You might also like