You are on page 1of 12

SINOPSE

NO

MUNDO MAIOR
(A.LUIZ/F.C.Xavier)

Estas notas so baseadas em um trabalhode Euripedes Kulh, adaptada per Roberto Billo na formatao, enxerimento dos significados dos nomes e algumas notas.

CONTEDO DOUTRINRIO

Este livro trata da questo psquica. Os distrbios psquicos so analisados a partir do Plano Espiritual, trazendo-nos a abalizada opinio de Espritos especialistas (Instrutores espirituais). So enfocados os encontros e desencontros da Medicina terrena ante as lies da Doutrina dos Espritos. O Espiritismo, sabemos, descerra o vu que encobre os mistrios dos distrbios psquicos, apontando com bom senso suas causas. Mais que isso: ilumina os caminhos da cura. Os esclarecimentos espirituais trilhando pela simplicidade e por exemplos possibilitam a todos ns compreender como se processam e como devem ser administrados os casos de: - esquizofrenia - epilepsia - neuroses vrias - fobias - idias fixas - sentimentos de culpa - mongolismo (estudo de curioso caso).
SINOPSE Cap. 1, Entre dois planos No plano terrestre: so especificados os procedimentos nas tarefas espirituais de atendimento imediato, no programados, de casos de loucura, suicdios e extremos desastres morais. Cap. 2, A preleo de Eusbio Exortao espiritual quanto ameaa do equilbrio terrestre pelas doenas da alma. O comportamento humano radiografado e mostrado beira dos abismos da alienao mental. Voluntrios dedicados so convocados tarefa da salvao dos displicentes e dos racalcitrantes. citado o servio de assistncia s cavernas... Cap. 3, A Casa Mental Novos conceitos psquicos a serem compreendidos: - perversidade: como loucura - revolta: como ignorncia - desespero: como enfermidade.
2

Ainda neste captulo encontramos preciosa instruo espiritual sobre o crebro humano, que comparado a um castelo de trs andares, nos quais localizam-se: primeiro andar: residncia dos impulsos automticos (subconsciente/o passado) hbito e automatismo segundo andar: domiclio das conquistas atuais (consciente/o presente) esforo e a vontade terceiro andar: casa das noes superiores (superconsciente/o futuro) ideal e meta superior. (Nos captulos subseqentes h vrias citaes alusivas a essa instruo). H descrio de dois crebros interligados: obsessor-obsidiado, que odeiam-se reciprocamente, da resultando estarem ambos loucos, quanto organizao perispiritual. So citados os vermes mentais que produzem molstias da alma, no crebro perispiritual. Cap. 4, Estudando o crebro H a impressionante narrao de um crime (assassinato) e suas terrveis conseqncias. citada a qumica espiritual, instalada no crebro do desencarnado, muitas vezes com ao conjunta qumica orgnica e inorgnica do encarnado. Somos informados de que o sofrimento spero, mas redentor, da expiao, no acontece apenas na esfera carnal, mas tambm em regies sombrias fora dela... Cap. 5, O poder do amor H exemplar doutrinao espiritual, mostrando a ascendncia moral do doutrinador, tarefeiro do Bem: na desobsesso, por exemplo, aqui focalizando um caso em que o obsidiado (que cometeu assassinato), em desdobramento pelo sono, levado a ficar frente a frente com o obsessor (a vtima), o perdo harmonizando ambos, por fim. Cap. 6, Amparo fraternal Narrao de um homem vivendo os prazeres do mundo e de uma jovem pobre que para custear tratamento mdico da me se une a ele. Os dois so doutrinados, durante o desdobramento pelo sono. Em conseqncia, retificam seu procedimento. Cap. 7, Processo redentor Trata do esforo da Espiritualidade para impedir processos de loucura. Nesse contexto, sobressai o valor da prece intercessria; reafirma que o Esprito no retrocede em hiptese alguma, contudo as formas de manifestao do ser podem sofrer degenerescncia (destrambelho dos elementos perispirticos) mongolismo, por exemplo. Nota sobre choque eltrico: Atualmente, so outros os conceitos sobre o tratamento por choque eltrico, que tiveram seu emprego consideravelmente restringido aps o progresso da psicofarmacologia. Cap. 8, No Santurio da Alma Explana sobre a epilepsia, cujas causas, geralmente, situam-se nos descaminhos das vidas passadas e na vida presente, carreando interferncias obsessivas, disfunes
3

mentais, com reflexos perispirticos, ocasionando transtornos orgnicos. A cura se dar pela reforma ntima, passes e principalmente a f positiva edificao espiritual, enfim. Cap. 9, Mediunidade Demonstra que, em mediunidade, o animismo no deve tomar o carter inquisitorial, e sim, o educativo. A intuio pura considerada a mediunidade mais estvel e bela entre os homens. Cap. 10, Dolorosa perda H impressionante descrio de um aborto, visto do plano espiritual: o perisprito do abortado, imantado ao corpo daquela que lhe seria me, promove tamanha onda de dio que leva-a a uma imprevista e dolorosa desencarnao. Cap. 11, Sexo O amor enaltecido, ao tempo que mostra como os descaminhos dos prazeres promscuos levam loucura. Conquanto demonstrando respeitosa posio Medicina terrena (discorrendo sobre a escola freudiana da psicologia analtica), a Espiritualidade indica que os desequilbrios sexuais so doena da alma. Cap. 12, Estranha enfermidade O texto elucida os conflitos da esquizofrenia (originria de sutis perturbaes do perisprito), dos quais resultam um conjunto de molstias variveis e indeterminadas no corpo fsico. Neste captulo, de forma absolutamente indita, mostrado como a Espiritualidade provoca uma desencarnao, como providncia compassiva, a benefcio do desencarnante e dos seus familiares. Cap. 13, Psicose afetiva Traz-nos a emocionante lio de como a Espiritualidade amiga impede um suicdio (por merecimento) de uma jovem desiludida e humilhada no amor, impondo-lhe sono profundo, horas antes do lance fatdico. Desdobrada pelo sono, a jovem doutrinada, vindo a desistir do suicdio, por compreender que as dores da experincia humana, so dons do Divino Suprimento e que por vezes h vantagens que s podem ser encontrados na solido... Cap. 14, Medida salvadora Nova lio transcendental: a Espiritualidade amiga ministrando ajuda, atravs providncia provisria, mas drstica: provoca desarmonia no corpo de um alcolatra, a benefcio do prprio e tambm visando amparar esposa e dois filhinhos. Pe a descoberto como nos ambientes menos dignos h multido de entidades conturbadas e viciosas (Espritos desencarnados), em triste sociedade, por afinidade. V-se ali, em perfeita simbiose mental: encarnados/alcolatras com desencarnados (tambm alcolatras), danarinos (voltados para o primitivismo do ser, embalados por msica inferior e pela viciao dos sentidos, com gestos ridculos, gritos histricos, em atitudes que muitos smios talvez se pejassem) correspondendo inconscientemente a desencarnados que a isso os induziam, fazendo-lhes companhiasociedade invisvel.
4

Cap. 15, Apelo cristo Discorre sobre uma assemblia de encarnados (religiosos catlicos romanos e protestantes das Igrejas reformadas), os quais, desdobrados pelo sono, em companhia de desencarnados, recebem valiosa lio-alerta sobre os ranos do dogmatismo e da diviso humana da f. enaltecida a unio fraternal vivenciada pelos heris annimos que transitaram nas aflies, dos ento primeiros aprendizes da Boa-Nova. mostrado o erro dos sacerdotes polticos que dividiram em vrias escolas a Religio do Amor Universal, fundada por Jesus, do que resultaram os desvarios da separao por motivos de f. Cap. 16, Alienados mentais A loucura considerada como suicdio habilmente dissimulado, pela no resistncia dor e pela entrega (tambm sem resistncia) perturbao destruidora, que por fim, abre as portas da morte. NOTA: S.M.J., temos aqui uma indita informao da Espiritualidade amiga, quanto uma outra espcie de suicdio. Recebemos fortes advertncias neste captulo: impacincia e tristeza so foras terrveis a desarmonizar a mente, perdurando por vrias existncias; a alienao mental incio da descida da alma s zonas inferiores da morte; quanto aos recm-nascidos ou os que na infncia apresentam esse quadro, tal reflexo de comportamento equivocado no passado, colidindo forte com as Leis Divinas. Cap. 17, No limiar das cavernas No Baixo Umbral (cavernas de sofrimento, no plano espiritual) existe zona medonhamente sombria, a tal ponto, que A.Luiz no teve permisso de nela se aprofundar, mas apenas a de permanecer no limiar daquelas cavernas, e assim mesmo, acompanhado de Instrutor espiritual. citado o inslito caso de Espritos de grande intelectualidade e poder mental, mas desprovidos de amor, os quais, por serem extremamente devedores das Leis Divinas, como passos iniciais de melhoria moral, eventualmente recebem determinao educativa de realizar tarefas laboriosas no seio da Natureza. NOTA: Em O Livro dos Espritos, questes 536 a 540, encontramos notcias sobre a ao de tais Espritos, ao essa varivel, na razo direta da evoluo de cada um. Cap. 18, Velha afeio Este captulo de comovente sublimidade: A.Luiz reencontra e socorre o av, a quem tanto amara quando criana e por quem tanto tambm era amado. Seu av estava j h quarenta anos estacionado no Baixo Umbral, o reencontro de ambos pungente. Cap. 19, Reaproximao Demonstra como a pobreza extrema, com trabalho educativo, imposta pela Espiritualidade protetora, pode ser r educativa para as aspiraes de duas pessoas interligadas por problemas de vidas passadas.
5

No caso, programado reencontro entre ru e vtima. Aceito por ambos esse reencontro, ficam a descoberto os imensos benefcios da bno do perdo, trazendo-lhes felicidade. Cap. 20, No Lar de Cipriana - descrita essa benemrita instituio espiritual, onde incontveis espritos estagiam, aprendendo o reajustamento anmico, atravs o auto-reconhecimento, preparandose para melhores condies de vida. Na verdade, tal instituio verdadeira oficina de restaurao do esprito.

PERSONAGENS CITADOS (e) = encarnado/a ANDR LUIZ Cap. I o Autor Espiritual. O nome Andrea, de origem grega, pode estar relacionado com a palavra anr, andrs (= homem, masculino) ou a partir da palavra andria (= virilidade, coragem); em qualquer caso, seu significado masculino, forte e corajoso. CALDERARO Cap. 1 Assistente. Especialista em atendimentos na Crosta Terrestre, na rea de Psiquiatria Iluminada. Com A.Luiz, ir agregar-se aos trabalhos do Instrutor Eusbio. O nome provavelmente deriva do comrcio de artesos produtores de panelas e caldeiras EUSBIO Cap. 1 Instrutor. Abnegado protetor de necessitados, de mentes desequilibradas. Superintendente da Organizao Espiritual em zona intermediria. Semanalmente vai Crosta Planetria, onde, em regio adequada, presta esclarecimentos a espritos encarnados, desdobrados pelo sono, relativamente espiritualizados, dedicados ao socorro de sofredores. O nome Eusebio deriva do greco eusebs (=pietosa, devota), que foram recolhidas de eu (=bom, bom) e sbein (= honra, veneram). Obsessor e obsidiado Cap. 3 Dois enfermos mentais: um desencarnado, outro encarnado; CIPRIANA Cap. 3 Esprito elevado. Orientadora aos servios de socorro no grupo atendido por Calderaro. O nome deriva do grego Kypros Cipriano, o nome da ilha de Chipre, de modo que literalmente significa a partir da ilha de Chipre, mas nos tempos antigos a ilha foi o local de um culto especial da deusa Afrodite, que tambm era chamado Ciprea, de
6

modo que o nome poderia tambm ter o significado da consagrada deusa Afrodite. A associao da ilha de Chipre, com o cobre (que foi chamado pelos latinos aes Cyprium, ou simplesmente Cuprum) autoriza em seguida, o significado de cabelo cobre. PEDRO (e) Cap. 5 o obsidiado citado no Cap 3. Casado. Tem 5 filhos. Enfermo, hospitalizado. Cometeu assassinato. Desdobrado pelo sono, v-se frente frente com a vtima. Atraves o grego Petros e o latino Petrus, um adatamento lingustico de Simone Kefa, que em hebraico significa pedra. CAMILO Cap. 5 a vtima de Pedro. H vinte anos o atormenta, obsidiando-o. O nome de origem etrusca, portanto o significado muito incerto. Entre os antigos romanos (e, presumivelmente, assim tambm com os etruscos), foram os camilli eram jovens que ajudaram os sacerdotes durante os sacrifcios (que por isso que muitas vezes o nome atribudo o significado de coroinha ou, mais simplesmente, criana). NENECO, CELITA, MARQUINHOS, GUILHERME (e) Cap. 5/74 Filhos de Pedro. Guilherme vem do alemo Wilhelm, que a composio de duas palavras: wilja (= vontade, desejo) e helma (= capacete, proteo), o significado pode ser o nico que se defende por trs da fora de vontade, ou uma pessoa que deseja de proteo. Marcus deriva da antiga praenomen (nome pessoal) Marticus, Marcus em seguida. A origem do nome do deus Marte, o deus romano da guerra que foi o pai dos fundadores de Roma. Celita pode resultar do latim caelestis (= celeste por caelum = cu) com o significado de celestial, veio do cu, mas tambm em termos cristos: destinados para o cu. Diretamente da caelum, e com o mesmo significado, da o nome Celio/a. Nene (?) a deusa das lamentaes fnebres entre os romanos. CNDIDA (e) Cap. 5 A breve desencarnar. Esprito sereno. Tem grandeza de alma. Nome latino, tomadas a partir do adjetivo candidus do verbo derivado candre (= brilho, brilhar), o significado to branco brilhante como o ferro em brasa, e no sentido cristo puro, inocente. JULIETA (e) Cap. 6 Filha de Cndida. Em desespero com a doena da me entregou-se a atividades menos dignas. Est prestes loucura e de adquirir doenas graves. Na Roma antiga, a gens Iulia era tradicionalmente derivado do Iulo lendrio fundador, filho de Enas, que acompanhou seu pai
7

em fuga desde a queda de Tria no Lazio e aqui fundou a cidade de Alba Longa. Mas, alm da lenda, enquanto o grego Ioulos significava fofo, no latim Julius significava dedicado ao deus Jpiter. PAULINO (e) Cap. 6 Parceiro de Julieta. doutrinado durante o desprendimento do sono. Paolo vem do adjetivo latino paulus (= pequeno): significa pequeno em estatura, mas tambm modesto. Enfermo (e) Cap. 7 Criana de 8 anos, muda, surda, no anda, no se senta, v mal. Todavia, psiquicamente, tem a vida de um sentenciado sensvel. NOTA: Temos observado na srie A.Luiz que esse Autor Espiritual, quando cita casos graves, dolorosos, no d o nome dos personagens, nem utiliza nomes fictcios; tudo indica que isso se deve observncia da tica (poderia constranger algum leitor com esses mesmos nomes...), mas tambm configura um ato de caridade, resguardando a identidade de quem passa por tal expiao. MARCELO (e) Cap. 8 No passado teve vigorosa inteligncia, mas vivenciou intensas paixes e excessos de autoritarismo. No presente, tem acessos epilpticos (geralmente por enfermidade da alma, do que resultam reflexos/convulses orgnicas. NOTA: A.Luiz menciona, de passagem, que algo mais forte do que o conhecimento cordial une Marcelo a ele. Na seqncia do texto, no adicionada nenhuma explicao a respeito. Marcello era o diminutivo de Marcus, mas na Roma antiga era usado como supernomen (segundo nome). EULLIA (e) Cap. 9 Mdium de psicografia. Dedicada. No entretanto, no oferece sintonia integral ao Esprito comunicante (mdico desencarnado, protetor). O nome se origina das palavras gregas eu (= bem, bom) e lalin (= falar) portanto, significa que pode falar bem, fala eloquentemente. CECLIA (e) Cap. 10 Jovem rica, rf de me, grvida. Provoca aborto. Em conseqncia, vem a desencarnar. O nome de famlia Romano Ceclio provavelmente de origem etrusca, ento o significado bastante incerto, embora popularmente acredita-se estar conectado ao cego. Cego, tambm por causa da Fama de Santa Cecilia, nobre mrtir romano do SEC. III, padroeira dos msicos.
8

LIANA (e) Cap. 10 Enfermeira que realizou o aborto de Ceclia. Liana provavelmente uma variante do Lia ou como um diminutivo de nomes como Eliana (provavelmente o resultado da superposio de dois distintos nomes romanos: Aelius, de origem etrusca de significado desconhecido e Helius, incorporando o grego Helios = o Sol, nome de um antigo deus), ou Liliana (provavelmente do latim lilium, smbolo de pureza e castidade). FABRCIO (e) Cap. 12 Idoso. Enfermo. Esquizofrnico. No limiar da loucura. O passado delituoso aoita-lhe a mente, provocando estragos orgnicos. Sobrenome romano, Fabricius que era de origem etrusca, e, portanto de significado desconhecido, mas a tradio diz que ligada palavra latina faber, que o significado atribudo a um ferreiro, arteso, ou, mais amplamente, o arquiteto do seu prprio destino. INS (e) Cap. 12 Esposa dedicada de Fabrcio. Nome de origem grega, deriva da aghn que significa casta, pura. A etimologia popular, mas equivocada, associa o nome palavra latina agnus (cordeiro). FABRICINHO (e) Cap. 12 Neto de Fabrcio. Tem 8 anos. o ex-pai de Fabrcio. ANTONINA (e) Cap. 13 Pobre. rf de pai e me. Ajudou Gustavo a formar-se. Amava-o. Aps, foi humilhada por ele. Pretende suicidar-se. O Plano Espiritual impedir. A origem eo significado do nome de Antonio h bastante dvidas mesmo se todos concordam que o nome gentlico Antonius tinha chegado a Roma de Etruria, alguns pensam que foi derivado do verbo grego antko (=resistir) com o significado de algum que resiste, adversrio, ou o Antonos (=nascido antes), pensava-se no Renascimento, que pode estar relacionado com nthos (=flor) GUSTAVO (e) Cap. 13 Formou-se mdico com ajuda de Antonina. Deixou-a, aps. Gustavo um nome de origem sueca: deriva da o antigo Gtstaf, composto por Gt (= Goth) e stafr (= suporte, apoio), geralmente entendido como um apoio, lder do povo dos Gotos. MARINA Cap. 13 Esprito protetor. Foi me de Antonina. De acordo com a etimologia popular, o nome Marine/mar abordado de significado nasceu perto do mar ou vindos do mar. No entanto, parece mais provvel que esse nome nascido como um diminutivo de Marius latino, que tem origem etrusca. A
9

origem do nome Mario um pouco travada, no entanto, parece provvel que deriva de uma raiz indo-europia antiga, mas o mar, de quem desce os vocabolos maschio e seu marido. Em etrusco, maru foi usado como um honorfico de alto cargo. O significado do nome deve ser viril, ou homem de poder. MRCIO Cap. 13 Esprito protetor. Ligado a Antonina, desde sculos. Era um sobrenome, a origem do nome do deus Marte, o deus romano da guerra que foi o pai dos fundadores de Roma. ANTDIO (e) Cap. 14 Alcolatra. Quase loucura. auxiliado pela Espiritualidade amiga, com providncia drstica: enfermidade! De origem grega, o significado que est perante Zeus.

JOO seu Cap. 16 Guarda-enfermeiro de instituto espiritual para desencarnados pela loucura. Mudana em Portugus do hebraico Yehohanan, que composto por Yah, abreviao de Yahweh, o nome de Deus, e o verbo Han (= ter misericrdia), com o significado geral de Deus teve misericrdia. Foi dado, de fato, as crianas esperaram muito tempo, como foi por exemplo, So Joo Batista, filho de Zacarias e Isabel, que criou na velhice. CLUDIO Cap. 18 Av de A.Luiz. Padecendo no Baixo Umbral em conseqncia do apego ao dinheiro na ltima encarnao, finda h 40 anos. Claudio/a era um patronimico romano, sugeriu a adeso a uma famlia aristocrtica que deu homems o mais ilustre da Repblica (depois Imprio). A famlia Claudii parece que foi originaria da Sabina: tradicionalmente se pensa que Claudius, deriva do adjetivo sabino claudus (= lame, lame), mas tambm existem aqueles que afirmam que o tem origem da cluasus (= fechado, reservado) ISMNIA (e) Cap. 18 Citada por Cludio, como sendo-lhe irm, no passado. De origem grega, o significado a que muito sabe. NICANOR (e) Cap. 19 Noivo da jovem ora reencarnada (Ismnia). De origem grega, o significado aquele que vence todas as batalhas.

10

TERMOS POUCO USADOS

TERMOS ajoujam grabato aljofrada abluir Crbero balha craveira infrenes atro socavo caliginoso tijuco engrazado a flux favnio moloque atascado mentecaptos vezo morbo modorravam messe precitos rebo uxoricida carantonhas lesto sorrelfa Se engrimponavam estrnua

CAP PAG SIGNIFICADO 2 34 unem (do verbo ajoujar = unir, ou ligar, moralmente) 6 83 leito pequeno e pobre; catre 7 104 orvalhada (do verbo aljofrar = orvalhar) 8 114 lavar, purificar por meio da gua; purificarse 9 124 co de vrias cabeas que guardava a porta do inferno (da mitologia grega) 9 135 baila; a propsito 9 135 medida; tabela 10 146 desordenados; sem freio 10 151 negro; escuro 11 159 esconderijo; abrigo; lugar seguro 11 159 tenebroso charco 12 174 do verbo engrazar = enfiar (contas) em fio de metal 13 189 aos jorros; em grande quantidade 15 202 vento considerado propcio, que trazia felicidade 15 203 rptil; lagarto espinhoso 15 207 atolado; enlameado 16 211 que perderam o uso da razo 16 211 qualquer hbito ou costume (vicioso ou criticvel) 16 216 estado patolgico; doena 16 217 Estavam em modorra (sonolncia, em certos doentes) 16 217 seara em bom estado de se ceifar 17 222 rprobos; condenados; malditos 17 225 inferno; abismo 17 226 aquele que assassinou a prpria esposa 18 228 caras grandes e feias; caretas; carrancas 18 231 gil; ligeiro; lpido 18 235 disfaradamente (para enganar) 20 247 (o mesmo que: se engrimpavam) = subiam s grimpas; se ensoberbeciam 20 248 valente; corajosa; zelosa

11

ANDR LUIZ - Autor Espiritual. 1 livro: NOSSO LAR Reporta como foi recolhido Instituio Espiritual "Nosso Lar" (situada na psicosfera da cidade do Rio de Janeiro), por interferncia de sua me.Com impressionante ineditismo, o livro narra particularidades do Plano Espiritual. Graas sua abnegao e trabalhos incansveis de auxlio ao prximo, alguns anos mais tarde conquistou a faculdade da volitao. Informa, ao fim do livro, que recebeu a comenda de "Cidado de Nosso Lar". Andr Luiz um exemplo dignificante de auto reforma e de como a consequente evoluo espiritual traz intensos momentos felizes para todo aquele que ajuda ao prximo. 2 livro: "OS MENSAGEIROS" Reporta vrios aprendizados que alcanou junto equipe de auxiliares-aprendizes, no "Centro de Mensageiros", quando, aps estgio e uma viagem Crosta, teve oportunidade de pr em prtica as lies recebidas. 3 livro: MISSIONRIOS DA LUZ" Aprimora os conhecimentos at ento auferidos. Estagia com o Instrutor ALEXANDRE num recinto terrestre, onde se desenrolam inmeras atividades medinicas. 4 livro: "OBREIROS DA VIDA ETERNA" Registra que a primeira vez que integra equipe socorrista (de auxlio a desencarnaes), pois at ento fora estudante/aprendiz. 5 livro: NO MUNDO MAIOR Agora, focaliza aspectos da vida no mundo espritual e do intercmbio entre desencarnados e encarnados, especialmente durante o repouso fsico.
A cepa (ramo de parreira), foi desenhada pelos Espritos que arrimaram Allan Kardec na codificao do Espiritismo, quando lhe disseram: (...) Pors no cabealho do livro a cepa que te desenhamos, porque o emblema do trabalho do Criador. (...) Rene todos os princpios materiais que melhor podem representar o corpo e o esprito. O corpo a cepa, o esprito o licor, a alma ou esprito ligado matria o gro (cada fruto do cacho de uvas).
Fontes bibliogrficas www.institutoandreluiz.org/sinopses.html Para a origem e o significado dos nomes: M.Cepeda Fuentes & S.Cattabiani, Dizionario dei Nomi, Ed. Newton D.Spada, Il Libro dei Nomi, Ed.Armenia K.Bortolozzo, Nuovissimo Libro dei Nomi, Ed. Mariotti Pandi Pndu, Ana Pndu, Que nome darei ao meu filho? www.archive.org/details/etymologicaldict00arthuoft www.apelidosgalicia.org www.treccani.it www.cyberspacei.com www.etymonline.com dictionary.reference.com www.apelidosgalicia.org www.woxikon.com.br www.priberam.pt/dlpo edgar77hvr-nomi.blogspot.com www.significado.origem.nom.br www.nomix.it www.significato-nomi.it pt.scribd.com surnames.behindthename.com www.houseofnames.com it.geneanet.org www.wikipedia.org books.google.com

Paz e Luz
12

You might also like