You are on page 1of 10

Tejo

Estudo de Viabilidade da Captura e Armazenamento de CO2 na Central Termoelctrica do PEGO

Financiadopor:

UNIO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

"Se em 2050 queremos reduzir 80% das emisses dos gases


que aumentam o Efeito de Estufa, vamos necessitar da tecnologia CCS." - Andris Piebalgs, Comissrio Europeu para a Energia
CCS: uma tecnologia para mitigao das alteraes climticas
Nos ltimos 250 anos a utilizao de combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural) para a produo de energia elctrica, aquecimento, indstria e transportes levou a um aumento significativo do CO2 emitido para a atmosfera. necessrio rapidamente um conjunto de aces para impedir que as concentraes dos Gases com Efeito de Estufa na atmosfera, nomeadamente o CO2, aumentem. Concentraes superiores a 450 ppm tm uma elevada probabilidade de causar aumentos de temperatura mdia superior a 2C, com consequncias potencialmente catastrficas a nvel global. As medidas para descarbonizar substancialmente a produo elctrica, passam pela combinao de medidas de eficincia energtica, fontes renovveis de energias, mas tambm por sistemas de Captura e Armazenamento de CO2 (CAC) ou Carbon Capture and Storage CCS na terminologia internacional mais frequente.

O que o CCS?
A tecnologia CCS envolve a captura do CO2 em grandes fontes estacionrias (centrais termoelctricas, cimenteiras, refinarias, etc.), o seu transporte por gasoduto ou navio at um local de armazenamento, em que o CO2 injectado a grandes profundidades (> 800m) em formaes geolgicas de caractersticas apropriadas e que garantam a reteno do CO2 durante milhes de anos. A tecnologia CCS tem por objectivo combater as alteraes climticas atravs da reduo em mais de 90% das emisses de CO2 de grandes instalaes industriais.

Estimativas da contribuio de diversas medidas energticas para garantir que se atinge o objectivo de 14Gt de emisses em 2050.

IEA, 2008

A tecnologia CCS permite reduzir em 19% as emisses globais de GEE, no ano 2050 (ETP2008, IEA).

Tejo

CO2CRC, 2008

A tecnologia CCS uma cadeia de tecnologias: Captura, Transporte e Armazenamento Geolgico.


CAPTURA Existem trs tipos de tecnologias de captura de CO2 em centrais termoelctricas, envolvendo processos de separao: Ps-combusto o CO2 separado dos gases de exausto; Pr-combusto o combustvel gaseificado, produzindo-se uma mistura CO+H2, do qual o CO2 pode ser recuperado; Oxi-combusto o combustvel queimado na presena de oxignio puro, resultando em gases de exausto compostos por CO2 e H2O. TRANSPORTE Antes de ser transportado o CO2 comprimido at atingir densidades prximas de um lquido. As alternativas tcnica e economicamente mais viveis para o transporte do CO2 so o gasoduto, num processo em tudo similar ao transporte de gs natural, mas de menor risco pois o CO2 no um gs inflamvel, e o navio, quando o local de armazenamento se situar na zona offshore. ARMAZENAMENTO GEOLGICO O CO2 injectado sobre a forma de um fludo de grande densidade, de modo a reduzir o volume necessrio para o armazenamento e a diminuir a sua mobilidade. O armazenamento geolgico a grandes profundidades (> 800 m) mais vivel em: Reservatrios de hidrocarbonetos esgotados Reservatrios de gua salina (muito superior salinidade da gua do mar), tambm designados por aquferos salinos. Em qualquer caso necessrio assegurar que o reservatrio sobreposto por rochas impermeveis (o material selante) que impeam a ascenso do CO2.

Tejo

Qual a experincia internacional?


A investigao da tecnologia CCS iniciou-se nos anos 90, com grandes programas de investigao na Europa, Estados Unidos e Canad. No entanto, a injeco de CO2 em formaes geolgicas uma prtica rotineira na indstria petrolfera desde 1972. Actualmente esto activos ou planeados dezenas de projectos de CCS em todo o mundo.

Projectos de Captura de CO2 (CO2CRC, 2009)

Alguns projectos a uma escala prxima da comercial tm contribudo decisivamente para o desenvolvimento da tecnologia: Weyburn, no Canad, injectando 1,8 Mton CO2/ano num reservatrio de hidrocarbonetos, Sleipner na Noruega (1 Mton/ano num aqufero salino), Schwarze Pumpe, na Alemanha, realizando a captura de 100 Mton/ano numa central termoelctrica, so projectos bem sucedidos e que demonstram a viabilidade da tecnologia.

Projectos de Armazenamento de CO2 (CO2CRC, 2009)

Tejo

Porqu estudar a viabilidade de CCS na Central Termoelctrica do Pego?


Tejo Energia, 16 anos de apostas ambientais na Central do Pego
A Tejo Energia e a Pegop tm nos seus objectivos estratgicos a manuteno dos valores ambientais da regio em que se insere e a minimizao dos impactos ambientais inerentes ao funcionamento da Central do Pego. A melhoria contnua do seu desempenho ambiental est patente na construo de instalaes de dessulfurao (reduo em 85% das emisses de SO2), desnitrificao (reduo em 75% das emisses de NOx) e de reduo de partculas. por isso natural a aposta da Tejo Energia no estudo de viabilidade da tecnologia CCS, para alm da substituio de at 10% de carvo por biomassa, visando reduzir as emisses de CO2, ~ 4 Mton/ano.

A estratgia da UE no combate s alteraes climticas


A Tejo Energia procura ainda contribuir para estratgia preconizada pela Unio Europeia (UE), e apoiada pelo Estado Portugus no combate s alteraes climticas, conhecida por 20 20 20 em 2020, em que o objectivo at 2020 aumentar em 20% a produo de energia atravs de fontes renovveis, aumentar em 20% a eficincia energtica e reduzir em 20% as emisses de Gases com Efeito de Estufa. Paralelamente a UE definiu que a partir de 2013 as empresas produtoras de energia devero adquirir a totalidade dos direitos de emisso de CO2 recorrendo ao mercado Europeu do carbono (EU ETS).

O futuro da Central do Pego


A tecnologia CCS est numa fase inicial de demonstrao escala industrial, no entanto, o tempo de vida expectvel para a Central do Pego, considerando tambm a nova central de ciclo combinado, estende-se por algumas dcadas. A avaliao atempada da possibilidade de aplicar a tecnologia CCS, colocar a Tejo Energia em posio de recorrer tecnologia, logo que o processo esteja disponvel.

Tejo

O que o Projecto KTEJO? Pego?


Como capturar o CO2 Termoelctrica do Pego? Qual a melhor forma de transportar o CO2? Existem formaes geolgicas que permitam o armazenamento? na Central

Quais as entidades envolvidas?


A Tejo Energia lidera uma equipa composta por tcnicos da: PEGOP Universidade de vora Laboratrio Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

Como financiado o Projecto?


O KTEJO um Projecto em Co-Promoo ao abrigo do programa QREN Quadro de Referncia estratgico Nacional. As fontes de financiamento previstas assumem duas modalidades: financiamento prprio dos co-promotores e incentivos do QREN. O perodo de execuo de 12 meses, e caso se comprove que a aplicao da tecnologia vivel, a Tejo Energia pretende avanar para estudos a uma escala piloto.

Cronograma
KTEJO
12
Meses

36
Meses

K K

Tejo
Tejo

O que vai estudar o projecto KTEJO?


A Central do Pego pode ser adaptada para a captura do CO2?
Em centrais em operao, como a Central do Pego, o processo de captura necessita de conjugar com o lay-out existente, isto , necessrio fazer o retrofitting da Central. O KTEJO procurar avaliar se a captura do CO2 pode ser efectuada na Central do Pego e avaliar as adaptaes e quais as melhores opes em termos de espao e tecnologia necessrias para efectuar a adaptao da Central.

Quais as formaes geolgicas com capacidade para armazenar o CO2?


Dada a inexistncia de reservatrios de hidrocarbonetos explorados em Portugal, as possibilidades de armazenamento geolgico de elevados volumes de CO2 no territrio nacional reduzem-se a reservatrios profundos saturados com gua de elevada salinidade, os aquferos salinos. O KTEJO procurar identificar quais as formaes geolgicas mais adequadas.

PEGO

Fonte

Qual o processo de transporte de CO2 mais adequado?


O projecto KTEJO estudar as alternativas de transporte do CO2, nomeadamente atravs de gasodutos, e as implicaes de ocupao de solo e de definio dos corredores mais favorveis para a implementao do sistema de transporte.

Tejo

Mas o armazenamento de CO2 seguro?


Injeco de CO2 efectuada na indstria petrolfera desde 1972
O armazenamento geolgico de CO2 um processo que visa reproduzir o modo como a natureza retm o CO2 nas formaes geolgicas, durante milhes de anos. Efectuada desde o incio dos anos 1970 na indstria petrolfera como mtodo para incrementar a produo de hidrocarbonetos, e o prprio armazenamento subterrneo de gs natural, efectuado com sucesso em centenas de locais em todo o globo, demonstra que possvel armazenar de forma perfeitamente segura uma fase gasosa.

Reservatrios muito profundos


necessria uma seleco e caracterizao criteriosa de reservatrios geolgicos, j consagrada na legislao relevante, como o caso da Directiva Comunitria sobre Captura e Armazenamento de CO2 (2009). exigido que o armazenamento seja efectuado a elevadas profundidades (usualmente superiores a 700m) de modo a garantir que o CO2 no armazenado como um gs, mas sim como um fluido de densidade prxima da gua e que o reservatrio seja sobreposto por formaes geolgicas impermeveis

In Salah (Arglia) projecto de armazenamento de CO2 - BP, 2007

muito provvel que a fraco de CO2 retido seja superior a 99% nos primeiros 100 anos e provvel que seja superior a 99% nos primeiros 1000 anos.- IPCC (2005)
Monitorizao contnua
Directiva Comunitria exige tambm a elaborao de programas de monitorizao detalhada para avaliar eventuais pontos de fuga de CO2. Existe um conjunto de metodologias bastante fiveis para monitorizar o deslocamento do CO2 que tm sido testadas com sucesso.

Monitorizao por reflexo ssmica em Sleipner, Noruega - StatoilHydro, 2007

A seleco adequada do reservatrio conjugada com um programa de monitorizao para detectar problemas, um sistema de regulao e o uso adequado de mtodos de remediao, permitem considerar que os riscos ambientais, de sade e de segurana do armazenamento geolgico de CO2 so muito reduzidos.

"Queremos
transformar a Central do Pego numa das mais avanadas Centrais a Carvo da Europa, em termos ambientais."
Paulo Almirante, Administrador Delegado, Tejo Energia

CapturaeArmazenagemdeCO2na Tejo CentraldoPEGO Mais informaes:


Tejo Energia (jose.gutierrez@tejoenergia.com) Pegop (francisco.grazina@pegop.com e felicissimo.matos@pegop.com) Universidade de vora (jcarneiro@uevora.pt) LNEG (dulce.boavida@Lneg.pt)

You might also like