You are on page 1of 8

APERFEIOAMENTO EM LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 1 EM Aluno: Giselle Vieira da Costa Grupo: 01

Plo/ Cidade: Rio de Janeiro

Tarefa 1: Roteiro de Atividades Original (verso preliminar)

Bimestre: 4

Texto Gerador 1
Expresses amorosas a uma dama a quem queria - a Maria dos povos, sua futura esposa. Discreta e formosssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora, Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos e boca, o Sol e o dia: Enquanto com gentil descortesia, O Ar, que fresco Adnis te namora, Te espalha a rica trana voadora Quando vem passear-te pela fria. Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata, a toda a ligeireza E imprime em toda flor sua pisada. Oh no aguardes que a madura idade te converta essa flor, essa beleza, em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada.
(Gregrio de Matos)

Adnis Estreitamente vinculado a mitos vegetais e agrcolas, tambm prottipo da beleza masculina, na mitologia grega.

Atividades de Leitura 1. No Brasil, um grande representante da poesia barroca (sc. XVII) foi Gregrio de Matos, que alm de suas poesias religiosas e lricas, tambm ficou conhecido como Boca do Inferno, por suas produes satricas, carregadas de ironias, deboches e irreverncia. No Texto Gerador 1, temos um exemplo da composio lrica do referido autor. Ao analis-lo atentamente, responda: a) Quais os principais assuntos (temas) abordados por Gregrio de Matos? b) Como o eu-lrico apresenta sua futura esposa Maria, ao leitor? [Digite texto]

Habilidade trabalhada: Reconhecer as caractersticas de um texto descritivo; Reconhecer situaes de ambiguidade, ironia, e os valores ligados ao ponto de vista do autor.

Resposta Comentada:

Antes de abordarmos o Texto Gerador 1, achamos necessrio apresentar ao aluno a importncia de Gregrio de Matos no Brasil, como nome fundamental da poesia Barroca 1. Vale ressaltar tambm a temtica de suas produes escritas, onde podemos citar as poesias de cunho religioso que refletiram os conflitos religiosos gerados na poca, por conta da dialtica antropocentrismo X teocentrismo, as satricas, onde o autor tratava de criticar de maneira mordaz a sociedade da poca, utilizando-se de ironias, deboches e de um humor sdico. Por fim, explanarmos sobre a temtica do poema abordado no Texto Gerador 1, a lrica, que fala dos sentimentos e emoes do eu-lrico e composta de oposies, contrastes, descries que ressaltam aspectos da mulher amada, figuras de linguagem, alm de uma cerca conscincia da transitoriedade da vida. Como resposta para a opo (a), os alunos podem citar alguns elementos como temas principais da poesia, englobando respostas como: Maria, sua futura esposa, as caractersticas fsicas de Maria, a brevidade da vida, beleza e juventude, entre outros. Como resposta para a opo (b), vale ressalta a descrio da mulher amada como ponto marcante de sua poesia. O autor mostra-nos Maria, recatada e formosa como podemos perceber em Discreta e formosssima Maria (...), a sua beleza destacada por sua pele, olhos e boca, como destaca Gregrio de Matos Em tuas faces a rosada Aurora,/Em teus olhos e boca, o Sol e o dia (...), ao mesmo tempo, ele apresenta a juventude de sua amada, que deve ser aproveitada, de maneira que um dia ir se findar, como notamos no primeiro terceto: Goza, goza da flor da mocidade,/ Que o tempo trata, a toda a ligeireza/ E imprime em toda flor sua pisada. Atividades de Uso da Lngua
1. Leia o seguinte trecho: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata, a toda a ligeireza E imprime em toda flor sua pisada. Oh no aguardes que a madura idade te converta essa flor, essa beleza, em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada. a) Ao observamos esse fragmento retirado do Texto Gerador 1, alm da funo potica, identifique outra funo da linguagem facilmente identificada. b)Tendo em vista as antteses e reflexes apresentados nos tercetos apresentados acima, cite o dualismo representado pelas metforas: flor da mocidade e madura idade? Habilidades trabalhadas: Identificar mmese, metfora, discurso figurado, mentira e fico. Reconhecer as funes da linguagem: emotiva, conativa, metalingustica e potica.
1

FARACO, Carlos E., MOURA, Francisco M., MARUXO Jr, Jos, H. Lngua Portuguesa: linguagem e interao. Vol. 1. So Paulo: tica, 2010. ( pg. 286)

[Digite texto]

Resposta Comentada: Como resposta adequada questo 1, podemos mostrar aos alunos que, alm da funo potica que centrada na mensagem (contedo), incluindo os aspectos estruturais da poesia, ressaltando o uso de jogos de palavras e ideias, alm da nfase em sua esttica, tambm temos a presena da funo conativa da linguagem, onde o receptor centro dos apelos feitos pelo poeta, no caso dos tercetos retirados do poema, atravs do uso de imperativos, como destacamos em Goza, goza da flor da mocidade,(...), Oh no aguardes que a madura idade /te converta essa flor(...) . Como resposta questo 2, podemos mostrar aos nossos alunos as antteses encontradas em todo o soneto, como reflexo do carter conflitivo do barroco f x razo que gira em torno de reflexes que ressaltam os dualismos vida x morte, noite x dia, incio x fim, como pensamentos marcantes nesse perodo. Nos dois tercetos, podemos oferecer como respostas adequadas, flor da mocidade como metfora da juventude e madura idade como metfora da velhice. O eu-lrico pede que a mulher amada aproveite toda a sua beleza e juventude (carpe diem), antes que tudo vire terra, cinza, p, sombra.

Texto Gerador 2
A Cristo S. N. crucificado estando o poeta na ltima hora de sua vida . (Gregrio de Matos) Meu Deus, que estais pendente em um madeiro,(A) Em cuja lei protesto de viver,(B) Em cuja santa lei hei de morrer(B) Animoso, constante, firme, e inteiro.(A) Nesse lance, por ser o derradeiro,(A) Pois vejo a minha vida anoitecer,(B) , meu Jesus , a hora de se ver(B) A brandura de um Pai manso Cordeiro.(A) Mui grande vosso amor, e meu delito,(C) Porm pode ter fim todo o pecar,(D) E no o vosso amor, que infinito. (C) Esta razo me obriga a confiar,(D) Que por mais que pequei, neste conflito(C) Espero em vosso amor de me salvar.(D)

Atividades de Leitura
1. Ao ler o poema acima, realize uma anlise interpretativa de cada uma das suas estrofes, de maneira a destacar as principais ideias apresentadas pelo autor: Habilidades trabalhadas: Relacionar os modos de organizao da linguagem na literatura s escolhas do autor, tradio literria e tambm ao contexto social de cada poca; Reconhecer situaes de ambiguidade, ironia, e os valores ligados ao ponto de vista do autor.

Resposta Comentada:

[Digite texto]

Primeiramente, falar aos alunos do carter argumentativo da obra, onde atravs da exaltao do ponto de vista do autor e seu jogo de ideias (conceptismo) marca do barroco o poeta tende a defender suas ideias atravs de uma organizao lgica a fim de convencer o leitor. Para anlise da 1 estrofe: Mostrar aos alunos que o autor demonstra claramente seu temor imagem de Cristo crucificado (1 verso), e que mesmo assim admite-se pecador (2 verso), mostrando sua conscincia quanto a certeza de seu julgamento por morrer- por conta de seus pecados e por renegar s leis divinas. (3 e 4 versos). Para anlise da 2 estrofe: Mostrar aos alunos que o autor sente-se no fim de sua jornada da vida ( 1 e 2 versos) e por fim, pede a misericrdia divina para a salvao de sua alma. (3 e 4 versos). Para a anlise da 3 estrofe: O autor comea a utilizar-se de um jogo argumentativo, mostrando que ele no nada perante o amor infinito de Deus, que capaz de perdoar seus delitos. Para anlise da 4 estrofe: Nesse momento seu jogo conceptista chega ao fim, tento o autor a certeza do perdo divino por seu amor e misericrdia.

Atividades de Uso da Lngua


1. Na poesia barroca podemos observar que, ao mesmo tempo em que vemos refletidos momentos de tenso e oposies, contamos tambm com uma retomada ao modelo clssico de soneto, contendo marcas estruturais mais formais, como herana do Renascimento. a) Observando atentamente o Texto Gerador 2, classifique-o quanto sua ESTRUTURA, RIMA e MTRICA. Habilidade trabalhada: Perceber os recursos prosdicos (rima e ritmo) e relacion-los acentuao das palavras. Resposta Comentada: O soneto clssico formado por quatorze versos distribudos em: dois quartetos ( estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de trs versos); Em relao sua rima, mostrar aos alunos a influncia das terminaes silbicas (sons) de cada verso para a sua classificao. As rimas podem ser: alternadas ou cruzadas (ABAB), pois os sons se revezam, variam sucessivamente; rima intercaladas ou interpoladas (ABBA), quando uma rima se insere no meio de outra (entremeia-se); rima emparelhadas (AABB), rimas que se pem duas a duas, em pares iguais. No soneto do Texto Gerador 2, temos dois quartetos com rimas intercaladas(ABBA) , e dois tercetos com rimas cruzadas (CDC/DCD). Quanto `a mtrica, podemos classificar os versos do soneto como decasslabos ( dez slabas poticas). Citamos: Mui/ gran/de /vo/sso a/mor/, e/ meu/ de/li/to, ( 10 slabas poticas conta-se at a ltima slaba tnica).

Texto Gerador 3
[Digite texto]

Soneto XIV - Quem deixa o trato pastoril, amado (Cludio Manuel da Costa )

Quem deixa o trato pastoril, amado Pela ingrata, civil correspondncia, Ou desconhece o rosto da violncia, Ou do retiro a paz no tem provado. Que bem ver nos campos transladado No gnio do pastor, o da inocncia! E que mal no trato, e na aparncia Ver sempre o corteso dissimulado! Ali respira amor sinceridade; Aqui sempre a traio seu rosto encobre; Um s trata a mentira, outro a verdade. Ali no h fortuna, que soobre; Aqui quanto se observa, variedade: Oh ventura do rico! Oh bem do pobre! http://www.literaturaemfoco.com/?p=971

trato regio, ou comportamento, maneiras; civil correspondncia o comportamento urbano, a cidade; transladado- transportado; corteso vive na corte; homem urbano; soobre naufrague, afunde; variedade- raridade; ventura- destino, sorte.

Atividades de Leitura
1. Cludio Manuel da Costa, conhecido pelo pseudnimo pastoril Glauceste Satrnio, foi figura marcante no estilo denominado Arcadismo, perodo no qual o Ilumisnismo (sc XVIII) acreditava que tudo podia ser explicado pela cincia e pela razo. Ao analisarmos o soneto acima, percebemos que o autor faz oposies o tempo todo, contrapondo os centros urbanos burgueses ao mundo buclico pastoril por eles idealizado. a) Faa quadros comparativos, exaltando as oposies CAMPO X CIDADE encontradas em cada uma das estrofes do Texto Gerador 3. Habilidade trabalhada: Relacionar os modos de organizao da linguagem na literatura s escolhas do autor, tradio literria e tambm ao contexto social de cada poca; Reconhecer situaes de ambiguidade, ironia, e os valores ligados ao ponto de vista do autor.

Resposta Comentada:
Primeiramente, vale mostrar aos alunos algumas caractersticas do Arcadismo, tambm conhecido como Neoclassicismo, pela retomada dos modelos greco-romanos e clssicos. Por conta da ascenso da burguesia contra a monarquia, h procura pelo locus amoenos (refgio ameno) em oposio e fuga dos centros urbanos monrquicos(Fugere urbem). Resumindo, o eu-lrico quer se refugiar no buclico mundo pastoril, contra os valores impostos pela sociedade no meio urbano. Para concluir, lembrar que essa ideia de fuga no passa de idealizao, o que explica o chamado fingimento potico no Arcadismo, marcado tambm pela inveno de pseudnimos pastoris, onde o eu-lrico se reconhece como um pastor.
1 estrofe:

[Digite texto]

2 estrofe:Ou do retiro a paz no tem provado CAMPO No gnio do pastor, o da inocncia! 3 estrofe: CAMPO Ali respira amor sinceridade; Verdade 4 estrofe:

Ou desconhece o rosto da violncia CIDADE Ver sempre o corteso dissimulado! CIDADE Aqui sempre a traio seu rosto encobre; mentira

CAMPO CIDADE Ali no h fortuna, que soobre Aqui quanto se observa, variedade: Par o autor, nesse ponto, o rico e o pobre so unidos neste mesmo locus amoenus

Atividades de Uso da Lngua 1. Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso): a) ( ) O termo rosto da violncia, no 3 verso do 1 quarteto, trata-se de uma metfora, pois o
termo se compara face urbana, que cruel e violenta, levando o leitor a refletir sobre as consequncias do abandono do trato pastoril; b) ( ) A funo da linguagem que identificamos no texto de Cludio Manuel da Costa a emotiva, pois o eu-lrico demonstra traos de intensa subjetividade, exteriorizando suas emoes e sentimentos acerca das vidas urbana e pastoril; c) ( ) Quanto ao aspecto formal, a composio potica trata-se de um soneto, com versos decasslabos e rimas intercaladas nos dois quartetos e rimas cruzadas nos dois tercetos. Habilidade trabalhada: Reconhecer as funes da linguagem: emotiva, metalingustica e potica; Identificar mmese, metfora, discurso figurado, mentira e fico; Perceber os recursos prosdicos (rima e ritmo) e relacion-los acentuao das palavras.

Resposta Comentada:
A opo da letra a verdadeira, pois a metfora, nesse caso uma comparao implcita que remete a pensar no lado violento do ambiente urbano em oposio calma e tranquilidade do campo. Ou seja, esse recurso traduz, com outras palavras, uma percepo da realidade. A opo da letra b falsa, pois o texto traduz com objetividade a realidade, sem demonstrao de emoes por parte do eu-lrico, mostrando uma realidade universal, com expresso de sentimentos comuns e no individuais. Portanto, como opo para esse soneto, podemos citar a funo potica, cuja mensagem apresentada de maneira elaborada, contendo uma estrutura que explora significados de palavras, alm de efeitos sonoros e sentidos conotativos. Finalmente, a opo da letra c verdadeira, pois descreve a estrutura formal do texto de Cludio Manuel da Costa com exatido, pois se trata de uma composio de quatorze versos, sendo dois quartetos e dois tercetos, em versos decasslabos (10 slabas poticas) , contendo rimas intercaladas e cruzadas.

Atividades de Produo Textual


[Digite texto]

1) Tomando como base o Texto Gerador 1 (a Maria dos povos, sua futura esposa) de Gregrio de Matos, escolha uma pessoa de sua confiana, ou que voc goste muito, e faa um texto descritivo - em prosa ou verso - assim como Gregrio de Matos fez, de maneira a apresent-la ao leitor. No se esquea de citar, alm de suas caractersticas fsicas, as psicolgicas, assim como descrever os sentimentos que voc tem por essa pessoa. Habilidade trabalhada: Descrever fsica e psicologicamente uma pessoa de sua confiana. Resposta Comentada: Voc pode, antes de iniciar a atividade de produo textual, revisar com o aluno as caractersticas de um texto descritivo. Nesta tipologia textual, o emissor tem por objetivo principal fornecer um retrato de algo que ele quer caracterizar de forma que quem receber a mensagem seja capaz de elaborar mentalmente a imagem que lhe transmitida.

REFERNCIAS
FARACO, Carlos E., MOURA, Francisco M., MARUXO Jr, Jos, H. Lngua Portuguesa: linguagem e interao. Vol. 1. So Paulo: tica, 2010. ( pg. 286) FARACO, Carlos E., MOURA, Francisco M. Lngua e Literatura. Vol.1. So Paulo: tica, 1992. (pgs. 246-259 / pgs.265-280) NICOLA, Jos de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. So Paulo: Scipione, 1998. (pgs. 86-122)

Prezada Adriana,

[Digite texto]

Espero ter elaborado as atividades dentro dos parmetros requeridos pelo curso. Como as questes de Literatura so mais explicativas, no pude compor o trabalho em apenas cinco pginas, conforme solicitado, mesmo reduzindo o tamanho da fonte e inserindo espaamento simples. Aguardo suas consideraes para aprimoramento do mesmo.

Abraos,

Giselle Vieira da Costa

[Digite texto]

You might also like