You are on page 1of 26

BEHAVIORISMO

Psicologia PROFESSORA SONIA DE SOUZA MEDEIROS

Behaviorismo - palavra de origem inglesa, que se refere ao estudo do comportamento:"Behavior", em ingls. Tambm pode ser designado de comportamentalismo, ou Comportamentismo. Surgiu nos Estados Unidos da Amrica, no incio do sculo XX. Considera-se o marco de sua origem a publicao no peridico Psychological Record , em 1913, do artigo Psychology as the behaviorist views it de John Broadus Watson (1878-1958).

Sua proposta para a Psicologia: Tomar como seu objeto de estudo o comportamento, ele prprio, e no como indicador de alguma outra coisa, como indcio da existncia de alguma outra coisa que se expressasse pelo ou atravs do comportamento.

Principais colaboradores do Behaviorismo

Pavlov

Watson

Skinner

TEORIA DE WATSON

Watson, em 1927, proclamou a sua famosa frase: dem-me um beb e eu farei dele o que quiser, um ladro ou um juiz, um pistoleiro ou um mdico A essncia desta frase que nos primeiros anos de vida de um indivduo que se lanam os alicerces moldando todos os aspectos que ir tornar-se naquilo que ser . Existindo um sentimento de que aps esse estdio ser difcil, irrevogvel ou impossvel modificar os comportamentos de um indivduo que foi formado de outra forma. Esta teoria behaviorista onde os fatores contextuais, meio e a aprendizagem so os elementos primordiais no desenvolvimento humano. Watson como behaviorista acredita que a aprendizagem e o desenvolvimento humano deriva do resultado do condicionalismo clssico e operante (respostas e estmulos) baseadas no conceito do filsofo John Locker (1632-1704) tbula rasa, onde a criana nasce sem ideias sendo fatores contextuais, meio ambiente o responsvel pela insero de todos os seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. Mas, uma vez estragado o carter da criana atravs de tratamento inadequado, o que se pode ter lugar em poucos dias, quem poder dizer se esse dano alguma vez ser reparado? "(John B. Watson, 1878-1958)

Behaviorismo Clssico , Watsoniano ou metodolgico

Tem como base a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das cincias naturais com finalidade de prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivduo.
A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia para o comportamento observvel. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no que observvel, o comportamento. Comportamento seria qualquer mudana observada, em um organismo, que fossem conseqncia de algum estmulo ambiental anterior.

As influncias sofridas por Watson:


Seu desejo inicial de ser cientista na rea mdica, explicando o tom fisiolgico de seus escritos iniciais. Alm disso, o prprio Watson admitiu que a Filosofia exerceu um peso maior em sua formao bsica do que a Psicologia. Seu artigo Psychology as the Behaviorist views it teve como inspirao a obra do fisilogo russo Ivan Petrovich Pavlov, grande estudioso da neurologia e psicofisiologia e o primeiro a propor uma Psicologia cuja pesquisa baseasse no comportamento.

O Behaviorismo Clssico partia do princpio de que o comportamento era modelado modelado pelo paradigma pavloviano de estmulo e resposta conhecido como condicionamento clssico.

O condicionamento clssico (defendido pela primeira vez por Ivan Pavlov)


Pavlov) afirmava que a aprendizagem resulta de associaes entre estmulos e estmulos e respostas.

SRA
S: Estmulos externos (mundo social, fsico, econmico e etc). R: Resposta do indivduo (comportamento). A: Conseqncias do comportamento.

Conceitos desenvolvidos por Pavlov:


Estmulo: - Qualquer elemento do meio que produz efeito sobre o organismo. Provoca uma reao, uma alterao no comportamento.

Resposta: Qualquer atividade do organismo que se segue ao estimulo.


Estmulo Neutro: Estimulo que, antes do condicionamento, no produz a resposta.

Estmulo no condicionado ou Incondicionado: Estmulo que desencadeia uma resposta no aprendida.


Resposta Incondicionada: Resposta inata, no aprendida. Estmulo Condicionado: Estimulo neutro que, associado ao estmulo incondicionado, passa a provocar uma resposta semelhante desencadeada pelo estmulo incondicionado. Resposta Condicionada: Resposta que, depois do condicionamento, se segue ao estmulo que antes era neutro.

Pavlov e suas experincias de condicionamento com ces: Num estudo sobre a ao de enzimas no estmago dos animais (que lhe dera um Prmio Nobel), interessou-se pela salivao que surgia nos ces sem a presena da comida. Pavlov queria elucidar como os reflexos condicionados eram adquiridos. Os ces salivam naturalmente por comida; assim, Pavlov chamou correlao entre o estmulo incondicionado (comida) e a resposta incondicionado (salivao) de reflexo incondicionado.Por outro lado quando um estimulo no provoca qualquer tipo de resposta, denomina-se de estimulo neutro (som da campainha).A experincia de Pavlov consistiu em associar um estimulo no condicionado (comida) com a apresentao de um estimulo neutro (som de uma campainha).Aps a repetio desta associao de estmulos verificou que o co aprendeu a salivar perante o estimulo que antes no provocava qualquer resposta (neutro) mesmo na ausncia do estimulo incondicionado (comida).Assim este comportamento seria denominado de resposta condicionada (aprendida).

Para o Behaviorismo Clssico, um comportamento sempre uma resposta a um estmulo especfico. Ocorre de se referirem ao Comportamentismo Clssico como Psicologia S-R (sendo S-R a sigla de Stimulus-Response (estmulo-resposta), em ingls).

Watson era um defensor da importncia do meio na construo e desenvolvimento do indivduo. Ele acreditava que todo comportamento era conseqncia da influncia do meio, a ponto de afirmar que, dado algumas crianas recm-nascidas arbitrrias e um ambiente totalmente controlado, seria possvel determinar qual a profisso e o carter de cada uma delas. Embora no tenha executado algum experimento do tipo, por razes bvias, Watson executou o clssico e controvertido experimento do Pequeno Albert, demonstrando o condicionamento dos sentimentos humanos atravs do condicionamento responsivo.
A negao dos instintos: Watson, em seus trabalhos posteriores, negou definitivamente a existncia de instintos na determinao do comportamento. Tambm passou a negar a herana de capacidades, tendncias, temperamentos, caracteres mentais e outros conceitos, considerados por ele como grosseiras supersties.

Experimento do Pequeno Albert: Experimento conduzido por John B. Watson e sua aluna de doutorado, Rosalie Rayner, em 1920, para demonstrar funcionamento do condicionamento clssico em seres humanos. No experimento de Watson, ele implanta uma fobia em um beb, associando um estmulo inicialmente neutro (animais peludos) a um estmulo aversivo (som alto). A apresentao simultnea dos dois estmulos, por diversas vezes, fez com que o beb desenvolvesse o medo de animais peludos. A questo da hereditariedade: Watson no excluiu a importncia relativa das estruturas herdadas. Ele acreditava que as caractersticas fsicas poderiam ser favorveis ou desfavorveis para determinado tipo de comportamento, mas que, para que este pudesse se efetivar, seria necessria uma certa dose de condicionamentos.

Exemplos de Condicionamento Clssico:

Trem/Metr: Antes de fechar as portas h um sinal e/ou uma luz de alerta prxima a porta. Isso nos condiciona a ou no sair ou no entrar quando o sinal est tocando ou a luz est acesa. Filme na Rede Globo: Quando um filme vai ou volta dos comerciais, tem o clssico Plim Plim da emissora. Isso nos condiciona a se por um acaso estivermos em outro cmodo da casa, ao ouvir o Plim Plim, irmos correndo para a frente da TV. Ponto de nibus: Ao darmos sinal para o nibus que desejamos um condicionamento. Quando vemos o veculo damos sinal ele parando ou no, nosso dedo ir levantar de qualquer forma.

Behaviorismo Filosfico, Lgico ou Analtico


Defende que a concepo de estado mental , na realidade, a concepo de disposio comportamental ou tendncias comportamentais. Desse modo, relaciona diretamente o pensar e o agir, ao estabelecer esse vinculo entre o metal e o comportamental. Linha filosfica fundamentada principalmente nos estudos de Ludwig Wittgenstein e Gilbert Ryle. Ao se tentar definir o que um estados mental, se est realizando uma descrio de comportamentos, ou modelos de comportamento, nesse sentido o behaviorismo filosfico analisa os estados mentais intencionais e os estados mentais representativos. O behaviorismo filosfico uma teoria que se preocupa com o sentido dos pensamentos e das concepes, baseado na idia de as exposies dos modos de ser da mente humana semelhante s descries de padres comportamentais.

Behaviorismo Radical Abordagem em oposio ao behaviorismo metodolgico que busca entender o comportamento em funo das inter-relaes entre a filogentica, o ambiente (cultura) e a histria de vida do indivduo. Seu maior colaborador foi o psiclogo americano Burrhus Frederic Skinner.

As questes trabalhadas no Behaviorismo Radical avaliam a repercusso e a validade das pesquisas cientficas experimentais no estudo do comportamento.
A base do trabalho de Skinner refere-se a compreenso do comportamento humano atravs do comportamento operante (Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e no manipul-lo). Skinner adotava prticas experimentais derivadas de fsica e outras cincias.

Conceitos Fundamentais Comportamento: Relao entre o organismo e o ambiente. Ambiente: "a situao" na qual o responder acontece, bem como situao posterior ao responder, ou seja, a resposta altera o ambiente. Para o behaviorismo ambiente inclui no s o local com o qual o sujeito interage como tambm todos os objetos e seres vivos includos nessa interao e o prprio organismo. Respostas: Em princpio, um organismo vivente est sempre respondendo, mesmo que tais respostas no sejam acessveis publicamente. As respostas manifestas so observveis por mais sujeitos e as respostas encobertas apenas pelo organismo que as emitiu. Estmulos: Os eventos do ambiente podem ser, no Behaviorismo radical, estmulos.

A contribuio de Skinner
Burrhus Frederic Skinner (1904 1990) considerado o mais importante behaviorista americano. Para Skinner: a meta de um cientista compreender o comportamento, e no descrev-lo. Em 1932 Skinner relatou uma de suas observaes, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificaes hoje muito conhecido e utilizado nos laboratrios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner.

Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem.

Condicionamento Operante

O conceito de Condicionamento Operante foi criado pelo psiclogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento atravs do qual modelada uma resposta (ao) no organismo atravs de reforo diferencial e aproximaes sucessivas. onde a resposta gera uma conseqncia e esta conseqncia afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a conseqncia for reforadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, alm de diminuir a probabilidade de sua ocorrncia futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como conseqncia um estmulo que afete sua freqncia chamado Comportamento Operante.

Caixa de Skinner
Devido sua preocupao com controles cientficos estritos, Skinner realizou a maioria de suas experincias com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato colocado dentro de uma caixa fechada que contm uma alavanca, luzes sinalizadoras e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condies estabelecidas pelo experimentador, as luzes acendem e uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Aps o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condies de estmulo. Alm disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado at aparecerem novas repostas que ordinariamente no fazem parte do repertrio comportamental do rato. xito nesses esforos levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.

Outros conceitos do Behaviorismo Radical

Reforo: qualquer consequncia que fortalece o comportamento, seja operando para


dar algo desejvel ou para reduzir algo aversivo. Qualquer evento que aumente a freqncia de um comportamento.

Reforo positivo: aumenta a probabilidade de um comportamento pela presena (positividade) de uma recompensa (estmulo). Adicione um estmulo desejvel. Exemplos: receber um abrao, assistir TV, elogios pblicos, presentes,etc.
Reforo Negativo: Um reforo negativo tambm aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausncia (retirada) de um estmulo aversivo (que cause desprazer) aps o organismo apresentar o comportamento pretendido.Exemplos:o som da broca do dentista para quem tem medo estmulo aversivo, o chicote para o cavalo que puxa uma carroa, a ameaa do assaltante (para quem assaltado). Punio: O efeito da punio oposto ao do reforo. O reforo aumenta o comportamento; a punio o diminui. um estmulo aversivo que reduz a probabilidade do comportamento. Punio positiva: Consiste em se inserir no ambiente um estmulo aversivo. Exemplos: multa de trnsito, espancamento, palmadas,castigos. Punio negativa: Consiste na retirada de um estmulo desejvel. Exemplos: supresso do vdeo game, TV; refrigerante, carteira de motorista anulada.

Reforo primrio: Reforo obtido com a satisfao necessidades bsicas, tais como alimento, sono, afeto,etc.

Reforo secundrio: Reforo obtido com a satisfao das necessidades secundrias ou sociais (aprendidas). Exemplos: dinheiro e aprovao social
Reforo imediato: Reforo em que se aumenta a freqncia de um comportamento imediatamente. Exemplos: o pagamento do salrio no fim do ms, a nota no fim do
semestre, o trofu no campeonato.Porm, reforos pequenos, mas imediatos, so s vezes mais atraentes do que reforos grandes, mas retardados.

Reforo retardado: Reforo em que se aumenta a freqncia de um comportamento com atraso. Exemplos:Fumantes, alcoolatras e outros usurios de drogas podem saber
que seu prazer imediato mais do que contrabalanado pelos futuros efeitos perniciosos, mas nem por isso abandonam seu vcio.

Extino: Na extino, o comportamento tende a diminuir de frequncia em funo da retirada de reforadores contingentes a resposta (aqueles que so responsveis pela sua manuteno). Exemplos:Quando uma mulher para de olhar e passa a nos ignorar, nossas investidas tendero a diminuir.

Generalizao e discriminao
Se A elogiar B por ser atencioso, B provavelmente ser atencioso quando com C e D. Se um aluno tiver sucesso aps dirigir-se classe em uma aula, provavelmente tentar expressar suas opinies em outras. O mesmo acontece nas discriminaes, a medida que as respostas so uma situao e no em outra. Para ilustrar exemplificamos: Quando um certas expresses de gria, seus amigos reagem com certa admirao, pais ficam zangados, conseqentemente, este tender a usar grias com companheiros mas no com adultos. Extino Muitas crianas pequenas, por exemplo, so ensinadas a serem bem educadas. o caso dos pais que usam palavras como "por favor e obrigado". Se as boas maneiras da criana passarem sobre completo silncio mais tarde elas tenderiam a desaparecer. Na realidade as pessoas, muitas vezes, extinguem operantes desejveis e reforam operantes indesejveis.

You might also like