You are on page 1of 32

ECONOMIA E ADMINISTRAO AMBIENTAL

SICEA SISTEMA DE CONTAS AMBIENTAIS E ECONMICAS

Fronteira de Produo;

Bens e Servios que so destinados a outras unidades econmicas, independente da forma de pagamento (se pagos em dinheiro ou no); Bens que so retidos pelo produtor para seu prprio uso, mas que poderiam se destinar ao mercado; e Servios produzidos para o uso prprio atravs de processos de produo nos quais os fatores de produo empregados so remunerados pelo produtor.

Objetivo; Considera apenas os ativos produzidos; Conceito de variao de renda;

Desconsidera os ativos no produzidos; Viso de explorao dos recursos naturais; No gera previses em longo prazo; Renda futura comprometida;

Desenvolvimento Sustentvel - explorao dos recursos no presente sem comprometer a disponibilidade destes recursos no futuro;
Estimativas a longo prazo; Nova viso da variao da renda; Garante uma renda constante atravs da substituio ou conservao das fontes de renda;

Contas Ambientais iro propor formas de incorporar o capital natural nas analises econmicas:
Metodologias de Valorao Ambiental;
Unidades Fsicas; Unidades Monetrias;

Dificuldade de se incorporar as contas ambientais ao SCN;

Sistema Integrado de Contas Econmicas e Ambientais


Prope expandir a capacidade analtica do novo SCN, integrando as contas ambientais a esta nova reviso do sistema de contas nacional.

Noruega (dcada de 70) Com o objetivo de auxiliar o governo, desenvolveu estudos em unidades fsicas; Frana (1978) - Sistema de contas tambm com unidades fsicas, mas este faz um levantamento qualitativo e quantitativo, prevendo a valorao monetria dos recursos que interferem diretamente na produo;

Banco Mundial, das Naes Unidas e do World Resources Institute WRI


Teve a iniciativa de se criar contas ambientais em unidades monetrias, financiou estudos em:
Mxico; Papua - Nova Guin; Costa Rica; Indonsia;

Mtodos de Valorao Utilizados: Preo Liquido e Custo de Uso

Os Estados Unidos e o Japo desenvolveram estudos paralelos aos estudos em unidades fsicas, propondo metodologias para valorar a perda da qualidade ambiental, causada pela poluio;
EUA Custos do controle da poluio; Japo Desenvolveu o SEEDS (Social, Economics and Environmental Data Set), modelo que busca a relao entre qualidade de vida e a economia, fundamentado no conceito de bem-estar nacional lquido.

Em 1983, um grupo tcnico formado pela Commission of the European Communities, Organization for Economic Cooperation and Development, United Nations Statistical Division, Fundo Monetrio Internacional e World Bank, cujos trabalhos revisaram os conceitos do SCN, alcanou o objetivo de mudar a viso que o sistema possui do capital natural, desenvolvendo macroindicadores de produto e renda ajustados ecologicamente.

Em 1993 as Naes Unidas lanam a quarta reviso do SCN junto com o Manual de Contabilidade Econmica e Ambiental Integrada (Handbook on Integrated Environment and Economic Accounting). Incorporando efetivamente as Contas Ambientais ao SCN, elaborando o SICEA;

A principal metodologia de uso do SICEA atravs da valorao de recursos ambientais em contas satlites; Pode-se calcular esse custo atravs de processos em que se atribuem valores monetrios para um recurso natural.

O valor econmico dos recursos ambientais tem sido desagregado da seguinte maneira:
Valor econmico total = valor de uso + valor de opo + valor de existncia

Existem diversas maneiras de se agrupar os recursos naturais; bastante usual a prtica de separ-los em duas grandes categorias:
Recursos de fluxo Recursos exaurveis

Apesar de haver diversos mtodos, cada um apresenta suas limitaes na captao dos diferentes tipos de valores do recurso ambiental;

Os valores econmicos atribudos natureza dependem de certas variveis que s podem ser determinados subjetivamente;

Existem na natureza outros valores, como os sociais, culturais, biolgicos, estticos e outros no-econmicos que, na maioria dos casos, no podem ser monetizados.

No h consenso na escolha sobre qual o procedimento mais indicado para calcular as perdas derivadas do esgotamento de recursos exaurveis.

Mtodo

de

incorporao

da

valorao

ambiental no SCN

Criao de indicador para o desenvolvimento sustentvel Sistema de contas satlites (ou perifricas) que mantm o PIB inalterado.

1 - Contabilidade de recursos naturais. As contas dessa categoria mostram tambm os fluxos de contas hbridas que combinam dados fsicos e monetrios. Ex.: contas para emisses de gases do efeito estufa.

2 - Elementos do SCN j existentes, que so relevantes para a boa gesto do ambiente e mostra como as transaes relacionadas com o ambiente podem ser mais explcitas se forem feitas certas modificaes. Ex.: Gastos feitos em prol da proteo do meio ambiente por empresas, governos ou ainda, famlias.

3 - Contabilidade de ativos ambientais medidos em termos fsicos e monetrios. Ex.: Estoque madeireiro 4 - Como o SCN existente pode ser ajustado para contabilizar o impacto da economia no meio ambiente. H trs maneiras que isso pode ser feito: Depleo ou esgotamento de recursos naturais, investimentos em defesa do meio ambiente e em recuperao de degradao.

Produtos so bens e servios produzidos e usados dentro da esfera econmica. Recursos naturais so a gua e os recursos minerais, energticos e biolgicos. Inputs do ecossistema so insumos naturais requeridos pelas plantas e animais para o crescimento e o oxignio necessrio para a combusto. Resduos so os outputs indesejados da economia. So os resduos slidos, lquidos ou gasosos, os quais geralmente no tm valor econmico e so

Fonte: The Handbook for Environmental Accounting, 2003

Converso de florestas em reas de uso agropecurio

Estudo de Seroa da Motta e Ferraz (1998) para a perda de recursos madeireiros da Amaznia brasileira:

Fonte das imagens: Pereira, A. A.; Hartje, B. C. R, 2000.

No Brasil pouco tem sido feito, mas h interesse na implementao do SICEA pelo IBGE. Seminrio Internacional sobre Estatsticas Ambientais e Contas Econmico-Ambientais Formas de obteno de dados:
Sensoriamento remoto Pesquisas e levantamentos Registros administrativos Estimativas indiretas

Dificuldades:
Brasil ainda no dispe de um sistema de estatsticas ambientais organizado; Na ausncia de dados obtidos a partir de coleta de campo, aproximaes so utilizadas combinando informaes sociais e econmicas com parmetros tcnicos de emisso obtidos a partir da literatura internacional. A depreciao do capital fixo (ou seja, dos ativos produzidos) tambm no calculada para o Brasil, inexistindo medidas de produto e renda lquidos.

Trabalhos Acadmicos Carter experimental ou preliminar, com resultados ainda pouco expressivos.

You might also like