You are on page 1of 13

LAND ART

Prof Jucielly Vasconcellos Especialista em Arte-educao e Tecnologias contemporneas UNB.

LAND ART

A inteno no demarcar o territrio ou criar uma simples e, muitas vezes, bela marca na paisagem, mas trabalhar o instinto do prprio terreno e revelar a delicadeza que existe no ambiente externo. Essa a ideia por trs do conceito de Land Art, modalidade de criao artstica que feita na natureza a partir de materiais orgnicos nela encontrados pelos autores. Selecionamos dez artistas conhecidos por suas intervenes, que vivem do seu, digamos, talento natural.

1. JIM DENEVAN

Com um simples pedao de madeira, o artista desenha sozinho enormes padres geomtricos nas areias da praia, na terra e na neve e deixa suas obras merc da fria do mar e do vento.

2. NILS-UDO
No flerte entre utopia e movimento, o bvaro montou um ninho de 80 toneladas com arbustos, pedras, galhos, terra e grama ainda em 1978, na cidade de Lneburg Heat, na Alemanha.

3. ROBERT SMITHSON

Lama, pedras e cristais de sal formam um espiral de 460 m de comprimento e 4,5 m de altura no lago de gua salgada de Utah, nos Estados Unidos. Construda em 1970, a interveno do americano resiste ao tempo e pode ser vista nos dias de hoje durante o perodo de baixa da lagoa.

4. SIMON BECK

Quando os alpes franceses ficam cobertos de neve, Beck cala seus sapatos para desenhar padres matemticos nas montanhas que, agrupados em uma escala monumental, viram flocos de neves tridimensionais.

5. WALTER MASSON

As estaes inspiram as telas e as formas: no outono, o alemo desenha com as pontas vermelhas das folhas; no inverno, ele reconstri a neve em novos formatos; e, na primavera, preenche os bosques com arcos de flores.

6. CORNELIA KONRADS

A alem comeou a trabalhar com Land Art em 1998, depois de completar 40 anos. O diploma em cultura e filosofia parece inspirar suas esculturas vivas, que questionam o efmero com cordas de ao a obra Moment of Decision foi feita num parque pblico sueco com neve, corda de ao e linha de pescar.

7. ANDREW GOLDSWORTHY

O artista e ambientalista britnico cria suas esculturas apenas com materiais do prprio terreno, como este portal feito de galhos secos, que se confunde em meio profundidade das rvores. A inteno de Goldsworthy manipular a percepo do rstico e intocvel que as pessoas tm da natureza.

8. ANDREW ROGERS

O escultor montou o maior projeto de Land Art do mundo com a exibio de Rhythms of Life, um projeto com 48 obras de pedra macia que envolveu mais de 6.700 pessoas em 13 pases diferentes. O animal acima, de 80 m de comprimento e 3 m de altura, foi erguido no meio do deserto do Atacama, no

9. MIKAEL HANSEN

Em atividade desde a dcada de 1980, o dinamarqus monta instalaes naturais em vrias partes do mundo, como Alemanha, Coreia do Sul, Itlia e Japo. Mas as mais famosas esto no seu pas, como a Organic Highway, que empilha troncos no meio da floresta.

10. SYLVAIN MEYER

O trabalho desta francesa to cuidadoso que a interveno parece brotar junto da rvore as razes tranadas, feitas com cascas velhas de rvores, projetam leveza e ritmo ao tronco.

FONTE:

http://casavogue.globo.com/LazerCultura/not icia/2012/05/top-10-obras-de-arte-feitas-nanatureza.html?utm_source=globo-condenast&utm_medium=email&utm_campaign=s harethis

You might also like