You are on page 1of 47

Ambientes Estuarinos

Acadmicos:
Carla, Elisa, Paulo, Leoni, Micheline

Disciplina: Geologia Professora: Dra. Adriana Rost Rossi Universidade de Santa Cruz do Sul. UNISC.

Introduo
Esturio provm do latim aestuarium (mar) aestuo ( espuma que flutua)

Um esturio pode ser definido como um ecossistema aqutico em que as guas de um rio se misturam com guas marinhas, produzindo gradientes mensurveis de salinidade ( KETCHUM, 1951)

uma desembocadura longa e ampla, escavada pelo rio, que d entrada s guas do mar e serve como ponto de encontro entre guas fluviais e martimas ( TUNDISI, Jos Galizia, 2008)

Desenvolvimento
Transgresso Flandriana, nicio do perodo interglacial poca de alto nvel do mar.

Tipicamente os esturios so mais comuns em costas caracterizadas por plataformas continentais largas e planas.

Os esturios so estruturas de substrato mvel confere-lhes um carter muito dinmico

Caracterizao dos esturios:


Pode-se considerar como tipos estuarinos desde lagoas que so formadas por ao das ondas situadas atrs de barreiras caracterizadas por sedimentos arenosos. Os deltas que penetram profundamente na linha da costa com sedimentos finos, siltosos e argilosos . Os manguezais que ocorrem em pontos da costa onde h depsito de sedimento fino a argila.

Classificao dos esturios:


Os esquemas de classificao presentes na literatura diferem-se devido a escolha de bases diferentes cada autor para suas classificaes. Quatro classificaes baseadas na geomorfologia, na circulao e estratificao da gua e na energia do sistema.

Vales fluviais:
Tipicamente em forma de (V) inundados pelo mar, conhecidos tambm por esturios de plancies costeiras.

Fiordes:
So reentrncias costeiras profundas tipicamente em forma de ( U), cavadas pelos glaciares e geralmente com um patamar pouco profundo na sua foz formado pelos depsitos terminais do glaciar.

Esturios formados por barreiras:


So bacias de guas baixas cercadas por uma cadeia de bancos de areia ou conjunto de ilhotas nos quais se abrem algumas entradas permitindo uma ligao livre com o mar.

Esturios de origem tectnica:


Formados por movimentos de terras podendo estar associado atividade vulcnica, falhas geolgicas ou abatimentos locais.

Deltas:
So protuberncias na linha da costa formadas nos locais onde os rios adentram os oceanos ao mares interiores ou lagos, so constitudos por sedimentos transportados pelos rios que os alimentam.

So muito variveis as formas e tamanhos dos esturios, mas a peculiariedade de um esturio a mistura de guas doce e salgada e no somente o nome.

Composio qumica e processos em guas salobras


A salinidade a medida do contedo de sal da gua, sendo a concentrao expressa em g de sal por kg de gua do mar (). Os principais ons na gua do mar so os de cloro e de sdio, suplementados por potssio, clcio, magnsio, sulfatos e em menor escala por muitos outros.

A gua salobra do esturio pode ser classificada como oligo, meso, ou polialina, conforme a salinidade mdia.

A salinidade da gua do mar aproximadamente de 35, tendendo a ser mais baixa em mares costeiros (33) e mais elevada em guas tropicais (37). A salinidade da gua doce sempre inferior a 0,5, a salinidade da gua dos esturios varia portanto de 0,5 a 35, sendo designada salobra.

A salinidade varivel e se constitui em um dos componentes mais importantes dos esturios, alterando-se diariamente e durante perodos do ciclo estacional, em que a relao precipitao - evaporao da mar se modifica.
Em funo da salinidade e da intensidade da evaporao podem se distinguir trs grandes tipos de esturios:

Esturios Positivos:
A evaporao superfcie do esturio inferior ao volume de gua doce que entra neste a partir dos rios, a gua doce tende a sair flutuando sobre a gua salgada que entra vinda do mar. Nesta situao a gua salgada dilui-se verticalmente do fundo para a superfcie.

Esturios Negativos
A evaporao superfcie excede a quantidade de gua doce que entra no esturio, a gua superficial tende a tornar-se mais salgada que as das camadas inferiores e em consequncia a afundar.

Neste caso , tanto a gua do mar como a gua doce entram no esturio superfcie, no seu conjunto a tendncia ser sempre para as gua superficiais aumentarem de densidade, afundarem e sarem do esturio para o mar junto ao fundo.

Esturios Neutros:

Esturios neutros: situao em que ocasionalmente a evaporao iguala o fluxo de gua doce que entra no esturio, neste caso ocorre um regime de salinidade esttico, trata-se de um tipo de esturio muito raro.

Estratificao gerada pela mistura das guas

Quanto ao grau de mistura vertical, os esturios positivos podem ser altamente estratificados, parcialmente homogneos ou totalmente homogneos.

Estratificado ou cunha de sal:

Quando a corrente de gua do rio domina fortemente a ao da mar, a gua doce tem a tendncia a sobrepor-se gua salgada mais pesada, a qual nestas condies forma uma cunha que se estende sobre o fundo, ao longo de uma distncia considervel rio acima.

Esturios parcialmente homogneos:

Quando correntes de entrada de gua doce e de mar so aproximadamente iguais, o principal agente da mistura a turbulncia, causada pela periodicidade da ao da mar.

Esturios totalmente homogneos:

Quando a mar fortemente dominante e vigorosa a gua tem tendncia a ficar bem misturada, da superfcie para o fundo e a salinidade relativamente elevada.

Esturio hipersalino um tipo especial de esturio, ocorre quando a corrente de gua doce pequena, a amplitude da mar fraca e a evaporao muito alta.

Foras que atuam nos esturios:

As duas foras essenciais em ao nos esturios so fora da corrente fluvial e a fora das mars.

As correntes da mar agem como correntes de fluxo margem esquerda e como correntes de refluxo mais violentas sobre a margem direita, de forma que a desembocadura normal do esturio amplia-se com o tempo

Alm da amplitude das mars, as variaes relativas do mar e o clima, o respectivo grau de floculao controla o tipo e a quantidade de sedimentos que fazem parte dos esturios sendo de extrema importncia para a sua caracterizao.

A corrente fluvial contrariada pela fora da mar enchente, mas sofre um reforo assinalvel pela corrente da vazante.

Ao chegar ao esturio a fora da corrente fluvial amortece-se por diminuio do declive e pela resistncia oferecida pela gua do mar e acaba por anular-se.

Por vezes a subida da mar ao longo de um esturio origina o fenmeno do macaru.

medida que a mar enchente vai avanando ao longo do rio, a sua amplitude vai-se reduzindo, at desaparecer completamente.

No mximo da mar alta, o nvel do mar mais elevado que o nvel da gua do rio, ento ocorre penetrao da gua do mar ao longo do rio, ou enchente.

Nas guas de um esturio mesmo durante a mar baixa ou mar alta no existe corrente alguma e a gua fica praticamente parada. No momento em que a mar est no seu ponto mdio que se atingem velocidades mais elevadas, este fato tem uma importante conseqncia em termos de sedimentao, pois na ausncia de corrente vai produzir a deposio de sedimentos transportados em suspenso ou resultantes da floculao das argilas com origem fluvial em contato com as guas marinhas ricas em ies.

Os sedimentos nos esturios:


os flocos formados nos esturios permanecem em suspenso e so estruturas frgeis que se rompem sob condies turbulentas, por isso os flocos maiores s sero formados em condies de baixa velocidade de corrente.

O depsito essencial dos esturios a vasa, um sedimento complexo constitudo por uma fase inerte, formada principalmente por p e areias quartzosas ou calcrias e uma fase coloidal ativa que serve como ligao que composta por matria orgnica trazida do continente como plem, hmus, etc.. ou trazidas do mar como diatomceas, algas etc..., mas sobre tudo sedimentos produzidos no prprio meio do esturio.

A caracterizao dos parmetros dos flocos, como tamanho velocidade de decantao e a densidade, assim como seu comportamento em suspenso e no fundo, so importantes para a compreenso da dinmica sedimentar de esturios.

A anlise de partculas destes sedimentos permitenos conhecer a histria da Terra, as mudanas que se verificam nos oceanos e no clima durante os ltimos milhes de anos.

As comunidades dos esturios :

Os organismos que vivem nos ambientes estuarinos so totalmente adaptados a viverem neste habitat e para isto possuem grandes tolerncias ou seja so eurialinos e euritrmicos.

As condies fsicas nos esturios so frequentemente extremas portanto a diversidade em espcies baixa, mas as condies alimentares so muito favorveis tornando o esturio um ambiente cheio de vida.

So comunidades tipicamente endmicas, tambm ocorre a presena de espcies que entram nos esturios vindas do mar e mais um pequeno nmero de espcies que possuem a capacidade osmorreguladoras, que lhes permite entrar ou sair do meio de gua doce.

So considerados como beros marinhos muitas espcies dependem destas guas como lugares seguros para reproduzirem-se como por exemplo vrios camares comercialmente importantes.

A vegetao das terras midas tambm atua como amortecedor natural entre a terra e o oceano, absorvendo as inundaes e dissipando as ressacas, ajuda a prevenir a eroso e estabiliza as costas.

Importncias econmicas
Os esturios foram fundamentais para o desenvolvimento de muitas civilizaes antigas, como egpcia, indiana e a chinesa, pois permitiu a construo de portos e o florescimento de grandes centros comerciais adjacentes.

Os esturios so depsitos de carvo mineral, que uma rocha sedimentar que se forma atravs de processos bioqumicos e soterramento, tem origem do acmulo de detritos vegetais sob condies anaerbias.

Ao antrpica
Estes recursos entram em perigo todo o ecossistema perde, o crescimento demasiado das populaes a beira de esturios perturba o equilbrio natural, ameaando a sua integridade. Canais so drenados, terras midas aterradas, a gua contaminada e at mesmo as costas so reconstrudas para acomodar habitaes.

concluso
Desta maneira ficou evidente que os esturios representam um sistema aqutico nico, representando reas vitais para muitas espcies de fauna e flora. A demanda de uso dos ambientes naturais cada vez maior, da a importncia de se proteger estes recursos com todo o seu valor natural econmico e esttico.

Bibliografia
Tundisi, Jos Galizia. Liminologia. So Paulo. 2008. Wilson Teixeira et al . Decifrando a Terra. So Paulo. 2000. Odum Eugene Plass. Fundamentos de Ecologia. Fundao Calouste Gulbenkian. 2004. http://ortos.igeo.pt/ortofotos/ http://www.pegacity.it/justice/viagiustizia/4250/acq ualta.htm http://www.venicebanana.com/acqua.htm

Obrigado pela ateno!!!

You might also like