You are on page 1of 11

GRCIA ANTIGA

Resumo desenvolvido por:


Prof. Michel Goulart http://historiadigital.org http://twitter.com/profmichel Copyright Todos os direitos reservados.

Algumas consideraes

As informaes aqui contidas esto adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, mdio e pr-vestibulares. O resumo est vinculado ao Histria Digital, um blog que oferece contedo de histria para todos os nveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade. Os termos em negrito so conceitos importantes que voc deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos. Voc tambm pode aprender mais assistindo aos vdeos e ouvindo o podcast (udio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infogrficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo. Se houver erros histricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org

Antecedentes

Os gregos eram humanistas, ou seja, se preocupavam com o ser humano, nos mais diferentes aspectos. At alguns deuses gregos tinham caractersticas humanas. Desenvolveram diversas reas para a compreenso e valorizao humana, como a filosofia, a histria, a democracia, entre outras. Chamavam a sim mesmo de Helenos, e seu territrio, Hlade. Gregos e Grcia foi uma denominao posterior, utilizada pelos romanos. Os gregos chamavam a outros povos de brbaros.

O relevo montanhoso e as dificuldades de comunicao contribuiu para impedir a unidade poltica da regio. Assim, os gregos se desenvolveram em cidades-estado, denominadas plis. A histria da Grcia Antiga se divide em cinco perodos: PrHomrico, Homrico, Arcaico, Clssico e Helenstico.

Perodo Pr-Homrico

O Perodo Pr-Homrico ocorreu entre 2000 a.C e 900 a.C, aproximadamente. Tribos de pastores nmades chegaram Grcia em sucessivas ondas migratrias. Entre estas tribos estavam os aqueus, jnios, elios e drios.

Os aqueus desenvolveram a civilizao micnica, absorvendo alguns aspectos culturais da civilizao minica.
A civilizao minica se desenvolveu na ilha de Creta, ao sul da Grcia. Seu nome deriva de Minos, como era conhecido o seu rei. Os minicos so considerados talassocrticos, por terem desenvolvido forte poder martimo. Considera-se que os complexos palcios de Cnossos, capital cretense, deram origem ao mito do Minotauro.

Perodo Homrico

O Perodo Homrico ocorreu entre 900 a.C a 700 a.C, aproximadamente.

O nome deriva do poeta Homero, a quem se atribui a criao de dois famosos poemas: Ilada e Odissia. Estes poemas deram base para a compreenso deste perodo.
A Ilada narra a guerra entre Grcia e Tria (lion), na sia Menor. Por sua vez, a Odissia narra o retorno de Ulisses (Odisseu) sua terra natal. Neste perodo, a vida na Grcia tinha por base a grande famlia, denominada Genos. No entanto, o crescimento da populao e a falta de terras frteis fez estas comunidades entrarem em crise. Os escravos passaram cada vez mais a fazer parte das atividades econmicas.

Surgiram, ento, as cidades-estado, cada uma com organizao social e poltica prprias. Exemplos de cidades-estado: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, entre outras. Algumas cidades-estado tinham uma acrpole, que era a parte mais alta, com funo estratgia, religiosa e comercial.

Perodo Arcaico

O Perodo Arcaico ocorreu entre 700 a.C a 500 a.C., aproximadamente. Este perodo foi caracterizado por um grande aumento populacional, que levou a fundao de colnias, como Bizncio, Siracusa e Npoles. Neste perodo, desenvolveu-se a filosofia, que significa amor sabedoria, uma das maiores contribuies gregas para a civilizao ocidental. Alm disso, as cidades-estado se desenvolveram. A aristocracia, com cada vez mais poder, passou a comandar. A poltica passou por vrias transies, at o surgimento da democracia.

Democracia

A democracia grega atingiu seu apogeu com Pricles, no sculo V a.C. Limitada a uma parcela da populao, apenas homens livres adultos eram considerados cidados. Mulheres, crianas, escravos e estrangeiros no eram considerados cidados. Logo, no podiam votar.

A votao era feito na ostraka, ou conchas. As leis, ou assuntos relativos a votao, variavam. Denominava-se ostracismo o ato de exilar indivduos atravs do voto na ostraka.
A democracia grega era denominada direta, pois o cidado votava direto nas leis. Nossa democracia denominada representativa, pois votamos em representantes que, por sua vez, votam nas leis. Vale ressaltar que, geralmente, os participantes das assemblias pertenciam a grupos de elite, com grande nmero de escravos.

Perodo Clssico

O Perodo Clssico ocorreu entre 500 a.C. e 338 a.C., aproximadamente. considerado, por alguns historiadores, a Idade do Ouro da civilizao grega. Neste perodo, algumas cidades-estado se uniram para enfrentar os persas, nas Guerras Mdicas. No fim, os gregos saram vitoriosos. Por ter liderado os gregos na vitria contra os persas, Atenas se tornou uma das cidades-estado mais importantes da Grcia. Reuniu outras cidades sob sua influncia, atravs da Liga de Delos. Esparta no concordava com a liderana de Atenas e criou a Liga do Peloponeso. As duas cidades acabaram entrando em um conflito chamado Guerra do Peloponeso. Desta guerra, Esparta saiu vitoriosa. Alguns historiadores defendem que os conflitos envolvendo Atenas e Esparta tm origem nas grandes diferenas entre as duas cidadesestado.

Atenas e Esparta

Haviam grandes diferenas entre a organizao social e poltica de Atenas e Esparta. Atenas era uma cidade de navegadores, agricultores, filsofos e artistas. Foi o bero da democracia grega. Esparta, por outro lado, era uma cidade militarista, aristocrtica e conservadora. A educao, em Atenas, tinha como objetivo a formao completa do homem, nos aspectos fsico, intelectual e artstico. Em Esparta, a educao tinha como objetivo dar a cada indivduo a perfeio fsica, coragem e disciplina para que se tornasse um soldado ideal.

Perodo Helenstico

O Perodo Helenstico aproximadamente.

ocorreu

entre

338

a.C.

30

a.C.,

Aps a Guerra do Peloponeso, a Grcia continuou agitada por causa de lutas internas. Filipe, rei da Macednia, aproveitando-se disso, dominou toda a Grcia. Seu filho, Alexandre Magno, continuou as conquistas, construindo um rpido e vasto imprio, que se estendeu at a ndia. Morreu aos 33 anos de idade. Suas conquistas ajudaram a difundir a cultura grega para o oriente. Esta fuso entre a cultura grega e oriental denominada helenismo.

Para ir alm!

Voc pode estudar o resumo sobre a Grcia Antiga no formato podcast (udio mp3). Complemente seus estudos com vdeos e faa o quiz para testar seus conhecimentos!

You might also like