You are on page 1of 14

INTRODUO ECONOMIA

1.1 Introduo: Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rdio e televiso, deparamo-nos com inmeras questes econmicas, como:

Questes econmicas:
aumentos de preos; perodos de crise econmica ou de crescimento; desemprego; setores que crescem mais do que outros; diferenas salariais; crises no balano de pagamentos; vulnerabilidade externa; valorizao ou desvalorizao da taxa de cmbio; dvida externa; ociosidade em alguns setores de atividade; diferenas de renda entre vrias regies do pas; comportamento das taxas de juros; dficit governamental; elevao de impostos e tarifas pblicas.

Esses temas, j rotineiros em nosso dia-a-dia, so discutidos pelos cidados comuns, que, com altas doses de empirismo, tm opinies formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar. Um estudante de Economia, de Direito ou de outra rea pode vir a ocupar um cargo de responsabilidade em uma empresa ou na prpria administrao pblica e necessitar de conhecimentos tcnicos mais slidos para poder analisar os problemas econmicos que nos rodeiam diariamente. O objetivo do estudo da Cincia Econmica analisar os problemas econmicos e formular solues para resolv-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

1.2 Conceito de Economia


A palavra economia deriva do grego oikonoma (de ikos, casa; nmos, lei), que significa a administrao de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Economia a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definio contm vrios conceitos importantes, que so a base e o objeto do estudo da Cincia Econmica:
escolha; escassez

Conceitos importantes que so a base e o objeto do estudo da Cincia Econmica:


necessidades; recursos; produo; distribuio.

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produo (mo-de-obra, terra, matriasprimas, dentre outros) so limitados. Por outro lado, as necessidades humanas so ilimitadas e sempre se renovam, por fora do prprio crescimento populacional e do contnuo desejo de elevao do padro de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do pas, nenhuma deles dispe de todos os recursos necessrios para satisfazer todas as necessidades da coletividade.

O problema da escassez:
Tem-se ento, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Em funo da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produo e de distribuio dos resultados da atividade produtiva entre os vrios grupos da sociedade. Essa a questo central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao mximo s necessidades humanas.

1.2.1 Os problemas econmicos fundamentais:


Da escassez dos recursos ou fatores de produo, associada s necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econmicos fundamentais: O qu e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? O qu e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, dentro do leque de possibilidades de produo, quais produtos sero produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;

Os problemas econmicos fundamentais (continuao):


como produzir: a sociedade ter de escolher ainda quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. A concorrncia entre os diferentes produtores acaba decidindo como sero produzidos os bens e servios. Os produtores escolhero, entre os mtodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produo possvel;

Os problemas econmicos fundamentais (continuao):


para quem produzir: a sociedade ter tambm de decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo. A distribuio da renda depender no s da oferta e da demanda nos mercados de servios produtivos, ou seja, da determinao dos salrios, das rendas da terra, dos juros e dos benefcios do capital, mas tambm da repartio inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herana. O modo como as sociedades resolvem os problemas econmicos fundamentais depende da forma da organizao econmica do pas, ou seja, do sistema econmico de cada nao.

Sistemas Econmicos:
Um sistema econmico pode ser definido como a forma poltica, social e econmica pela qual est organizada uma sociedade. um particular sistema de organizao da produo, distribuio e consumo de todos os bens e servios que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padro de vida e bem-estar. Os elementos bsicos de um sistema econmico so: estoque de recursos produtivos ou fatores de produo: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; complexo de unidades de produo: constitudo pelas empresas;

Sistemas Econmicos:
conjunto de instituies polticas, jurdicas, econmicas e sociais: que so a base da organizao da sociedade. Os sistemas econmicos podem ser classificados em: sistema capitalista, ou economia de mercado. regido pelas foras de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produo;

Classificao dos Sistemas Econmicos:


Sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada. Nesse sistema as questes econmicas fundamentais so resolvidas por um rgo central de planejamento, predominando a propriedade pblica dos fatores de produo chamados nessas economias de meios de produo, englobando os bens de capital, terra, prdios, bancos, matrias-primas. (No pertencem ao Estado pequenas atividades comerciais e
artesanais, que, com os meios de sobrevivncia, como roupas, automveis e mveis pertencem aos indivduos (mas com preos fixados pelo governo). Existe tambm liberdade para escolha de profisso (ou seja, h mobilidade de mo-de-obra).

Sistemas Econmicos (cont.)


Os pases organizam-se segundo esses dois sistemas, ou alguma forma intermediria entre eles. Pelo menos at o incio do sculo XX, prevalecia nas economias ocidentais o sistema de concorrncia pura, em que no havia a interveno do Estado na atividade econmica. Era a filosofia do Liberalismo, que discutiremos mais adiante. Principalmente a partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de economia mista, no qual ainda prevalecem as foras de mercado, mas com a atuao do Estado, tanto na alocao e distribuio de recursos como na prpria produo de bens e servios, nas reas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicaes.

Sistemas Econmicos (cont.)


Em economias de mercado, a maioria dos preos dos bens, servios e salrios determinada predominantemente pelo mecanismo de preos, que atua por meio da oferta e da demanda dos fatores de produo. Nas economias centralizadas, essas questes so decididas por um rgo central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produo disponveis e das necessidades do pas. Ou seja, grande parte dos preos dos bens e servios, salrios, cotas de produo e de recursos calculada nos computadores desse rgo, e no pela oferta e demanda no mercado. Aps o fim da chamada Cortina de ferro, ao final dos anos 1980, mesmo as economias guiadas por governos comunistas, como Rssia e China, tm aberto cada vez mais espao para atuao da iniciativa privada, caracterizando um socialismo de mercado: regime poltico comunista, com economia de mercado.

You might also like