You are on page 1of 36

ACIARIA

Anderson ngelo Juliana Romeu Thiago Silva Willington

Introduo
Ao uma liga de ferro carbono (Fe-C) contendo geralmente de 0,001 a 2% de carbono, alm de certos elementos resultantes do processo de fabricao. Composio qumica: os elementos resultantes do processo de fabricao so o mangans (0,3 a 0,6%), silcio (0,1 a 0,3%), fsforo (mximo de 0,04%), enxofre (mximo de 0,05%), carbono (0,08 a 2%) e ferro. Efeito dos elementos : os aos comuns, alm do carbono que o seu principal elemento de liga, apresentam mangans (Mn), silcio (Si), fsforo (P) e enxofre como elementos sempre presentes, em funo das matrias primas que foram utilizadas na fabricao de ferro gusa e do ao. Por essa razo, esses elementos so normalmente especificados.

Classificao
Quanto ao grau de desoxidao: pode ser classificado quanto ao nvel de oxidao, ou seja, menor ou maior teor de oxignio solvel no banho metlico.
Acalmado

ao alumnio: ao totalmente desoxidado atravs da adio de alumnio na panela durante o vazamento. Teor de oxignio menor do que 5 ppm.

Acalmado ao alumnio e silcio: ao totalmente desoxidado atravs da adio de alumnio e silcio na panela. Teor de oxignio solvel no ao menor do que 5 ppm.

Acalmado ao silcio: ao totalmente desoxidado atravs da adio de silcio na panela. Teor de oxignio solvel no ao menor do que 30 ppm.

Semi-acalmado: ao parcialmente desoxidado atravs da adio de alumnio e silcio na panela. Teor de oxignio solvel no ao variando entre 70 e 120 ppm.

Capeado e efervecente: ao parcialmente desoxidado atravs da adio de alumnio na panela. Teor de oxignio solvel no ao variando entre 250 a 350 ppm.

Classificao
Quanto ao teor de carbono e mangans:

Ultra baixo carbono (UBC): C 0,01% ou C 100 ppm Baixo carbono (BC): 0,01 % > C 0,30% Mdio carbono (MC): 0,30 % > C 0,50% Alto carbono (AC): > 0,50% Baixo mangans (BMn): < 0,60% Mdio mangans (MMn): 0,60% > Mn < 1,0% Alto mangans (AMn): 1,0%

Ao Ligado
o ao que contm elementos de liga ou apresenta elementos residuais acima dos valores considerados normais. Efeito dos Elementos de Liga nos Aos

De um modo geral, ao introduzir-se elementos de liga nos aos, visam-se os seguintes objetivos:
Alterar as propriedades mecnicas Aumentar a usinabilidade Aumentar a temperabilidade Conferir dureza a quente Aumentar a capacidade de corte Conferir resistncia corroso

Conferir resistncia ao desgaste


Conferir resistncia a oxidao Modificar as caractersticas eltricas e magnticas

Convertedor
Vaso metlico onde o refino do ao realizado.

revestido de tijolos refratrios, MgO-C, com carbono variando de 13 a 17 %.

Possui movimento de 360 em torno do seu eixo, e volume especfico para uma boa operao deve ser de 0,9 a 1,0 m/t carga.

Convertedor
Carregamento do Convertedor Comumente feita a forragem do convertedor com material escorificante, sobre a escria remanescente, com o objetivo de proteger a regio de impacto da sucata no forno, principalmente se for utilizada sucata pesada e pontiaguda. Em seguida o convertedor basculado a cerca de 60 graus em relao vertical, lado de carregamento, para que seja feito o carregamento da sucata. Este carregamento feito em canaletas apropriadas ou calhas de sucata, com auxlio de ponte rolante, prpria para este fim. Estas tm que ser dimensionadas para que se tenha um s carregamento. Aps esta operao, o convertedor volta para a posio vertical e oscilado em torno dela, para o prefeito assentamento da carga, eliminando possveis contaminaes com gua e/ou outras contaminaes como leos, etc. O convertedor, ento volta posio de carregamento para se completar a carga metlica com gusa lquido, atravs de panelas de

Convertedor

Convertedor

Convertedor
So utilizados dois tipos de carga: sucatas metlicas e gusa lquido

Sucatas metlicas So sobras de gusa e ao geradas no Alto Forno, Aciaria e Laminao, que so aproveitadas no convertedor como matriaprima na produo do ao, contribuindo para o acerto do balano trmico.

Convertedor
Gusa lquido: uma liga de ferro carbono com teor de carbono em torno de 4,5 %. O gusa obtido atravs da reduo do minrio de ferro nos ALTOS FORNOS. Constitui parte predominante da carga metlica, devendo suas caractersticas fsico-qumicas (temperatura e composio qumica) variem o mnimo possvel, o que permitir uma operao mais regular.

Convertedor
Dessufurao do gusa Processo KR O processo KR (KAMBARA REACTOR) consiste na reduo do enxofre por meio de agitao mecnica provocada pelo impeller e uma adio a base de finos de: Cal (< que 3mm), fluorita e xidos de alumnio (< que 1mm). Consumo mdio desses materiais :

Cal: 8 kg/t gusa

Fluorita: 0,5 kg/t gusa


xido de alumnio: 0,5 kg/t gusa

Convertedor
A reao qumica principal que ocorre no processo :
CaO + S CaS + O2

Convertedor
Lana de Oxignio

usada para injeo de oxignio no banho. constituda de trs tubos concntricos de ao, sendo:

Tubo Tubo Tubo

interno: por onde passa o oxignio; intermedirio: tubo de entrada de gua de refrigerao; externo: tubo de sada de gua de refrigerao.

Convertedor

Convertedor

Convertedor
Reaes qumicas no convertedor : 1. Oxidao das impurezas do ferro: 2 Fe + O 2 FeO + calor 2FeO + Si 2Fe + SiO + calor FeO + Mn Fe + MnO + calor 2. Combusto intensa do carbono: FeO + C CO + Fe

2CO + O 2 CO
3. Desoxidao do ao, adiciona-se produtos desoxidantes: FeO + Mn Fe + MnO 4. Combusto do fsforo:

2P + 5 FeO PO + 5 Fe + calor
PO + 4 CaO (CaO) . PO = escria 5. Dessulfurizao: FeS + CaO CaS + FeO

Convertedor
Amostragem e aes corretivas Aps o trmino do sopro, feita a amostragem e a medio de temperatura para a checagem dos parmetros objetivados de composio qumica e temperatura do ao no final do sopro. Quando no se utiliza sublana, o convertedor basculado para a posio horizontal, a de vazamento da escria residual, e nesta posio efetuadas as amostragens. Com a sublana no necessrio o basculamento do forno, ganhando-se pelo menos dois minutos neste procedimento. Qualquer desvio em relao composio qumica e/ou temperatura objetivadas, deve-se proceder s aes corretivas como ressopro ou resfriamento. O tempo para a amostragem e aes corretivas deve ser no mximo de cinco minutos.

Convertedor
Vazamento de ao O vazamento convertedor-panela necessrio para que se proceda a correo da composio qumica do ao no final de sopro para os nveis desejados no produto, para tratamentos posteriores e para o lingotamento da corrida. As ligas necessrias so calculadas, pesadas e adicionadas automaticamente pelo sistema de controle de processo, sob a superviso do operador de sopragem. O tempo de vazamento deve estar compreendido numa faixa que permita a mnima passagem de escria do convertedor para a panela, o que evita problemas de qualidade do ao, e permita ganhos de produtividade. Para reduzir a passagem de escria, so utilizados dispositivos para a reteno da escria inicial e final, como rolhas refratrias, cone metlicos, tampes flutuantes, alm de outros dispositivos mais sofisticados como o tampo pneumtico. Um tempo mdio adequado para esta etapa de seis minutos.

Convertedor
Vazamento de escria

O vazamento da escria residual feito to logo termine o vazamento do ao.


O convertedor ento basculado para o lado contrrio ao deste vazamento, para o esgotamento da escria. comum a prtica de banhos de escria saturada em MgO para a maior proteo das regies do leito de vazamento e impacto de sucata do revestimento refratrio. Para isto, mantida parte da escria no forno e feita adio de dolomita crua para a sua adequao. Ento, o convertedor basculado vrias vezes para a cobertura das referidas reas. O tempo mdio para o vazamento da escria deve situar entre dois e trs minutos. Com o banho de escria, este tempo maior.

Refino Secundrio
Forno Panela No incio, os fornos panela apareceram especialmente nas aciarias eltricas, produzindo aos de alta qualidade. O motivo era evitar os longos perodos de refino que diminuem a produtividade. Alm disso, um ajuste estreito de temperatura foi se tornando uma necessidade primordial para o lingotamento contnuo de aos de qualidade, com alta produtividade. Com a finalidade de atender s exigncias de qualidade do atual mercado siderrgico, novos processos de fabricao do ao foram introduzidos nas aciarias. Atualmente, produtos com maiores exigncias de qualidades internas e superficiais, baixos nveis de segregao, elevados ndices de limpeza, baixos teores de incluses no metlicas, aliados com alto ndice de produtividade, tem sido exigidos pelo mercado.

Refino Secundrio
Forno Panela Dentre os novos processos de refino secundrio o forno panela tem seu lugar de destaque em razo da sua elevada versatilidade:
Pulmo

para cadenciamento convertedor-lingotamento; do ao; de incluses no metlicas e controle de morfologia;

Aquecimento Remoo

Dessulfurao; Desoxidao; Aos

com faixa estreita de composio qumica e altas adies de qumica e trmica;

ligas;
Homogeneidade

Reduo

do sobreaquecimento do ao lquido no convertedor;


de fabricao de aos com baixo teor de fsforo.

Possibilidade

Refino Secundrio

Refino Secundrio
Desgaseificao vcuo O consumo sempre crescente de ao de caractersticas mais nobres, como os aos estruturais se alta resistncia, aos para esmaltao, exige cada vez mais, uma produo com maior rigor de composio qumica e grau de pureza. Isto levou ao desenvolvimento de novas tcnicas de tratamento do ao na panela, entre as quais a desgaseificao vcuo. O objetivo principal do tratamento vcuo era o de reduzir os teores de gases solveis no ao, principalmente o hidrognio, oxignio e, em menor escala o nitrognio. Como vantagens adicionais a desgaseificao a vcuo, possibilitam melhor controle de composio qumica e temperatura, reduo de incluses no metlicas, reaes de refino como descarburao, maior homogeneidade de composio qumica e de propriedades, alm de possibilitar a fabricao de aos especiais em aciaria LD, desde os aos ultra baixo carbono a mdia liga.

Refino Secundrio
Desgaseificao vcuo

O processo consiste basicamente na circulao do ao da panela para a cmara, na qual feita o vcuo e desta para a panela, atravs das pernas mergulhadas no banho. Com a cmara evacuada por um sistema de produo de vcuo, o ao lquido sobe na cmara a uma altura de 1,4 m coluna baromtrica, devido a diferena de presso entre o interior da cmara e a presso atmosfrica.

Refino Secundrio

Lingotamentos
Lingotamento Convencional

Aps o refino secundrio o ao segue o destino do lingotamento, onde so produzidos lingotes em formas especiais denominadas lingoteiras.
No caso dos lingotes produzidos pelo mtodo convencional, estes seguem para a laminao onde sero conformados atravs de um conjunto de cilindros, a tarugos, blocos ou placas, dependendo do produto final a que se destinam.

Lingotamentos
Lingotamento Convencional

Lingotamentos
Lingotamento Contnuo

Lingotamento contnuo um processo de transformao do metal lquido em produto ou semi-produto slido, podendo ter a forma de tarugos, placas, blocos, perfis semi-acabados, etc. Esta transformao se d pela modelagem ininterrupta do metal lquido, em moldes, impondo-se a este um resfriamento forado intenso. O lingotamento contnuo portanto, um processo no qual o metal sai do molde sob a forma desejada, j solidificada externamente.

Lingotamentos
Lingotamento Contnuo

Laboratrio
O Laboratrio Qumico da Aciaria

O Laboratrio Qumico da Aciaria participa efetivamente do processo de produo do ao atravs da informao da composio qumica durante a produo, atravs do controle de qualidade do produto final e atravs de anlises de escrias que fornecem informaes sobre o consumo dos refratrios dos fornos. Tambm no Laboratrio Qumico da Aciaria que so feitas as anlises de controle de produo do Alto Forno.

Laboratrio
Em seqncia TC-136, CS-244 e DH-103

Laboratrio
Espectrmetro de Fluorescncia de Raio-x

Laboratrio
Espectrmetro de Emisso tica

Fluxograma

Obrigado!

You might also like