You are on page 1of 35

Cncer de mama

A mama

Lbulos que contm glndulas produtoras de leite e ductos Tecidos adiposo e fibroso que preenchem os espaos entre os lbulos e os ductos. Vasos linfticos que conectam-se com linfonodos prximos s axilas.

Cncer

Denominao genrica de mais de cem doenas que se caracterizam pelo crescimento desordenado de clulas que invadem tecidos e rgos, podendo se espalhar para outras regies do corpo.

Cncer de mama

o cncer que se forma nos tecidos da mama, normalmente nos ductos ou nos lbulos. Ocorre tanto em homens quanto em mulheres, apesar de que nos primeiros sua incidncia rara

Estatsticas
o segundo tipo mais freqente de cncer no mundo, sendo o de maior incidncia entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos a cada ano. A estimativa do INCA de que em 2010 sejam diagnosticados 49.240 novos casos.

Estatsticas

Em 2008, ocorreram no Brasil 11.860 mortes em decorrncia da doena, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. As taxas de mortalidade por cncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doena ainda diagnosticada em estdios avanados. Na populao mundial, a sobrevida mdia aps cinco anos de 61%. Estatsticas indicam aumento de sua incidncia tanto nos pases desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento Ocorre principalmente no mundo ocidental e isso provavelmente se deve ao estilo de vida nessa poro do globo, como alimentao inadequada, sedentarismo e consumo excessivo de lcool e tabaco.

Causas

Mutaes nas clulas mamrias, que causam um desequilbrio entre procooncogenes (que em principio so inativos em clulas normais), que se tornam oncogenes, e genes supressores de tumores, o que determina uma alterao no controle de proliferao celular

A mutao pode ser adquirida no decorrer da vida ou por transmisso hereditria. Os principais fatores responsveis pelo seu aparecimento so mudanas nos fatores reprodutivos, ou seja, exposio estrognica prolongada, e exposio radiao ionizante principalmente, na puberdade.

Fatores de risco

Aumento da idade Histrico familiar, sobretudo parentes de primeiro grau acometidas antes dos 50 anos Menarca antes dos 12 anos Menopausa aps os 55 anos Obesidade aps a menopausa Gravidez aps os 30 anos No ter tido filhos Terapia de reposio hormonal durante muitos anos

Fatores de risco
Alteraes em certos genes, como o BRCA1 e o BRCA2 Tratamento radioterpico na regio do peito antes dos 30 anos Maior rea de tecido denso na mama quando comparado a mulheres da mesma idade Consumo de bebidas alcolicas.

Sintomas

Geralmente, assintomtico em estgios iniciais. Com o crescimento do tumor podem surgir alteraes na pele que recobre a mama, inclusive no mamilo.

Secreo no mamilo
Ndulo (caroo) no seio ou na axila Comumente, esses sintomas no se relacionam exclusivamente com o cncer.

Diagnstico

O diagnstico para o cncer de mama pode ser feito antes do aparecimento de qualquer sintoma.

Durante uma consulta de rotina, recomenda a realizao de exames para diagnosticar a doena em seu estgio inicial.

Autoexame das mamas

Evidncias cientficas sugerem que o autoexame das mamas no eficiente para a deteco precoce e no contribui para a reduo da mortalidade por cncer de mama. Alm disso, traz consequncias negativas, como aumento do nmero de bipsias de leses benignas, falsa sensao de segurana nos exames falsamente negativos e impacto psicolgico negativo nos exames falsamente positivos.

Exame clnico das mamas

Pode detectar tumores de at 1cm, se superficiais. So analisados o tamanho e o formato dos seios, assim como a pele e a presena de secreo nos mamilos realizada a palpao do seio e dos linfonodos

Mamografia

Permite a deteco precoce do cncer Mamgrafo A mama comprimida de forma a fornecer melhores imagens Todas as mulheres tem direito mamografia a partir dos 40 anos

Bipsia

nico mtodo que garante a presena do cncer. Remoo de tecido que aparenta ser um tumor maligno com a introduo de uma agulha fina, a retirada de uma amostra de pele, de uma parte do tumor ou dele inteiro. Aps a remoo, o tecido analisado por um patologista, que avalia o tipo de cncer, sendo o mais comum o carcinoma tumor que tem origem no tecido epitelial.

Tratamento

Uma vez diagnosticado o cncer preciso descobri o estgio em que ele se encontra para optar-se pelo melhor tratamento.

Estgios do Cncer de mama

Estgio 0: Clulas anormais que ainda no atingiram tecidos adjacentes. Apesar de no ser considerado cncer por muitos mdicos, se no tratado pode desenvolver-se na doena. Estgio I: Estgio inicial do cncer invasivo. As clulas anormais invadiram tecidos adjacentes, contudo ainda esto localizadas apenas na mama. O tamanho do tumor no ultrapassa 2cm. Estgio II: -O tumor possui menos de 2cm e j se espalhou para os linfonodos da axila -O tumor tem entre 2 e 5cm - O tumor tem mais de 5cm, mas ainda no invadiu os linfonodos.

Estgio III IIIA: O tumor possui mais de 5cm e j se espalhou para os linfonodos da axila e pode ter afetado os linfonodos atrs do esterno. IIIB: O cncer pode ter qualquer tamanho que se desenvolveu na parede do seio ou na pele do seio. IIIC: Cncer de qualquer tamanho que se espalhou para os linfonodos atrs do esterno e abaixo do brao ou acima e abaixo da clavcula. -Estgio IV: O cncer j sofreu metstase distante. Cncer de mama recorrente: O cncer reapareceu aps um perodo em que no pode ser detectado.

O tratamento mais adequado para cada mulher baseado na proporo entre o tamanho do tumor e as dimenses da mama, se a paciente j passou pela menopausa, a sua sade geral e os resultados dos exames laboratoriais. Pode-se optar por mais de uma opo de tratamento e a atuao em conjunto de diversos especialistas, como mastologista, oncologista, radioterapeuta e cirurgio plstico

Cirurgia conservadora da mama

Mastectomia Simples

Mastectomia Radical

A retirada da mama pode causar desconforto nas costas e no pescoo A retirada dos msculos podem enfraquecer os braos e impedir seus movimentos. A remoo dos linfonodos pode ocasionar o linfedema, acumulo da linfa no membro e reduo da imunidade do brao.

Radioterapia
Radiao altamente energtica utilizada para matar o cncer. Abrange apenas uma rea especfica do corpo e usada aps a cirurgia. Os efeitos colaterais dependem do tipo de radiao e da dose utilizada e podem ser vermelhido e ressecamento na pele, sensao de aperto na regio atingida e cansao.

Terapia Hormonal

Caso o tumor possua receptores de hormnios que estimulam seu crescimento, a terapia hormonal recomendada. Para pacientes que ainda no passaram pela menopausa, recomenda-se o uso de drogas que impedem a produo de estrgeno pelos ovrios ou a remoo desse rgo. Para as que j passaram pela menopausa, recomenda-se o uso de drogas que impedem a produo de estradiol, um tipo de estrognio.

Tamoxifen

Recomenda-se para ambos os grupos o uso de Tamoxifen, uma droga que impede a reincidncia do cncer de mama original, assim como previne o desenvolvimento de um novo cncer na outra mama. Pode ser usado tambm para diminuir o ritmo ou impedir o crescimento de clulas anormais em outras partes do corpo quando h ocorrncia de metstase. Aconselha-se o seu uso por cerca de 5 anos. Seus efeitos colaterais so semelhantes aos da menopausa

Quimioterapia

So drogas administradas via oral ou intravenosa para matar as clulas anormais. Seus efeitos colaterais dependem do medicamento administrado e da sua quantidade. Entre ele se incluem diminuio das clulas sanguneas, o que resulta em imunodepresso, deficincias na coagulao e cansao, queda de cabelo, perda de apetite, nusea, vomito, diarria e ressecamento dos lbios e da boca em decorrncia de danos ao epitlio do trato intestinal.

Impacto na qualidade de vida

De modo geral, a qualidade de vida das mulheres com cncer de mama sofre impacto negativo dos tratamentos cirrgico e adjuvante, mesmo em longo prazo.

Mulheres submetidas mastectomia so mais provveis de ter pior qualidade de vida do que as submetidas a tratamento conservador da mama, independente da idade. Contudo, o bem-estar emocional similar em ambos os grupos.

Os sintomas da menopausa induzidos pela quimioterapia contribuem para diminuio da atividade sexual, para baixos nveis de funo fsica e pobre qualidade de vida de mulheres de meiaidade aps tratamento de cncer de mama. Os problemas na mama, assim como os problemas no brao, tambm esto associados pior qualidade de vida.

Quando a qualidade de vida foi avaliada aps mdia de 4,2 anos do tratamento principal para cncer de mama, observouse prejuzo moderado para escalas funcionais e qualidade de vida geral.

Depresso

A idade parece ser significativamente correlacionada com a depresso em pacientes com cncer de mama, com mulheres jovens relatando mais problemas. Tende a diminuir com o tempo aps o diagnstico da doena. Pode ser agravado com o tratamento e persistir aps seu trmino em pacientes com depresso prvia ou naquelas com recorrncia da doena.

Imagem corporal

A imagem corporal de sobreviventes de cncer de mama est significantemente relacionada depresso. Quando as mulheres esto depressivas tendem a ter imagem negativa de seus corpos e, neste caso, a estarem mais insatisfeitas sexualmente.

Reconstruo da mama
Aps a mastectomia, algumas mulheres optam pela realizao da reconstruo da mama. Ela pode ser feita durante a mastectomia ou posteriormente, contudo, se a radioterapia indicada, ela deve ser realizada aps este tratamento.

Ela feita atravs do implante de uma prtese salina, de silicone em gel ou de tecido retirado de outras partes do corpo da prpria paciente. A deciso de qual tipo de implante ser usado feita baseado na idade, no tipo de cncer e de cirurgia da paciente.

You might also like