You are on page 1of 22

Contaminao dos Recursos Hdricos e Reuso da gua

Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques

Distribuio da gua no Planeta e no Brasil


De toda gua existente no planeta:
97,5% salgada. 2,5% doce. A maior parte da gua doce encontra-se nas geleiras ou so guas subterrneas (aqferos). Somente 1% de gua doce encontrada em rios, lagos e na atmosfera.

Distribuio da gua no Brasil


O Brasil possui a maior disponibilidade hdrica do planeta, com 13,8% sendo que: 68% esto na regio Norte, com quase 7% da populao brasileira; 16% esto na regio Centro Oeste com 7% da populao.

7% esto na regio Sul com 14% da populao brasileira.


6% esto na regio Sudeste, com quase 43% da populao; 3% esto na regio Nordeste onde habitam 29% da populao.

Falta de gua
O sculo XXI, apresenta um desafio evitar a falta d`gua. Segundo a revista Science (2000) 2 bilhes de pessoas enfrentam a falta de gua no mundo. Poder faltar gua para irrigao, principalmente nos mais pobres, sendo que os continentes mais atingidos sero: frica, sia Central e o Oriente Mdio. Entre 1990 e 1995, a necessidade por gua doce aumentou cerca de duas vezes mais que a populao mundial, provocado pelo alto consumo de gua em atividades industriais e agrcolas.

Causas da poluio das guas


Diante do quadro, h necessidade de alm de consumir a gua de forma racional, evitar o seu desperdcio e a sua poluio. Entre as principais causas de deteriorizao dos rios, lagos e dos oceanos so: Lixo, esgoto e os dejetos qumicos (agrotxicos, esgoto industrial e de minerao) sem controle.

Problemas gerados pela poluio das guas


Segundo a Comisso Mundial de gua, 3 bilhes de pessoas esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias. Espalham-se diversas doenas como: Diarria, esquistossomose, hepatite e febre tifide, que matam mais de 5 milhes de pessoas por ano e sobrecarregam os precrios sistemas de sade dos pases pobres.

Solues
III Frum Mundial de gua (2003), props algumas solues para os problemas dos recursos hdricos da Terra. Alguns desafios devem ser urgentemente superados:
Atendimento das necessidades bsicas da populao; Garantia do abastecimento de alimentos; Proteo dos ecossistemas e mananciais, a administrao de riscos; Valorizao da gua, a diviso dos recursos hdricos e a eficiente administrao dos recursos hdricos;

Embora muitas solues sejam em esferas governamentais, no cotidiano todos podem colaborar para que no falte a gua. A economia e o uso racional da gua deve estar presente nas atitudes dirias de cada cidado.

Dicas de economia de gua


Feche bem as torneiras; Regule a descarga do banheiro; Tome banhos curtos; No gaste gua lavando carro ou caladas; Reutilize a gua para diversas atividades; No jogue lixo em rios e lagos; Respeite as regies de mananciais.

Dicas para ajudar a diminuir a poluio das guas

No jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. No descartar leo de fritura na rede de esgoto. No utilizar agrotxicos e defensivos agrcolas em reas prximas fontes de gua. No lanar esgoto domstico em crregos. No jogar produtos qumicos, combustveis ou detergentes nas guas.

USO EFICIENTE DA GUA NA INDSTRIA A indstria um grande usurio de gua. H necessidade de se utilizar de forma eficiente esse recurso natural. Os usos da gua na indstria podem ser divididos em: transferncia de calor; gerao de energia; aplicao a processos.

Transferncia de Calor
Processos de aquecimento ou esfriamento. No aquecimento se utiliza a gerao de vapor, atravs de caldeiras com a combusto de carbono, petrleo, gs, etc. No esfriamento se utiliza a circulao de gua, atravs de torres ou tanques de esfriamento.

Gerao de Energia
Em muitos pases a gerao de energia tem origem em termoeltricas, que utilizam o vapor dgua com o propsito de mover turbinas adaptadas a geradores.
Termoeltrica a vapor

Aplicao e Processos de fabricao


O uso da gua nos processos de fabricao so: Transporte de materiais, onde so utilizados tubos ou canais para o seu transporte. As indstrias que utilizam esse sistema so:
Papel e celulose; Enlatados de alimentos; Carbonferas e os engenhos aucareiros.

As tcnicas a serem aplicadas para se obter o uso eficiente da gua na indstria so:
Recirculao da gua; Reuso da gua Reduo do consumo.

Nesses trs casos so imprescindveis que sejam feitas aes de medio e monitoramento da qualidade da gua.

Recirculao
Tcnica que visa a utilizao da gua no processo onde inicialmente j se usou. A gua j utilizada muda as caractersticas fsicas e qumicas fundamental conhecer a qualidade e o seu grau de degradao para se aplicar o tratamento apropriado. A recirculao pode ser utilizada: Esfriamento de equipamentos que geram calor; Na lavagem para retirar resduos ou elementos contaminantes aos produtos e equipamentos; Na fabricao de papel.

Exemplo: Recirculao de gua em aquecedores

Reuso da gua
gua de um processo aproveitado em outro. importante saber a qualidade da gua em cada processo, para se determinar qual seria o tratamento exigido. Exemplo: guas de reuso de engenhos aucareiros so apropriadas para lavagem de pisos, sistema de esfriamento, servios sanitrios e rega agrcola, desde que sejam observados os seguintes critrios:
Tratamento dos efluentes dos processos da destilaria; Tratamento dos efluentes de servios sanitrios e outros processos por meio de lagoas de oxidao; Esfriamento dos efluentes do processo de vapor. (ROMERO; GONZLEZ, 1990, p. 44, In: ARREGUN-CORTS).

Reuso indireto e Reuso direto


Reuso indireto: ocorre quando a gua j usada, uma ou mais vezes (domstico ou industrial) descarregada nas guas superficiais ou subterrneas e utilizada novamente a jusante, de forma diluda; Reuso direto: uso planejado e deliberado de esgotos tratados para certas finalidades como: Irrigao, Uso industrial; Recarga de aqfero gua potvel;

Reuso potvel
Pode ser dividido em: Direto ocorre no momento em que o esgoto recuperado atravs de um tratamento avanado e diretamente reutilizado no sistema de gua potvel. Indireto quando o esgoto depois de tratado jogado nas guas superficiais passando pelas etapas de diluio, purificao natural, sendo posteriormente captado, tratado e por fim utilizado como gua potvel.
ETE Jundia - SP

ETE - Industrial

Reuso no potvel
Pode ser utilizado para fins: Agrcolas objetivo maior a irrigao de plantas alimentcias; Industriais usos de refrigerao, guas de processo, utilizao em caldeiras, dentre outros; Recreacionais irrigao de plantas ornamentais, parques, jardins;

Domsticos gua para ser utilizada em jardins, descargas sanitrias, etc;


Manuteno de vazes permite o uso planejado de efluentes tratados com o intuito de prevenir a poluio; Recarga de aqferos recarregar os aqferos subterrneos com efluentes tratados.

Brown e Caldwell (1990) In: ArregunCorts, chamam a ateno para o fato de que o desenvolvimento de um programa de uso eficiente de gua numa indstria exige a participao de todos que fazem parte da empresa. Essa uma condio de extrema importncia a ser observada.

E questes como: Quais os tipos de reuso? Quais as principais alternativas para o reuso de gua na indstria? Qual o potencial de reuso na indstria brasileira? Quais as diretrizes legais no Brasil sobre o reuso de gua? Responder esses questionamentos uma forma de se alcanar uma viso abrangente de aspectos que necessitam serem levados em considerao pelas indstrias quando se deseja implantar essa tcnica em suas unidades produtivas.

Legislao
Legislao brasileira em relao ao reuso de gua: A Lei n 6.938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente tratar dos princpios norteadores das aes governamentais estabelece. No Art. 2 incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso nacional e a proteo dos recursos ambientais e no Art. 9 racionalizao do uso da gua; Lei n. 9.433/97, Art. 2 reuso da gua fica caracterizado quando se enuncia a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel como sendo um dos objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Art. 7 desta lei Planos de Recursos Hdricos estabelece programas e projetos tero um contedo mnimo:
inciso IV metas de racionalizao de uso, aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos recursos hdricos disponveis.

Art. 19 Cobrana pelo uso de recursos hdricos,


inciso II se enuncia incentivar a racionalizao do uso da gua como sendo um dos objetivos da cobrana de gua.

Legislao
Reuso da gua com as leis quando da classificao das guas pela Resoluo Conama n. 20 de 1986, art. 1, I. Esta resoluo quando da classificao das guas indica e define os usos preponderantes: Classe 1 guas destinadas ao abastecimento domstico aps tratamento simplificado; Classe 2 abastecimento domstico, aps tratamento convencional; Classe 3 ao abastecimento domstico, aps tratamento convencional; Classe 4 guas destinadas navegao; harmonia paisagstica; aos usos menos exigentes.

You might also like