You are on page 1of 29

Bioqumica

A gua a molcula da vida Propriedades inigualveis: - Capacidade de coeso entre as molculas - Flexibilidade - Ponto de ebulio alto (100 C)

- Polaridade entre seus tomos componentes (sua molcula pode aguir


como um im) Diluente universal da maioria das substncias.

Propriedades

A gua muito importante sob o ponto de vista biolgico, devido s suas propriedades fsico-qumicas. Dentre elas, pode-se citar:
- Calor especfico: muito alto, atua no equilbrio da temperatura dentro da clula, impedindo mudanas bruscas de temperatura, que afetam o metabolismo celular. - Poder de dissoluo: muito grande. , por isso, considerada o solvente universal. Essa propriedade muito importante, pois todas as reaes qumicas celulares ocorrem em soluo. Alm disso, a gua importante meio de transporte de substncias dentro e fora das clulas.

- Tenso superficial: grande. Molculas com cargas aderem fortemente s molculas de gua, o que permite a manuteno da estabilidade coloidal.

Estrutura cristalina

Liquida : pontes de H de 1 a 20 picosegundos de durao

Pontes de Hidrognio

a)- hemoglobina b)- hemoglobina + molculas de gua

Osmose:

o movimento da gua que ocorre entre meios com

concentraes diferentes de solutos separados por uma membrana semipermevel. um processo fsico-qumico importante na

sobrevivncia das clulas


A gua movimenta-se sempre de um meio hipotnico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertnico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentrao em ambos os meios (isotnicos). Este movimento ocorre atravs de uma membrana semipermevel, ou seja, uma membrana que possui poros, constitudos por protenas, que permitem a passagem de molculas de gua e de pequenos ons e selecionam a passagem de outras molculas e compostos .

Osmolaridade

Kw designado produto inico da gua

pH = 7,0
- 25 C - concentraes iguais de [H+] e [OH-]

pH em Sistemas Biolgicos
A tendncia de qualquer cido (HA) de perder 1 prton e formar sua base conjugada, definida pela constante de equilbrio (Keq). A Keq das reaes de ionizao geralmente so designadas de constante de dissociao (Ka).

Quanto maior a tendncia para dissociar um prton , mais forte o cido e menor o seu pKa.

Tampo
Uma soluo tampo consiste de uma mistura de um cido fraco e sua base conjugada

Estas solues tendem a resistir a mudanas de pH perante adies de pequenas quantidades de cidos ou bases fortes

- Uma soluo tampo pode manter o pH em um valor relativamente constante devido a presena de quantidades apreciveis de cido e sua base conjugada . - Se houver baixa concentrao do cido e base este considerado um tampo fraco ou de baixo poder tamponante.

Tampes biolgicos
So aqueles encontrados nos seres vivos . Nos seres humanos h tampes capazes de manter o pH do sangue prximo da neutralidade Os princiapais so : o fostafo, as protenas e o bicarbonato

Fostato Bicarbonato

You might also like