You are on page 1of 25

Sobre vacas, bernes e poltica

(RUBEM ALVES)

Era uma vez, vez uma vaca feliz, saudvel e bonita. Mas nem tudo perfeito. A vaca tinha hspedes.

Alguns bernes se hospedaram nela e alimentavam-se da sua carne. Mas os bernes eram poucos e pequenos... A vaca e os bernes viviam em paz.

Aconteceu, entretanto, que os bernes comearam a se multiplicar. Os bernes aumentavam, mas a vaca no aumentava, confirmando a lei de Malthus, que disse que os alimentos crescem em razo aritmtica, enquanto as bocas crescem em razo geomtrica.

O couro da vaca se encheu de calombos que indicavam a presena dos bernes. Mesmo assim, a vaca continuava saudvel. Ela tinha muita carne de sobra.

Foi ento, que uma coisa inesperada aconteceu: alguns bernes sofreram uma mutao gentica e passaram a crescer em tamanho. Foram crescendo, ficando cada vez maiores, e com uma voracidade tambm cada vez maior.

Os vermes magrelas ficaram com inveja dos vermes grandes e trataram de tomar providncias para que eles crescessem tambm.

O corpo da pobre vaca passou a ser uma orgia de crescimento. Os bernes s falavam numa coisa: " preciso crescer!" Mas a vaca no crescia. Ficava do mesmo tamanho.

De tanto ser comida pelos bernes, a vaca ficou doente. Emagreceu.

Mas os bernes nada sabiam sobre a vaca em que moravam. Para perceberem, seria preciso que eles estivessem do lado de fora.

Os bernes estavam dentro da vaca. Assim, no percebiam que sua voracidade estava matando-a .

A vaca morreu!... E com ela, morreram os bernes!...

Fizeram autpsia da vaca. O relatrio do legista observou que os bernes mortos eram excepcionalmente grandes, bem nutridos, muitos deles chegando obesidade.

James Lovelock um cientista que sugeriu que a nossa Terra um organismo vivo, como a vaca da parbola. Sendo uma coisa viva, ela pode ter sade ou ficar doente.

Sua concluso que ns, os bernes, j estragamos a Terra, a nossa vaca, alm de qualquer possibilidade de cura. A Terra est doente.

O crescimento das naes est provocando profundas mudanas climticas irreversveis: a atmosfera est se aquecendo, as geleiras esto derretendo, a poluio do meio ambiente aumenta, acontecem catstrofes naturais numa intensidade desconhecida.

Esses so os sintomas dos estertores da nossa Terra, destruda pela voracidade dos bernes. E o pior est por acontecer, ele diz.

Ecossistemas inteiros sero extintos, e os sobreviventes tero de se adaptar a um clima infernal... (Folha de S.Paulo, caderno Mais, 22/ 01/06, pg. 9).

Observando as discusses polticas, no vejo nenhum poltico que fale sobre a sade da vaca. Ao contrrio, os polticos, tanto de direita quanto de esquerda, s fazem prometer aos bernes um engordamento cada vez maior.

Por uma boa razo: os eleitores so os bernes e no a vaca.

O candidato que falar sobre a sade da vaca e o emagrecimento dos bernes, com toda certeza, perder a eleio.

Quando o que est em jogo a sade da vaca, no se pode confiar nos bernes...

Esta nossa Me - Terra, um organismo vivo, como a vaca da parbola.

...e, ns, a estamos MATANDO!

Amazing grace
(Mantovani)

nilsonhussar@yahoo.com.br

You might also like