You are on page 1of 76

A QUESTO AMBIENTAL

O uso intensivo dos recursos da natureza causa a devastao do patrimnio ambiental e ocorre atualmente em escala global. Mas, as conseqncias da devastao afetam a todos, porm de maneira diferente. Os pases ricos so os maiores responsveis pelos problemas ambientais que afetam toda a humanidade : abrigam apenas 20% da populao mundial mas consomem 80% dos recursos naturais e energticos do planeta.

As sociedades industriais modernas criaram um complexo sistema econmico que perturba profundamente o meio ambiente : - Para que a produo industrial ocorra necessrio retirar do meio ambiente a energia e as matrias primas o ambiente duplamente afetado : primeiro pela retirada desses recursos , em grande parte no renovveis ; segundo, pela poluio originada durante sua produo.

- Os processos de produo industrial so atividades altamente poluidoras , afetando os solos, o ar e as guas , por meio de emisses de poluentes. - O mercado consumidor polui o meio ambiente quando descarta, na forma de lixo, as embalagens ou os restos das mercadorias de origem industrial.

POLUIO DO AR
Ocorre por causa da atividade industrial e do lanamento , na atmosfera, de gases so produzidos pela queima de combustveis fsseis ( petrleo e carvo) expelidos dos veculos automotores e pelo desmatamento.

Chuva cida
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus j esto seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda esto destrudas pela acidez da chuva. Na costa do Atlntico Norte, a gua do mar est entre 10% e 30% mais cida que nos ltimos vinte anos.

xido de enxofre + gua = cido sulfrico. xido de nitrognio + gua = cido ntrico . Ameaa para a vida vegetal ( tanto para florestas como para a rea agrcola) e animal, alm de acelerar a corroso de edificaes e monumentos. Atinge no apenas os lugares em que os gases foram emitidos: por causa da ao dos ventos as chuvas cidas podem ocorrer em locais muito distantes das fontes poluidoras.

Esttua do Castelo de Herten - Alemanha

Inverso trmica
Se caracteriza pela formao de uma camada de ar mais fria abaixo da camada mais quente e mais prxima da superfcie , o que dificulta a disperso dos gases oriundos dos motores dos veculos e das indstrias.

Efeito estufa Aquecimento global


O aumento da concentrao de gases estufa, principalmente o dixido de carbono(CO2) na atmosfera, segundo a maioria dos pesquisadores, responsvel pela intensificao do efeito estufa, fenmeno que estaria provocando o aumento da temperatura mdia na superfcie terrestre.

Com o aquecimento contnuo da Terra podem ocorrer catstrofes como : - derretimento das calotas polares. - elevao do nvel do mar. - inviabilizar o aproveitamento de reas atualmente utilizadas para o plantio de produtos como trigo , soja e batata, que so bsicos para a sobrevivncia do homem.

No aquecimento global a armadilha para a reteno do calor desencadeada pela presena excessiva de gases na atmosfera terrestre (estufa), que desempenham uma funo semelhante ao vidro ou plstico transparente na estufa artificial, ou seja, permitem a passagem da radiao infravermelha e inibem o retorno da energia trmica para a alta atmosfera

O aumento dos gases que causam o efeito estufa na atmosfera poder provocar um aquecimento global com grandes prejuzos para os padres de qualidade ambiental necessrios a sobrevivncia e perpetuao da espcie humana. A sociedade humana precisa, de um lado, queimar menos petrleo (e outros combustveis fsseis) e, de outro parar com o desmatamento no planeta (concentrado atualmente nos trpicos).

Buraco na camada de oznio


A Camada de Oznio encontra-se na estratosfera, entre 15 e 50 Km, em forma de um escudo fino natural da Terra que protege todos os seres vivos dos danos causados pela radiao ultravioleta(UV) do Sol, ela retm 95% das radiaes ultravioletas.

Buraco na camada de oznio um termo popular usado para definir uma rea em que o oznio se encontra em menos concentrao que o esperado. O buraco na camada de oznio um grande problema para a humanidade atualmente. Os CFCs so apontados como os principais redutores da camada de oznio. Em paises como no Brasil e EUA esses gases j so proibidos em aerossis.

Os CFCs, inventados em 1928, foram utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, sistemas de refrigerao, isolantes trmicos e sprays. O problema encontrar alternativas de substituio em industrias como a de refrigerao, (geladeira, aparelhos de ar-condicionado e congeladores) de espuma plstica (isopor) e outras.

Ilha de calor
A ilha de calor resulta da elevao das temperaturas mdias nas zonas centrais da cidade, em comparao com as zonas perifricas ou com as rurais. As variaes trmicas podem chegar at 7C e ocorrem devido s diferenas de irradiao de calor entre as regies edificadas e as florestas e tambm concentrao de poluentes, maior nas zonas centrais da cidade.

A substituio por de casas e prdios, ruas , pontes e viadutos e outras construes, que maior quanto mais se aproxima do centro das grandes cidades, faz aumentar significativamente a irradiao de calor para a atmosfera em comparao com as zonas perifricas ou rurais, onde, em geral, maior a cobertura vegetal.

Alm disso, na atmosfera das zonas centrais da cidade, muito maior a concentrao de gases e materiais particulados, lanados pelos automveis e pelas fbricas, que colabora para aumentar a reteno de calor. Sem contar com os milhares de automveis, que so uma grande fonte de produo de calor,que se soma ao calor irradiados pelos edifcios, acentuando o fenmeno da ilha de calor.

Poluio da gua
A gua um recurso vital para a humanidade . Apesar de ser encontrada em grande quantidade no planeta, apenas 3% do total doce e grande parte desta est congelada em forma de geleira ou infiltrada no solo, formando reservatrios naturais. A poluio da gua ocorre de diversas maneiras.

Contaminao da gua pela chuva cida:

Contaminao da gua por agrotxicos:

Contaminao da gua por dejetos domsticos

contaminao da gua por dejetos industriais :

Contaminao da gua por descarte de lixo :

Contaminao do lenol fretico pelo acmulo de


lixo a cu aberto:

Contaminao do lenol fretico pelos cemitrios:

Contaminao do lenol fretico pelo chorume

Lixo hospitalar outro problema :

depositado a cu aberto :

contaminao do lenol fretico pelo lixo hospitalar

Desertificao e perda de solo:


Desertificao a degradao dos ambientes naturais pela perda de sua cobertura vegetal e a conseqente reduo da quantidade de gua . Fatores que levam a desertificao : desmatamento, utilizao intensiva do solo, pecuria e agricultura praticadas sem cuidados ambientais.

A Perda de solo conseqncia da prtica agrcola inadequada combinada com o uso intensivo de agrotxicos, levando a eroso. Eroso : chuvas entram em contato com a superfcie sem vegetao e levam para os rios as camadas superficiais do solo que so as mais frteis.

As camadas se solo que so levadas pela chuva so depositados nos fundos dos rios fazendo o assoreamento dos rios, que vo ficando cada vez mais rasos. O processo de assoreamento diminui a rea de escoamento do rio, provocando enchentes e morte de vrias espcies de peixes.

Eroso

Assoreamento de rios :

Assoreamento dos rios : Situao natural:

Desmatamento:

ACIDENTES ECOLGICOS
SMOG :
Blgica, 1939 : imensa e espessa nuvens de poluentes cobriu o Vale Meuse, rea industrializada. Aps 5 dias a atividade industrial foi paralisada e passados alguns dias o ar melhorou.
Londres, 1952 : O lanamento de gases e material particulado tornou o ar irrespirvel por 4 dias, gerando centenas de problemas respiratrios e mortes na populao local.

Radiao Nuclear :
Chernobyl ( Ucrnia), 1986 :exploso de um reator de uma usina nuclear. Conseqncias : morte de dezenas de pessoas, populao da cidade teve que ser retirada ( cerca de 100mil pessoas). Transportada pelo vento, a radiao atingiu quase toda Europa. Agricultura e pecuria na rea foram contaminadas. Houve contaminao do solo, da gua e do ar a curto, mdio e longo prazo. Goinia (Brasil), 1987 : Cpsula de Csio 137, perigoso elemento qumico foi encontrado por catadores de lixo, que a desmontaram e manipularam o produto. Conseqncias: 4 mortes e 800 pessoas contaminadas.

Usina Nuclear de Chernobyl

Cpsula de csio137

MOVIMENTO AMBIENTALISTA
Surgiu no final do sculo XIX e seus integrantes queriam evitar a destruio total das reas naturais; como resultado da iniciativa foram criados os parques nacionais. Recebeu influncia do Movimento Pacifista e de Mahatma Gandhi, seu principal lder. Com o final da 2 Guerra Mundial, as pessoas estavam alarmadas com as bombas atmicas e a possibilidade de guerra nuclear. Ganhou importncia na antiga Alemanha Ocidental.

Foi influenciado pelo movimento de Contracultura: negavam os valores da sociedade de consumo e propunham novas maneiras de viver; nos EUA, condenavam a Guerra do Vietn(1960/1975).Principal contribuio foi a retomada das comunidades

alternativas.

A crise do petrleo da dcada de 70 tambm contribuiu pois pela 1 vez a populao mundial teve acesso aos problemas ligados escassez deste recurso, vital para o funcionamento da economia mundial.

O movimento ambientalista passou por alteraes desde o seu incio com o surgimento de correntes antagnicas que defendem propostas diferentes para garantir as condies de manuteno da vida humana na Terra. A principal diferena diz respeito ao tratamento dos ambientes naturais.

PRESERVACIONISMO x CONSERVACIONISMO
Preservacionistas : acreditam que os ambientes devem ficar intactos, sem nenhuma tipo de interveno humana. Conservacionistas : propem a utilizao dos recursos naturais , porm de maneira menos impactante, de modo que no coloque em risco a vida humana.

UNIDADES DE CONSERVAO
So as reas delimitadas para manter o ambiente natural.
Os PRESERVACIONISTAS so radicais e defendem a remoo das pessoas das reas de Unidades de Conservao , mesmo as que vivem h muito tempo nelas. Os CONSERVACIONISTAS acreditam que, se uma comunidade conseguiu viver tanto tempo sem afetar muito o ambiente de uma rea de Unidade de Conservao onde se instalou, no h justificativa para retir-la.

ECOLOGISTAS RADICAIS x DESENVOLVIMENTISTAS

Ecologistas profundos ou radicais:pregam o abandono do modo de vida baseado no consumismo, lutam pela construo de um sistema alternativo de sociedade que respeite a dinmica dos ambientes naturais. Defendem a mudana do modelo de desenvolvimento econmico argumentando que os recursos naturais no so suficientes par dar a todos os seres humanos os objetos criados pela sociedade de consumo. Propem um modo de vida voltado para o atendimento das necessidades bsicas da espcie humana.

Ecologistas desenvolvimentistas: acreditam que a superao da crise ambiental depende dos avanos da cincia e da tecnologia no desenvolvimento de projetos que possibilitem limpar e despoluir o planeta. So chamados ecocapitalistas e acham que no necessrio alterar o modelo econmico em que vivemos, mas sim ajust-lo, para permitir a continuidade do desenvolvimento mesmo aps o esgotamento de recursos naturais essenciais como petrleo. Tem muitos aliados entre os empresrios pois com a preocupao crescente com o ambiente novas oportunidades de negcios surgiram.

You might also like