You are on page 1of 12

Alguns dos Problemas Ambientais Provocados pelo Homem

Chuvas cidas Efeito de Estufa Aquecimento global Poluio Aqutica Poluio do Ar

Chuvas cidas
Falou-se pela primeira vez nos pases escandinavos, no final da dcada de 50, quando os cientistas denunciaram que uma elevada qualidade de peixes estava a morrer. A gua comeou a ficar muito cida devido precipitao. Investigaes levadas a cabo comprovam que a poluio atmosfrica estava a ser responsvel pelo aparecimento de chuvas cidas que envenenam os cursos de gua, destruindo muitos seres vivos. Vastas extenses de florestas na Europa e nos EUA tm sido mortas pelas chuvas cidas, dos (aproximadamente) 90 000 lagos dos EUA esto afectados. As chuvas cidas resultam da poluio do ar. Na origem est a elevada concentrao de dixido de enxofre e de azoto na atmosfera. So diversas emissoras. Umas so naturais (por exemplo, as erupes vulcnicas e alguns florestais), outras resultam da actividade humana. A chuva torna-se cida a partir da dissoluo das gotas de gua de dixido de enxofre e de azoto, o que da origem, respectivamente, ao cido sulfrico e ao cido ntrico. A poluio actualmente carcter global. Este facto resulta do transporte dos poluentes e grandes distncias, por aco dos ventos. As reas mais atingidas localizam-se na Europa do Norte (Noruega, Sucia e Finlndia), na Europa Ocidental (Dinamarca, Alemanha, Frana, etc.) e na Europa do Leste (Polnia, Republica Checa e Eslovquia).

. . . Assim se Formam

Efeito de Estufa
O Efeito de Estufa o aquecimento da superfcie do planeta atravs do calor retido pelos gases atmosfricos, como CO2 e o vapor de gua. As concentraes urbanas e as indstrias saturam a atmosfrica com estes e outros gases, como o metano os CFCs, que potenciam o efeito de estufa, causando alteraes climticas e globais. Os raios de sol que chegam superfcie do planeta batem no solo e so desenvolvidos ao espao sob a forma de radiaes infravermelhas. Algumas molculas da atmosfera absorvem esta radiao e aquecem. A atmosfera actua como uma cobertura que impede a perda de calor. Isto o que se conhece como efeito de estufa, que um fenmeno natural sem o qual no existiria a vida, pois as temperaturas seriam demasiado baixas para seres vivos. O problema surge quando o homem, com as suas emisses de CO2 e outros de azoto, etc., altera o equilbrio e faz com que aumente demasiado este efeito e a temperatura da atmosfera suba de maneira exagerada. O problema do efeito de estufa que os seres vivos so incapazes de se adaptarem s novas condies climticas ao ritmo a aquelas se modificam e, por isso as espcies desaparecem a um ritmo muito superior ao natural. O CO2 produz-se respirao dos seres vivos e na combusto de produtos orgnicos como a lenha, o carvo e o petrleo e seus derivados.

. . . Assim se Forma

Aquecimento Global
No ano 2030, a temperatura media global dever ser pelo menos 1 centgrado superior actual. Esta a previso mais optimista do Painel Intergovernamental para a mudana do clima. A realidade poder ser ainda pior com o aparecimento de novos padres climticos, a agricultura ser profundamente afectada em muitas regies do mundo. Haver uma deslocao das zonas climticas em direco aos plos e as camadas de gelo comearo a fundir-se. Em resultado disto, o nvel das guas do mar poder subir em toda a parte de 10cm a 2m, submergindo algumas cidades costeiras. Uma subida de um metro do nvel do mar inundar cerca 2 000km2 do Bangladesh, um pas j to pobre e superpovoado. O aumento da temperatura na Terra, um vapor mdio papa todo o planeta, pois nalguns locais subiu vrios graus, enquanto noutros desceu. Isto provoca alteraes climticas em grande escala, o que d origem a graves catstrofes naturais.

. . . Assim se Forma

Poluio Aqutica
As mars negras, causadas por acidente com petroleiros velhos, matam milhares de aves, peixes e mamferos marinhos. Mais contnuos, so os lixos que as indstrias e ns prprios lanamos para a gua. O mercrio das pilhas um veneno muito forte. Os chumbos dos caadores envenenam sobretudo as cegonhas brancas. Os sacos de plsticos so uma grande armadilha, especialmente para as tartarugas que as confundem com alimentos. A pesca intensiva, com redes de malha demasiado estreita, apanha peixes antes de eles se desenvolverem o suficiente para garantirem a continuao da espcie. So colocadas redes com muitos quilmetros de comprimento com que se apanham milhares de tubares de cada vez. Mata-se continuamente o maior mamfero dos mares - a baleia para extrair a carne e o leo.

. . . Assim se Forma

Poluio do Ar
A composio da atmosfera que envolve a terra no e sempre constante, mas depende muito das relaes que se estabelecem com os componentes minerais do planeta e, sobretudo, com os seres vivos at h apenas dois sculos estas relaes eram equilibradas, de modo que no havia grandes modificaes na composio do ar. No entanto, a vida moderna, e muito especialmente a industrializao, mudou o programa global e a composio da atmosfrica actual est a ser modificada devido a numerosas emisses de diversos gases. Talvez o mais importante tenha sido o relutante reconhecimento por parte das naes industrializadas de que devem ajudar pagando aos pases do Terceiro Mundo a larga utilizao (e lucros financeiros) dos CFC, com os quais temos ganho. Como foram os nossos pases que mais danificaram a camada de ozono com o uso dos CFC e como so os nossos cidados que mais se preocupam com a ameaa sade humana que esses danos constituem, mais do que um dever financiar os esforos do terceiro mundo para ajudar a proteger essa parte dos bens comuns. A atmosfera no tem fronteiras e s poder ser protegida com medidas internacionais. Os pases que causara ou esto a causar danos na atmosfera tero de suportar o esforo da aplicao das medidas necessrias sua proteco.

. . . Assim se Forma

Lus Carlos Marques Matilde Oliveira


Nelson Cuco

You might also like