You are on page 1of 44

RESDUOS SLIDOS DA CONSTRUO CIVIL

D E S E N V O LV I M E N T O S U S T E N T V E L E O S RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA


Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Tratamento e Disposio de Resduos Slidos Professora: Yara Tarrag Vargas Alunos(as): Adcio Rodrigues; Carolina Fernandes; Thas Bomfim.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Desde a culminao da revoluo industrial at os dias atuais, o modelo de desenvolvimento implantado pelas naes sempre foi idealizado sem se levar em conta o respeito natureza, qualidade de vida da humanidade e do impacto causado por este sobre a realidade e as condies sociais das populaes envolvidas, levando o nosso planeta a atual situao de degradao e devastao ambiental, pobreza e misria, espalhando assim um imenso caos, principalmente nos pases subdesenvolvidos, que ao longo da histria foram explorados por tecnologias ambientalmente poluentes e desastrosas, pensadas e testadas pelos pases exploradores nessas naes pobres, que diante das suas restries, foram utilizadas como "cobaias" durante todo este sculo que agora se encerra.

Ao se pensar em um modelo de desenvolvimento que no repita os males e prticas ainda existentes e que possa amenizar os danos causados ao planeta terra no decorrer da histria, temos que colocar acima de tudo e principalmente, o ser humano, o ambiente e a sociedade, pois s assim poderemos atingir os outros aspectos que permeiam todos estes (o social, ambiental, econmico, poltico, institucional, tecnolgico e o cultural), utilizando-os como referenciais e pontos de partida, j que so as ferramentas e elementos necessrios que devem ser considerados na construo de qualquer modelo de desenvolvimento sustentvel que sirva para todas as geraes, no deixando que apenas as geraes atuais usufruam dos seus frutos, mas que estes tambm sejam garantidos aos que ainda esto por vir, possibilitando a continuidade dos recursos naturais disponveis e consequentemente da vida em nosso planeta.

RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL

RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL


So os provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos. So eles: tijolos, blocos cermicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes, fiao eltrica, etc. (Resoluo 307/CONAMA)

As causas da gerao destes resduos so diversas, mas podemse destacar (LEITE, 2001): A falta de qualidade dos bens e servios, podendo isto dar origem s perdas de materiais, que saem das obras na forma de entulho; A urbanizao desordenada que faz com que as construes passem por adaptaes e modificaes gerando mais resduos; O aumento do poder aquisitivo da populao e as facilidades econmicas que impulsionam o desenvolvimento de novas construes e reformas;

Estruturas de concreto mal concebidas que ocasionam a reduo de sua vida til e necessitam de manuteno corretiva, gerando grandes volumes de resduos; Desastres naturais, como avalanches, terremotos e tsunamis; Desastres provocados pelo homem, como guerras e bombardeios.

CLASSIFICAO E TIPOS DE RESDUOS SLIDOS


Os resduos slidos podem ser classificados de acordo com a origem, tipo de resduo, composio qumica e periculosidade conforme abaixo: De acordo com a ORIGEM: Resduo Industrial: so originados dos processos industriais. Possuem composio bastante diversificada e uma grande quantidade desses rejeitos considerada perigosa. Podem ser constitudos por escrias (impurezas resultantes da fundio do ferro), cinzas, lodos, leos, plsticos, papel, borrachas, etc. Entulho: resultante da construo civil e reformas. Quase 100% destes resduos podem ser reaproveitados embora isso no ocorra na maioria das situaes por falta de informao. Os entulhos so compostos por: restos de demolio (madeiras, tijolos, cimento, rebocos, metais, etc.), de obras e solos de escavaes diversas.

De acordo com o TIPO: Resduo Reciclvel: papel, plstico, metal, alumnio, vidro, etc. Resduo No Reciclvel ou Rejeito: resduos que no so reciclveis, ou resduos reciclveis contaminados;

De acordo com a COMPOSIO QUMICA: Orgnicos: restos de alimentos, folhas, grama, animais mortos, esterco, papel, madeira, etc.. Muita gente no sabe, mas alguns compostos orgnicos podem ser txicos. So os chamados Poluentes Orgnicos Persistentes (POP) e Poluentes Orgnicos No Persistentes. - Poluentes Orgnicos Persistentes (POP): hidrocarbonetos de elevado peso molecular, clorados e aromticos, alguns pesticidas (Ex.: DDT, DDE, Lindane, Hexaclorobenzeno e PCB`s). Estes compostos orgnicos so to perigosos que foi criada uma norma internacional para seu controle denominada Conveno de Estocolmo. - Poluentes Orgnicos No Persistentes: leos e leos usados, solventes de baixo peso molecular, alguns pesticidas biodegradveis e a maioria dos detergentes (Ex.: organosfosforados e carbamatos). Inorgnicos: vidros, plsticos, borrachas, etc.

De acordo com a PERICULOSIDADE: Essa classificao foi definida pela ABNT na norma NBR10004: 2004 da seguinte forma: Resduos Perigosos (Classe I): so aqueles que por suas caractersticas podem apresentar riscos para a sociedade ou para o meio ambiente. So considerados perigosos tambm os que apresentem uma das seguintes caractersticas: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade. Na norma esto definidos os critrios que devem ser observados em ensaios de laboratrio para a determinao destes itens. Os resduos que recebem esta classificao requerem cuidados especiais de destinao.

Resduos No Perigosos (Classe II): no apresentam nenhuma das caractersticas acima, podem ainda ser classificados em dois subtipos: - Classe II A no inertes: so aqueles que no se enquadram no item anterior, Classe I, nem no prximo item, Classe II B. Geralmente apresenta alguma dessas caractersticas: biodegradabilidade, combustibilidade e solubilidade em gua. - Classe II B inertes: quando submetidos ao contato com gua destilada ou desionizada, temperatura ambiente, no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua, com exceo da cor, turbidez, dureza e sabor.

QUADRO 1 - CLASSIFICAO DOS RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL PELA RESOLUO 307 DO CONAMA.

Tipos de resduos Os tipos de resduos slidos da construo civil podem variar de acordo com o tipo de construo realizada. Essa identificao dos RCC essencial para analisar qual dever ser o acondicionamento inicial, transporte e a destinao final que deve ser dada a cada tipo de resduo de maneira ambientalmente correta. A identificao prvia e caracterizao dos resduos a serem gerados so fundamentais no processo de reaproveitamento dos RCC, pois esse conhecimento leva a se pensar maneiras mais racionais de se reutilizar e/ou reciclar o material.

Abaixo segue alguns tipos resduos: Blocos de concreto, blocos cermicos, argamassas, outros componentes cermicos, concreto, tijolos e assemelhados; Madeira; Plsticos (sacarias de embalagens e aparas de tubulaes); Papelo (sacos e caixas de embalagens dos insumos utilizados durante a obra) e papis (escritrio); Metal (ferro, ao, fiao revestida, arame etc.); Serragem; Gesso de revestimento, placas acartonadas e artefatos; Solos; Telas de fachada e de proteo; EPS (Poliestireno expandido) exemplo: isopor.

NORMAS TCNICAS/ASPECTOS LEGAIS


As normas tcnicas foram elaboradas pelos Comits Tcnicos e publicadas pela ABNT em 2004, conforme sintetizado no Quadro 2. Estas normas envolvem as diretrizes para implantao de reas de transbordo e triagem, de aterros de inertes e de reciclagem dos RCD, alm de procedimentos para a execuo da pavimentao com agregados reciclados e de concreto sem funo estrutural.

Norma

Ttulo

NBR 15112 (ABNT, 2004b)

Resduos da construo civil e resduos volumosos _ reas de transbordo e triagem Diretrizes para projeto, implantao e operao;

NBR15113 (ABNT, 2004c)

Resduos slidos da construo civil e resduos inertes Aterros Diretrizes para projeto, implantao e operao;
Resduos slidos da construo civil reas de reciclagem- Diretrizes para projeto, implantao e operao; Agreagados reciclados de resduos slidos da construo civil Execuo de camadas de pavimentao Procedimentos; Agragados reciclados de resduos slidos da construo civil Utilizao em pavimentao e preparo de concreto sem funo estrutural Requisitos.

NBR 15114 (ABNT, 2004d)

NBR 15115 (ABNT, 2004e)

NBR 15116 (ABNT, 2004f)

Legislao Ambiental referente aos resduos de construo e demolio; Lei Federal N 12.305/2010 PNRS.

PERDAS E DESPERDCIOS
Os desperdcios da Construo Civil no ocorrem apenas no momento da execuo de uma obra. So decorrncia de um processo formado de vrias etapas que so: planejamento, projeto, fabricao de materiais e componentes, execuo e uso e manuteno. O conceito de desperdcio, geralmente associado ao conceito de perdas na construo civil, porm deve-se entender como perda ineficincia causada no uso de equipamentos, materiais, mo-de-obra e capital (BOGADO, 1998, p. 18).

RESDUO DA CONSTRUO
Os resduos de construo so considerados todo e qualquer resduo oriundo das atividades de construo, sejam eles de novas construes, reformas, ampliaes, demolies, que envolvam atividades de obras de arte e limpeza de terrenos com presena de solos ou vegetao. (NGULO, 2005, p.27 )

TIPOS DE RCC
Limpeza de terreno: solos, rochas e vegetao; Montagem do canteiro: blocos cermicos, concreto, areia, brita, madeira; Fundao: solos, rochas; Estrutura: concreto, areia, brita, madeira, ferro; Alvenaria: blocos cermicos, blocos de concreto, argamassa, papel, plstico.

Instalaes Eltricas: blocos cermicos, conduites, mangueira, fio de cobre; Reboco Interno/Externo: argamassa; Revestimentos : pisos e azulejos cermicos, piso de madeira, papel, papelo, plstico; Forro de Gesso: placas de gesso; Pinturas: tintas, seladoras, vernizes, texturas; Coberturas: madeiras, telhas.

NDICES MDIOS DE PERDA DOS MATERIAIS NAS EDIFICAES


___________________________________ Materiais Perdas (%) Areia 39 Cimento 33 Concreto 01 Ao 26 Tijolos/Blocos 27 Argamassas 91 ___________________________________
Fonte: Adaptado de Pinto, 1995.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A GERAO DE RESDUOS


Layout do canteiro de obras; Falha na construo e retrabalho; Falta de planejamento; Baixa qualidade dos materiais adotados; Transporte ou armazenamento inadequado materiais.

dos

IMPACTOS AMBIENTAIS
A destinao inadequada dos resduos de construo civil, em terrenos baldios, reas de preservao permanente, vias e logradouros pblicos, causam impactos, que podem trazer danos ao meio ambiente e a qualidade de vida da populao. A expresso impacto ambiental, segundo a Resoluo n 001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 23 de setembro de 1986 (CONAMA) definida como: Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a sade, a segurana e o bem estar da populao, as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. (CONAMA, 1986)

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS RESDUOS


Proliferao de vetores de doenas

RCC misturados com resduos domsticos em reas irregulares

Entupimento de galerias e bueiros

Disposio irregular de RCC obstruindo rede de drenagem

Assoreamento de crregos e rios

Disposio irregular as margens do crrego

Degradao da vegetao

Grande volume de RCC depositado causando degradao da vegetao

Obstruo de vias

Poluio visual

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO RCC


GERENCIAMENTO DE RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL

Conforme a resoluo n. 307/02 do Conama (Brasil, 2002), define-se gerenciamento de


resduos como o sistema de gesto que visa reduzir, reutilizar ou reciclar resduos, incluindo planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implantar as aes necessrias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos (Brasil, 2002). Etapas do Projeto de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil: a) Caracterizao e quantificao dos resduos slidos; b) Minimizao dos resduos; c) Segregao dos resduos; d) Acondicionamento/armazenamento; e) Transporte; f) Destinao dos resduos.

CARACTERIZAO E QUANTIFICAO DOS RESDUOS SLIDOS Para a caracterizao e quantificao dos RCC, necessrio classificar os tipos de resduos slidos produzidos pelo empreendimento, adotando a classificao da Resoluo CONAMA 307/02 e 348/04, inclusive os resduos de caracterstica domstica.
IDENTIFICAO DOS RCC POR ETAPAS DA OBRA Fase da obra Tipos de Resduos Possivelmente Gerado
Limpeza de terrenos Montagem do canteiro Fundaes Superestruturas Solos Rocha, Vegetao e Galhos Blocos Cermicos, Concreto, areia e brita Madeiras Solos e Rochas Concreto(areia e brita) Madeiras Sucata de Ferro e Formas Plsticas Blocos Cermicos, Blocos de Concreto e Argamassa Papel e Plstico Blocos Cermicos PVC e PPR Blocos Cermicos Condutes, Madeiras e Fios de cobre Argamassa Pisos e Azulejos Cermicos Piso Laminado de madeira, papel Papelo e plstico Placas de Gesso Acartonado Tintas, Seladoras, Vernizes, Texturas Madeiras Cacos de telhas de fibrocimento

Alvenaria Instalaes Hidrosanitrias Instalaes Eltricas Reboco Interno/Externo Revestimentos Forro de Gesso Pinturas Coberturas

MINIMIZAO DOS RESDUOS


A estratgia de minimizao de resduos deve ter como prioridade a reduo da gerao do resduo na fonte e o seu reaproveitamento ou reciclagem posterior. A CIRIA (1999) considera como minimizao qualquer tcnica, processo ou atividade que

possa evitar, eliminar ou reduzir o volume de resduo na sua origem ou permitir o reuso ou
reciclagem do resduo para outras finalidades. EEA (1999) trabalha a definio de minimizao de resduo atravs dos seguintes elementos, organizados por ordem de prioridade: A EEA conceitua a minimizao do entulho atravs da seguinte hierarquia:

Para uma boa minimizao dos resduos podemos utilizar as seguintes recomendaes:

Siga as recomendaes dos fabricantes(embalagens, folders ou catalogos); Descarregar o material com muito cuidado; Utilize o carrinho paleteiro ou grua no caso de paletizao; Prever a utilizao de peas modulares; Armazenar e utilizar os materiais com cuidado, para no romper peas desnecessariamente; Adquirir peas nas medidas. Caso contrario selecionar e coletar as sobras em locais a prpria dos no canteiro.

SEGREGAO DE RESDUOS o ato de isolar e separar os resduos slidos por classe e tipo. A segregao deve ser segregada na origem ou prxima. Diante da possibilidade de reciclagem do resduos, deve-se comprometer em efetivar a separao desse tipo de resduo durante a execuo da obra e em buscar sua adequada destinao. Abaixo segue alguns procedimentos a serem adotados: Separar sacos de cimento e de argamassas de outras embalagens; Separar as embalagens plsticas contaminadas das no contaminadas; Aproveitar todas as alternativas possveis para a recuperao dos metais, separe-os por tipos, bitolas, acabamento.

ACONDICIONAMENTO/ARMAZENAMENTO o local de disposio temporria adequada para cada classe/tipo de resduo de forma a garantir a integridade dos materiais, at que sejam transportadas para seus acondicionamentos finais e depois para a sua destinao final. Dever acontecer o mais prximo possvel dos locais de gerao dos resduos, dispondo-os de forma compatvel com seu volume e preservando a boa organizao dos espaos nos diversos setores da obra. Os dispositivos de armazenamento mais utilizados na atualidade so as bombonas (figura 1), bags, baias e caambas estacionrias, que devero ser devidamente sinalizados informando o tipo de resduo que cada um acondiciona visando a organizao da obra e preservao da qualidade do RCC.

TRANSPORTE o deslocamento que o resduo percorre at a o seu acondicionamento final. Para alguns resduos como o perigoso esse transporte deve ser realizada de forma segura para que no venha a ocorrer possveis vazamentos e consequentemente contaminao do solo. O transporte interno dos RCC entre o acondicionamento inicial e final pode utilizar os meios convencionais e disponveis: o transporte horizontal pode ser geralmente realizado por carrinhos ou giricos, transporte manual ou transportes verticais como elevadores de carga, gruas e guinchos. J o transporte externo no poder ser realizado sem um determinado controlado de transporte de resduo, que dever ser emitido um documento onde contm a identificao do gerador, do(s) responsvel(is) pela execuo da coleta e do transporte dos resduos gerados no empreendimento, bem como da unidade de destinao final. Identificar a empresa licenciada para a realizao do transporte dos RCC, os tipos de veculos e equipamentos a serem utilizados, bem como os horrios de coleta, frequncia e itinerrio.

DESTINAO DE RESDUOS
A destinao final dos resduos s poder ser realizada para os que no podem ser reutilizados no processo. As solues para a destinao dos resduos devem combinar compromisso ambiental e viabilidade econmica, garantindo a sustentabilidade e as condies para a reproduo da metodologia pelos construtores. Os fatores determinantes na designao de solues para a destinao dos resduos so os seguintes:
I - possibilidade de reutilizao ou reciclagem dos resduos nos prprios canteiros; II - proximidade dos destinatrios para minimizar custos de deslocamento; III - convenincia do uso de reas especializadas para a concentrao de pequenos volumes de resduos mais problemticos, visando maior eficincia na destinao.

REUTILIZAO DE RESDUOS A reutilizao de resduos caracteriza-se por envolver aes que visam o aproveitamento sem a necessidade de descarte. De maneira geral, para que os objetivos da gesto de resduos sejam alcanados, necessria a aplicao de tcnicas de reutilizao no canteiro de obra. Abaixo segue alguns tipos de reutilizao

Resduos de concreto: podem ser reutilizados para preenchimentos no estruturais, principalmente para regularizao de nvel de blocos de fundao; Resduos de argamassa: foram reutilizados para preenchimento no estrutural, elaborao de argamassa para revestimentos (chapisco, reboco, emboo); Resduos de brita, areia, saibro, fibrocimento, tinta, impermeabilizante: as sobras passveis de posterior utilizao foram encaminhadas ao depsito da empresa. Os resduos que no podiam ser reaproveitados foram ser destinados de acordo com especificaes da Resoluo CONAMA n 307/02; Resduos de cermica: foram reutilizados para preenchimento no-estrutural, principalmente como aterro em reas a serem aterradas e regularizao de pisos.

CONCLUSO
Considerando que os resduos da construo civil tem grande participao nos resduos slidos de forma em geral, devemos dar total importncia sobre a disposio desses RCC. Com os assuntos que foram abordados nesse trabalho, podemos concluir que possvel existir uma relao harmnica entre o desenvolvimento sustentvel e os resduos slidos da construo civil. A partir da implantao de programas que permitem a reduo, o controle a reutilizao desse material e, por fim, a reciclagem, para que possa servir de matria-prima a indstria, diminuindo assim o desperdcio. Esses programas podem trazer benefcios econmicos para as construtoras como na forma de reduo de custos, ambientais como construes que minimizam a gerao desses resduos que tem grande interferncia nos impactos ambientais: poluio da agua, do ar e da agua, e social como na reduo de proliferao de vetores e da poluio visual, oriundos da m disposio desses resduos.

FIM

You might also like