You are on page 1of 32

Histria da EJA no Brasil

No Brasil colnia a educao populao adulta tinha um carter mais religioso. Inicio do sculo XX com o desenvolvimento industrial a uma preocupao por parte do governo com relao a alfabetizao de adultos.

A dcada de 40 pode ser considerada o perodo ureo para a educao de adultos. Nela aconteceram inmeras iniciativas polticas e pedaggicas de peso, tais como: a regulamentao do Fundo Nacional de Ensino Primrio, lanamento da CEAA- Campanha de Educao de Adolescentes e Adultos.
Elaborao de material didtico para adultos. Primeiro Congresso Nacional de Educao de Adultos realizado em 1947 e o Seminrio Interamericano de Educao de Adultos de 1949. 1947 - inicia a primeira Campanha de Educao de Adultos.

Paulo Freire aponta que o analfabetismo era o efeito da pobreza gerada por uma estrutura social no igualitria.
Experincia em Angicos - Rio Grande do Norte.

1963 o governo encera a Primeira Campanha e encarrega Paulo Freire de organizar um Programa Nacional de Alfabetizao de Adultos.
Curso de formao de coordenadores- Junho de 1963 a Maro de 1964.

1964 golpe militar

1967 a 1970 surge o Movimento Brasileiro de Alfabetizao: Mobral, limitou-se a alfabetizar de maneira funcional.
1988 Com a promulgao da constituio veio o reconhecimento e educao para todos.

Levantamento dos principais problemas:


Qualidade de ensino Formao de Professores Partindo da realidade de uma especificidade diferenciada da educao de jovens e adultos, tambm se faz necessria a constituio de um profissional docente que contemple competncias e saberes necessrios a prtica com a alfabetizao ou aprendizagens fundamentais de adultos e jovens trabalhadores. O professor para tanto, assume o papel de mediador da sua prpria aprendizagem.

Diversas causas do abandono escolar Escolas particulares

Amostra cultural

A EDUCACO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E A LDB


Direito desde os anos 30. Campanhas de alfabetizao das dcadas de 40 e 50. Movimentos de cultura popular dos anos 60. Mobral e o ensino supletivo dos governos militares. Fundao educar da Nova Republica.

Lei n 5692/1971 - estabeleceu um captulo especfico para a educao de jovens e adultos, embora limitasse o dever do Estado faixa etria dos 7 aos 14 anos. CF/88 ampliou o dever do Estado para com todos aqueles que no tm escolaridade bsica. EJA no mesmo patamar da educao infantil. 50% dos recursos de impostos vinculados ao ensino para fazer frente ao analfabetismo e universalizar o ensino fundamental (prazo de 10 anos). Otvio Elsio + Jorge Hage concepo peculiar de educao. O Estado deveria criar as condies para que o cidado pudesse frequentar a escola. Atitude indutora, convocatria. EJA X Educao fundamental regular. 1949 1997 Conferncias de Educao de Adultos reconhecimento por parte da sociedade mundial e dos organismos internacionais.

UNESCO dcada de 90

1 bilho de pessoas que no tinham domnio da leitura e da escrita. Brasil 18 milhes de analfabetos acima de 10 anos de idade. 50% da populao com mais de 14 anos de idade no tinha concludo as 4 primeiras sries do ensino regular.

FERNANDO COLLOR DE MELO Fechou a Fundao Educar e criou o PNAC Programa Nacional de Alfabetizao e Cidadania. Ministro da Educao Jose Goldemberg. O discurso da incluso que vinha sendo crescente at aquele momento passou a ser substitudo pelo discurso da excluso, do estabelecimento de prioridades com restrio de direitos.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO


Emenda Constitucional n 14/1996, que alterou o artigo 208, inciso I da CF. Polmica em relao ao carter jurdico. (artigos 205 e 208, CF) Obrigatoriedade no diz respeito ao dever do Estado, mas sim compulsoriedade da matricula. Os demais nveis no so obrigatrios mas so dever do Estado. Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao A titularidade do direito pblico subjetivo face ao ensino fundamental continua plena para todos os jovens, adultos e idosos, desde que queiram se valer dele. S e permitido extrair da Constituio restrio a direito quando esta o limita expressamente. Para retirar a EJA do mbito dos direitos pblicos seria necessrio exclu-la do prprio artigo 208.

EC n14/1996 desobrigao do Governo Federal com a manuteno do ensino fundamental e a eliminao do analfabetismo. Suprimiu do art. 60 do ADCT e promoveu mudanas significativas no financiamento. Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorizao do Magistrio - FUNDEF deixou de lado jovens e adultos. Supletivo. Contrariou preceito constitucional. Item d do veto presidencial suaviza a medida.

A NOVA LDB E A EDUCAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS. Lei n 9394/1996 novo captulo no caminho da desqualificao. Negociaes e presses de interesses diversos presentes na elaborao. Trata a EJA de maneira parcial, priorizando a educao fundamental regular. Nenhum artigo dedicado ao analfabetismo.

Artigos da LDB sobre a EJA


Art. 4 - O dever do Estado com a educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; [...] VII - oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola;

Art. 5 O acesso ao ensino fundamental direito pblico subjetivo, podendo qualquer cidado, grupo de cidados, associao comunitria, organizao sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituda, e, ainda, o Ministrio Pblico, acionar o Poder Pblico para exigi-lo. 1 Compete aos Estados e aos Municpios, em regime de colaborao, e com a assistncia da Unio: I - recensear a populao em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele no tiveram acesso; II - fazer-lhes a chamada pblica; III - zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. 2 Em todas as esferas administrativas, o Poder Pblico assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatrio, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. 3 Qualquer das partes mencionadas no caput deste artigo tem legitimidade para peticionar no Poder Judicirio, na hiptese do 2 do art. 208 da Constituio Federal, sendo gratuita e de rito sumrio a ao judicial correspondente. 4 Comprovada a negligncia da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder ela ser imputada por crime de responsabilidade. 5 Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Pblico criar formas alternativas de acesso aos diferentes nveis de ensino, independentemente da escolarizao anterior.

Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2 O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. 3o A educao de jovens e adultos dever articular-se, preferencialmente, com a educao profissional, na forma do regulamento. (Includo pela Lei n 11.741, de 2008) Art. 38. Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. 1 Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o: I - no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; II - no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos. 2 Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante

A LDB reafirma o conceito de educao de adultos que o regime militar implantou com a anterior LDB: o do ensino supletivo. A LDB empobreceu a EJA, na medida em que a descaracterizou como algo que deveria ter uma estrutura e um modelo de preparao prprios. (Professores especializados e organizao escolar flexvel). A LDB nada diz a respeito de uma atitude ativa do Estado. Ao omitir tais condies, a legislao caiu na perspectiva liberal que aposta na ideia de que a oferta deveria responder demanda. nfase nos exames. Rebaixamento da idade mnima para os exames: Especulaes: afasta os defasados do ensino regular e diminui a presso da demanda. Interesses privatistas. Nmero de consumidores do telecurso se ampliaria.

A LEGISLAO PS-LDB

Novas normas jurdicas que deram contedo ao direito educao de jovens e adultos. PNE Lei 10172/2001 No basta ensinar a ler e a escrever. Para inserir a populao no exerccio pleno da cidadania, melhorar sua qualidade de vida e de fruio do tempo livre, e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, a educao de jovens e adultos deve compreender no mnimo a oferta de uma formao equivalente s oito sries iniciais do ensino fundamental. Objetivos e metas a serem alcanados:

Em cinco anos: Alfabetizar 10 milhes de jovens e adultos; Assegurar a oferta de educao de jovens e adultos equivalentes as quatro series iniciais do ensino fundamental para 50% da populao de 15 anos e mais que no tenha atingido este nvel de escolaridade; Dobrar a capacidade de atendimento nos cursos mdio para jovens e adultos; Em dez anos: Erradicar o analfabetismo; Assegurar a oferta de cursos equivalentes as quatro series finais do ensino fundamental para toda a populao de 15 anos e mais que concluiu as quatro series iniciais; Quadruplicar a capacidade de atendimento nos cursos de nvel mdio para jovens e adultos.

EC n 53/2006 cria o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais de Educao FUNDEB. Passa a contemplar a EJA no computo das matrculas consideradas para efeito de distribuio de recursos. Eleva a subvinculao para a educao bsica em Estados, Municpios e DF e, principalmente, aumenta a participao financeira da Unio na manuteno desse nvel. Limitaes do FUNDEB: MP n 339/2006 limita em 10% a apropriao de recursos pela educao de jovens e adultos; EJA 0,70 Ensino fundamental urbano 1,00 Ensino mdio urbano 1,20 Mesmo no contexto geral de avanos na implementao do direito educao, tais entraves reafirmam a percepo de que a EJA e ainda hoje tratada como um direito de segunda categoria, no sendo digna de receber o mesmo tratamento das demais etapas e modalidades da educao bsica.

Plano Nacional de Educao


Constituio de 1988

Constituio Federal
Art. 208

Desafios do PNE

PL 8.035/2010
Objetivos
Erradicao do analfabetismo Universalizao do atendimento escolar Superao das desigualdades regionais Melhoria na qualidade do ensino Formao para o trabalho

Metas relacionadas EJA


3, 8, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 9 e 10

Constituio de 88 (e emendas) LDB

CF
Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

LDB
Seo V Da Educao de Jovens e Adultos Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2 O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. 3o A educao de jovens e adultos dever articular-se, preferencialmente, com a educao profissional, na forma do regulamento. (Includo pela Lei n 11.741, de 2008)

CF
Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao plurianual, visando articulao e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis e integrao das aes do Poder Pblico que conduzam : I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho;

Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho;

CF
Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria;

CF
I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 1996)

CF
I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009)

LDB
Art. 10. Os Estados incumbir-se-o de: II - definir, com os Municpios, formas de colaborao na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuio proporcional das responsabilidades, de acordo com a populao a ser atendida e os recursos financeiros disponveis em cada uma dessas esferas do Poder Pblico;

LDB
Art. 87. instituda a Dcada da Educao, a iniciar-se um ano a partir da publicao desta Lei. 2o O poder pblico dever recensear os educandos no ensino fundamental, com especial ateno para o grupo de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade e de 15 (quinze) a 16 (dezesseis) anos de idade. (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) 3o O Distrito Federal, cada Estado e Municpio, e, supletivamente, a Unio, devem: (Redao dada pela Lei n 11.330, de 2006) II - prover cursos presenciais ou a distncia aos jovens e adultos insuficientemente escolarizados;

Lei n 9.424, de 24 de dezembro de 1996


Art. 2 Os recursos do Fundo sero aplicados na manuteno e desenvolvimento do ensino fundamental pblico, e na valorizao de seu Magistrio. 1 A distribuio dos recursos, no mbito de cada Estado e do Distrito Federal, dar-se-, entre o Governo Estadual e os Governos Municipais, na proporo do nmero de alunos matriculados anualmente nas escolas cadastradas das respectivas redes de ensino, considerando-se para esse fim: II - as matrculas do ensino fundamental nos cursos de educao de jovens e adultos, na funo suplncia. (VETADO)

You might also like