You are on page 1of 21

EDUCAO NO PROCESSO DE GESTO AMBIENTAL

FOCO: LICENCIAMENTO AMBIENTAL IN 02/2012 IBAMA e ANEXO

ELISABETH ERIKO UEMA Analista Ambiental IBAMA


Braslia, outubro de 2012

GESTO AMBIENTAL PBLICA

Processo de mediao de interesses e conflitos (potenciais ou explcitos) que se estabelecem entre atores sociais que agem sobre os meios fsiconatural e construdo, com o objetivo de garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (Price Waterhouse Coopers, 1992).

LICENCIAMENTO AMBIENTAL Instrumento de gesto atravs do qual o Estado procede regulao do uso/apropriao dos recursos ambientais (bem de uso comum do povo). muito mais, portanto, que um mero dispositivo autorizativo. Enquanto espao de gesto, o licenciamento pode/deve: Viabilizar espaos de discusso entre poder pblico e a sociedade; Promover a melhoria de projetos de interveno no meio ambiente;

EDUCAO AMBIENTAL
Processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente (Lei 9795/99). Objetiva qualificar a participao da sociedade na gesto ambiental e nas decises que afetam a sua qualidade de vida. Justifica-se assim, sua insero nos processos de licenciamento ambiental.

EDUCAO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO - Bases legais

Constituio Federal Art. 225, pargrafo 1 inciso VI; Lei n 6.938/81 que institui a Poltica Nacional de Meio Ambiente PNMA; Decreto n 88.274/90 que regulamenta a Lei 6938/81; Lei n 9.795/99 que institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental; Decreto n 4281/02 que regulamenta a Lei 9795/99

EDUCAO NO LICENCIAMENTO A proposta do IBAMA - Pressupostos


A Gesto Ambiental no neutra: pode beneficiar os de sempre ou ajudar a diminuir as desigualdades existentes na sociedade; A assimetria na distribuio dos custos e benefcios na sociedade no autoevidente; Os riscos e danos ambientais como ameaa no so autoevidentes); Os processos decisrios sobre questes que afetam muitos grupos so conflituosos. A existncia de diferentes valores em jogo faz com que os grupos disputem tanto o controle dos bens e recursos quanto o poder de impor/definir as noes de realidade;

EDUCAO NO LICENCIAMENTO A proposta do IBAMA Pressupostos

A preveno/superao dos problemas ambientais depende de consensos na sociedade; Mobilizaes coletivas so motivadas simultaneamente por crenas e interesses e no existem sem meios materiais e cognitivos de organizao; A participao e o controle social na gesto ambiental depende da superao de assimetrias;

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO O QUE QUEREMOS? Participao permanente dos cidados, de forma coletiva, nas decises acerca do uso e apropriao dos recursos ambientais e nas decises que afetam sua qualidade de vida; Melhoria das decises emanadas do rgo licenciador (IBAMA) partir das contribuies dos diferentes grupos sociais afetados.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DESAFIOS Trazer para o debate, atores, que na maioria das vezes, ficam invisveis; Trazer para o processo decisrio, as contribuies do conhecimento leigo (popular) e desta maneira, melhorar a qualidade das decises dos gestores; Viabilizar as condies necessrias participao dos grupos sociais na preveno e/ou gerenciamento de problemas/impactos socioambientais existentes e/ou decorrentes das atividades em processo de licenciamento.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO QUAL O PONTO DE PARTIDA? A situao scio-ambiental vivenciadas (vinculada aos impactos do empreendimento): - problema ambiental; - conflito ambiental; - potencialidade ambiental.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


QUEM SO OS SUJEITOS DA AO EDUCATIVA?

Grupos sociais afetados pelas atividades em processo de licenciamento ambiental. Dentre eles, define-se como sujeitos preferenciais da ao educativa aqueles em situao de maior vulnerabilidade socioambiental.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


COMO?

Praticando uma educao emancipatria, que se fundamente no dilogo, no respeito aos diferentes saberes, aos diferentes contextos culturais, atravs: da organizao de processos de ensinoaprendizagem diferenciados; da produo, em conjunto com os grupos sociais afetados, de uma agenda de prioridades com vistas superao/mitigao dos impactos; da traduo dessas prioridades em projetos e metas alcanveis no curto e mdio prazo. (PBAs)

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


Processo de construo da IN 02/2012

2009 Atravs da Portaria Ministerial n 111/2009, o ento Ministro do Meio Ambiente instituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de propor diretrizes e procedimentos para orientar e regular a elaborao, implementao, monitoramento e avaliao dos programas, projetos e aes de educao ambiental que integram as condicionantes das licenas ambientais emitidas pela DILIC/IBAMA.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012 O GT, composto por analistas ambientais pertencentes s diversas coordenaes da DILIC, ao ICMBio, sob a coordenao da Diretoria de Educao Ambiental do MMA, elaborou Minuta de Instruo Normativa que aps longo perodo de tramitao, foi, finalmente publicada. Espera-se desta maneira, garantir coerncia interna e efetividade nos programas demandados no contexto dos PEAs vinculados s diferentes tipologias de empreendimentos licenciados pelo IBAMA.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012 Anexo: Bases Tcnicas para a Elaborao dos Programas de
Educao Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal Desafio: Organizar aes educativas que desenvolvam capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes), para que os diferentes grupos sociais afetados por empreendimentos objeto de licenciamento: Percebam a escala e as consequncias explcitas e implcitas dos riscos e danos socioambientais decorrentes destes empreendimentos no seu cotidiano; Se habilitem a intervir, de modo qualificado, nos diversos momentos do processo de licenciamento ambiental, produzindo, inclusive, suas agendas de prioridades. (CGEAM/CGPEG/IBAMA, 2005).

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012 Anexo: Bases Tcnicas para a Elaborao dos Programas de Educao Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal O Programa dever estruturar-se em dois componentes: Componente I PEA no contexto das medidas mitigadoras e compensatrias voltado aos grupos sociais afetados pelo empreendimento, e, Componente II PEAT - voltado aos trabalhadores direta ou indiretamente envolvidos com as atividades objeto do licenciamento.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012


Componente I - PEA no contexto das medidas mitigadoras e compensatrias Deve ter como finalidade, a qualificao e organizao dos atores sociais afetados para a proposio e/ou formulao e implementao dos projetos socioambientais de mitigao e/ou compensao, bem como o monitoramento e avaliao da sua efetividade. Etapas Metodolgicas: (i) Contextualizao explicitando a natureza do empreendimento, sua localizao, os possveis impactos sobre os meios fsico-natural e social, em todas as etapas do processo de licenciamento.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012 Componente I - PEA no contexto das medidas mitigadoras e compensatrias etapas metodolgicas:
(ii) Identificao dos grupos sociais que sero direta ou indiretamente afetados, descrevendo os procedimentos metodolgicos que sero utilizados. (iii) Justificativa para a escolha dos grupos sociais (sujeitos prioritrios da ao educativa) com os quais sero construdos os Programas/projetos de Educao Ambiental, explicitando os critrios que sero utilizados.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012


Componente I - PEA no contexto das medidas mitigadoras e compensatrias etapas metodolgicas: (iv) Estruturao do(s) projeto(s) de Educao Ambiental com base nos resultados de um diagnstico socioambiental participativo, que objetiva identificar e caracterizar problemas e conflitos socioambientais que estejam direta ou indiretamente relacionados aos impactos do empreendimento em licenciamento, bem como as potencialidades socioambientais relacionadas aos grupos sociais afetados. Descrio dos procedimentos metodolgicos a serem adotados no diagnstico e na definio das prioridades em conjunto os grupos sociais.

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012 Componente I - PEA no contexto das medidas mitigadoras e compensatrias etapas metodolgicas: (v) Descrio dos procedimentos metodolgicos para a construo dos projetos em conjunto com os grupos sociais afetados (sujeitos prioritrios da ao educativa).

EDUCAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO- IN 02/2012


Componente II - PEAT Capacitao Continuada dos Trabalhadores Envolvidos com a Implantao do Empreendimento Compreende a organizao de processos de ensinoaprendizagem visando formao continuada dos trabalhadores envolvidos direta e indiretamente na atividade objeto de licenciamento. Estes processos devero desenvolver capacidades para que os trabalhadores avaliem as implicaes dos danos e riscos ambientais e tecnolgicos decorrentes da implantao do empreendimento nos meio fsico-natural e social (na sade, na segurana, nos planos socioeconmico e cultural etc.)

You might also like