You are on page 1of 14

leos e Graxas (Material Solvel em Hexano)

1. Definio: leos e graxas, de acordo com o procedimento analtico empregado, consiste no conjunto de substncias que um determinado solvente consegue extrair da amostra e que no se volatiliza durante a evaporao do solvente a 100o C. Estas substncias compreendem cidos graxos, gorduras animais, sabes, graxas, leos vegetais, ceras, leos minerais, etc.. Este parmetro costuma ser identificado tambm por MSH material solvel em hexano. 2. Fontes de leos e graxas nas guas naturais Efluentes industriais: prospeco de petrleo, petroqumicas, leos comestveis, laticnios, matadouros e frigorficos, etc. Esgotos sanitrios: 50 a 100 mg/L. Derramamentos provenientes de acidentes martimos e fluviais.

leos e Graxas 3. Importncia nos Estudos de Controle da Qualidade das guas Obstruo em redes coletoras de esgotos e inibio em processos biolgicos de tratamento. SP (Decreto 8468 Art. 19-A): OG < 150 mg/L. guas naturais: leos e graxas acumulam-se nas superfcies, dificultam as trocas gasosas entre a gua e o ar especialmente a de oxignio. Acumulam-se em praias e margens de rios, trazendo problemas estticos e ecolgicos.

SP (Decreto 8468 Art. 18): OG < 100 mg/L. BR (Resoluo no 357 do CONAMA. Art. 34): Limites de 50 mg/L para leos de origem vegetal e gorduras animais e 20 mg/L para leos minerais.

leos e Graxas 4. Determinao Analtica Mtodo Soxhlet (extrao com solvente) - MSH Principais Etapas: Acidificao da amostra Filtrao (malha de musseline, papel de filtro, terra diatomcea) Extrao com Hexano Gravimetria 5. Remoo de leos e Graxas Caixas de reteno de gordura (restaurantes, refeitrios) Separadores API (indstrias petroqumicas) Flotao com Ar Dissolvido: Abatedouros, Laticnios, Petroqumicas Quebra de emulso com cidos minerais (leos comestveis) Processos Biolgicos

Aquecedor e Condensadores para leos e Graxas

Cartuchos de Extrao

Detergentes (Surfactantes) em guas 1. Definio Analiticamente, detergentes ou surfactantes so definidos como compostos que reagem com o azul de metileno sob certas condies especificadas. Estes compostos so designados Substncias Ativas ao Azul de Metileno (MBAS Methilene Blue Active Substances) e suas concentraes so relativas ao sulfonato de alquil benzeno linear (LAS) que utilizado como padro na anlise. 2. Fontes nas guas naturais Os esgotos sanitrios: 3 a 6 mg/L de detergentes. As indstrias de detergentes descarregam efluentes lquidos com cerca de 2000 mg/L do princpio ativo. Outras indstrias, incluindo as que processam peas metlicas, empregam detergentes especiais com a funo de desengraxante, como o caso do percloretileno.

Detergentes

3. Importncia nos Estudos de Controle de Qualidade das guas

Prejuzos de ordem esttica, provocados pela formao de espumas. Exemplo: Municpio de Pirapora do Bom Jesus, localizado s margens do Rio Tiet, jusante Regio Metropolitana de So Paulo.
Os detergentes tm sido responsabilizados tambm pela acelerao da eutrofizao. Alm de a maioria dos detergentes comerciais empregados ser rica em fsforo, sabe-se que exercem efeito txico sobre o zooplncton, predador natural das algas. Segundo este conceito, no bastaria apenas a substituio dos detergentes superfosfatados para o controle da eutrofizao.

Poluio das guas

Formao de espuma no municpio de Pirapora de Bom Jesus

Poluio das guas

Formao de espuma no municpio de Pirapora de Bom Jesus

Detergentes em guas

4. Determinao Analtica (Mtodo do Azul de Metileno) O mtodo colorimtrico do azul de metileno se baseia na formao de um par inico de colorao azul, obtido pela reao entre o azul de metileno catinico e um surfactante aninico, o LAS ou outros sulfonatos e steres sulfatados. A amostra misturada com uma soluo aquosa de azul de metileno acidificada e os pares inicos hidrofbicos resultantes so extrados em clorofrmio. Os extratos de clorofrmio so reunidos e lavados com uma soluo cida para a remoo dos pares inicos menos hidrofbicos (que possuem baixos coeficientes de partio) que podero ser formados e interferir nos resultados. A camada de clorofrmio retm o par inico azul de metileno-LAS, altamente hidrofbico. A intensidade de colorao azul que permanece no extrato de clorofrmio medida fotometricamente a um comprimento de onda de mxima absoro igual a 650 nm.

Detergentes em guas
5. Remoo de detergentes Esgotos Sanitrios: Adsoro s partculas que se sedimentam nos decantadores ou por degradao biolgica em reatores aerbios. Em reatores anaerbios, a degradao de detergentes bastante limitada. Nas indstrias de detergentes, para o tratamento dos efluentes que apresentam concentraes que atingem a 2.000 mg/L de MBAS, aplica-se a floculao qumica com cloreto frrico, cal e polieletrlito, produzindo-se efluentes, aps a sedimentao dos flocos, com concentraes de 30 mg/L de MBAS. Nesta faixa de concentrao, possvel a complementao do tratamento atravs de processos biolgicos como lodos ativados ou lagoas aeradas mecanicamente, sendo obtidas concentraes de MBAS inferiores a 5 mg/L e elevadas eficincias na remoo de DBO.

Compostos Fenlicos em guas

1. Fontes de fenis nas guas naturais Os fenis e seus derivados aparecem nas guas naturais atravs das descargas de efluentes industriais. Indstrias de processamento da borracha, de colas e adesivos, de resinas impregnantes, de componentes eltricos (plsticos) e as siderrgicas, entre outras, so responsveis pela presena de fenis nas guas naturais. 2. Importncia nos Estudos de Controle de Qualidade das guas Os fenis so txicos ao homem, aos organismos aquticos e aos microrganismos dos sistemas de tratamento de esgotos sanitrios e de efluentes industriais. Em sistemas de lodos ativados, concentraes de fenis na faixa de 50 a 200 mg/L trazem inibio, sendo que 40 mg/L so suficientes para a inibio da nitrificao. Na digesto anaerbia, 100 a 200 mg/L de fenis tambm provocam inibio. Estudos recentes tm demonstrado que, sob processo de aclimatao, fenol acima de 1000 mg/L pode ser admitido em sistemas de lodos ativados.

Compostos Fenlicos em guas

3. Determinao da Concentrao de Fenis em guas

ndice de Fenis: Mtodo da 4-aminoantipirina. Neste, em linhas gerais, ocorre uma etapa inicial de destilao, de colorimetria empregando-se a 4-aminoantipirina e ferrocianeto de potssio, extrao com clorofrmio e leitura em espectrofotmetro. Atravs deste mtodo obtm-se a concentrao de fenis, no envolvendo algumas substituies que no so acusadas por colorimetria.
Cromatografia Gasosa: Obtm as concentraes individuais de cada composto fenlico.

Compostos Fenlicos em guas 4. Remoo de Compostos Fenlicos das guas Oxidao Qumica: Apresenta eficincia varivel de acordo com as caractersticas dos efluentes. A clorao dos efluentes o processo de oxidao mais utilizado devido ao custo mais baixo. A oxidao com perxido de hidrognio ou a ozonizao dos efluentes pode ser mais eficiente, devendo-se conduzir ensaios de tratabilidade. Adsoro em Carvo Ativado: Produz em geral melhor eficincia e maior faixa de aplicabilidade. Carvo ativo em p ou sistemas de coluna com carvo granulado podem ser utilizados. Degradao Biolgica. Este processo no pode ser generalizado, pois somente quando o ndice de fenis baixo com relao DBO que h condio de biodegradabilidade. Observa-se a degradao biolgica de fenis em sistemas de lodos ativados implantados em siderurgia, onde os despejos fenlicos se originam na coqueria.

You might also like