You are on page 1of 47

Conceitos Bsico sobre medicamentos

Prof Cludio Lus Venturini

Medicamento no pode ser tido como uma mercadoria qualquer, disposio dos consumidores e sujeito s leis do mercado. Ele , antes de tudo, um instrumento do conjunto de aes e medidas utilizadas para a promoo e recuperao da sade

Conceitos

Farmcia
Estabelecimento de manipulao de frmulas magistrais e oficinais, de comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, compreendendo o de dispensao e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistncia mdica;

Drogaria

Estabelecimento de dispensao e comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos em suas embalagens originais;

Conceitos

Droga
Origem da palavra
Do baixo alemo droghe vate, expresso que designava o recipiente onde se guardavam as ervas secas. Do neerlands droog, que quer dizer seco. Do cltico, com a acepo de m qualidade. droug em breto, e droch em irlands.

Toda substncia orgnica ou inorgnica empregada como ingrediente de tinturaria, qumica ou farmcia. Drogas medicinais Origem animal, vegetal ou mineral. Substncia que modifica a funo fisiolgica com ou sem inteno benfica
No sculo XX a palavra droga ganhou um novo significado, passando a ser empregada como sinnimo de txico. O verbo drogar e o seu particpio passado, drogado, expressam, respectivamente, o uso de txicos e o estado decorrente da ao deste.

Remdio
Remedium (latim), aquilo que cura.

Conceitos

Qualquer substncia ou recurso utilizado para curar ou aliviar doenas, sintomas, desconforto e mal-estar
Substncia animal, vegetal, mineral ou sinttica, Procedimento; f ou crena.

Preparados caseiros
ch, compressas

Meios fsicos
Radioterapia, massagem Meios psquicos psicanlise, tratamento psicolgico

Frmaco
Do grego phrmakon

Conceitos
Qualquer substncia capaz de atuar no organismo, seja em sentido benfico ou malfico.

Termo utilizado para designar uma substncia nica, orgnica ou inorgnica, de composio qumica conhecida, capaz de modificar uma funo fisiolgica j existente. Apresenta duplo sentido
Medicamento Veneno

Placebo
Placere (latim)

Conceitos
Agradarei Substncia inerte ou inativa, a que se atribui certas propriedades e que, ingerida, pode produzir um efeito que suas propriedades no possuem. Dicionrio mdico Hooper
Nome dado a qualquer medicamento administrado mais para agradar do que beneficiar o paciente".

O placebo pode ser eficaz porque pode reduzir a ansiedade do paciente, revertendo:
Aumento da frequncia cardaca e respiratria Produo e liberao de adrenalina na circulao sangunea

O efeito placebo pode ainda ser usado para testar a validade de medicamentos ou tcnicas verdadeiras

Antes de mais nada, no cause danos (Hipcrates)

Medicamentos
Deriva Medicamentum (Latim)

Conceitos

vocbulo que tem o mesmo tema de mdico, medicina, medicar beberagem mgica, bruxaria, feitio.

Medeor (Latim)
significa cuidar de, proteger, tratar

So substncias produzidas com rigoroso controle tcnico para atender s especificaes determinadas pela Anvisa em laboratrios (Industrias) sob a fiscalizao de um farmacutico. todo frmaco ou droga, isolado ou em associao, adicionado de substncias que lhe conferem tamanho, forma, estabilidade e outros fatores, convenientemente preparado e pronto para utilizao em rotinas de preveno, diagnstico e teraputica

Medicamentos - Tipos
Alopticos
Contraria contrariis curantur

Conceitos

Contrrios so curados por contrrios Princpio seguido por Galeno que estabeleceu tambm as bases da alopatia

Medicamentos que produzem no organismo, efeitos contrrios aos da doena. Medicamentos alopticos so produzidos nas indstrias em larga escala, ou em farmcias de manipulao de acordo com a prescrio mdica. So os principais produtos farmacuticos vendidos nas farmcias e drogarias.

Medicamentos - Tipos
Fitoterpicos

Conceitos

Medicamento farmacutico obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matrias-primas vegetais, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico. caracterizado pelo conhecimento da eficcia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constncia de sua qualidade. No se considera medicamento fitoterpico aquele que, na sua composio, inclua substncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associaes destas com extratos vegetais.

Medicamentos - Tipos
Homeopticos

Conceitos

Similia similibus curantur Semelhante cura semelhante. Medicamento homeoptico qualquer substncia, submetida a um processo conjunto de diluio e dinamizao, capaz de provocar tanto o surgimento de sintomas fsicos e psquicos no homem sadio como o desaparecimento destes mesmos sintomas numa pessoa doente.

Manipulados
Preparados para atender a uma prescrio mdica especfica, em doses adequadas ao paciente. Qualquer medicamento, aloptico, fitoterpico ou homeoptico, pode ser manipulado.

Medicamentos - Tipos
Referncia

Conceitos

Medicamento inovador registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no pas, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao rgo federal competente, por ocasio do registro.

Medicamentos - Tipos
Similar

Conceitos

Aquele que contm o mesmo ou os mesmos princpios ativos, apresenta a mesma concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia e indicao teraputica, que equivalente ao medicamento registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria, podendo diferir somente em caractersticas relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veculos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

Medicamentos - Tipos
Similar
Resumindo:

Conceitos

Contm, em relao ao medicamento de referncia, igual: frmaco; concentrao; forma farmacutica; via de administrao; posologia; Indicao. No foi submetido ao estudo de bioequivalncia.

Medicamentos - Tipos
GENRICO

Conceitos

Medicamentos que possuem o mesmo princpio ativo, na mesma dose e na mesma forma farmacutica, sendo administrados pelas mesmas vias e com a mesma indicao teraputica do medicamento de referncia, com o qual deve ser intercambivel. Esse tipo de medicamento se constitui numa verdadeira cpia do medicamento de referncia, s podendo ser produzido aps a expirao da patente deste ou no caso de haver renncia de proteo patentria ou de outros direitos de exclusividade. Alm disso, para serem registrados no Ministrio da Sade devem ser submetidos a testes de equivalncia farmacutica e bioequivalncia, a fim de que se possa comprovar a idntica composio qualitativa e quantitativa dos princpios ativos, os quais devem ser absorvidos da mesma forma (em termos de velocidade e extenso) da dosagem de um medicamento de referncia.

Medicamentos - Tipos
GENRICO
Resumindo:

Conceitos

Produzido aps a expirao da proteo patentria ou de outros direitos de exclusividade Contm, em relao ao medicamento de referncia, igual: frmaco; concentrao; forma farmacutica; via de administrao; posologia; Indicao. submetido aos estudos de bioequivalncia comprovando a sua eficcia, segurana e qualidade

Designado pela DCB ou, na sua ausncia, pela DCI

Medicamentos - Tipos
GENRICO

Conceitos

Lei 9787/99 Instituiu o medicamento genrico Embalagem padronizada com uma tarja amarela e um grande "G de Genrico e os seguintes dizeres: Medicamento Genrico Lei 9.787/99 Nome do princpio ativo So proibidos de apresentar marca, nome de referncia ou nome fantasia Apenas o nome do princpio ativo pode ser comunicado Tem preos em mdia 35% menores que os originais.

Medicamentos - intercambialidade
Intercabiaveis

Amoxilina

Germed

Ranbaxy

EMS

Medley

Medicamento de Referncia GlaxoSmithKline

Medicamento Genrico

Ache EMS Medicamento Similar

Conceitos Medicamentos Segundo o tipo de Prescrio


Medicamentos Isentos de Prescrio (MIP) So medicamentos que no necessitam de prescrio, mas devem ser utilizados de acordo com a orientao de um profissional farmacutico. A embalagem destes medicamentos no possui tarja. (OTC - over the counter ou de venda livre)

Conceitos Medicamentos Segundo o tipo de Prescrio


Medicamentos de venda sob Prescrio Devem ser prescritos pelo profissional mdico ou dentista e so divididos em dois grupos: Sem reteno de receita apresentam na embalagem TARJA VERMELHA contendo o seguinte texto:

VENDA SOB PRESCRI O MDICA.

Conceitos Medicamentos Segundo o tipo de Prescrio


Medicamentos de venda sob Prescrio
Com reteno de receita TARJA VERMELHA Apresentam na embalagem TARJA VERMELHA ou TARJA PRETA TARJA PRETA contendo o seguinte texto:
VENDA SOB PRESCRIO MDICA S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA.

Conceitos Medicamentos Segundo o tipo de Prescrio


Medicamentos de venda sob Prescrio
Entre os medicamentos que necessitam de prescrio, alguns possuem um controle especial do governo, devendo ter a sua prescrio retida no momento da compra. obrigatria a identificao do comprador e seu cadastro no Sistema Informatizado de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa (SNGPC).

MEDICAMENTOS SEGUNDO O TIPO DE PRESCRIO


RESUMO DE RECEITURIO PORTARIA 344/98 RDC 58/2007 ANVISA SNGPC RDC 67/2007
LISTA TIPO DE RECEITA E COR QUANTIDADE MXIMA DE AMPOLAS QUANTIDADE MXIMA POR RECEITA PARA AS DEMAIS FORMAS FARMACUTICAS VALIDADE DA RECEITA APS EMISSO

A1/A2/A3 Entorpecentes / Psicotrpicos

Notificao Receita A Amarelo

05

Quantidade para 30 dias de tratamento

30 dias vlida em todo Territrio Nacional

B1 Psicotrpicos

Notificao Receita B1 Azul

05

Quantidade para 60 dias de tratamento

30 dias vlida somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numerao 30 dias vlida somente no estado emitente

B2 Psicotrpicos Anorexgenos

Notificao Receita B2 Azul

Quantidade para 30 dias de tratamento

C1 Outras Substncias Sujeitas a Controle Especial

Receita de Controle Especial / Branca/ em duas vias. A Primeira via retida na farmcia ou drogaria e a segunda via , para o paciente Receita de Controle Especial ( sem reteno de receita) Notificao de Receita Especial Retinides / Branca / acompanhada do Termo de Consentimento de risco e ps informao

05

Quantidade para 60 dias de tratamento

30 dias vlida em todo o territrio Nacional

C2 Retinides ( uso tpico)

Quantidade para 60 dias de tratamento

30 dias vlida em todo o territrio Nacional

C2 Retinides ( Uso Sistmico )

05

Quantidade para 30 dias de tratamento

30 dias vlida somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numerao

MEDICAMENTOS SEGUNDO O TIPO DE PRESCRIO


Continuao
LISTA TIPO DE RECEITA E COR QUANTIDADE MXIMA DE AMPOLAS

QUANTIDADE MXIMA POR RECEITA PARA AS DEMAIS FORMAS FARMACUTICAS

VALIDADE DA RECEITA APS EMISSO

C3 Imunossuperessores

Notificao de Receita Talidomida / Branca / Deve vir acompanhada do Termo de Esclarecimento para Usurio de Talidomida e Termo de Responsabilidade Receita de Controle Especial / Sujeitas a Receiturio de Programa DST/AIDS ou Sujeitas a Controle Especial em 02 vias se adquirido em farmcias ou drogarias. Receita de Controle Especial / Branca / em 2 vias. A primeira via retida farmcia ou drogaria e segunda via , para o paciente Sujeito a Controle do Ministrio da Justia

Para 30 dias

Quantidade para 30 dias de tratamento

15 dias vlida somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a Numerao 30 dias vlida somente no estado emitente

No mximo cinco substncias constantes na Lista C4

C4 Anti Retrovirais

C5 Anabolizantes

05

30 dias vlida em todo o territrio Brasileiro

Quantidade para 60 dias de tratamento

D2

Conceitos Bula
o conjunto de informaes necessrias para a utilizao mais segura do produto pelo paciente, alm de apresentar informaes para que os profissionais de sade orientem os usurios sobre a forma de uso adequada, os cuidados e possveis problemas relacionados aos medicamentos. Deve transmitir todas as informaes relevantes sobre o produto, contribuindo para o seu uso correto. O acesso bula de medicamentos um direito reconhecido pela Constituio Federal de 1988 e ratificado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor!

Conceitos Bula
Nome do medicamento; Apresentao Composio Informaes ao paciente Informaes tcnicas Farmacocintica Contra-indicaes PrecauesGravidez Reaes adversas Posologia Superdosagem

Conceitos Rtulo
Identificao impressa ou litografada, bem como, dizeres pintados ou gravados a fogo, presso ou decalco, aplicados diretamente sobre recipientes, vasilhames, invlucros, envoltrios ou qualquer outro protetor de embalagem.

Rtulo Medicamento Manipulado


1 - Nome do Cliente 2 - Descrio da frmula.
Com nome das substncias ativas e respectivas dosagens.

3 - Modo de usar o produto. 4 - Mdico que prescreveu a receita. 5 - Quantidade solicitada. 6 - Endereo do estabelecimento. 7 - CNPJ da empresa. 8 - Nmero de controle na empresa. 9 - Modo de usar. 10 - Se necessrio, deve conter informaes como
Uso interno, Agite antes de usar, Conserve em geladeira, etc.

11 - Datas de fabricao e de validade 12 - Farmacutico responsvel, com nmero de inscrio no respectivo Conselho de Farmcia

Conceitos EMBALAGEM

Invlucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento removvel, ou no, destinado a cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou no, produtos de que trata este Regulamento.

EMBALAGEM Deve Conter:

Conceitos

Nome comercial do medicamento (ausente em genricos). Em caso de medicamentos fitoterpicos, deve ser apresentado o nome botnico da planta. Denominao genrica. Nome, endereo e CNPJ da empresa produtora. Nome do fabricante e local de fabricao do produto. Nmero do lote. Data da fabricao (ms/ano). Data de validade (ms/ano). Nmero de registro (MS seguido do nmero, constando 13 nmeros, iniciando com 1). Composio do medicamento, quantidade e via de administrao. Nome do Farmacutico Responsvel Tcnico e nmero da inscrio no CRF. Telefone do Servio de Atendimento ao Consumidor SAC. Lacre de Segurana (toda a embalagem deve estar lacrada). Tinta Reativa, que quando raspada com metal deve apresentar a palavra QUALIDADE E NOME DO LABORATRIO; ou selo de rastreabilidade.

A ausncia de alguma dessas informaes na embalagem, sinal de que h algo errado com o medicamento. Caso falte qualquer informao, o produto deve ser encaminhado, em sua embalagem original, ao servio de vigilncia sanitria, a fim de verificar se falsificado ou no.

Conceitos Receita Mdica


Prescrio escrita de medicamento, contendo orientao de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado, quer seja de formulao magistral ou de produto industrializado

Mdico Fulano de Tal Clnico Geral CRM 2012

Para o Sr. Primeiro Paciente

Rx

Uso interno

1. Amoxil 250 mg suspenso___________ 2 vidros uso: 5 ml de 8/8 horas durante 10 dias 2. Nebulizao com soro fisiolgico 3 vezes ao dia 3. Reavaliao com uma semana Assinatura data (Carimbo)
Centro Mdico rua Alfredo Huch, 475, RIO GRANDE, RS tel: 2338600 mdico@furg.br

Um olhar pela histria dos medicamentos Os "remdios" dos nossos Avs...


Os Slides a seguir foram obtidos do site: http://boticasefarmacias.blogspot.com/

Herona da Bayer

Um frasco de herona da Bayer. Entre 1890 a 1910 a herona era divulgada como um substituto no viciante da morfina e um remdio contra tosse para crianas.

Vinho de coca

O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor "recreador" tambm.

Vinho Mariani

O Vinho Mariani (1865) era o principal vinho de coca do seu tempo. O Papa Leo XIII carregava um frasco de Vinho Mariani consigo e premiou o seu criador, ngelo Mariani, com uma medalha de ouro.

Peso de papel

Um peso de papel promocional da C.F. Boehringer & Soehne (Mannheim, Alemanha), "os maiores fabricantes do mundo de quinino e cocana". Este fabricante tinha orgulho na sua posio de lder no mercado de cocana.

Tablete de cocana (1900)

Estas tabletes de cocana eram "indispensveis para os cantores, professores e oradores". Eles tambm aquietavam a dor de garganta e davam um efeito "animador" para que estes profissionais atingissem o mximo de sua performance.

Drops de Cocana para Dor de Dentes Cura instantnea

Os dropes de cocana para dor de dentes (1885) eram populares para crianas. No apenas acabava com a dor, mas tambm melhorava o "humor" dos usurios.

pio para bebs recm-nascidos

Acha que a nossa vida moderna confortvel? Antigamente para aquietar bebs recm-nascidos no era necessrio um grande esforo dos pais, mas sim, pio. Este frasco de paregrico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de pio e de lcool que era distribuda do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida. "Dose [Para crianas com] cinco dias, 3 gotas. Duas semanas, 8 gotas. Cinco anos, 25 gotas. Adultos, uma colher cheia."

O produto era muito potente, e continha 46% de lcool.

You might also like