You are on page 1of 18

Universidade Federal do Cear Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Qumica Curso de Engenharia de Petrleo

Poluio definida pela entrada de substncias ou energia no meio ambiente, sempre pela ao humana, que podem causar danos sade, estrutura e ao funcionamento dos organismos e dos ecossistemas ou a interferncia do ambiente pelo uso. (HOLDGATE, 1979).

De acordo com a CONAMA: ... considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais.

Medida do grau de incerteza em ocorrer determinada ao que venha a provocar um impacto ambiental.

Os impactos ambientais em campos petrolferos podem estar relacionados a vrios aspectos como: riscos de acidente, derramamento de leo, vazamentos, catstrofes, desastre ecolgico, poluio ambiental, desmatamento e impactos sobre ecossistema marinhos e terrestre.

(A)Riscos
Explorao;

Impactos

Ambientais

na

(B) Riscos e Impactos Perfurao e Produo; (C) Riscos e Impactos Processamento Primrio.

Ambientais

na

Ambientais

no

No ambiente marinho A emisso sonora do navio ssmico produz diversos rudos no ambiente marinho em seu navegar, gerado pelas suas enormes hlices, as quais fornecem propulso a embarcao. A emisso de sons relacionados ao sistema de posicionamento acstico dos elementos do arranjo de canhes de ar e de cabos sismogrficos.

A emisso sonora dos canhes de ar o principal vetor de impacto fauna em uma pesquisa ssmica. A energia sonora liberada pelos canhes de ar pode interagir com os animais marinhos de diversas formas, dependendo do seu nvel e de outras caractersticas.

Lanamentos de substncias no mar, os efluentes e resduos gerados durante uma pesquisa ssmica podem constituir um importante vetor, caso no haja um correto controle de sua destinao.

Em terra Os resduos dos explosivos sismogrficos so biodegradveis, assim no caracteriza um importante vetor de impacto ambiental. A alterao da paisagem por causa das picadas e os efeitos erosivos e de movimentao de massa que as detonaes podem promover na rea a mdio e longo prazo.

Impacto sobre ecossistemas marinhos e terrestres; Impactos relacionados com a gesto de materiais perigosos (incluindo armazenamento, transferncia e transporte); Impactos de eventos no rotineiros: (a) erupes; (b) perdas e derrames; (c) incndios e exploses; e (d) colises com outras embarcaes.

Fluidos de perfurao e descarte de cascalho. Agresses ao meio ambiente causadas pelos resduos dos fluidos de perfurao, fragmentos das rochas (cascalhos) perfuradas dispostos em diques de perfurao e/ou percolao de contaminantes para lenis freticos;

gua produzida juntamente com o petrleo Essa gua ainda contem pequenas quantidades de leo e impurezas Gerao de resduos slidos oleosos A acumulao deste resduo em tais locais pode vir a contaminar os corpos hdricos adjacentes, degradar o solo devido presena de gua produzida de elevada salinidade.

A gua, para ser descartada, precisa atender a certas exigncias, impostas pela CONAMA, como: ter de no mximo 20 ppm de leo dissolvido e temperatura de no mximo 40C. No caso de campos onshore, a CONAMA especifica, tambm, a quantidade de compostos inorgnicos, quantidade de sais e outros compostos nocivos ao meio ambiente, e ausncia de oxignio.

Quanto menor a solubilidade em gua, maior a capacidade de hidrocarbonetos adsorverem partculas que esto suspensas na gua. Policclicos aromticos (PAHs). Esses hidrocarbonetos podem se acumular no fundo de regies de descarte, apresentando papel de intoxicao crnica, produzindo efeitos de mutagnese em seres vivos.

[1]Holdgate, M.W. A perspective of environmental pollution. Cambridge University Press, 1979, p278.
[2]Juliana Marsico Coreia da Silva. Impactos Ambientais da Explorao e Produo de Petrleo na Bacia de Campos, RJ. 4 Encontro Nacional de Anppas, Braslia, 4,5 e 6 de junho de 2008. [3]Andr Luis Figueira da Silva. Processamento Primrio de Petrleo. Universidade Petrobrs, Escola de Cincias e Tecnologia E&P, Rio de Janeiro, maro de 2007.

[4]Vasconcelos Jr, Paulo S. Impactos Ambientais da Indstria do Petrleo em Produo offshore. Universidade Tiradentes.
[5]Da Silva, Paula Katherine Leonez. Remoo de leo da gua de produo por flotao em coluna utilizando tensoativos de origem vegetal. Dissertao de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, fevereiro de 2008. [6]http://www.anp.gov.br/brnd/round9/round9/guias_R9/sismica_R9/Bibliografia/Vilardo%202006.pdf( acessado 14.01.13) [7]http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u732503.shtml(ACESSADO 14.01.13) [8]http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html (ACESSADO EM 174.01.13)

You might also like