You are on page 1of 13

SADE ESCOLAR E DO ADOLESCENTE

ESTRUTURA DO SISTEMA EDUCACIONAL


Durao Faixa etria

Creche Educa o Bsica Educao infantil Prescola

4 anos 3 anos 8 anos 3 anos Varivel

De 0 a 3 anos De 4 a 6 anos De 7 a 14 anos De 15 a 17 anos Acima de 17 anos

Ensino fundamental (obrigatrio)

Ensino mdio Educao superior


Cursos por rea

Educao infantil
A educao infantil, educao pr-escolar ou educao pr-primria consiste na educao das criana antes da sua entrada no ensino obrigatrio. ministrada normalmente no perodo compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criana. Neste tipo de educao, as crianas so estimuladas - atravs de atividades ldicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetizao.

Origem da Educao Infantil


O modo de lidar com as crianas na idade mdia era baseado em alguns costumes herdados.O papel das crianas era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, alm de incluir total controle sobre o filho, inclua tambm de tirarlhe a vida, caso o rejeitasse.

Origem no Brasil
No Brasil, por volta da dcada de 1970, com o aumento do nmero de fbricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operria

Situao atual
Apenas 18,4% da populao de 0 a 3 anos esto matriculados em creches, segundo dados de 2009. Na pr-escola, a situao um pouco melhor: cerca de 80% dos brasileiros de 4 e 5 anos esto na escola, mas ainda h uma demanda grande a ser atendida. Em So Paulo (SP), por exemplo, 125 mil crianas esperam por uma vaga em creche e 42 mil na pr-escola.

Ensino fundamental uma das etapas da educao bsica no Brasil. Tem durao de nove anos, sendo a matrcula obrigatria para todas as crianas com idade entre seis e 14 anos. A obrigatoriedade da matrcula nessa faixa etria implica a responsabilidade conjunta: dos pais ou responsveis, pela matrcula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas pblicas; da sociedade, por fazer valer a prpria obrigatoriedade.
Classe de alfabetizao (CA) = 1 ano 1 srie = 2 ano 2 srie = 3 ano 3 srie = 4 ano 4 srie = 5 ano 5 srie = 6 ano 6 srie = 7 ano 7 srie = 8 ano 8 srie = 9 ano
Nos primeiros anos, as crianas e adolescentes so estimulados atravs de atividades ldicas , leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nvel. Atravs dos vrios processos pedaggicos, busca-se conduzir a criana ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social. Nos anos finais, os adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matrias que sero a base para a continuidade no ensino mdio.

Ensino mdio
O ensino mdio um nvel ou subsistema de ensino com caractersticas diferentes conforme o pas. Em muitos pases, corresponde totalidade ou a parte do ensino secundrio ministrado a adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. O ensino tcnico um nvel ou subsistema de ensino enquadrado no nvel mdio dos sistema educacional, referindo-se normalmente a uma educao realizadas em escolas secundarias ou outras instituies que conferem diplomas profissionais. Constitui uma modalidade de ensino vocacional, orientada para a rpida integrao do aluno no mercado de trabalho, com caractersticas especficas que podem variar conforme o pas e o seu sistema educativo Normalmente, corresponde a uma formao ao nvel do ensino secundrio, incluindo tanto os nveis 3 e 4 da CINE.

Ensino Superior
O ensino superior, educao superior ou ensino tercirio o nvel mais elevado dos sistema educacional, referindo-se normalmente a uma educao realizada em universidade , faculdades politcnicos escolas superiores ou outras instituies que
conferem Grau acadmico ou diplomas profissionais.

No Brasil, a educao superior composta por cinco modalidades: cursos seqenciais, os quais podem ser de formao especfica, (que conferem diploma), ou de complementao de estudos, que oferecem certificado de concluso; graduao, que compreende: bacharelado; licenciatura; tecnlogo. Ps-graduao, composta pelos nveis de especializao (psgraduao lato sensu), mestrado edulcorado (ps-graduao stricto sensu); extenso, representada por cursos livres e abertos a candidatos que

voc sabia que apenas 50% dos profissionais formados em um curso superior vo realmente exercer suas profisses?

Sade Escolar e do Adolescente Objetivo geral


Reduzir a morbi-mortalidade entre crianas, adolescentes e jovens, promovendo as prticas necessrias para uma vida saudvel favorvel a educao, crescimento e desenvolvimento harmonioso no contexto dos cuidados continuados da vida, bem como a deteco precoce das doenas nos escolares.

Objetivo especfico da componente de Sade do Adolescente Promover o desenvolvimento fsico, social, sexual e reprodutivo harmonioso, dos Adolescentes e Jovens,Expandir o nmero de Servios Amigos de Adolescentes e Jovens (SAAJs)Aumentar o nmero de utilizadores dos SAAJs,Desenvolver e consolidar o carter multisectorial do programa, com o envolvimento das estruturas locais de Educao, Juventude e Desportos,Aumentar o nmero de Adolescentes e Jovens que tm acesso a Aconselhamento e Testagem Voluntria nos SAAJs. Objetivo especficos da componente de Sade Escolar Assegurar e dinamizar a implementao efetiva, nas escolas do EP1 e do EP2, das vacinas antitetnica de reforo, incluindo estudantes do sexo feminino com 15 anos ou mais;Promover, dinamizar e tomar medidas apropriadas para a implementao do Pacote Bsico de Sade Escolar;Promover, dinamizar e tomar medidas apropriadas, para a formao e capacitao; dos professores das EP1 e EP2 em matria de promoo e preservao da Sade, bem como na prestao de Primeiros Socorros;Promover e dinamizar a desparasitao das crianas nas escolas EP1 e EP2

ACORDO DE COOPERAO NA REA DE SADE ESCOLAR ENTRE O MINISTRIO DA SADE E MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA

Os problemas sociais e de sade das crianas, adolescentes e jovens tm levantado uma crescente preocupao pelo impacto que provocam no desevolvimento, estabilidade e no futuro das sociedades. Esta preocupao maior nos pases em desenvolvimento onde, regra geral, mais de metade da populao constituda por individuos menores de 25 anos de idade.Por consenso e para os fins do presente acordo, os termos seguintes correspondem a indivduos com idade escolar nas seguintes faixas etrias: crianas (6 e 9 anos), adolescentes (10-14 anos) e jovens (15-24 anos). Objetivo Geral do Acordo Contribuir para a reduo da morbi-mortalidade da populao Escolar atravs da identificao precoce de seus problemas, das suas nacessidades e da formulao de estratgias bem como a sua implementao, de modo a promover um crescimento e desenvolvimento harmonioso e saudvel dos mesmos.

You might also like