You are on page 1of 57

Aconselhamento Pastoral I - Psicanaltico

Ev. Maurcio Maccari Bel. Teologia Bel. Filosofia mmaccari@ig.com.br

Aconselhamento
1) Ouvir. preciso ouvir a pessoa como um todo. Entendendo que os problemas so apenas sintomas e que as razes esto, em Geral, no Inconsciente. Lembre-se o problema apenas a ponta do Ice-Berg. Nunca se esquea de se concentrar na leitura dos Atos Falhos: Gagueira, mudana de expresso, mudana de assunto, alterao no tom de voz, etc... 2) Ouvir Sentimentos e emoes. preciso ter sempre em mente que somos como fitas k7 gravando tudo ao nosso redor, principalmente sentimentos e emoes que so arquivadas com todo seu vigor. Essas gravaes do energia posteriores decises da vida. 3) Ouvir o que a pessoa no quer falar. Todas as pessoas possuem um lado oculto. muito importante procurar sempre ouvir o que a pesso no est falando. Para isso preciso se identificar com a pessoa e question-la quanto a elementos faltando em seu discurso.

Aconselhamento
4) Ouvir por meio de Associao Livre. Usar elementos sem conexo com o problema para poder ouvir o inconsciente. (O inconsciente Vasa) Quando tratar diretamente do problema o Ego tentar escapar por algum mecanismo de defesa, por isso a associao livre uma tima ferramenta. 5) Ouvir os Traumas. A compreenso dos laos com o passado so muito relevantes para auxiliar o aconselhando no processo de deciso. Assim observar as reaes presentes motivadas por traumas uma ferramente importantssima no aconselhamento.

6) Ouvir os Instintos. Entender que as pessoas possuem instintos que dirigem suas vidas relevante para poder tratar dos problemas em sua raiz. Os problema visveis, em geral apontam para distrbios dos instintos e possveis conflitos sociais causadores de frustrao que vaza por outras janelas.

Aconselhamento
7) Ouvir a Insatisfao. Todo problema motivado por algum tipo de insatisfao. A insatisfao ocorre em geral por represso pessoal ou social, que pode ser: proibio, castrao, incapacidade, etc... Ao aconselhar um casal preciso entender as insatisfaes e os instintos ligados elas.

8) Ouvir a Sublimao: Distrbios instintivos. Alterao do instinto. O Instinto no saciado transferido outro instinto que substitui o prazer negligenciado.

9) Ouvir o Id, Ego e Superego. Para Freud a Personalidade organizada em fora de apoio (ID), fora contrria (SUPER-EGO) e o poder de deciso (EGO). Os problemas apontados possuem origem no distrbio desses elementos.

Pastoral e Psicologia
Conflitos da Psicologia Secular
Atesmo Negao da Culpa Negao do Pecado Identificao da Religio com as represses

Negao da Bblia como modelo pastoral

A opo fundamentalista
Vamos Orar... Negao dos mtodos Seculares Centrado na Bblia

Modelos Conjuntos
Conciliao da Pastoral com os mtodos

Seculares

Larry Crabb
Abordagem solidamente Bblica. Faz uso da Psicologia Secular sem

trair sua premissa Bblica. Sustenta que antes da Queda o homem gozava de valor e segurana. Com a separao de Deus (rebelio) o homem teve de encontrar outras alternativas. Os comportamentos e sentimentos inadequados so traduzidos em sintomas, quando o indivduo depara com obstculos ao seu alvo escolhido. Alvos no Atingidos Inatingvel, sentimento de culpa. Circunstncias Externas O Alvo atingvel, mas situaes externas bloqueiam o caminho. Medo de Fracassar O Alvo razovel, mas o medo paralisa. A isso Crabb chama de Estado pr-neurtico. Em que se fazem esforos para superar as frustraes da vida. A neurose surge quando o indivduo abandona a luta e retira-se para o sintoma. Atos compulsivos e tiques que produzem separao e solido. Sentimentos de Depresso por ressentimentos no resolvidos. Palpitaes e sensaes que impedem participar de reunies.

Larry Crabb: Objetivo do Aconselhamento


O Propsito a semelhana de Cristo: O Alvo do

Aconselhamento verdadeiro liberar as pessoas para adorar e servir melhor a Deus, ajudando-as a se tornar mais como seu Senhor. Mtodo
Estmulo: Trata dos sentimentos problemticos e esfora-

se por substituir por sentimentos bblicos. Exortao: Comportamento problemtico ao Bblico. Esclarecimento: Pensamento problemtico ao Bblico. Sete Etapas: Identifique os sentimentos problemticos. Identifique os comportamentos problemticos. Identifique os pensamentos problemticos. Mude as pressuposies. Obtenha compromisso. Planeje e Pratique Identifique sentimentos controlados pelo Esprito Santo

Reflexo: Como os Traumas afetam a vida do Fiel.


Como os

traumas influenciam nossos relacionamento s Rancor Rano Mgoa Depresso Incapacidade Fraqueza Desprezo

Howard Clinebell: Integracionista


Procura unir recursos oriundos das cincias psicossociais e da

psicoterapia e de nossa herana teolgica. Bastante ecltico, faz forte uso do pessoalismo. Objetivo:
Crescimento, Libertao e Integridade de forma pessoal, relacional e

institucionalmente.
Crescimento: Todo desenvolvimento pessoal crescimento espiritual. Inclui:

deciso, conscincia, liberdade, significado, compromisso e qualidade de vida espiritual da pessoa e sua relao com Deus.
Libertao: Libertao pessoa e Social: coragem, fora, liderana e interesse por

Justia, em relao s mulheres: cuidado, compaixo, ternura e atitude positiva ante s necessidades.
Integridade: Unificador da Liberdade e Crescimento.

Despertamento da mente: conscincia, percepo e criatividade; Revigoramento do corpo: experimentar e aproveitar o prprio corpo Renovao e enriquecimento: Relacionamentos ntimos Interao: Com o ambiente eco-social.

Howard Clinebell: Mtodo


Pastoral: Curativo; apoiador; orientador e

reconciliador
Ajuda as pessoas a lidar com seus problemas e crises de

forma madura. Santificador: Orienta na edificao familiar e social Relacional e Holista Identificao.

Atitudes: Avaliao: Julgamento do que o aconselhado pode ou deve fazer. Interpretao: Exposio das relaes no compreendidas Apoio: Reanimao, acordo de cooperao. Investigao: Esprito de pesquisa e explorao. Compreenso: Demonstrao do entendimento da posio do
aconselhado

Os Traumas e a Bblia
Salmos 27:9 No escondas de mim a tua face, no rejeites ao teu servo com ira: tu foste a minha ajuda, no me deixes nem me desampares, Deus da minha salvao. Salmos 10:1 POR QUE te conservas longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angstia? Sl 31:10 Porque a minha vida est gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha fora descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem. Sl 31:9 Tem misericrdia de mim, SENHOR, porque estou angustiado: consumidos esto de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.

Reflexo Traumas e Prises


Nm. 13:33 Tambm vimos ali

gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes: e ramos aos nossos olhos como gafanhotos, assim tambm ramos aos seus olhos.

1Rs 19 Elias se Escondeu.

Jo 21 Pedro desistiu e voltou pescaria.


Gl 2 Barnab volta ao Judaismo. Gl 2 O Passado dos discpulos decide seu futuro

Conclumos ento....
O Aconselhamento pastoral esta geralmente voltado

apenas para problemas psicolgicos do indivduo. So muito relevantes para o fortalecimento das famlias e edificao da pessoa. Relevante na superao de traumas e transtornos que dificultam o crescimento pessoal. Seu fraco est no aspecto Bblico.
Ser que o aconselhamento Bblico apenas

psicolgico? A Bblia recomenda a pastoral para casos de distrbio emocional ou psicolgico? Qual o foco Bblico para o aconselhamento Pastoral?

Aconselhamento Pastoral II - Bblico


Ev. Maurcio Maccari Bel. Teologia Bel. Filosofia mmaccari@ig.com.br

O aconselhamento no um processo mecnico, mas um relacionamento interpessoal em que duas pessoas se engajam no processo de esclarecer os sentimentos e problemas de algum, e concordam em que isto exatamente o que pretendem fazer....Em termos de atitude bsica, aproximao e mtodo, o aconselhamento pastoral no difere do aconselhamento eficaz realizado por qualquer outro aconselhador. Ele difere sim, em termos da situao em que o aconselhamento realizado, nos recursos religiosos de que se pode lanar mo e na dimenso na qual o pastor precisa ver todo o crescimento humano e os problemas do homem. Seward Hiltner

Segundo Hiltner podemos inferir o seguinte: 1 Em geral, o aconselhamento pastoral realizado no gabinete do pastor, esteja ele situado na igreja ou na casa pastoral; 2 Os recursos religiosos, como a orao, a confisso e o perdo, esto disponveis. 3 O pastoral espiritualmente orientado, quanto aos problemas

4 reas Principais do Aconselhamento Pastoral


1 Religioso ou Espiritual: Problemas de ordem

teolgica, bblicos, causados em sua maioria por sementes que vieram de plpitos para as pessoas algum tempo atrs, e que neste campo o pastor deve sentir-se mais preparado para auxiliar. 2 Social: Do nascimento ao velrio, do aconselhamento matrimonial ao lar destroado, da cela ao hospital, so reas que o conhecimento e o treinamento so importantes. 3 Emocional: Ansiedades, medos, sentimentos de culpa ou inferioridade, desapontamentos, etc... 4 Mental: Neuroses, psicoses, o aconselhador deve estar preparado para identificar estes casos e

O PAPEL DO PASTOR COMO CONSELHEIRO


O pastor, enquanto conselheiro, tem a misso de

diagnosticar as necessidades das suas ovelhas e procurar suprimento para elas. Paulo pede a Timteo para treinar homens fiis para tambm ensinarem outros (2 Tim.2:2). O conselheiro procura, atravs da Palavra de Deus, mudar o carter do aconselhado de forma a transformar a sua conduta em pleno, de acordo com a vontade do Senhor (Rm 12:2). Isto significa convencer o aconselhado a aceitar o plano de Deus para a sua vida e comear a pratic-lo na perspectiva de melhorar a sua situao.

Observamos

a existncia de trs requisitos essenciais para o conselheiro eficaz. So, corao amoroso, conhecimento bblico e uno do Esprito Santo: 1 - O amor a caracterstica fundamental do conselheiro por ser a natureza de Deus; porque s o amor sabe perdoar e conduzir o pecador a aceitar o perdo de Deus. 2 - Os conhecimentos dos padres bblicos so importantes porque sem eles no haver confrontao segundo a mente de Deus. 3 - E, ser cheio do Esprito Santo importantssimo para ser assistido pela sua sabedoria no convencimento do pecado e na liderana do aconselhamento eficaz.

4 funes no ministrio do conselheiro.


1. Cura - ajudar a dar passos de f.
2.

Apoio - ajudar a vencer circunstncias. 3. Direo - ajudar nas decises a tomar. 4.Reconciliao ajudar no caminho da paz.

Aconselhamento Pastoral III - DESORGANIZAO DA


PERSONALIDADE
Ev. Maurcio Maccari Bel. Teologia Bel. Filosofia mmaccari@ig.com.br

PERSONALIDADE
o conjunto de caractersticas psicolgicas que

determinam os padres de pensar, sentir e agir, ou seja, individualidade pessoal e social de algum. A formao da personalidade processo gradual, complexo e nico a cada indivduo. Inclui as experincias e as expresses dos sentimentos da pessoa. a pessoa total,fsica e mental, com todas influencias exercidas sobre ela (hereditariedade e meio ambiente).

DESORGANIZAO
Normal ocorrer, vez ou outra, no constituindo

ameaa ao desenvolvimento. Quando dentro da normalidade fortalece a personalidade, colaborando para o amadurecimento. Quando fora da normalidade, cuja causa pode ser orgnica ou funcional, isto leva a desorganizao ou disfuno da personalidade.

MAPA DE TIPOS DE DESORGANIZAO


Neuroses: ansiedade, obsesso, histeria; Psicoses: Paresia, paralisia, Sndrome de

Korsakow, Senilidade, Manaco-depressiva; tipos de esquisofrenia,; Personalidade Psicoptica.

Neuroses
Neuroses so quadros patolgicos psicognicos

(ou seja, de origem psquica), muitas vezes ligados a situaes externas na vida do indivduo, os quais provocam transtornos na rea mental, fsica e/ou da personalidade. De acordo com a viso psicanaltica, as neuroses so fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. O que distingue a neurose da normalidade assim a intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatria .

Neuroses - Ansiedade
Problema central das neuroses, o medo a sua

essncia. Os principais sintomas do transtorno de ansiedade so a inquetao, palpitaes, sudorese ou opresso no peito, sintomas gastrointestinais como nuseas, vmitos, diarria, outros apresentam mal estar respiratrio, tenso muscular. Enfim,os sintomas fsicos e viscerais variam de pessoa para pessoa. Em mulheres pode causar disfuno hormonal, num ponto capaz de suspender a menstruao. A ansiedade uma reao normal, porm torna-se patolgica quando o corpo reage excessivamente a

Neuroses - Histeria
uma neurose complexa caracterizada pela

instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas fsicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. Pessoas histricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pnico extremo. caracterizada por vrias manifestaes corporais: cegueira, surdez, ataques convulsivos e paralisia, taxados de histeria da converso. a mais extrema forma de neurose. Os impulsos do individuo carregado de ansiedade, no encontram a forma de expresso externa e explodem em canais moto-sensrios.

Neuroses - Obsesso
caracterizado por pensamentos obsessivos e

compulsivos no qual o indivduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a prpria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de sade, higiene, organizao, simetria, perfeio ou manias e "rituais" que so incontrolveis ou dificilmente controlveis. um comportamento consciente e repetitivo, como contar, verificar ou evitar um pensamento que serve para anular uma obsesso. Outros exemplos de compulso so o ato de lavar as mos ou tomar banho repetidamente, conferir reiteradamente se esqueceu algo como uma torneira aberta ou a porta de casa sem

Psicoses
um quadro psicopatolgico clssico, reconhecido

como um estado psquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade". Nos perodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinaes ou delrios, desorganizao psquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranico, acentuada inquietude psicomotora, sensaes de angstia intensa e opresso, e insnia severa. frequentemente acompanhado por uma falta de "crtica" ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carter estranho ou bizarro do comportamento. Desta forma surgem tambm, nos momentos de crise, dificuldades de

Psicoses
equivalente a insanidade;

Ao contrrio do neurtico, o psicopata no tem

conscincia da sua enfermidade, vive em um mundo prprio dele e o seu falar irracional; Pode ser de origem orgnica ou funcional, ou as duas, e sua classificao pode variar de acordo com a intensidade da fonte.

Psicose Paralisia (paresia)


Sintomas: iluses de grandeza, deteriorao

mental, paralisia progressiva; Pode ser patolgica: ex. destruio do sistema nervoso pelo agente infeccioso da sfilis; A origem do problema tem razes em srias doenas cerebrais da pessoa, degenerao cerebral; paralisia parcial e/ou leve de origem neurolgica que pode acarretar na debilidade muscular. Chamase monoparesia quando atinge apenas um membro, hemiparesia quando atinge todo um lado do corpo, paraparesia quando atinge ambos os membros inferiores e quadriparesia quando atinge todos os

Psicose - Sndrome de WernickeKorsakoff


Encefalopatia alcolica ou doena de Wernicke,

uma manifestao da deficincia de vitamina B1, tambm conhecida como beri-beri; Intoxicao aguda, inflamao no sistema nervoso inteiro; Ocorrem defeitos na memria, e o paciente na inteno de encobri-los acaba por inventar situaes; Os sintomas so a amnsia antergrada, amnsia retrgrada e muito comumente a confabulao e uma desorientao temporoespacial. Acompanham esses sintomas uma severa apatia e

Psicose - Senilidade
Causada pela velhice, as causas principais so:

a) Falta de suprimento sanguneo no crebro; b) arteriosclerose Perda de memria para os fatos recentes, tendncia para viver e pensar no passado e ser relativamente insensvel ao presente, perda de orientao no tempo e no espao, insnia, depresso e intranquilidade, episdios de inconscincia, episdios de confuso e perda de fora muscular ou da fala, sonolncia diurna, agitao noturna, perodos de inconscincia e algumas vezes alucinaes.

Psicose Manaco-Depressiva Transtorno Bipolar


O estado de humor est elevado podendo isso

significar uma alegria contagiante ou uma irritao agressiva. Junto a essa elevao encontram-se alguns outros sintomas como elevao da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestao delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, apresenta uma forte presso para falar ininterruptamente, as idias correm rapidamente a ponto de no concluir o que comeou e ficar sempre emendando uma idia no concluda em outra sucessivamente, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade fsica esta comprometida, pois a sensao de cansao constante. As idias fluem com lentido e dificuldade, a

Psicose - Esquizofrenia
Se caracteriza classicamente pelos seguintes

conjuntos de sintomas: alteraes do pensamento, alucinaes (visuais, sinestsicas, e sobretudo auditivas), delrios e alteraes no contato com a realidade; A origem psicognica, a significao essencial a ruptura da personalidade; H 4 tipos de esquisofrenia: 1) Simples: No esta fora da realidade, mas leva uma vida solitria, gradualmente perde o interesse social e falta-lhe afirmao prpria.

2) Tipo paranoico: Se considera algo fora da

realidade, se acha famoso, conversa com altas autoridades, acha que todos conspiram contra ele, pensa que tem veneno no alimento, etc... 3) Tipo catatnico: Assume posturas estranhas e faz gestos estranhos, os episdios de excitao so curtos, mas perigosos, podendo ocorrer homicdio ou suicdio; 4) Tipo Hebefrnico: A caracterstica mais comum a estupidez, rir ou gargalhar sem motivos, falar incoerente, inventar palavras, como dedos, no tem higiene, tendncia a regresso total ao estado fetal.

Personalidade Psicoptica
Essa ltima categoria em especial, d o nome ao

grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanaltica so os portadores de neuroses de carter ou perverses sexuais. A psicopatia um distrbio mental grave caracterizado por um desvio de carter, ausncia de sentimentos genunos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulao, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruis e inflexibilidade com castigos e punies. Apesar da psicopatia ser muito mais frequente nos indivduos do sexo masculino, tambm atinge as mulheres, em variados nveis, embora com

1.Fracasso em conformar-se s normas sociais com

relao a comportamentos legais, indicado pela execuo repetida de atos que constituem motivo de deteno; 2.Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro; 3.Irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agresses fsicas; porm, paradoxalmente, tm fama e geralmente agem de forma bem comportada. 4.Desrespeito irresponsvel pela segurana prpria ou alheia; 5.Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigaes financeiras; 6.Ausncia de remorso, indicada por indiferena ou racionalizao por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa.

Aconselhamento Pastoral IV - DESENVOLVIMENTO DA


PERSONALIDADE
Ev. Maurcio Maccari Bel. Teologia Bel. Filosofia mmaccari@ig.com.br

A MOTIVAO HUMANA NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE


Criado como agente moral; Livre para escolher;

Capacidade religiosa;
Funo do aconselhador no contexto: confrontar,

motivar, preparar; Aspectos teolgicos (Natureza criada e decada)

Definio da Motivao Humana


O homem no inerte, uma forma de

movimento; Estruturas de controle aos impulsos; Reagimos aos estmulos; A motivao mais do que matria prima ou atividade instintiva, envolve as inter-relaes, bases culturais e influncias; Esta em constante interao com os interesses. Propenso natural de crescer dinmico. A elevao do eu.

Mudana de Comportamento
Segundo Freud a origem das neuroses esta na

represso dos impulsos do id; O superego se esfora por conseguir a represso dos desejos; Esta represso, em turnos, d lugar a temores e ansiedades; As mudanas so resultado por estas foras que trabalham para manter o ego; Ocorre um desajustamento quando o indivduo ignora, discorda ou nega a experincia, quando o organismo nega a conscincia e as experincias. Integrar o ego e o organismo atravs da auto-

Aconselhamento Pastoral V RUMOS DO ACONSELHAMENTO


TERAPUTICO
Ev. Maurcio Maccari Bel. Teologia Bel. Filosofia mmaccari@ig.com.br

Diretivo e No-Diretivo
Duas tendncias dominantes

Inadequados para o aconselhamento pastoral


A proposta um terceiro que inclui partes de

ambos os conceitos.

Diretivo
Tem suas razes na tentativa psicanaltica do estudo

da personalidade de Freud. Esta alicerada em estudos de casos individuais. A funo dominante a anlise, realizada pelo conselheiro da seguinte forma: O aconselhador tem o controle da entrevista, o passado do aconselhado relembrado, reconstrudo, reexplicado e novas concluses so alcanadas. O aconselhado absolutamente passivo, tendendo a criar dependncia. O aconselhado visto como algum que no tem possibilidade de resolver seu problema.

No-Diretivo
Encontra-se mais na explorao do sentimento do

que no contedo; De dentro para fora; Explora mais as emoes e a vontade.; Leva o aconselhado a experimentar, no necessariamente compreend-la; O papel do aconselhador neutro, um facilitador; O aconselhado, contrariamente, tem em suas mos o progresso da terapia; Falha porque espera que o emocional tome conta de problemas no-emocionais.

Dimensional
Tentativa de harmonizar os aconselhamentos

diretivos e no-diretivos; Neste modo ocorre uma triple relao no processo de aconselhamento e uma triple perspectiva da personalidade total; A direo nesta relao horizontal com movimentos para cima; A perspectiva composta de dimenses biolgicas, racional e espiritual

No aconselhamento dimensional o aconselhador no

assume o papel da autoridade, como tambm a posio de executante interessado, ocorre uma harmonia destes processos. A tentativa feita com uma tri-partida dimenso da natureza do homem, este reconhecimento influenciar o aconselhador da seguinte maneira: 1- Conserva o equilbrio e permanece humilde, no desanima quando erra, mas parte para um reexame de si mesmo e do processo, tambm no se torna orgulhoso quando atinge xito; 2 Ele se v de maneira mais realstica, trabalha com os processos sem necessariamente seguir o eprismo; 3 Tem um respeito crescente pelo aconselhando e

Foras espirituais positivas, comunicadas pelo

aconselhador, libertam foras espirituais positivas dentro do aconselhando, como um movimento unificante provocado pela ao do ES; O aconselhamento pastoral dimensional tem a sua premissa na assumida relao fundamental do homem para com Deus; O conceito cristo do divino amor (agape), que o supremo amor de Deus e esta presente nas experincias humanas, no se confunde com um impulso instintivo de origem biolgica. O homem um ser religioso, e o aconselhamento pastoral deve repousar sobre esta premissa. O aconselhador reconhece o poder para o homem encontrar-se com Deus e de receber ajuda divina,

Metodologia para a cura


O aconselhador no tem uma frmula prescrita entre

ele e o aconselhando, pelo contrrio, envolvido na relao de falar e escutar, assumindo a forma de uma conversa franca e amigvel, com naturalidade, levado ambos ao recurso da ao divina. A ao do ES o recurso para o qual so orientados e a Sua atuao se da conscientemente ou inconscientemente, e a obra no do aconselhador e nem do aconselhando. A chave do xito na relao triangular escutar bem, no para receber informao e nem para esvaziar o aconselhando. O aconselhador no pode esquecer-se do propsito do aconselhamento, e usa os meios espirituais para atingi-

Aconselhamento Pastoral VI O Aconselhamento para o


crescimento
Ev. Maurcio Maccari Bel. Teologia Bel. Filosofia mmaccari@ig.com.br

Aconselhamento para o crescimento


O alvo final do aconselhador facilitar o crescimento

da personalidade ao mximo nvel de maturidade; Este alvo sempre esta dentro do contexto de um quadro espiritual; O aconselhamento cristo deve ser como uma conversao com Deus na presena de um facilitador, quase uma orao; A razo do aconselhamento deve ser: substituir a doena pela cura, a tenso pelo alivio, as trevas do desespero pela luz da esperana; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sio que se lhes d uma grinalda em vez de cinzas, leo de gozo

1. O indivduo deve ajudar-se a si mesmo


A pessoa deve se sentir responsvel pela sua cura,

sua vontade de xito deve ser posta em ao assumindo uma atitude positiva; O aconselhador obtm um grau maior de xito quando o individuo ajuda-se a si mesmo; O aconselhado um individuo que pode e far escolhas, no um autmato; Porm, ele permanecer com medo da escolha at que ele seja levado a enfrent-la, apoia-se em si mesmo e em Deus; O aconselhador far tudo que estiver a seu alcance para conseguir o alvio desejado, e quando no se sentir capaz, deve procurar ajuda com outros profissionais.

2. Deve haver identificao com o aconselhado


Tem que haver introspeco na real condio do

aconselhado; Deve haver empatia (em + phatos) sofrimento com, deve-se renunciar-se a uma parte de si mesmo para conseguir sofrer com; O propsito tornar-se um com ele (temporariamente) para que ele possa ser elevado da sua condio a um novo e superior nvel, ; O objetivo transferir os recursos, ajudando e fortalecendo o individuo; Jesus se identificava (Lc 19.7) Cuidado para no confundir amor cristo com atrao

3. O aconselhador deve participar ativamente


Isto envolve 3 atividades distintas:
1) Ouvir: preste ateno, esvazie a mente de

pensamentos, aprenda a ouvir mais e falar menos, entenda o que esta sendo dito; 2) Falar: (Ec 3.7) fale somente quando houver um propsito, no haja mero falatrio, se no tiver propsito o silncio vale ouro, no crie propores na conversao, no h uma proporo de quanto um ou outro deve falar, cuidado com os termos tcnicos, pois podem no serem compreendidos, guarde a direo do dilogo. 3) Percepo: Se voc for ouvinte atento e disposto a responder ponderadamente ser visto como uma

4. O aconselhador precisa ter um ponto de referncia


Precisamos tomar conscincia das doenas de nossa

poca, bem como do povo que espera ajudar; O principal ponto de referncia deve ser o poder curativo e redentor do Esprito Santo, ele deve ser o norte em nossa bussola; O aconselhador uma mera ferramenta, instrumento, na mo Daquele que tem todo o poder para curar e sarar as enfermidades; Corresponder maravilhosa obra do cuidado de Deus para com a alma, e partilhar com os outros do poder curativo de Deus; No devemos cobiar o papel de um profissional,

You might also like