You are on page 1of 10

O Imprio Portugus

frica
Os portugueses encontraram em frica um grande nmeros de povos divididos em pequenos reinos ou tribos e com culturas muito diferentes. Os portugueses no conquistaram grandes territrios, optaram por controlar alguns pontos importantes na costa nos quais fundaram FEITORIAS a partir das quais faziam comrcio regular com os povos africanos.

Comrcio africano
A principal feitoria em frica era S. Jorge da Mina
Produtos portugueses Cereais Panos/tecidos lcool Quinquilharias Espelhos Sal Produtos africanos Ouro Escravos Malagueta Marfim

Relaes interculturais
Com excepo de Cabo Verde, de S. Tom e Prncipe e do Congo, a presena portuguesa em frica foi superficial e a aculturao dos povos africanos foi reduzida. No entanto a presena dos portugueses e, sobretudo, a vinda de escravos para Portugal e para a Amrica (Brasil) levaram ao aumento das trocas culturais (hbitos alimentares, msica, lngua, religio).

Oriente
Os portugueses quando chegaram ao Oriente, ao contrrio do que tinha acontecido em frica e no Brasil, encontraram sociedades bastante evoludas e uma grande concorrncia muulmana. Incapazes de formar um imprio territorial, os portugueses optaram por criar um IMPRIO COMERCIAL que dominava o rico comrcio do Oriente.

Domnio Portugus
Apesar das dificuldades, o domnio portugus no oriente foi facilitado devido a 3 factores: Os portugueses dispunham de melhores barcos e armas; Explorao das rivalidades entre os reinos do oriente; A poltica dos vice-reis

Poltica dos Vice-Reis


Devido distncia entre Portugal e o oriente, o rei criou o cargo de vice-rei para governar no oriente em seu nome; A poltica dos dois primeiros vice-reis foi bastante diferente, mas por se complementaram forma bastantes eficazes.

Poltica dos Vice-Reis


D. Francisco de Almeida Defendia que o poder portugus devia assentar no domnio do ndico atravs de uma forte armada (apoiada em alguns pontos estratgicos) D. Afonso de Albuquerque Defendia que o poder portugus devia assentar em terra atravs da conquista de cidades estratgicas (apoiadas por poderosa armada) Conquista: Goa, Ormuz e Malaca

Rota do Cabo
Com a descoberta do caminho martimo para a ndia foi criada a Rota do Cabo. As vrias feitorias espalhadas pelo oriente enviavam os produtos para Goa que depois os enviava para Lisboa. O comrcio oriental era um monoplio do rei que controlava tudo atravs da Casa da ndia.
Produtos portugueses Produtos orientais

Ouro Prata Cobre Chumbo Mercrio Estanho Lato Tecidos

Especiarias
(pimenta, canela, cravo, noz moscada)

Tecidos de luxo
(seda)

Perfumes Porcelanas Moveis de madeiras preciosas

Presena portuguesa
A populao portuguesa era muito reduzida em comparao com os povos do oriente; A populao estava bastante dispersa e era constituda por pequenos ncleos; Apesar dos conflitos, os portugueses procuraram integrar e integrar-se atravs de casamentos mistos (portugus+oriental); A missionao (Companhia de Jesus e outras) foi bastante intensa e constitui uma das maiores influncias na cultura oriental.

You might also like