You are on page 1of 24

Sustentabilidade do Planeta

Mdulo Mundo Actual

Riscos Ambientais Tipos de Poluio


Poluio da gua
Poluio do ar Poluio do solo Poluio sonora

Riscos Ambientais Poluio da gua

Riscos Ambientais Poluio da gua


Alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas que possam implicar em prejuzo sade, segurana e ao bem estar das populaes, causar danos flora e fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e econmicos.

Riscos Ambientais Poluio da gua


As principais fontes de poluio da gua so: Poluio Industrial

Poluio Agro-Pecuria
Poluio Domstica

Riscos Ambientais Poluio do Ar

Riscos Ambientais Poluio do Ar

As causas principais da poluio atmosfrica so a queima de combustveis fsseis e a indstria. Nas cidades, em geral, os veculos so os principais responsveis pela poluio do ar. Na zona rural, a poluio atmosfrica causada pelas queimadas.

Riscos Ambientais Poluio do Ar


Factores que causam a poluio do ar: Factores naturais: tempestades de areia, queimadas pelos raios, atividades vulcnicas, etc; Factores artificiais: causados pelo homem

Riscos Ambientais Poluio do Ar


Como conseqncia desta poluio temos:

Efeito estufa

Chuva cida
Diminuio da camada de ozono

Efeito Estufa
Aquecimento das baixas camadas da atmosfera devido intercepo pelas nuvens, poeiras e certos gases (especialmente os poluentes) das radiaes infravermelhas emitidas pela superfcie do globo.

Chuvas cidas

A chuva cida causada pela emisso de poluentes das industrias, dos transportes e demais atividades que queimam combustveis fsseis.

Chuvas cidas
Os principais responsvel por esse fenmeno so o dixido de enxofre (SO2) e o dixido de nitrognio (NO2).
Esses gases, ao serem lanados na atmosfera, se combinam com a gua em suspenso, transformando-se em cido com elevada capacidade de corroso.

Chuvas cidas
Impacto na corroso de monumentos, a acidificao das guas e a destruio da cobertura vegetal. Os pases do hemisfrio norte mais industrializados so os que mais contribuem para emisso desses gases.

Camada do Ozono
O Ozono (O3) na baixa atmosfera extremamente prejudicial , principalmente para o desenvolvimento das plantas. Mas em estado puro e livre na estratosfera (entre 15 e 30Km de altitude), ele protege os seres vivos da radiao proveniente do Sol, filtrando os raios ultravioletas.

Camada do Ozono
A emisso de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera, resultante da utilizao de condicionadores de ar, refrigerao, e no processo de fabricao de aerossis e solventes, provocando a diminuio das molculas de ozono, uma vez que o cloro presente no CFC, reage com estas, destruindo-as.

Camada do Ozono
Como consequncias da maior incidncia da radiao solar (ultravioleta) na superfcie terrestre, pode-se citar o aumento do nmero de casos de cancro de pele, perturbaes na viso e diminuio na velocidade da fotossntese dos vegetais.

Riscos Ambientais Poluio do Solo

Riscos Ambientais Poluio do Solo

A poluio do solo e do subsolo consiste na deposio, disposio, descarga, infiltrao, acumulao ou aterro no solo ou no subsolo de substncias ou produtos poluentes, em estado slido, lquido e gasoso.

Riscos Ambientais Poluio do Solo


Factores que causam degradao do solo:

Desertificao

Utilizao de tecnologias inadequadas


Destruio da cobertura vegetal

Riscos Ambientais Poluio Sonora

Riscos Ambientais Poluio Sonora

A poluio sonora o efeito provocado pela difuso do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolervel pelos organismos vivos, no meio ambiente.
Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversveis nos seres humanos.

You might also like