You are on page 1of 1

Escola Secundria do Padro da Lgua

Qualidade? Quantidade? Que factores tornam um recurso renovvel num no renovvel?


Introduo A gua um bem essencial para a vida! Neste momento este recurso considerado renovvel est em vias de se tornar um recurso no renovvel, pondo em causa toda a sustentabilidade do planeta. A gua considerada um recurso renovvel, pois esta por si s, atravs do ciclo da gua, reposta naturalmente permitindo aos seres vivos utiliz-la para todos os seus fins vitais. Devido s actividades antrpicas, o consumo e a utilizao indevida da gua, est a pr este recurso actualmente em perigo pelo que ser importante ter em ateno este problema reflectindo sobre as causas, consequncias e possveis solues para esta problemtica.

Objectivos: - Compreender a importncia da gua como recurso renovvel, para o desenvolvimento sustentvel do planeta; - Analisar os fenmenos responsveis pela escassez de agua; - Informar sobre os principais agentes poluidores e seus impactos contaminantes; - Apontar possveis medidas de preveno. Principais causadores
Agricultura Servios pblicos Actividades domsticas
Contaminao de gua

Conceitos/Palavras Chaves: - Eutrofizao (poluio provocada por excesso de nutrientes orgnicos); - Poluio; - Recurso renovvel (taxa de consumo menor que taxa de renovao); - Contaminantes (substncias poluidoras).
Contaminantes Biolgicos (Bactrias, vrus) Qumicos (cidos, pesticidas) Fsicos (radiaes)

Impactos nos seres vivos

Impactos ambientais

Desperdcio de gua

Causas da escassez de gua para os seres vivos

-Envenenamento -Doenas infectocontagiosas -Cancros

-Eutrofizao -Poluio dos aquferos - Poluio das guas

97.5% de gua salgada; 2.5% de GUA DOCE

DESIQUILBRIO ECOLGICO

Medidas de preveno
Incrementar o tratamento de guas residuais obrigatrio por lei A gua proveniente das ETAR's ser utilizada para vrios fins (Ex: regas) Aumentar o preo de consumo da gua Eliminar os gastos desnecessrios

Trabalho realizado: Ivone Sousa Bernardo Castro Andreia Vieira

Professora: Isabel Salta

12A

Concluso A gua enquanto recurso natural, indubitavelmente essencial para a manuteno do equilbrio ecolgico e do desenvolvimento sustentvel do nosso planeta. No entanto, dos dois teros de gua que compe o nosso planeta apenas 2,5% constituem os cursos de gua doce que utilizamos para consumo, pelo que se torna importante manter a renovabilidade deste bem vital. Para tal, devemos apostar na alterao dos hbitos ao nvel das actividades antrpicas. As solues passam por aumentar, a curto prazo, o preo deste recurso, incrementar o tratamento das guas residuais, eliminar gastos desnecessrios e utilizar a gua residual tratada para outros fins. Conclumos por isso que proteger este recurso muito mais que um dever cvico, uma prioridade para a manuteno da vida na Terra.
Bibliografia: Planeta com Vida - Biologia 12; CARRAJOLA, Cristina; CASTRO, M Jos; HILRIO, Teresa; editora Santillana Constncia; 1 Edio; Carnaxide 2009; Terra, Universo de Vida Biologia 12; SILVA, Amparo Dias; SANTOS, M Ermelinda; MESQUITA, Almira Fernandes; BALDAIA, Ludovina; FLIX, Jos Mrio; editora Porto Editora; 1 Ediao; Porto 2008.

You might also like