You are on page 1of 26

NOES DE AUDITORIAS AMBIENTAIS

Conceito

uma atividade administrativa peridica que compreende uma sistemtica e documentada avaliao de como a organizao se encontra em relao questo ambiental. Visa:

facilitar a atuao e o controle da gesto ambiental da empresa Assegurar que a planta industrial esteja dentro dos padres de emisso exigidos pela legislao ambiental.

Definio ICC
instrumento gerencial que compreende uma avaliao sistemtica, peridica, documentada e objetiva do desempenho da organizao, da administrao e dos equipamentos na salvaguarda do meio ambiente, com vistas a: 1. 2. facilitar o controle das prticas ambientais; e a avaliar a adequao das polticas ambientais da empresa com as normas legais.

Fonte: ICC 1989

Histrico

Anos 50/60:

Avaliao de desastres de grandes propores.

Dcada de 1970 em diante:


Instrumento autnomo de gesto ambiental Antes: Averiguar o cumprimento das leis ambientais que estavam se tornando cada vez mais rigorosas. Hoje: diversidade de atividades de carter analtico voltadas para identificar, averiguar e apurar fatos e problemas ambientais de qualquer magnitude e com diferentes objetivos.

Campos de aplicao

Organizaes; Destinos, locais e uso do solo; Produtos; Processos e Sistemas de gesto; Polticas, responsabilidades e organizao das tarefas; Planejamento, acompanhamento e relatrio das aes. Treinamento e conscientizao do pessoal; Relaes externas com a comunidade e rgos pblicos; Planejamento de emergncias e funcionalidade Economia de recursos Manuteno adequada

Objetivos principais
Garantia de cumprimento da legislao; Definio das obrigaes a serem cumpridas; Acompanhamento e controle dos custos do cumprimento das obrigaes; Definio das responsabilidades dos gerentes; Verificao da situao ambiental no caso de fuses e aquisies.

Objetivos especficos

Fontes de poluio e medidas de controle e preveno; Uso de energia e gua e medidas de economia; Processos de produo e distribuio; Uso, armazenagem, manuseio e transporte de produtos controlados; Estaes de tratamento de guas residurias; Panes, acidentes e medidas de emergncia e mitigao; Sade ocupacional e segurana do trabalho.

Lembrando:::

Os ativos ambientais representam as aplicaes de recursos em atividades relacionadas com qualquer das abordagens de gesto ambiental: controle da poluio, preveno da poluio e tratamento estratgico das questes ambientais.

Os passivos ambientais so as obrigaes perante terceiros decorrentes de aes e problemas ambientais ocorridos no passado e reconhecidos como tal segundo algum critrio.

Fonte: INTERNATIONAL CHAMBER OF COMMERCE (ICC). ICC Guide to effective environmental auditing. Paris, 1991. p. 5. * Obs.: No original Financial Auditing; no Brasil usada a expresso auditoria contbil.

Tipos de auditoria
auditoria de conformidade; auditoria de desempenho ambiental; due diligence; auditoria de desperdcios e de emisses; auditoria ps-acidente; auditoria de fornecedor; e auditoria de gesto ambiental.

Elementos de anlise

Conformidade legal; Produtos e processos produtivos; Processos administrativos; Processos e registros contbeis.

Auditoria de SGA

Procura avaliar o desempenho do SGA em conformidade com a poltica ambiental e o cumprimento dos objetivos e metas propostos.
Evoluo tica: de sigilosa a transparente

Melhores resultados; Evitam publicidade negativa. Evidenciam comprometimento com a Sociedade.

Fonte: Adaptado de ABNT. NBR ISO 9000:2000 Sistemas de gesto da qualidade: fundamentos e vocabulrio, Rio de Janeiro, 2000. Subseo 3.9.1.

Incentivadores

ICC EMAS ISO 14.000

Defendem a auditoria ambiental como instrumento voluntrio e que, por esse fato, ela seria um elemento de diferenciao entre as empresas. Os defensores da obrigatoriedade da auditoria so muitos e eles j ganharam muitas batalhas.

Ativistas

No estado do Rio de Janeiro, a obrigatoriedade da auditoria ambiental para empresas a partir de certo porte foi estabelecida pela Lei n 1898, de 26 de novembro de 1991.

Evoluo da AA nas empresas


Fonte: ICC, 1991, p. 9.

Modelo ICC
Pr-auditoria; Auditoria pp. dita
(atividades na unidade ou no local especfico);e

Ps-auditoria.

Freqncias
Determinadas pelo ciclo de auditoria programado. No pode exceder 3 anos. Depende:

Da natureza, dimenso e complexidade das atividades; Dos impactos ambientais associados a elas; Da importncia e premncia dos problemas detectados em auditorias anteriores; Do histrico dos problemas ambientais.

Programa de auditoria

deve definir por escrito:


os objetivos de cada auditoria, ou ciclo de auditoria incluindo a respectiva freqncia de cada uma das atividades.

Planejamento e preparao:

Cada pessoa envolvida no processo deve compreender bem suas funes e responsabilidades.
devem ser formalmente comunicados ao rgo superior de administrao da organizao.

Resultados e concluses:

Programa de auditoria

Conjunto de auditorias planejado para um perodo de tempo especfico e direcionado a um propsito especfico.

necessrio segundo a complexidade, o tamanho e a natureza da organizao. Pode haver multi-programas. As atividades de um programa de auditorias obedecem metodologia do PDCA.

Principais atividades:

entrevistas com pessoal, inspeo das condies de funcionamento dos equipamentos e anlise dos registros, procedimentos escritos e outra documentao relevante para avaliar o comportamento ambiental da atividade objeto da auditoria;

O processo
Compreenso dos sistemas de gesto; Determinao dos pontos fortes e fracos dos sistemas; Levantamento de informaes sobre elementos importantes; Avaliao dos resultados da auditoria; Elaborao das concluses da auditoria; Comunicao dos resultados e concluses da auditoria.

Padronizao: ISO 19.011/2002

orientaes sobre:

princpios de auditoria, realizao de auditorias de sistema de gesto da qualidade e ambiental, competncia, educao e avaliao dos auditores.

Sub-conjuntos

A auditoria Os auditores

Conduta tica Apresentao justa Cuidados profissionais

O auditor
Profissional com certificao e registro para realizar auditorias de SGA Atributos e habilidades pessoais:

Competncia para expressar claramente conceitos e idias, verbalmente e por escrito; Habilidades interpessoais que permitam o desempenho efetivo e eficiente, tais como diplomacia, tato e habilidade para ouvir; Manter a independncia e objetividade suficientes para permitir a realizao das responsabilidades do auditor; Fonte: norma NI-DINQP-078

Competncias do auditor

Fazer julgamento adequado baseado em evidncias objetivas; Reagir com sensibilidade s convenes e cultura do pas ou da regio em que a auditoria for realizada; Capacidade analtica e tenacidade; Reagir de forma sensata em situaes de tenso. Organizao pessoal necessria para o desempenho efetivo e eficiente da auditoria; Tenha mente aberta ou disposio para considerar idias ou pontos de vistas alternativos, Seja diplomtico, observador, perceptivo, verstil, decidido e autoconfiante.

Pontos controversos: publicidade

Voluntariedade ou obrigatoriedade

Os defensores da auditoria voluntria dizem que os auditores trabalham para o cliente, portanto cabe exclusivamente a ele decidir sobre a divulgao dos resultados da auditoria.
Os que defendem a obrigatoriedade da auditoria entendem que o auditor trabalha para a sociedade, da a necessidade de se tornar pblicos os resultados da auditoria.

Publicidade dos resultados

Bibliografia

Donaire, D.

Gesto Ambiental na Empresa Cap. 5.


Auditorias Ambientais Cap. 6. IMPORTNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NA GESTO EMPRESARIAL MODERNA disp. Internet. Custos ambientais: uma abordagem terica com nfase na obteno de vantagem competitiva. Revista de Contabilidade do Conselho Regional de So Paulo. So Paulo SP: ano 5, n 15, p. 40-49, mar. 2001.

Barbieri, J.C.

Cantarino, A.A.A.

WERNKE, Rodney.

You might also like