You are on page 1of 62

Obra: O Livro de Ouro da Amaznia Autor: Joo Meirelles Filho 5 Edio Editora: Ediouro

Na Amaznia pr-colombiana estima-se que

havia mais de mil etnias e lnguas indgenas diferentes. unnime entre os cientistas a afirmao de que as margens do rio Amazonas tenham sido uma das regies mais populosas das Amricas, com mais de um milho de habitantes.

H um completo desprezo pela pessoa

humana do indgena, sem falar na falta de percepo do europeu para a capacidade de adaptao floresta tropical.
A histria da Amaznia um suceder de

erros enormes, nos quais a ganncia no mediu as consequncias. Ela pode ser compreendida em trs grandes momentos:

1: O de saque e coleta;

2: Dedicado borracha, e;
3 No qual se busca integrar as regies

ocupadas de pases como o Brasil, Peru e Equador ao universo amaznico o ciclo desenvolvimentista no qual estamos, e do qual ainda no conseguimos nos desembaraar.

Em 1499 o capito espanhol Vicente Yaes

Pinzn, deixa o Caribe e ruma para o sul at encontrar gua doce em pleno oceano. Navega rio a dentro e depara-se com um emaranhado de ilhas no esturio do grande rio. Batiza-o de Santa Maria de la Mar Dulce.

Quatro

dcadas aps, partindo da cordilheira andina no Equador, Francisco Orellana, em uma das muitas expedies em busca de ouro (do Eldorado) aps a perda de muitas vidas e motins, obrigado a descer o rio Napo e da o grande rio (o Amazonas).

O frei dominicano Vicente de Gaspar de

Carvajal o cronista da viagem. Seu dirio torna-se o primeiro livro da Amaznia: Relacin Del Nuevo Descubrimiento del Famoso Rio Grande de las Amazonas.

A partir desse relato, o rio Amazonas

adquire fama e atia a cobia de aventureiros europeus em busca de riquezas fceis. Ademais, a Amaznia vista pelos portugueses como um dos caminhos para se alcanar a prata e o ouro do Peru, sob domnio espanhol. No final do sculo XVI, a Amaznia visitada por dezenas de embarcaes das mais diferentes potncias europeias.

A origem do El Dorado de mitos indgenas.

Os europeus interpretaram-na livremente e passaram a acreditar que havia um local na Amaznia onde o ouro era farto.
Essas

lendas, criadas inteiramente pela mentalidade mercantilista europeia, s serviram para encerrar prematuramente muitas vidas, inclusive de ndios escravizados.

Avivados pelas lendas do El Dorado, dezenas

de expedies espanholas seguem o trajeto de Orellana, descendo os Andes por um de seus rios.
Assim como os espanhis, outros europeus

penetram o Amazonas a partir de sua foz.

O interesse do europeu pela Amaznia no

difere do que tem por outras regies do globo, como frica ou ndia. O objetivo muito pragmtico: encontrar produtos que sejam de grande valor, no sejam perecveis e possam ser transportados para as metrpoles europeias com segurana, e sejam capazes de gerar lucros muito altos para compensar os grandes riscos das empreitadas.

primeiro estabelecimento definitivo na Amaznia continental uma colnia alem. Ao final do sculo XVI cresce o interesse da Inglaterra, Frana, Espanha, Portugal, Holanda, Alemanha e cidades italianas estabelecer feitorias permanentes.

Ao longo do Amazonas h irlandeses. Os

ingleses se instalam na boca do rio Jari. Os franceses ocupam o Maranho por muitos anos.

reao portuguesa comea em 1615, derrotando os franceses no Maranho.

Comandados por Francisco Caldeira Castelo

Branco, os portugueses partem para o rio Amazonas. Na colnia portuguesa, quem determina o que fazer com a Amaznia a metrpole. A coroa tambm define o que deve ser trazido para a Europa, que ndios combater, como dividir as terras, o que fazer com os esplios de guerra e todos os aspectos da vida na colnia.

A estratgia portuguesa de longo prazo.

Em 1616 surge Belm. O lugar escolhido denominado Forte do Prespio, em frente baa de Guajar, na foz do rio Guam no rio Par. A vila que se segue denomina-se Santa Maria de Belm, e a regio chamada de Feliz Lusitnia. Por algum tempo os portugueses conseguem a paz com os vizinhos Tupinamb.

Portugal cria o Estado do Maranho e Gro-

Par em 1624, separando-o do Brasil. Belm e So Lus so administrados diretamente por Lisboa.
A unio das coroas de Portugal e Espanha,

entre 1580 e 1640, permite ainda mais ganhos aos portugueses. Para garantir esta posse preciso estabelecer povoaes permanentes, marcos e fortificaes, significando colnias agrcolas, que demandam brao escravo.

Entre inmeras expedies espanholas, uma

e particular chama a ateno dos portugueses, a de dois franciscanos, Domingos Brieva e Andres de Toledo, que chegam a Belm em 1636, vinda de quito, no Equador. Em 1637, Pedro Teixeira parte para Quito frente de grande tropa, contando mais de mil pessoas e 40 embarcaes.

Em seu retorno, acompanhado pelo padre

jesuta Cristbal de Acun. Em clara afronta Espanha, Pedro Teixeira toma posse de extensa rea da Amaznia, e mais, em nome de Felipe IV, rei da Espanha. S que essa conquista feita para Portugal.
A

partir desse momento a arrogncia portuguesa no ter limites. Os capites no mais temero sais das proximidades de Belm e prear (buscar) ndios a dois ou trs km de distncia , nos rios Negro, Japur, Madeira e onde houver naes indgenas a escravizar.

Desde a fundao de Belm e So Lus

chegam cada vez mais colonos para desenvolver os plantios de cana-de-acar, algodo, tabaco e diversas culturas de exportao.
O colono portugus , realizar o cultivo da

escravido e da monocultura, tal qual o praticara h centenas de anos na Europa.

A soluo buscar a mo-de-obra do nativo.

Tornando muitas vezes as suas misses e fazendas reserva de escravos indgenas e gado bovino.
Durante

as prximas dcadas a administrao portuguesa da colnia se especializar em capturar ndios sob os mais diferentes argumentos.

Portugal imagina repetir com as drogas do

serto o sucesso das especiarias do caminho das ndias, perdido para outras potncias europeias. Nessa categoria esto dezenas de produtos vegetais e animais, tais como condimentos, tinturas, fibras, tabaco, ervas medicinais, castanhas, peles de felinos, jacars e lontras, animais vivos como papagaios e araras, ovos de tartaruga, gordura do peixe-boi, etc.

partir de 1615 Portugal adota uma estratgia clara de expanso de seus domnios. Seu interesse puramente comercial: dominar o mercado de cana-deacar, tabaco, especiarias e outros produtos.

Inmeras

expedies militares so organizadas para aumentar o territrio portugus. Pedro Teixeira, em 1626, a frente de uma tropa de resgate, penetra o rio Tapajs pela primeira vez. o choque entre o dogma catlico, a rigidez da autoridade militar e a viso mtica do nativo, plenamente adaptado ao meio, em sua cultura da floresta tropical.

A experincia portuguesa na frica e na

ndia leva a Portugal a reeditar um sistema que se compe de postos comerciais, fortificaes militares, misses religiosas e vilas agrcolas.
A partir da conquista do territrio sobre

outras naes europeias , Portugal preocupa-se em estabelecer uma rede de fortificaes para garantir sua posse.

So

construdas fortalezas na foz do Amazonas, nos pontos mais distantes do novo territrio, como Forte Prncipe da Beira , no Guapor, o forte So Joaquim, nas margens do rio Branco, Roraima, prximo fronteira do Brasil com a Venezuela, o Forte de So Gabriel da Cachoeira e o de So Jos das Marabitanas (Barcelos), ambos no Alto rio Negro, na regio conhecida como Cabea do Cachorro.

A coroa portuguesa sabe quo importantes

domesticar a alma do ndio.


Em

1617chegam os primeiros religiosos, formando misses no esturio do rio Amazonas, a partir de Belm.

primeiro interesse dos missionrios fortalecer a sua prpria ordem religiosa na estrutura da igreja catlica.

O segundo grande interesse fortalecer a

Igreja perante os poderes laicos.


Em terceiro lugar h o interesse de produzir

pra gerar renda, competindo at com os colonos.


S em quarto lugar vem o interesse em

proteger os ndios da cobia dos colonos e dos militantes.

A concentrao de nativos tambm facilitou

a propagao de doenas contra as quais no possuam resistncia natural, como a varola e a gripe, responsveis pela dizimao de naes inteiras em questo de meses.
A conquista espiritual tem fora na primeira

metade do sculo XVIII. A presso dos colonos aumenta tanto, que a coroa portuguesa prefere expuls-los.

O moralismo religioso europeu consegue em

poucas dcadas destruir milhares de anos de desenvolvimento cultural. No entanto, do ponto de vista da coroa portuguesa, o trabalho dos missionrios muito bem-sucedido. Ele efetivamente garante a consolidao da presena portuguesa no territrio amaznico.
At a chegada do Marqus de Pombal, no final

do sculo XVIII, as ordens religiosas disputam passo a passo as autorizaes para a conquista de novos territrios.

Missionrios

colonos crescentemente entraram em atrito, especialmente os jesutas que em 1661 so expulsos do Par e, em 1684, do Maranho, Carmelitas, franciscanos, mercedrios e capuchos so mais condescendentes com a escravido A chegada de Pombal ao poder, aps o terremoto de Lisboa, resulta na definitiva expulso dos jesutas da Amaznia, como todo, em 1759.

O perodo pombalino, a partir de 1750, resulta

em grande estmulo aos colonos vindos de Aores e outras partes do reino portugus. So levados a Mazago (Amap), a Bragana e Ourm (Par) para uma agricultura nos moldes europeus, de exportao. Como previsto, o primeiro momento da colonizao de absoluto fracasso, at que os colonos compreendam o saber indgena, do qual surge o saber caboclo.

Para apoiar a expanso nos longnquos

territrios no interior da Amaznia, a coroa portuguesa decide fundar em 1669 o Forte de So Jos da Barra do Rio Negro, atual Manaus, hoje Estado do Amazonas. A disputa pelo territrio s ser acertada em 1750, a partir do Tratado de Madri, que se baseia no lema cada parte h de ficar com que atualmente possui, uti possedetis.

A concluso de inmeros estudiosos que o

massacre tenha dizimado mais de 90% da populao original da Amaznia. A maioria sucumbe no primeiro choque, durante os sculos XVI e XVII. Os que sobrevivem ou se refugiam em locais inacessveis, ou se tornam a base do que so hoje os caboclos.

Muito conhecimento da cultura da floresta

se perdeu para sempre. Destas antigas sociedades restam apenas arremedos de conhecimentos, por meio de tcnicas de navegao, uso da flora e fauna, moradia e outras tcnicas, passadas s naes indgenas presentes e ao caboclo amaznico,

No propriamente na Amaznia que o

ouro ser descoberto. nas bordas do Planalto Central do Brasil, regio coberta de savanas de Cuiab, atual Mato Grosso e de Gois.
A fundao de Cuiab, com a descoberta

acidental de ouro por um escravo de Miguel Sutil, 1723, altera esse quadro.

Cuiab e Vila Bela da Santssima Trindade

serviro como ponto de partida para a conquista do vale do Guapor e do alto rio Tapajs. Ao mesmo tempo em que se descobre ouro em Cuiab, encontra-se metal em Gois (1722). Novamente, a vtima da cobia portuguesa o ndio. O ciclo do ouro nessas regies curto. A estagnao vem logo no incio do sculo XIX. No entanto, sua descoberta altera o tratamento da cora para o grande oeste, o mato Grosso, que passa a ser uma regio prioritria, pelo menos durante o sculo XVII, quando h ouro.

perodo Pombal significa mudanas radicais na Amaznia. Apressam-se o povoamento e a demarcao de fronteiras para garantir a efetiva posse do territrio conquistado pelos portugueses nos tratados e aumenta a intolerncia portuguesa perante as naes indgenas,

Aumenta

consideravelmente o poder dos comerciantes. A burocracia estatal passa a ser mais organizada e presente. Forma-se uma classe dominante rural, moradora de cidades como Belm, diretamente ligadas a Lisboa.

Pombal expede diversas ordens, as cartas

pombalinas. Em 1754, para efetivar o Tratado de Madri, Portugal organiza grande expedio, com mais de mil pessoas, incluindo engenheiros, para definir as fronteiras.

prximo comandante ser Lobo Dalmada, fundador de So Gabriel, no rio Negro. Ele realiza diversas incurses militares demarcatrias, garantindo a expanso da fronteira portuguesa em detrimento da espanhola. Em 1764 inicia-se a construo da Fortaleza de So Jos, em Macap (Amap). E neste contexto que surge Ricardo Franco, construtor do forte Prncipe da Beira, no rio Guapor, fronteira do Brasil com Bolvia, uma obra-prima da engenharia colonial na Amaznia.

Esse um perodo de relativo crescimento

econmico, com o desenvolvimento da agricultura do cacau e do algodo. O cacau ser a primeira cultura genuinamente amaznica a ser plantada em larga escala, ainda que dispersa em muitos stios nas dcadas da vrzea do Amazonas. No fim do sculo XVIII Belm recebe uma srie de melhorias a partir dos planos portugueses de ali instalar uma capital ultramarina, uma Veneza sul-americana, para o que construdo um palcio de governo que no conhecer o uso pretendido.

A proclamao da independncia do Par, em

relao a Portugal, ocorre somente um ano aps a independncia das demais provncias do0 Brasil. Parte da elite local, bastante ligada a Portugal, hesita muito em apoiar essa deciso. Inicia-se a um longo processo de desavenas locais que ir culminar na maior revolta nativista da Amaznia, a Cabanagem, pois novamente a populao local foi preterida nas negociaes para que a elite se mantivesse no poder.

A partir do sculo XVIII cresce a curiosidade

cientfica e o interesse das coroas europeias sobre as grandes regies selvagens como a Amaznia. Paul Le Cointe e Henry Condreau so contratados pelo governo do Estado do Par no incio do sculo XX para descrever e medir a natureza. Jacques Cousteau, mais recentemente, na dcada de 1980, traz a televiso e a parafernlia tecnolgica e motorizada.

O cientista pioneiro foi Charles Marie de La

Condamine, astrnomo francs, que desce o Amazonas em 1742, o primeiro europeu a descrever a borracha, o curare, o tucupi, o urucum, alm de narrar sobre o golfinho de gua doce (boto) e reforar a informao da existncia do canal de Cassaquiare, ligando as bacias do Amazonas e Orenoco, e ainda questionar: Mas a quina, a ipecacuanha, a simaruba, a salsaparrilha, o gutico, o cacau, a baunilha, seriam as nicas plantas teis que a amrica encerraria em seu seio?

A cabanagem um dos mais importantes

movimentos sociais do Brasil e, de carter nativista, certamente, o de maior significado para a Amaznia brasileira. Com durao de cinco anos (1835-1840), resulta na morte de pelo menos dos 150 mil habitantes da provncia do Gro-Par e rio Negro (Amazonas).

A cabanagem completou o processo de

esvaziamento poltico das lideranas locais, visando tornar a regio uma fronteira econmica para os anseios do Centro-sul do Brasil, sepultando os dois sculos do que era uma provncia que respondia diretamente a Portugal, Gro-Par.

Durante boa parte do sculo XIC a economia

da Amaznia passa por outro forte ciclo econmico recessivo. Em termos de espao ocupado pelo homem, at o ciclo da borracha a ocupao da Amaznia brasileira est restrita s mesmas reas utilizadas durante o sculo XVIII. A exceo para um pequeno nmero de ncleos urbanos, como Manaus, fundada em 1848.

Aps

muitas presses, as potncias estrangeiras, como Gr-Bretanha, Estados Unidos e Frana, obtm do Imprio brasileiro a abertura do rio Amazonas navegao internacional. Isto facilitar o acesso s reas longnquas, como o atual Estado do Amazonas e a Amaznia peruana. Com a era da borracha e a abertura do rio Amazonas a navegao de barcos estrangeiros, ele se torna estrada por excelncia.

passagem da Amaznia da coroa portuguesa para a coroa brasileira e desta ltima para a recm-declarada Repblica Federativa do Brasil significa poucas mudanas para a grande maioria das pessoas. O que ir efetivamente modificar o cenrio a abrupta valorizao da borracha na Europa e nos Estados Unidos.

O primeiro ciclo econmico de grande

envergadura, envolvendo toda a regio, toma folego na dcada de 1890. A Amaznia se transforma na maior produtora de borracha natural do mundo. um ciclo muito curto, com menos de um quarto de sculo, de 1890 a 1911.

Diversas naes indgenas das encostas

andinas utilizavam a borracha como impermeabilizante h muitos sculos. Desde a visita do francs Charles Marie de La Condamine. a indstria automobilstica e seus pneus, no entanto que levam a borracha a se transformar em commodity e tem de primeira necessidade de no mercado mundial.

Para explorar a borracha o empresrio

baseia-se no sistema de aviamento. O proprietrio da rea onde h seringais, o aviador ou seringalista, forma um sistema comercial em que ele o nico autorizado a comprar a borracha do seringueiro. Ele tambm o nico a lhe vender mercadorias (faco, instrumentos de coletar a borracha, plvora, sal, acar, mantimentos e material para iluminao).

Para comear a trabalhar, o seringueiro

obrigado a contrair uma divida com o seringalista no seu barraco e pagar o prprio custeio de viagem at a colocao. Em alguns casos, onde o seringueiro um homem de menos posses, existe um intermedirio, o regato. O seringalista endivida-se com as grandes casas comerciais dos centros urbanos, Manaus, Belm, no Brasil, Iquitos, Peru e Letcia, na Colmbia, dos quais compra os bens de primeira necessidade e para os quais vende a borracha

elo mais fraco, naturalmente, o seringueiro, isolado e solitrio na mata, com poucas condies de mudar o rumo de sua histria. Os preos praticados no barraco pelo seringalista so sempre aviltantes. A cada nova comprar o seringueiro afunda-se mais e mais e dvidas, passando a viver num regime de total dependncia e semiescravido.

Desde o princpio, empresas estrangeiras

principalmente inglesas, estabelecem-se nas cidades de Belm. Manaus (Brasil), Letcia (Colmbia) e Iquitos (Peru) para controlar o comrcio da borracha. A partir da dcada de 1910 o planalto em larga escala em fazenda exclusivas para a borracha, em sistema de plantation, no Sudeste Asitico, derruba o preo internacional e leva a participao brasileira a cifras desprezveis.

Antes do ciclo da borracha a populao da

Amaznia lentamente. Em 1820, so 140 mil habitantes no Brasil e um nmero inferior a vinte mil habitantes entre Peru, Bolvia e Equador. Em 1870, j supera a perda populacional da Cabanagem no Brasil, os amaznidas so 320 mil. Da para a frente o crescimento rpido. Em 1920, a populao na Amaznia brasileira de 1,2 milhes.

Entre os poucos marcos desse breve ciclo

que permanecem para a regio est aparelhamento de Belm e Manaus como cidades modernas, como jamais se vira no Brasil. As cidades recebem calamento, sistema de guas pluviais, paisagismo, luz eltrica e bondes.

explorao da borracha faz surgir inmeras vilas ao longo dos rios onde a seringueira mais abundante. Isso acontece em rios como Tapajs, Madeira, Juru, Purus e tantos outros. A penetrao no se restringe ao Brasil. Os seringueiros brasileiros avanam a partir de Manaus e financiados pela elite, sobre a Bolvia, penetrando os rios Acre, Purus e Juru.

Ao longo das cabeceiras dos rios Juru,

Purus e Madeira e seus fornecedores, seringueiros brasileiros penetram em busca da borracha. Nos ltimos anos do sculo XX o conflito est armado. Depois de idas e vindas, algumas envolvendo atos heroicos, brasileiros liderados por Plcido de Castro expulsam bolivianos da regio, bem como a empresa Bolivian Sindicate, e criam a Repblica do Acre.

Esse territrio, com 193 mil km tem

praticamente a rea igual do estado do Paran ou duas vezes a de Portugal. Como parte do acordo o pas comprometeu-se a construir a Estrada de Ferro Madeira Mamor, para superar as dificuldades de navegao do rio Madeira, em funo da srie de cachoeiras que se inicia nas proximidades da atual Porto Velho (Rondnia). Poucos anos depois de concluda, a ferrovia foi abandonada por seu pouco uso.

partir de 1912 a borracha passa a representar pouco para a economia da Amaznia. Foi um choque cultural muito forte para uma regio que acreditava que o monoplio seria eterno. Durante 50 anos, at a dcada de 1960, a Amaznia viver praticamente do extrativismo e da agricultura.

Nesse momento a participao da regio no

cenrio brasileiro insignificante: menos de 5% da populao e de 2% do PIB, mesmo ocupando mais da metade do territrio do pas. Os investidores estrangeiros pouco compromisso demonstram com a regio. O governo brasileiro tenta, sem sucesso, criar mecanismos para recuperar a regio, com em 1912, a Superintendncia de Defesa da Borracha.

A partir do sculo XX, a cincia brasileira

iniciar seus esforos no sentido de conhecer a Amaznia. Entre os pioneiros destacam-se Emilio Goeldi, domingos Soares Ferreira Pena, Joo Barbosa Rodrigues e Oswaldo Cruz. Inicia-se tambm um frtil perodo de intercmbio com cientistas estrangeiros, como o anatomista suio Hans Bluntschli, que viaja em 192 para a regio.

Durante

40 anos o militar brasileiro Cndido Mariano Rondon palmilha o oeste brasileiro, fincando0 postes para uma linha telegrfica que significar um marco de posse do Brasil.

Rondon o primeiro indigenista brasileiro,

fundador do Servio nacional de Proteo ao ndio e autor da frase morrer se preciso for, matar nunca.

Sem a principal fonte de suprimentos de

borracha natural, o governo norteamericano e os pases aliados voltam-se para a Amaznia. Em 1942, em plena ditadura de Getlio Vargas, Brasil e Estado Unidos assinam o Acordo de Washington para recuperao e produo extrativista.

You might also like