You are on page 1of 19

Alberto Lucas

Caixas Velocidade
Serve para desmultiplicar a rotao do motor para o diferencial ou directamente para as rodas, por forma a transformar a potencia do motor em fora ou velocidade, dependendo da necessidade.

Curva caracterstica de um motor, binrio e potencia.

Caixas Velocidades Manuais ou Mecnicas

Sincronizadores
Aquando da seleco de uma mudana, engatado um

carreto ao veio principal por meio de um bloqueador (do movimento livre do carreto para o veio). Com um funcionamento semelhante ao da embraiagem (transmisso por acoplagem), embora os carretos disponham de dentes que facilitam o encaixe do sincronizador, a fora do veio principal transmite-se do carreto bloqueado para o carreto correspondente do veio secundrio.

Mudana sincronizada
1 tempo : Sincronizao O ser accionado a alanca das mudanas vai ser deslocado a manga de sincronizao que pelo facto de estar acoplado ao cubo pela presso de esferas provocar deslocamento do cubo at que o cone interior deste entre em contacto com o cone exterior do careto. O contacto dos dois cones provoca uma determinada frico a qual provocar um igualar de velocidades entre o carreto e o conjunto cubo manga de sincronizao.

2 Tempo: Engrenamento
Quando o carreto e a manga de sincronizao rodam mesma velocidade o condutor vai exercer na alavanca um esforo maior fazendo com que a manga seja libertada das esferas indo engrenar nos dentes laterais do carreto louco.

Mudana sincronizada
Os sincronizadores tornam-se solidrios com as rodas dentadas

permanentemente engatadas pr meio de um mecanismo designado por unio de dentes. Quando os dois conjuntos engatam, em consequncia do deslizamento do sincronizador ao longo do eixo estriado, a mudanas passa a girar solidria com aquele.

Mudana sincronizada
O sincronizador tem, normalmente uma srie de dentes em

cada face, de modo a poder engatar com as mudanas dispostas de cada um dos seus lados. Num ponto intermdio o sincronizador no engata com nenhuma das duas rodas, pelo que estas podem girar livremente sem transmisso do movimento.

Sincronizao visando a mudana de velocidade

Relaes transmisso
De uma forma geral e simplificada, quanto maior a rotao do motor em relao rotao do eixo, maior ser a fora e, quanto menor a rotao do motor em relao rotao do eixo, maior ser a velocidade. Note-se que o eixo no gira mesma rotao nem da cambota, nem da sada do diferencial (semi-eixos). Em suma, a cada marcha ou velocidade da caixa a proporo rotao do motor/rotao do eixo varia solidariamente. Normalmente esta proporo expressa-se tecnicamente por 10:1, 9:1, 1:1.05, 1:8, etc. Entenda-se, portanto, uma caixa de velocidade como multiplicador de fora e/ou velocidade do motor.

Caixas Velocidades Automtica


As principais caractersticas e vantagens:

As mudanas de velocidade processam-se suavemente; Arranques suaves; Em pisos escorregadios existe melhor controlo nos arranques;

Manuteno reduzida;
Embraiagem substituda pelo conversor de binrio. Este tipo de caixa automtica tm engrenagens do tipo epicicloidal,

este tipo de engrenagem permite que o veio de sada esteja alinhado com o de entrada. A variao da relao de transmisso obtm-se bloqueando ou soltando os diversos componentes, sendo possveis relaes altas ou baixas e ainda inverso do sentido de rotao.

Engrenagens epicicloidal
Com engrenagens epicicloidais possvel obter-se diferentes relaes de transmisso sem que seja necessrio deslocar carretos ou luvas

Esquema de uma engrenagem epicicloidal


Como se pode observar, constituda por uma roda dentada central, denominada planetrio, uma roda de coroa

com dentado interior e um


porta satlites, no qual esto fixos os eixos dos satlites.

Esquema 1 e 2 velocidades

1 velocidade (coroa

2 velocidade (coroa como

imobilizada e planetrios como roda motora)

roda motora e planetrios imobilizados)

Esquema 3 velocidade e Marcha-atrs

3 velocidade (conjunto

solidrio)

Marcha-atrs (porta-

satlites imobilizado e planetrio como roda motora)

Imobilizao de partes moveis


Essa imobilizao conseguida custa de traves ou embraiagens de discos. O comando destes realizado de uma forma automtica, atravs de sistemas hidrulicos ou electro-hidrulicos, que dependem da velocidade do veculo e da posio do acelerador.

As embraiagens utilizadas so embraiagens hidrulicas multi-disco em banho de leo e so accionadas atravs de presso de leo.

Imobilizao de partes moveis


Os traves utilizados para a imobilizao de alguns rgos podem ser de discos ou de cintas de travagem

Caixa Velocidade Automtica

Caixa automtica ZF - 7 DT 7-speed sports transmission

You might also like