You are on page 1of 29

COZINHA RABE

Professora: Seliz Grassini Rego CRN 084

A TERRA DOS RABES


A Arbia, tambm conhecida como pennsula Arbica ou rabe, uma vasta pennsula localizada na juno da frica e da sia, a leste da Etipia e ao norte da Somlia, ao sul da Palestina, da Jordnia e da Mesopotmia, e ao sudoeste do Ir. uma regio majoritariamente de clima desrtico. A Arbia limitada pelo mar Vermelho e pelo golfo de Aqaba ao sudoeste, pelo mar da Arbia ao sudeste e pelo golfo de Om e pelo golfo Prsico ao nordeste.

A PENNSULA ARBICA DIVIDIDA PELOS SEGUINTES PASES:


Arbia Saudita: 1.960.582 km - 24.300.000 habitantes Bahrein: 665 km - 670.000 habitantes Emirados rabes Unidos: 83.600 km - 3.500.000 habitantes Imen/Imen: 527.970 km - 20.000.000 habitantes Kuwait: 17.818 km - 2 596 799 habitantes Om: 212.460 km - 3.000.000 habitantes Catar: 11.437 km - 770.000 habitantes

A ARBIA

HISTRIA

Os rabes so os integrantes de um povo heterogneo que habita principalmente o Oriente Mdio e a frica setentrional, originrio da pennsula Arbica constituda por regies desrticas e clima subtropical mediterrneo no litoral . As dificuldades de plantio e criao de animais fizeram com que seus habitantes se tornassem nmades, vagando pelo deserto em caravanas, em busca de gua e de melhores condies de vida. A essas tribos do deserto d-se o nome de bedunos.

O IMPRIO RABE

O Imprio rabe teve sua formao a partir da origem do islamismo, religio fundada pelo profeta Maom. Antes disso, a Arbia era composta por povos semitas que, at o sculo VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma lngua, estes povos possuam diferentes estilos de vida e de crenas.

Os seguidores do alcoro, livro sagrado, acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo atravs da Guerra Santa. Firmes nesta crena, eles expandiram sua religio ao Imen, Prsia, Sria, Om, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da pennsula ibrica, espalhando sua cultura pela regio da Espanha e Portugal. Em 732, foram vencidos pelos francos, que barraram a expanso deste povo pelo norte da Europa.

RABES ()

Filipe, o rabe Joo Damasceno Al-Kindi Al-Khansa Faial I do Iraque Gamal Abdel Nasser Asmahan May Ziade

QUEM SO OS RABES?
Existem trs fatores que podem ajudar, em graus diversos, na determinao se um indivduo considerado rabe ou no: polticos: se ele vive em um pas membro da Liga rabe (ou, de maneira geral, no mundo rabe); essa definio cobre mais de trezentos milhes de pessoas. lingusticos: se sua lngua materna o rabe; essa definio cobre mais de duzentos milhes de pessoas. genealgicos: Pode-se traar sua ascendncia at os habitantes originais da pennsula arbica.

O MUNDO RABE

O POVO RABE

MULUMANOS

Muulmano todo o indivduo que adere ao Islo, uma religio monotesta centrada na vida e nos ensinamentos de Maom, e que teria recebido revelaes de Deus. Alm disso os muulmanos tambm do nfase aos dogmas da orao, jejum no ms de Ramad, peregrinao em Meca e o estudo do Alcoro.

"Um rabe, no sentido moderno da palavra, algum que cidado de um estado rabe, conhece a lngua rabe e possui um conhecimento bsico da tradio rabe, isto , dos usos, costumes e sistemas polticos e sociais da cultura.

Quando da sua formao em 1946, a Liga rabe assim definiu um rabe "Um rabe uma pessoa cuja lngua o rabe, que vive em um pas de lngua rabe e que tem simpatia com as aspiraes dos povos de lngua rabe."

SMBOLOS ORIENTAIS

PROVRBIOS
Acredite em Allah, mas amarre seu camelo." "S se atiram pedras em rvores carregadas de frutas." "Uma s mo no pode aplaudir." "Na rvore do silncio est o fruto da segurana." "Deixa o teu corao seguir a tua frente e procura alcan-lo." "Os ces ladram, e a caravana passa." "H cinco degraus para se alcanar a sabedoria: calar, ouvir, lembrar, agir, estudar."

OS

INGREDIENTES DA COZINHA RABE

A smola As amndoas O coentro e o hortel O azeite de oliva A ras-el-hanout (a cabea da loja) pimenta malagueta, pimenta preta, gengibre, cardamomo, noz-moscada, cravo-da ndia e at 27 especiarias. Os pimentes

OS UTENSLIOS DA COZINHA RABE E


MARROQUINA

As mos O tajine O kanoun em barro ou cobre O pilo

A chaleira e Camelia sinensis


A cuscuzeira

Babaganouch

Charutos de repolho

Cuscuz marroquino

Doce de aletria com mel e nozes

Homus

Kafta com po srio

Lentilhas Eza Salada de gros-de-bico com frango e cenoura Cuscuz marroquino com frutas secas, com legumes, com carneiro e legumes, etc.

Tajine de cordeiro, com peras caramelizadas e nozes


Tajine de peixe e legumes

O hobus acompanha as saladas e as pastas

ALIMENTOS E BEBIDAS PROIBIDOS/


SAMOVARES

Carne de porco Bebidas alcolicas

Primeiramente o Iraque cultivava trigo, cevada, pistache, nozes, roms e figos e criaram o po chato e redondo. Depois no Lbano surgiu o hbito de cobrir o po com carne e cebola. Nascia assim a esfiha aberta. Posteriormente, j no mundo ocidental eles passaram a fechar a esfiha, e assim viemos a ter a esfiha fechada. O Kibe um prato tpico da cozinha srio-libanesa. Representa bem essa culinria.

Narguile

A fumaa do narguil pode causar doenas cardacas, enfisemas e cncer de pulmo, mesmo entre os usurios que no tragam a substncia. Outras consequncias decorrem do uso compartilhado do narguil, como a transmisso de hepatite, herpes e tuberculose.

Acompanha o ch, o caf e as conversas...

Tapetes persas

You might also like