You are on page 1of 42

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMA PROGRAMA DARCY RIBEIRO PDR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROFESSOR SUBSTITUTO DISCIPLINA: METODOLOGIA

GIA DO ENSINO DE QUMICA

AVALIAO DA APRENDIZAGEM EM CINCIAS QUMICA E PROJETOS DE ENSINO.

PROFESSORA: TATIANA LOPES

1.AVALIAO DA APRENDIZAGEM.

A avaliao deve ser compreendida como conjunto de aes organizadas com a finalidade de obter informaes sobre o que o aluno aprendeu, de que forma e em quais condies;
Para tanto, preciso elaborar um conjunto de procedimentos investigativos que possibilitem o ajuste e a orientao da interveno pedaggica para tomar possvel o ensino e a aprendizagem de melhor qualidade.
Carmo,2007.

Deve funcionar, por um lado, como instrumento que possibilite ao professor analisar criticamente sua prtica educativa;
Nesse sentido, deve ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem, e no apenas em momentos especficos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.
Carmo,2007.

O estudo da avaliao da aprendizagem tem sua importncia ressaltada nas ltimas dcadas devido necessidade de se adequar os modelos didticos s novas exigncias curriculares e sociais;
No Brasil, tais necessidades esto sinalizadas nos documentos oficiais como a LDB (Lei 9.394/96), o Plano Nacional da Educao (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais, as normas e resolues do Conselho Nacional de Educao.

A forma como a avaliao se organiza, no independente das concepes de ensino aprendizagem apresentadas pelo professor e podem ter influncia na representao que os alunos fazem da cincia e da aprendizagem da cincia (FERNANDES,2005).

Os PCN defendem que a responsabilidade da avaliao deve ser compartilhada, no funo exclusiva do professor;
"Deleg-la aos alunos, em determinados momentos, uma condio didtica necessria para construo de instrumentos de autoregulao para as diferentes aprendizagens".

A avaliao precisa acontecer num contexto em que seja possibilitada ao aluno a reflexo tanto sobre os conhecimentos construdos, quanto sobre os processos pelos quais isso ocorreu;
A apropriao de novos conceitos e procedimentos permite que o aluno possa realizar as atividades propostas com maior eficincia e autonomia.
( PCNEM,2000)

Ao se avaliar, devem-se buscar informaes no apenas referentes ao tipo de conhecimento que o aluno construiu;
A avaliao no , portanto, unilateral ou monolgica, mas dialgica.

( PCNEM,2000)

Os PCN propem as seguintes orientaes para avaliao:

A perspectiva de cada momento da avaliao deve ser definida claramente, para que se possa alcanar o mximo de objetividade; Considerar a diversidade de instrumentos e situaes, para possibilitar, por um lado, avaliar as diferentes capacidades e contedos curriculares em jogo; Contrastar os dados obtidos e observar a transferncia das aprendizagens em contextos diferentes;

2.CRITRIOS DE AVALIAO.

Os critrios de avaliao referem-se ao que necessrio aprender; Os critrios no podem, de forma alguma, ser tomados como objetivos, pois isso representaria injustificvel rebaixamento da oferta de ensino.
(FARIAS,2002)

10

Para avaliar, segundo os critrios estabelecidos, necessrio considerar indicadores bastante precisos que sirvam para identificar, de fato, as aprendizagens realizadas;
Os critrios de avaliao devem ser compreendidos: por um lado, como aprendizagens indispensveis ao final de um perodo, por outro, como referncias que permitem a anlise de seus avanos aolongo do processo

11

2.1 DEFINIO DE CRITRIOS PARA AVALIAO DA APRENDIZAGEM.

1. Demonstrar compreenso de textos orais, nos gneros previstos para o ciclo, por meio de retomada dos tpicos do texto;

2. Atribuir sentido a textos orais e escritos, posicionando-se criticamente diante deles.


12

(FARIAS,2002)

3. Ler de maneira independente textos com os quais tenha construdo familiaridade;


4.Compreender textos a partir do estabelecimento de relaes entre diversos segmentos do prprio texto e entre o texto e outros diretamente implicados por ele.
13

(FARIAS,2002)

5. Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses e a caractersticas do gnero e suporte;
6. Coordenar estratgias de leitura no-lineares, utilizando procedimentos adequados para resolver dvidas na compreenso e articulando informaes textuais com conhecimentos prvios.

14

(FARIAS,2002)

7. Produzir textos orais nos gneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condies de produo;
8. Redigir textos na modalidade escrita nos gneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condies de produo.
15
(FARIAS,2002)

9. Escrever textos coerentes e coesos, observando as restries impostas pelo genero;


10. Redigir textos utilizando alguns recursos prprios do padro escrito relativos paragrafao, pontuao e outros sinais grficos, em funo do projeto textual.
16

(FARIAS,2002)

11. Escreva textos sabendo utilizar os padres da escrita, observando regularidades lingsticas e ortogrficas;
12. Revisar os prprios textos com o objetivo de aprimor-los;

13. Utilizar os conceitos e procedimentos constitudos na prtica de anlise lingstica.


17

(FARIAS,2002)

3. FUNES DA AVALIAO

Funo diagnstica: permite determinar a presena ou a ausncia de conhecimentos prvios; Funo formativa: fornece informaes ao aluno e ao docente durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; Funo somativa: permite julgar o mrito ou valor da aprendizagem e ocorre ao fim de uma etapa do processo de ensino e aprendizagem.

18

(FARIAS,2002)

3. FUNES DA AVALIAO
1. Funo diagnstica :

Verificar se o aluno apresenta ou no determinados conhecimentos ou habilidades; Identificar, discriminar, caracterizar as causas determinantes das dificuldades de aprendizagem ou essas prprias dificuldades para uma prescrio; Comprovar as hipteses sobre as quais se baseia o currculo; Obter informaes sobre o rendimento do aluno.

19

(FARIAS,2002)

2. Funo formativa ou de controle:

Informar o aluno e o professor sobre os resultados que esto sendo alcanados durante o desenvolvimento das atividades; Melhor o ensino e aprendizagem;

Localizar, apontar discriminar deficincias, insuficincias, no desenvolvimento do ensino-aprendizagem para elimin-las;


(FARIAS,2002)

20

3. Funo classificatria:

Classificar o aluno segundo o nvel de aproveitamento ou rendimento alcanado; Buscar uma conscincia coletiva quanto aos resultados alcanados.

21

(FARIAS,2002)

4. ETAPAS DA AVALIAO.
1 passo: Planejamento.

A avaliao, na realidade, comea no planejamento: no estabelecimento dos objetos a serem atingidos pelos alunos, ao final do processo, e na escolha das atividades que podero levar os alunos a atingir esses objetivos; Duas perguntas devem ser respondidas pelo planejamento: O que devem saber os alunos no final do processo? Que atividades podem lev-los a aprender?

22

(FARIAS,2002)

2 passo: Realizao.

Se, ao final do processo, o aluno deve saber somar, durante o processo de aprendizagem deve realizar as atividades que podem lev-lo a esse objetivo; ouvir explicaes do professor, acompanhar um exemplo feito pelo professor, conversar com os colegas a respeito, tentar fazer uma conta, etc.

23

(FARIAS,2002)

3 passo: Verificao

Por meio de vrios instrumentos de avaliao, o professor verifica se o aluno aprendeu ou no, se sabe ou no somar; Caso tenha aprendido, passa-se para o ponto seguinte; Caso no tenha aprendido, volta-se ao mesmo ponto.

24

(FARIAS,2002)

5. INSTRUMENTOS DE AVALIAO.

Entre os vrios instrumentos que podem ser utilizados para a verificao da aprendizagem, os mais empregados so os testes objetivos, as provas orais, as dissertaes e os trabalhos livres.

25

(FARIAS,2002)

6. PROJETOS DE ENSINO.

Nos ltimos anos, a educao vem sofrendo mudanas intensas, buscando desenvolver nos alunos autonomia e afirmao de sua identidade pessoal;
O professor, assume o papel de centrar suas atividades no acompanhamento da aprendizagem, promovendo a curiosidade e proporcionando a autonomia no processo da aquisio de novos saberes.
(ALMEIDA, 2007)

26

Segundo Moura e Barbosa (2006) projetos de ensino, so projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.

27

Os projetos de ensino permitem que os professores monitorem e avaliem os projetos de trabalho;


Desde o desenvolvimento, implementao at o seu encerramento, fazendo com que os resultados obtidos sejam satisfatrios.
(ALMEIDA, 2007)

28

Os projetos de ensino favorecem a reflexo e critica do professor que orienta qualquer atividade escolar;
O modelo tradicional de educao utiliza a metodologia expositiva trazendo um risco enorme para a no aprendizagem dos alunos.
(ALMEIDA, 2007)

29

Metodologia de Projetos apresenta-se como possibilidade que permite ao professor ser orientador do aluno;
Cria condies para que ele construa seu conhecimento, por meio de atividades de pesquisas, exerccios, e, at mesmo, de produtos gerados a partir de sua aprendizagem.

30

(MOURA & BARBOSA, 2006)

Na rea educacional, os projetos possuem caractersticas prprias como: Atividades orientadas e voltadas para a unicidade;
Incio, meio e fim bem definidos; Necessidade de resolver um problema, entre outras.

31

(MOURA & BARBOSA, 200

6.1. PROJETOS DE ENSINO NA CONCEPO ATUAL.

Uma das premissas da metodologia de projetos atualmente a relao com o contexto e as situaes da vida, do cotidiano do aluno.

32

(MOURA & BARBOSA, 2006)

A metodologia de projetos em educao, prope que a base da educao est na atividade realizada por meio de projetos e tm por objetivos: Incorporar ideias ou habilidades expressas ou executadas; a serem

Experimentar algo de novo;


Ordenar atividade intelectual ou atingir um novo grau de habilidade ou conhecimento relacionados com a vida.

33

(MOURA & BARBOSA, 200

Moura & Barbosa (2006, p. 194), pensam nos projetos de ensino como uma forma de executar o trabalho com projetos na atividade do professor.

34

Os projetos de ensino se apresentam como soluo vivel para imprimir um novo alento e novas perspectivas s atividades do professor....

35

(MOURA & BARBOSA, 2006)

5.2.OS PROJETOS DE ENSINO E SUA ORGANIZAO.

Segundo Moura & Barbosa (2006, p.197), ... o projeto de ensino constitui uma oportunidade de organizao e efetivao do trabalho do professor....

36

Na proposta de realizao de Projetos de Ensino, pode estar presente uma ideia de grande importncia denominada de professor pesquisador, relacionada com o conceito de professor reflexivo.

37

(MOURA & BARBOSA, 2006)

Os Projetos de ensino podem melhorar a atuao e postura do professor fazendo com que eles pensem, reflitam e analisem sua prtica, com o intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem.

38

(MOURA & BARBOSA, 2006)

Moura & Barbosa (2006, p. 198), consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma soluo vivel para imprimir e dar novas perspectivas s atividades do professor;

39

No desenvolvimento dos Projetos de Ensino o professor o profissional, que procura dar respostas s situaes com que se depara;
Ao buscar uma aprendizagem mais eficaz por meio de projetos de ensino, esperamos que essa metodologia promova a cooperao entre professor e aluno.

40

(MOURA & BARBOSA, 2006)

Os projetos de ensino podem ser pensados como uma forma de implementao do trabalho com projetos na atividade diria do professor ou grupo de professores;
O projeto de ensino apresenta grande potencial de concretizao e otimizao do trabalho que o professor realiza ou pretende realizar em sua prtica de ensino.
(MOURA & BARBOSA, 2006)

41

REFERNCIAS.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. Texto disponvel no site http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/txprojeto.shtm, em julho de 2007. CARMO, L. P. O Planejamento de ensino a avaliao da aprendizagem no contexto do desenvolvimento curricular. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2007.

MOURA, D. G. e BARBOSA, E.F. - Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gesto de Projetos Educacionais, Ed. Vozes, Petrpolis - RJ, 2006.
FERNANDES, D. Avaliao das Aprendizagens: desafios s teorias, prticas e polticas. 1.ed. Lisboa: Texto Editores, 2005, 159 p. FARIAS, R. F. Qumica, ensino e cidadania: pequeno manual para professores e estudantes de prtica de ensino. So Paulo: editora, 2002.

42

You might also like