You are on page 1of 62

Os Climas do Mundo

Climas Quentes
1. 2. 3. 4. Clima Equatorial Clima Tropical Hmido Clima Tropical Seco Clima Desrtico Quente

Clima Equatorial

Localizao mundial do Clima Equatorial

O clima equatorial, como o nome diz, localiza-se nas regies prximas do equador.

Principais caractersticas
Temperaturas mdias mensais elevadas e amplitude trmica anual quase nula. Precipitao muito abundante em todos os meses do ano. Uma nica estao climtica, pois as temperaturas e a precipitao so muito regulares durante todo o ano estao quente e hmida.

Vegetao Equatorial
As elevadas temperaturas, a forte humidade do ar e a abundncia de precipitaes,
so a justificao para o desenvolvimento da vegetao nestas regies. A FORMAO VEGETAL caracterstica a FLORESTA EQUATORIAL.

Formao Vegetal conjunto de espcies vegetais caractersticas de um dado ambiente bioclimtico.

floresta muito densa, por vezes at conhecida por inferno verde. A vegetao to densa, ou seja, as plantas crescem umas em cima das outras e existe entre elas uma grande competio pela luz, pois para elas indispensvel para a fotossntese, existem vrios estratos (ou andares), havendo em cada um deles determinadas espcies de plantas; podendo as rvores atingir cerca de 40 metros de altura e por vezes chegar at aos 60 metros. Com estas condies ambientais, a vida animal tambm muito abundante e diversa, mas difcil encontrar, nestas florestas animais muito grandes; pois a vegetao to densa, que esses animais no se conseguiriam movimentar nesse espao.

Produtos Agrcolas do CLIMA EQUATORIAL


Inhame

Mandioca Batata doce

CLIMA TROPICAL HMIDO

GRFICO TERMOPLUVIOMTRICO
CARACTERISTICAS : TEMPERATURAS MDIAS MENSAIS ELEVADAS DURANTE TODO O ANO ( maior de 20 gruas); AMPLITUDE TRMICA ANUAL REDUZIDA; NO CLIMA TROPICAL HMIDO,A ESTAO HMIDA A MAIS PROLONGADA H DUAS ESTAES UMA HMIDA MAIS LONGA E OUTRA SECA.

Clima Tropical Hmido: Localiza-se na rea envolvente do clima equatorial.

Paisagens

Formao Vegetal Savana Alta


CARACTERISTICAS :
constituda por vegetao herbcea e bosques ou rvores dispersas de copa larga accia e embondeiro. Menos densa do que a floresta equatorial.

PRINCIPAIS PRODUTOS
CACAU A CANA-DE-ACAR BANANA CAF ARROZ.

Principais caractersticas
Temperaturas mdias mensais elevadas todo o ano, com uma amplitude trmica anual reduzida; Duas estaes - uma hmida e outra seca. A estao seca mais prolongada. A precipitao fraca mas concentrada.

Localizao

Formao Vegetal - ESTEPE


Tem predominantemente vegetao rasteira (estepe). Constituda por arbustos dispersos, que vo desaparecendo medida que diminui a precipitao, e por ervas baixas.

Criao de Gado
Nestas reas, a produo agrcola escassa, por isso, a populao dedica-se criao de gado. A populao, tem frequentemente, problemas alimentares, por no haver produo agrcola.

Clima Desrtico Quente

Localizao

Grfico Termopluviomtrico

fracas precipitaes. As temperaturas mdias mensais so elevadas

amplitude trmica anual relativamente acentuada (perto dos 200C)


possui amplitudes trmicas diurnas

A fauna dos desertos representada por animais pouco exigentes em gua e alimentos: algumas aves (como por exemplo a avestruz e o falco), rpteis (cascavel e monstro-gila), roedores e insectos (como o escorpio). Em relao aos mamferos, os mais tpicos dos desertos, so o camelo e o dromedrio, mas tambm existem outros, como a raposa. nas zonas de transio, ou mais nas estepes, surgem uma variedade maior de animais. Devido s elevadas temperaturas registadas durante o dia, a grande parte dos animais dos desertos, so mais activos durante a noite.

Climas Temperados
Clima Temperado Martimo Clima Temperado Continental Clima Temperado Mediterrnico

Clima temperado martimo

Principais Caractersticas

Localizao- entre os 40 e os 65 de latitude N e S, na margem ocidental dos continentes; Principais reas abrangidas- desde o norte de Espanha at ao sul da Escandinvia e grande parte do seu litoral oeste, o litoral sul do Chile, ponta Sul da frica do Sul, ponta Sul da Austrlia, a Nova Zelndia e a Tasmnia, litoral noroeste dos E.U.A. e o litoral sudoeste do Canad ; Caractersticas climticas: Temperaturas mdias mensais relativamente baixas no Inverno e amenas no Vero Amplitude trmica anual moderada Precipitao abundante durante o ano, mas mais elevada no Outono e Inverno Quatro estaes com a mesma durao, em que o Outono e Inverno so mais frios e chuvosos.

Vegetao Natural
A vegetao dominante a

floresta caduciflia rvores de folha caduca, como o pltano, o vidoeiro, a faia, o castanheiro, o freixo, etc.
As temperaturas amenas e

a abundncia de gua so favorveis ao cultivo de uma grande variedade de produtos cereais, legumes, hortalias, frutos frescos, etc.,e criao de gado, sobretudo bovino.

Prados - os prados so formaes herbceas, geralmente rasteiras e sempre verdes, devido abundncia de humidade que este tipo de clima proporciona. Os prados so frequentemente resultado da destruio da floresta caduciflia.

Produtos Agrcolas

Vegetao Natural

Localizao

Clima Temperado Continental

Principais Caractersticas
Os Invernos so muito frios , longos e secos, e os Veres so quentes, curtos e chuvosos; As precipitaes so mais ou menos concentradas , com mnimas no Inverno e mximas no Vero. Em termos prticos, s tem duas estaes: O Vero e o Inverno, pois as estaes intermdias (Primavera e Outono) so de curta durao e passam despercebidas.

Localizao

Formao Vegetal - FLORESTA MISTA E PRADARIA

Nas regies de clima temperado continental, encontra-se a floresta caduciflia e a floresta de conferas, isto nas regies mais frias e hmidas; Nas regies mais secas e quentes ficam os prados.

Clima temperado mediterrnico

Caractersticas
Temperaturas mdias mensais amenas no Inverno; Precipitao mais abundante no Outono e no Inverno; Precipitao menos abundante no Vero; Duas estaes mais prolongadas O Inverno e o Vero; Duas estaes menos prolongadas A Primavera e o Outono

Formao Vegetal Floresta mediterrnica, maquis e garrigue


Floresta Mediterrnica: formao vegetal predominantemente de folha persistente e, por isso, sempre verde. constituda por rvores mais ou menos espaadas entre si, que permite entre esses espaos, o desenvolvimento de um estrato arbustivo mais ou menos denso e tambm de folha persistente. Quanto ao estrato herbceo, pouco desenvolvido, devido a grandes perodos de seca (no perodo seco).

A actuao humana sobre a floresta (principalmente fogos, pastoreio, agricultura, procura de madeiras...), foi destruindo a floresta mediterrnea original dando progressivamente origem a formaes vegetais secundrias: maquis e garrigue.

Maquis - Esta formao vegetal, tambm designada por chaparral, constituda principalmente por arbustos, muito densa e fechada, formando um matagal de difcil penetrao. O maquis desenvolve-se, geralmente, em solos graniticos (siliciosos), onde outrora dominou o sobreiro. Entre as vrias espcies de plantas que compem o maquis, destacam-se o medronheiro, o loureiro, a urze, a giesta espinhosa, a piteira e alguns cactos.

Garrigue - uma formao vegetal mais aberta do que o maquis, constituda por pequenos arbustos, mais ou menos dispersos. O garrigue desenvolve-se, geralmente, em solos calcrios, onde outrora predominou a azinheira. Forma reas muito aromticas e onde predominam o buxo, o carrasco, o alecrim, o rosmaninho, a alfazema e o timo.

Produtos agrcolas

Sobreiro

Alfarrobeira

Amendoeira

Oliveira

Laranjeira

Azinheira

Localizao

Climas Frios
Clima Subpolar Clima Polar

Clima Polar e Clima Subpolar

Clima Subpolar
Grfico Termopluviomtrico Por temperaturas mdias mensais negativas em, pelo menos, metade dos meses e uma amplitude trmica anual elevada; Pela precipitao pouco abundante, quase sempre em forma de neve, durante todo o ano, sobretudo nas regies de menor influncia martima.

Localizao

Clima polar
Grfico Termopluviomtrico

Temperaturas mdias mensais negativas com valores muito baixos em quase todos os meses do ano, e uma amplitude trmica anual muito elevada; Baixos valores de precipitao, que ocorre, principalmente, nos meses menos frios.

Vegetao Natural dos climas frios


Clima Subpolar - Taiga
Nas regies de clima subpolar, predomina a Taiga, constituda, essencialmente, por pinheiros, cedros e abetos. A forma cnica da copa impede que a neve se acumule e derreta as rvores com o seu peso. Por se encontrar em regies de menor presena humana, a taiga tem sido menos destruda.

CLIMA POLAR

-Invernos extremamente frios e bastante longos, com temperaturas negativas e que chegam a atingir os -600C, ou mesmo, em alguns casos raros, a ultrapassar os -800C

-curto perodo de tempo (cerca de 2 meses) a temperatura possa atingir valores positivos, mas estes nunca vo alm dos 100C ( quase as temperaturas do "nosso" Inverno)
-Amplitudes trmicas anuais elevadssimas - s existe, na prtica, uma estao: a fria

Formao Vegetal - tundra Nas regies de clima polar, a taiga d lugar tundra, que uma formao vegetal muito rasteira, constituda por ervas, musgos e lquenes. Contudo, podem surgir na tundra, alguns raros e dispersos tufos de arbustos e rvores ans. Formando uma paisagem bastante montona (durante todo o ano sempre tudo branco e muito plano, para onde quer que se olhe, sempre a mesma paisagem - veja-se as imagens acima). No curto "Vero", se assim se pode chamar, a tundra no forma um tapete herbceo contnuo, mas antes alterna com superfcies pantanosas e/ou grandes extenses de rocha nua.

Localizao

Clima de Montanha
Distribuio espacial: Coincidem com os topos das principais cadeias de montanha. So o nico tipo de clima que pode ocorrer nas trs zonas (quente, temperada e fria) Os regimes trmicos e pluviomtricos so muito difceis de definir, uma vez que estes climas resultam do agravamento local das condies climticas derivado da altitude na regio em que se inserem. Alguns exemplo so mostrados esquerda e em cima para climas de montanha em regies temperadas.

Localizao do clima de montanha

Diversidade climtica em Portugal

FIM
Agora s estudar!!

You might also like